quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

10 ANOS SEM O PROFESSOR

Se vivo fosse, estaria completando 87 anos de bons serviços prestados a Campo Maior. Mesmo que não estivesse à frente de qualquer instituição.
Foi Prefeito de Campo Maior de 01-02-1967 a 31-01-1971. Era seu Vice-Prefeito José Neves da Silva.
Raimundo Nonato Andrade nasceu em Campo Maior a 07-09-1922. Filho de José de Assis Andrade e Maria Rodrigues Andrade. Casado com Mirtes Bona Andrade. Professor e Político. Estudou as primeiras letras no Grupo Escolar Valdivino Tito e o Ginásio e 2º grau no Educandário Santo Antônio. Diplomou-se em Licenciatura Plena em Matemática, possuía cursos profissionalizantes e de formação em desenho (Cades), administrção de empresas (Rio de Janeiro), atualização pedagógica, feita em Curitiba-PR, diretor de ensino (Teresina-PI), cursos de desenho e artes, didática e ensino (Cuiabá-MT). Comerciário, comerciante, empresário e tesoureiro da Prefeitura Municipal de Campo Maior, Secretário Municipal de Educação de Campo Maior e Subsecretário de Educação do Piauí. Vice-Prefeito na gestão César Melo (1982-1988).

Destaques da sua atuação política e gestão:

Instalação da rede elétrica da Cepisa: inauguração do Fórum da Comarca de Campo Maior; restauração do prédio e inauguração do Banco do Estado do Piauí –BEP; Ginásio de Orientação para o Trabalho – GOT; Grupo escolar Marion Saraiva; pavimentação da cidade; reconstrução da Praça Bona Primo; inauguração da Rádio Clube de Campo Maior.
Quando os fundadores do movimento ecológico para a salvação do planeta, Greepeace ainda não tinham nascidos, o Prof. Raimundinho parece que já profetizava o estrago que o homem causaria ao meio ambiente na busca desesperada e gananciosa pela riqueza material; pelo dinheiro. Sua administração foi voltada, também, na recuperação de praças e jardins, arborização da cidade com rigorosa manutenção das praças e jardins que à sua época eram impecavelmente bem tratados – A Praça Bona Primo e a Praça Rui Barbosa eram consideradas as mais bonitas do Piauí. Construiu mais de uma dezena de escolas na zona rural; melhorou o aspecto da principal avenida, a Demerval Lobão, e da Avenida do Contorno do açude; construíu mais de 2.000 metros de esgotos. Inegavelmente, um bom e probo prefeito.
O professor Raimundinho Andrade faleceu em 16/01/1999 aos 77 anos.

Fotos: Museu do Paulo&BitorocaraNews

5 comentários:

Anônimo disse...

Não é porque é meu avô, mas que é motivo pra Campo Maior se orgulhar, é sim!

Anônimo disse...

Fico muito feliz pela homenagem ao meu avô, que realmente deixou, além de saudades, um belo exemplo.

Anônimo disse...

Obrigada pelo envio do Bitorocara News.
É surpreendente! Demais! Vc. fica horas e horas lendo as matérias e nem se dar conta do tempo passando. É impressionante!!! Sua idéia de criação desse blog é fantástica. Merece os aplausos dos campomaiorenses.
Aguardo mais notícias da nossa maravilhosa terra. E lembre-se que vc. ainda tem muita gente para fazer comentários. Um grande abç.

Anônimo disse...

Lembro que na adm dele como prefeito foi plantado as carnaúbas na Demerval lobão e a noite elas eram criminosamente queimadas.O prefeito empreendeu uma investigação que terminou pegando os caras no ato, e não deu outra, foi cadeia neles. Mas, eram membrados da elite que ficaram putos com o ex´mio prefeito. Eu devia dizer era o nome deles aqui.

Anônimo disse...

Oi artur S Andrade a sua familia tem origens no Ceará?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...