quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A PRIMEIRA MULHER PREFEITA

Professora, nasceu em Batalha[PI] a 01/02/1897 e faleceu em Teresina. Filha de Raimundo Francisco Alves e de Raimunda de Menezes Alves. Exerceu o cargo de Prefeita de Campo Maior de 27/12/1934 à 30/10/1935 (há evidências de que foi até 08/11/1935). Em declaração fornecida pelo Prefeito João de Deus Torres em 07/10/1966, o período é de 29/12/1934 a 29/06/1935. Este documento está incorreto, uma vez que a Vicência assinou várias portarias após esta data de acordo com o documento que estava em poder do falecido jornalista e escritor Reginaldo Gonçalves. Ela foi nomeada pelo governador da época e sua posse ocorreu em 27/12/1934, presidida pelo Bispo Dom Severino Vieira de Melo, de Teresina. Foi tida como boa e austera administradora. Por despacho do Ministério Público, a partir de 31 de julho de 1956, teve seu nome retificado para Vicência Alves Cavalcante. O seu título de Professora Normalista e Diploma foi expedido pela Escola Normal de Teresina em 10/01/1918, atividade (Professora) que exerceu em sua terra natal por nomeação do Governo do Estado do Piauí em despacho de 10/03/1919.
Na foto, no fundo do quadro da prefeita Vicência, vemos, em 1915, a fachada da Casa Alves, o estabelecimento comercial do coronel Chico Alves, maior exportado de cera de carnaúba da região e um dos maiores comerciantes do Estado do Piauí daquela época. Vê-se também produtores rurais tocando seus animais, de saída para o campo, depois de venderem suas produções do pó extraído da folha da carnaúba, de onde tudo se aproveita.
Era campo Maior dando seus primeiros passos para se consolidar como o maior exportador desse produto no Piauí, e o segundo do Nordeste. Até hoje.

15 comentários:

Anônimo disse...

Um pouco de história sobre o direito ao voto das mulheres no Brasil.
O primeiro estado brasileiro a permitir o alistamento eleitoral de mulheres foi o Rio Grande do Norte, em 1927, ano em que alistou-se a primeira mulher eleitora de nossa história, a professora Celina Guimarães, de Mossoró (RN).
Em 1928 Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes(RN), mas não terminou o mandato, posto que a Comissão de Verificação de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres.
As mulheres só adquiriram realmente o direito de votar em 1932, com o Código Eleitoral provisório. Em 1933 a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal.
Em 1935 tivemos em Campo Maior a primeira mulher, e me parece a única, a ocupar a prefeitura, muito embora a escolha não tenha sido pelo voto popular, pois vigente a ditadura do Estado Novo. A Sra.Vicência está entre as primeiras mulheres a ocupar o cargo de prefeita no Brasil.

Anônimo disse...

Já tivemos mulher vereadora, candidata a vereadora e secretário disso e daquilo, mulher. Relembrar que já tivemos mulher prefeita soa como convocação pras mulheres campomaiorenses voltarem a assumir cargos de mando na administração pública da cidade. Não basta só ser bonita, tem que participar...

Anônimo disse...

Noooossa!!!! Que blog lindo que nós temos agora! É Campo Maior resuscitando em todos os setores. A cultura está de volta de onde nunca deveria ter saído. Sr. João de Deus Netto, nunca se atreva deixar este Bitorocara acabar. Dr, Washington e Sr. ZAN, fiquem atentos.
Um abraço a todos meus conterrâneos, e em especial a este talentoso Sr. Netto e seus colaboradores.

Anônimo disse...

SuperZan, me falaram que voce foi o primeiro secretário escolhido por essa primeira prefeita de Campo Maior. Nos conte como foi essa experiencia??!!
Não é a toa que voce é reconhecido como SuperZan...

Anônimo disse...

Tenho impessão que sou forte candidato a primeiro super-herói dessa terra de heróis...

Anônimo disse...

Neto, onde está a roupa de super-herói do SUPERZAN?
Amigos de Campo Maior, que tal começar as definir os poderes e superpoderes do SUPERZAN?
Vou arriscar o primeiro: pela qualidade e pertinência do que escreve, acho que o SUPERZAN consegue enxergar o âmago das pessoas!!!
Milton, você que jogou bila com o ZAN, diga alguma coisa...

Anônimo disse...

Bem que o Amaral poderia ajudar o Neto a desenvolver a roupa do SuperZan, e o Ricardo Reis a compor a música tema de nosso herói.

Anônimo disse...

Não precisa de roupa estilo cueca por fora do Super Man, o estilo do talentoso teatrólogo com aquele chapéu faz do ZAZ o nosso Indiana João. A música também pode ser a mesma quando ele tiver cavucando a história de Bitorocara com a inspiração do teatrólogo maior, Chico Pereira.

Anônimo disse...

ZAN, te digo uma coisa, se nada disso der certo (e vai dá certo sim) pelo menos votos você ganhará nas próximas eleições. Você chegou istudia e já tá na boca do povo. Isso é que é carisma.

Anônimo disse...

Pena que as duas muheres que até esta data ocuparam o cargo de prefeita de C maior, eram tripé de agum poderoso , assim não engrandece o Movimento Feminista : uma era irmã do todo-poderoso Cel(???) Chico Alves ea mais recente dona DELSUITA MARIA CORREA BONA(ainda viva e educada) era mãe do titular do cargo , mas inda leva o crédito de ter sido eleita pelo voto pupular.E a outra????...

Anônimo disse...

Gente, a única coisa que tá me maltrando aqui é o calor... mas uma hora eu reacostumo. O povo, desde o mais humilde ao mais graúdo, tá me recebendo como um super-herói... Parece brincadeira. Será que eu mereço tudo isso?

Anônimo disse...

SuperZan, voce será o salvador da pátria em Campo Maior. Vai resgatar muitas coisas que simplesmente sumiram com gestões "ladronóidicas" que alguns prefeitos larápios fizeram. Logo, logo voce irá receber sua roupa de SuperZan...

Anônimo disse...

Gozações à parte, né companheiros? Leva isso muito a sério não se não eu não engreno o que tou pretendo aqui pra começo de conversa...

Anônimo disse...

SuperZan, voce pode ter certeza de uma coisa. Nunca na história de Campo Maior apareceu ou vai aparecer um cara que nem voce. Voce é único, inoxidável. Vá à luta. Voce já conseguíu. Voce já viu como o povo te trata com carinho???!!!

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos. Se existe um cara que conhece bem minhas limitações, sou eu...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...