domingo, 12 de abril de 2009



Espaço reservado para o leitor detonar a saudade.
Fotos: Em cima, Milanez e sua gente fazendo exibionismo com um troféu de Mangueira. Vejam a preocupação do Rui arrependido por não terem levado pelo menos meia dúzia da cruel. -- "Peraí! Físico, cadê o Cajú que tava dentro da garrafa?". Pergunta o George.
(Foto do Museu do Rui)
Embaixo: Nazaré e Nonato, no Museu do Paulo&BitorocaraNews
Nazaré, mais carinhosamente chamada de Nazarezona, pessoa queridissima da família de meus pais, Prof. Raimundinho Andrade e Mirtes Bona, morou em nossa casa por quase cinquenta anos, sendo tratada como da família por todos nós. Colaborou e muito na criação de todos nós. Nos deixou grande saudade. Pessoa prestativa, alegre, brincalhona. Faleceu na casa de meus pais ha sete anos totalemnte cega. Somos gratos a ela. (Helmo Andrade)










50 comentários:

Horácio disse...

Rapaz, olha o Brigadeiro andando no guidon da bicicleta da cantora Maisa!
Olha, não faço a menor idéia quem é Salete Matos, mais duvido que tivesse uma moça mais bonita do que essa em Campo Maior. Ainda arrisco um até hoje

Reinaldo Lima disse...

Horácio tem bom gosto. Que negra linda, meu Deus! Campo Maior sempre surpreendendo. Realmente, eu também arrisco se mesmo hoje exista uma mulher bonita como essa Salete num raio de de 10 mil léguas. A Violante Maisa também era muito bonita.

Judilão disse...

A violante foi uma das mulheres mais bonitas que eu já ví, e eu já andei muito...Lembro-me bem quando ela era se não me falha a memória a chefe das Bandeirantes em Campo Maior quando eu era menino...Parece que foi ontem...isso no final dos anos 60 começo dos anos 70...Se não me falha a memória ela trabalhou tambem na telepisa. Eu não sei direito, mas eu acho que ela já faleceu, pois eu saí de Campo Maior em 1982. Essa outra mulher, eu nunca ouví falar dela...Salete Matos??!! Não sei quem é...Mas pela foto é uma negra muito bonita...abraços aos bitorocanianos

zan disse...

Não consigo me lembrar de nenhuma dessas moças, mas que são muito bonitas, isso são. Campo Maior já produziu umas das mulheres mais bonitas que eu conheci: Isaura, filha de Da. Maria Alice, que ainda é viva e mora na cidade. Quem se lembra da Isaura? Era de uma beleza meio que sideral, olhos verdes, expressão angelical no rosto, faleceu muito jovem. Entre as mulheres de cor, Marreca me contava aqui antes de se ir dessa pra outra vida, que gostava de provocar a Idalina, uma negra alta e forte, porta estandarte de nossa escola de samba Sambafo, lembrando aquele tempo. Idalina mandava ele tomar naquele lugar. Gente finíssima mas a marca dela era mesmo a mal-criação e um certo mau humor, além de ser uma cozinheira de mão cheia, segundo o Negão. Cruzo com ela por aí mas não ouso me aproximar.

Anônimo disse...

É uma pena que alguem não tenha se deliciado com a beleza de moças comoi a Violante. Era umas bela da beleza. Não precisa de retoques pois era bonita por natureza.Lembro-me muito bem dessa pintura original das moças da terra dos carnaubais.
Belchior Neto

Anônimo disse...

É uma pena que alguem não tenha se deliciado com a beleza de moças como a Violante. Era uma bela da beleza. Não precisava de retoques pois era bonita por natureza.Lembro-me muito bem dessa pintura original das moças da terra dos carnaubais.
Belchior Neto

Anônimo disse...

PAULO AFONSO, AINDA TENHO UM BOA MEMORIA E QUANDO O ASSUNTO É FUTEBOL EU A DEIXO MAIS AGUÇADA, E AO JUDILAO OU APENAS PENSEI QUE ELE FOSSE UM CAIÇARINO OU FILHO DE TORCEDOR ALVIRUBRO, PELO NOME TEM TUDO A VER JUDILEAO.
SEM DISCUTIR SOU CAIÇARINO TÃO FIEL COMO SOU BOTAFOGUENSE,POIS, A OPINIÃO DE TERCEIROS NÃO LEVA-ME A MUDAR DE CORES.AUMENTA
BELCHIOR(MUNDICO)NETO

Anônimo disse...

Zan,

A Violante é irmã do Felinto, seu colega no Banco do Brasil.

Joaquim - De São Paulo disse...

Netto, quem manda tu encher os olhos dessa gente com duas mulheres tão bonitas. Digo isso porque ninguém até agora falou da fofice que era o brigadeirin. Liga não, nenem, cê também era lindin.

Zé Borges - de Salvador (BA) disse...

Realmente, era páreo duro a beleza dessas duas lindas mulheres, não poderia mesmo sobrar alguma referência ao brigadeirin.
Uma maravilha este BitorocaraNews. Primeira vez.

Milton - de Goiânia disse...

Quem deve saber da bonita Salete Matos é o pessoal da praça Bona Primo. Perguntem pro Neville, por exemplo. O Neville é um arquivo vivo da Idade Média em Campo Maior.

zan disse...

A Violante da foto é a mesma irmã do meu ex-colega de BB Felinto Gomes? Tinha um amigo em Brasília que conhecia essa gente e me disse que ela mora em Fortaleza. Mas a moça da foto e a Violante Gomes são a mesma pessoa mesmo? Minha memória de rã tá com dificuldade de confirmar... Ajudem aí...

zan disse...

Milton, o problema do meu amigo Neville Paz é que ele está escrevendo um livro de crônicas contando causos medievais e mais recentes da cidade. Ele me disse que não abre essas histórias antes do livro ser publicado, nem na porrada... Nem o Netto consegue alguma coisa do cara...

Anônimo disse...

Acho que existe um engano duplo,não é a Violante e a morena é baiana, esteve de passagem pela terra dos carnaubais.

Anônimo disse...

Realmente Violante é casada e mora em Fortaleza e é irmã do Felinto.

Judilão disse...

A Violante, se não me falha a memória já faleceu em Campo Maior.
Zan, por gentileza verifique se isso é verdade se ela realmente faleceu, pode ser?

zan disse...

Eu conheci a Violante irmã do Felinto Gomes, em 1969/1970, moça extremamente simpática e bonita, mas algo me diz aqui na cabeça que não se trata dessa moça da foto. Trabalhei com o Felinto no BB daqui em 1974/5, ela ainda estava por aqui. Vou tentar achar alguém por aqui desse tempo que possa me dizer onde está Violante.

chamecão disse...

Essa moça afro-descendente não é aquela que morava na casa da dona Filó Gentil?

Anônimo disse...

Zan, A Vilante está viva e mora em Fortaleza, e me parece muito bem de saúde, ela é irmã do Felinto e do Benedito Gomes, ex-superintendente do Banco do Brasil, e digo mais, sou feliz por te-la conhecido e ela continua muito bonita.

zan disse...

Continuo achando que a moça da foto não é a Violante Gomes.

Anônimo disse...

A Salete Matos é realmente linda!
Mas quem é Salete Matos? Alguém a conhece?
Acho que é uma pegadinha do Nettão. Pescou a foto da princesa de ébano na internet e a lançou no Bitorocara para pegar a galera.

Judilão disse...

Eu acho que o anonimo tem razão. Já sondei quase todo mundo em Campo Maior, e ninguem nunca ouviu ou viu essa tal de Salete Matos...Deve ser irmã da Marlene Matos que era diretora da Xuxa...
Quem é Salete Matos pessoal?

Judilão disse...

Salete Matos!!!
Só há uma pessoa que pode descobrir quem é essa sujeita...O grande SuperZan. Ele ta morando em Campo Maior e passa o dia enfiando peido em cordão...Não faz nada, então seu SuperZan, mãos à obra...

Fon Fon disse...

Essa salete Matos não é a Dodó quando era jovem?

zan disse...

Judilão, me poupa, camarada. Ando mais ocupado aqui do que tu pensa.

Judilão disse...

Zan, o que é que tem pra se fazer aí? Nada...nada...nada...nada

Elvira disse...

Chamecão ou será chame o cão? Num sei se sabe desse tal politicamente correto inventado pelos americano (sempre eles). Pois bem, saiba que afro-descendente é uma forma de disfarçar o preconceito mais imoral e hipócrita que o tal politicamente correto inventou e os racistas brasileiros, inclusive os negros, absorveram. Seu moço iam ter que inventar cadeia pra botar gente que chama alguém de meu nêgo na hora do gostoso cafuné.
Saia dessa(diga seu nome)isso é coisa de gente abestado que engole tudo que os gringos inventam. Tem negro chamndo outro de afro- e essa besteira, dizendo eles em solidariedade aos irmãos africanos e seu sofrimento. Botam conchas nas tranças do cabelo, e etc e tal. O parente mais próximo dessa gente que veio da África, foi há 300 ou 400 anos atrás, de lá pra cá, vai dá trabalho até identificar isso no DNA.
Encurtando essa história, pergunte se algum desses afro-não sei o quê, querem ir morar na África e ser voluntário na luta pela erradicação da miséria e do combate a Aids que tá dizimando aquele sofrido povo negro?
Politicamente correto é uma pinóia!
Como já dizia minha mãe de leite negra nascida e bisneta de Pubeiro. E olha onde eu cheguei por causa dela.
Dixa eu ir, senão daqui a pouco aqui tá frevendo de rastafari brasileiro. Outra abestagem.

Belchior Neto/Teresina disse...

Judileao, o ZAN vive muito ocupado em Campo Maior. Esqueceu que o barbudo é criador/produtor artistico? O homem vai presentear o povo de nossa terrinha com uma peça teatral no próximo mês de junho. É o fraco!!!

Tiago Melo disse...

Já ouvi falar do Auto do Santo Antônio do Zan. Vamos prestigiar, moçada!
Quase ia esquecendo, o politicamente correto é o Neo-Racismo. Rapaz deixa eu me mandar se não a coisa vai ficar afro-descendente.

Janaina - Rio de Janeiro disse...

Rapaz, esse Netto todo dia prova que não é fraco não. Esse é o Bitorocaranews. Eu amo esse blog!

Horácio disse...

A Salete Lemos nós já sabemos que se mandou de Campo Maior pra algum litoral mas, e cadê o Brigadeiro?

Horácio - de São Paulo disse...

Sobre a pergunta pelo brigadeiro, é que faz um bocado de festejos que eu saí daí de C. Maior. Eles eram todos adolescentes.

Judilão disse...

Horácio, a Salete Lemos ta fazendo o Jornal da Cultura aí em SP. A Salete Matos abriu no mundo e foi se bronzear numa praia que eu acho que é em Cuba, pois tem uns vemaguete atrás dela na foto...e só em cuba que ainda tem esses acrros...O brigadeiro mora em Campo Maior, é médico lá...

Judilão disse...

Belchior Neto, o Zan ta só enfiando peido em cordão em Campo Maior. Me falaram ainda que ele ta do mesmo jeito, meio rebelde...rsrsrsrs
SuperZan, veja se voce consegue descobrir o paradeiro dessa Salete Matos que já até trocaram o nome dela pra Salete Lemos...E dá-lhe bitorocara...hehehehehe
O Zan pensa que eu moro ainda em Campo Maior...Nascí no rabo da gata e me criei perto da Igreja do Rosário...Belchior Neto, meu pai felizmente é COMERCIALINO...

Horácio - de São Paulo disse...

Elvira, é você mesmo falando do politicamente correto? Pessoas, não brinquem com a Elvira. Taí, comecei a tomar gosto de sua prosa.

zan disse...

E tu acha, Judilão, que fazer nada é pouca coisa, oh canalha!!!

Judilão disse...

Zan, voce pegou "AR"?
Não quis te ofender meu amigo...Fica gelo...Zan, tu lembras quando a gente bebia umas brahma lá na AABB em 1975, eu, tu o Paulo Neves,o Cunha Filho, o Washington Araújo e outros caras gente boa, o Edson era o encarregado do bar...oh tempo bom...tinha um tira gosto de carne sol maravilhoso com uma farofa de manteiga...rsrsrsrs
Zan, não sou canalha, sou do rabo da gata...rsrsrsrsrs

Elvira disse...

Judila, o adjetivo, canalha, do vocabulário do Zan, funciona como um "fi duma égua réí, deixa de frescura". Os desavisados é costumam estranhar quando escutam o que seria um xingamento, se transformar em tratamento entre "pareceiro". Lembra do "só se eu fosse teu pareceiro, da tua iguala!". Judila, é que ele levou alguns jargões de Brasília, mas aos poucos ele volta a se moldar ao Bitorocarês. Eu tive bem pertinho dele em Brasília, na festa dos candangos do Cabeh e escutei isso.

Judilão disse...

Elvira, eu tambem estava lá, tomei cerveja com o Zan, ele tava todo de azul, parecia o seu Dico da Pedra...hehehehe
Aliás eu não perco esses encontros que o Caber, o Bonitinho e Ricardo Reis promovem...O club da caesb é o local ideal pra esse encontro...Eines Tages werde ich herausfinden, wer Sie sind ...

Elvira disse...

Judião,"wir lachen viel", inclusive o Zan, o Júnior do Chico Araújo, o Rui do Mamede, a filha do Luis Godô, de J. Pessoa, a Berenice, inclusive os que eu não conheço como o Zé Borges, o canalha do Milton de Goânia(ô bicho ruim!, Horácio, Reinaldo, Pereba, Silveira e mais uma reca de conterrâneos que estão desembestado por esse mundo afora. Minha amiga Catarina Portela, Fátima Portela, Irene Turuka, Alcianira... Vixe, é gente que dá pra encher um lorel de quatro cabina.

Judilão disse...

Elvira,Ich versichere Ihnen, lachen sehr hart ...E não faltar risos...

Francisco Macedo Junior disse...

Zan, voce conseguiu descobrir algo sobre quem é essa Salete Matos?
Estou tentando descobrir tambem mas ta muito complicado...

zan disse...

Chico, não sei bem onde foi que eu postei um comentário sobre minha diligência pra saber o paradeiro da moça Salete, tá por aí. Bagunçaram tudo. Rapaz, Ovira e Judliete, não consigo me lembrar de vcs. no encontro dos campomaiorenses mas posso garantir que não bebi cerveja naquela ocasião, sou cronicamente abstêmio e minha esclerose é mais grave do que imagino.

Francisco Macedo Junior disse...

Zan, esse tal de judilão e elvira falam ingles, alemão, frances, bitoroques, piauíes, campomaiores além do portugues...De onde surgiu esses dois? O pior é que eles sabem tudo da gente...Abraços

zan disse...

O charne desse blog é o medo dessa corja mostrar o rabo, digo, a cara.

Francisco Macedo Junior disse...

Netto, vou fazer a escalação desse time...George do seu Zé Welinfton, Edivar do seu João dos Couros, Rui do seu Mamede Lima e o Gin das Selvas é o Físico Milanez...Oh quarteto!!!Nunca beberam...rsrsrsrs
Na foto de baixo tem a Nazarézona e esse senhor eu não me lembro...
Agora tu jogou pesado com essas fotos...

Anônimo disse...

Esse senhor da foto ta parecendo o senador pelo pmdb do RS Pedro Simon

helmo disse...

Nazaré, mais carinhosamente chamada de Nazarezona, pessoa queridissima da família de meus pais, Prof. Raimundinho Andrade e Mirtes Bona, morou em nossa casa por quase cinquenta anos, sendo tratada como da família por todos nós. Colaborou e muito na criação de todos nós. Nos deixou grande saudade. Pessoa prestativa, alegre, brincalhona. Faleceu na casa de meus pais ha sete anos totalemnte cega. Somos gratos a ela.

Francisco Macedo Júnior disse...

Valeu cabelo pela bela homenagem à a Nazarézona. Figura simples, mas de um coração de ouro.
Na sabia que ela tinha falecido.
Que DEUS à tenha num ótimo lugar

M Aurea disse...

Nonato mais conhecido por Nonato Boi Laranja,era irmão da Iracema da casa de Sr Aluisio Portela.Ele era um dos que melhor fazia calçamento em C Maior,já falecido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...