sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Abdias Silva

Nasceu em Campo Maior a 22-10-1918. Jornalista e cronista. Com o apoio de Érico Veríssimo mudou-se para Porto Alegre, onde passou a trabalhar na mesma revista da Editora Globo em que Érico trabalhava. Depois, trabalhou no “Correio do Povo” e no “Jornal do Brasil”, sucursal de Porto Alegre. Transferindo-se para Brasília por problemas de saúde, trabalhou junto ao velho amigo e companheiro de Liceu Piauiense, Carlos Castelo Branco, a quem substituía na “Coluna do Castelo” nas férias e nos eventuais impedimentos do titular e papa do jornalismo político da nação, o “Castelinho”.
Seus filhos José Luiz e Sérgio Boré, bem como a viúva, Zete Montserrat, contribuíram com as fotos que enriqueceram a homenagem. O jornalista era irmão da Professora Judite Silva, proprietária de um Jardim da Infância em Campo Maior.Abdias morreu, aos 87 anos, no dia 11 de maio de 2006.

Netinho, o Abdias foi para Porto Alegre depois de ter sido expulso do Liceu. À época, expulsão de um colégio público era o fim da carreira do freguês. Ele fez uma carta para o Érico que, generosamente, mandou buscá-lo, Trabalharam juntos, ficaram amigos, um dia, o Abdias perguntou ao Érico o porquê do seu gesto. O escritor respondeu: "Eu nunca tinha visto um piauiense antes. Queria saber se essa gente existia mesmo ou era invenção de algum ficcionista". Belo jeito de ser generoso. - Cineas Santos.

Deus escreve certo com linhas mais certas ainda! - Nettocampomaior

Netto, não só conheci o Abdias Silva como privei de sua amizade na qualidade de seu parente. Realmente, trata-se de uma pessoa fora do comum, simples apesar de importante jornalista e escritor. Sua irmã, minha estimada amiga Judite Silva, reside em Campo Maior, onde é dona de uma das mais antigas escolas de alfabetização da cidade o conhecido "Jardim da Infância Mamãe do Céu". Abraços, Neville Paz

De Curitiba - Nettocampomaior, para o Bitorocara Blog

MUDANÇA DE ENDEREÇO - O Blog Bitorocara+ (mais) fará uma lenta e gradual mudança de endereço para o provedor Blogger. As postagens antigas continuarão no endereço Bitorocara News do provedor UOL. Querendo acessar para tomar conhecimento do que já foi publicado, é só clicar no link
http://jd.netto.zip.net/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...