sábado, 22 de agosto de 2009

NOSSA HISTÓRIA

"O bom de se relembrar figuras como o professor Raimundinho Andrade e o tabelião José Olimpio da Paz é que nós já tivemos a frente da Prefeitura Municipal da cidade, homens trabalhadores, honestos, competentes e principalmente, seres humanos inesquecíveis..."
(ZAN)

51 comentários:

zan disse...

O bom de se relembrar figuras como o professor Raimundinho Andrade e o tabelião José Olimpio da Paz é que nós já tivemos a frente da Prefeitura Municipal da cidade, homens trabalhadores, honestos, competentes e principalmente, seres humanos inesquecíveis...

zan disse...

Gente, mais uma falha do zan: o A antes da palavra FRENTE, é craseado...o certo é À FRENTE, OK?

Rosalba disse...

De nada Zan, daqui a pouco esse acento também será cassado. O importante mesmos são esse debates quase coléricos que não se via em Campo Maior há muito tempo. Estou falando de temas que não se referem só a administração de prefeitos etc. Temos muito o que expor aqui neste Blog, e tomara que o editor dele continue sabiamente democrático como vem se mostrando. E imparcial, também. Nada de correntes, grupelhos... Abraços.

zan disse...

Tem um pessoal da Uespi que faz um trabalho que eu acho interessantíssimo sobre as últimas administrações municipais, a partir do César Melo até à do atual João Félix. Acredito que haverá isenção e o resultado final do trabalho poderá esclarecer o porque de algumas dessas administrações terem tido a frente pessoas preparadas e honestas, mas que nem por isso deixaram de ser desastrosas ou decepcionantes. Lembro-me de um amigo em Brasília, com um exemplar da revista ISTO É na mão, década de 90, se não me engano, apontando o prefeito da cidade da época, como o pior prefeito do Brasil naquele ano.. Fiquei pasmo. Analisar porque a cidade vive em função do dinheiro que a prefeitura recebe de repasse do FPM e porque esses repasses são incapazes de gerar atividades econômicas que criem emprego e renda, pode ser esclarecedor para quem queira administrar o município pensando mais alto do que possibilitar ao secretariado comprar Hylux cabine dupla, com um salário de 5 mil reais. O Brasil tem índices alarmantes de concentração de renda, mas lugares como Campo Maior, um dos maiores exportadores de cera de carnaúba do estado, atividades que gera pouco mais de 16 empregos diretos, tem verdadeiros abismo entre os muito ricos e os muito pobres. Passe pela Big Pão e pelo supermercado Carvalho, ande da praça da Prefeitura para a Rodoviária. A cara das pessoas com quem se cruza, de pé, bicicleta, moto ou até de carro, é a cara desse abismo. Dá pra ver quem dormiu com ar condicionado ou sem ventilador, de cama ou de rede, crianças e jovens que estudam em colegios particulares ou da rede pública, tá tudo na cara das pessoas.

P. Gomes - de Fortaleza disse...

Rosalba e Zan, e que continuemos falando de tudo, inclusive da inútil religião que é perfeitamente dispensável quando temos DEUS e seu filho JESUS para adorar. Estamos descobrindo a gravidade que o campomaiorense cometeu ao longo dos séculos ao trocar Deus por idolatria.
Mas tem jeito.
Netto, que tal uma caricatura do Mamede Lima um dos melhores prefeitos de C. Maior? Do irmão Turuka, também.
Abraços

Anônimo disse...

Zan, o abismo social foi criado pelos que acendiam uma vela pro santo na missa e outra pro diabo nos armazéns de cera de carnaúba ou nas fazendas de trabalho escravo, tudo sobre as bênçâos do padre e do bispo da hora.

Anônimo disse...

ATUALMENTE É MUITO DIFÍCIL ENCONTRARMOS PESSOAS COM O "CALIBRE" MORAL E DE HONESTIDADE QUE NORTEARAM A VIDA DESTES PERSONAGENS.E ISTO É PREOCUPANTE, POIS NÃO SABEMOS ONDE IREMOS PARAR COM TANTA CORRUPÇÃO,UM PRESIDENTE DA REPUBLICA QUE SÓ DIZ BOBAGENS E ACHO QUE TUDO SE COMPARA AO FUTEBOL.COITADO DO NOSSO POVO!!!ABRAÇOS E FELICITO PELA LEMBRANÇA,
EMILIANO JOSÉ DE ANDRADE NETO.

Jesuina - de Planaltina disse...

Sr. Emiliano, que tal se o sr. olhasse mais pra o que o Lula já fez pra reconstruir o Brasil e deixasse de lado quem falava muito bonito do alto dos seu PHD enquanto destruia e vendia o que sobrava enquanto massacrava o povo. Nossa gente não engole mais discursos polidos,abrçaos e apertos de mãos lavado em seguida com álcool. O povo nunca foi sujo. A burguesia tucana é que mostrou ser podre.

Germano - de Fortaleza - CE disse...

O ídolo do Emiliano viajava muito mas era pra receber títulos de doutor honoris causa de universidades da europa e dos estados unidos. Comendas que ele trocava pelo patromônio público, vendia o país por preço de banana. Tudo isso com o querosene do avião sucatão sendo pago pelo povo que eles detestavam. A droga do sucatão nunca caiu pra termos menos pilantras vestidos de smoking. Viva o maior presidente da história do Brasil! Homem do mesmo quilate desses que estamos vendo aqui neste maravilhoso blog da nossa campo maior.

De Assis disse...

Rapaz tava demorando aparecer os desesperados que agora tão vendo que as próximas eleições vão ser o tiro de misericórdia nesses fazedores de CPI. Vão de retro e deixem agente conversar sadio sobre as boas coisas de nossa Bitorocara. Com Dilma ou sem Dilma seria mais mió sem fosse a Marina, o povo não vota em PT, o povo já mostrou que vota é em homem de vergonha na cara e que não troca a boa buchada de bode por caviar e nem deixa de dar uma talagada de mangueira com uma cerva gelada por riba por causa de porcaria de champãe. No ano novo que virá nois toma é sidra seu Emiliano.
E até cumpouca seu burgêzin de meia pataca.

Zé Devez - do Zabelão disse...

Seu Emiliano esqueceram de avisar pro senhor que papagai tucano num bole em nin de sucuruiú.

zan disse...

Meu amigo Emiliano, respeito seu ponto de vista sobre o presidente que só diz bobagens... Não concordo, mas acho que eu prefiro ele com suas bobagens do que com os discursos uspisorbonianos de FHC que dilapidaram o patrimônino público da nação vendendo valesdoriodoce a preço de banana... Quanto à corrupção, acho que querer denunciar corrupção no atual governo como se fosse ele que tivesse inventado corrupção no país, como se não tivesse havido nada de corrupção antes dele, é miopia ou burrice.

Piranha disse...

Toma Emiliano, tu devias ter ficado quieto otário...

Anônimo disse...

Me desculpe todos aqueles que DEMOCRATICAMENTE manisfestaram suas considerações acima. Mas na realidade o que o amigo Netto quiz colocar pra nós visitantes, leitores de seu blog, qunado colocou "NOSSA HISTÓRIA", foi a oportunidade de todos se manifestar com respeito nossas opiniões a favor ou contra, mas primando pelo respeito sobre esses dois ilustres campomaiorenses.
Homens, na minha opinião, de carater inatacavel, sérios, honestos, e que muito fizeram por minha terra.
Espero que os comentários se voltem pra nossa Campo Maior e seu digno povo, deixemos as querelas partidárias de lado, pois sabemos que não chegaremos a um consenso sobre os fatos já relatados acima.
Acho isto!!!

zan disse...

Nossa história passa pela história do nosso país, Anônimo... Ou não?

zan disse...

Qurelas partidárias também fazem parte da nossa história e da história de nosso país. O que deve ser evitado são baixarias de bate-bocas de baixo calão e ofensas pessoais que não levam a nada...

Sócrates - das Pubas disse...

Como já dizia o sábio Zé Maduro confabulando com o pensador Raimundo que de "doido" não tem nada: "O homem é um animal político"!
É mermo... sapecou a vereadora Mônica.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com que foi dito acima.
Com certeza nossa história passa pela história do nosso país, sem dúvidas, acho que o não foi isto que o anônimo quiz dizer.
Não precisamos de muito esforço mental pra que se tenhamos consciência disto.
Mas "alguns" leitores estão desvirtuando, no caso, o que realmente se propôs a charge do amigo Netto. Tenho certeza que ele com esta charge "insultou" os leitores a tecer comentários sobre a vida, sobre a personalidade, sobre o caráter, enfim, que comentassem sobre estas duas personalidades campomaioreses.
Mas vejo que os comentários a cada dia se politizam, se partidarizam, e muitos deles com paixões sejam a favor deste ou daquele que está ou esteve no poder central. Nada contra que tenhamos nossas preferências e as exponha, mas noto que está afastando do blog leitores, gente que na realidade querem saber sobre nossa terra, nosso povo, até mesmo sobre política, mas não sobre politicagem.
Afinal, se acessa o "Nossa História" pra relembrar coisas de Campo Maior, e os comentários nada tem a ver com o que se propõe.
Mas......

zan disse...

Se o que eu digo aqui sobre política for considerado politicagem, paciência... Eu não acho, mas quem sou eu pra achar alguma coisa? Visitem os portais internéticos da cidade e vejam o nível dos comentários que sai lá... Nesse blog aqui raramente vejo coisa daquele nível lá... O Netto me diz sempre que filtra o que pode... e o que não pode. Não vou deixar de comentar nem de ler os comentários aqui porque alguém não gosta do que eu digo... O editor do blog nunca censurou um comentário meu; no dia que censurar, tá exercendo um direito que é dele e eu tenho que respeitar... Deixar de visitar o blog por isso e aquilo é um direito que cada um tem... não vejo nada demais nisso.

Judilão disse...

Zanfilas, tu não trabalha não?
Tu só vive lendo e fazendo comentários cara...
Vai trabalhar vagabundo...música dos incríveis...
Zanfilas, me falaram que tu ta recebendo uma jurubeba, é verdade mesmo?
Tu conseguiu filar até um salário da prefeitura...tu não é fraco não...

Janaina - do S. Cristóvão disse...

Duvido que o Zan receba Jurubeba. Primeiro porque quem conhece essa figura impoluta leva na cara que ele não é disso. Segundo, que naquela prefeitura ali, jurubeba não é pra qualquer um não, caba tem que dançar muito forró em riba do palco do maior folia.

zan disse...

Eu não sei onde é que Judilão e assemelhados tiram a idéia de que eu não trabalho... Fiz e faço trabalhos pra quem me contrata pra fazer... Quanto a dinheiro, pagamentos, isso é assunto meu... Jurubeba eu só tomo quando resolvo "caçar", pra ver se ajuda. Dia desses cheguei numa farmácia e falei pro vendedor se ele tinha um remédio pra melhorar o desempenho intelectual e ele me disse o nome do remédio e eu disse:Pramil? Eu respondi que só queria pra uma mesmo... Riam, macacos...

José Miranda Filho disse...

Até um dia desses, da prefeitura - que me desculpem o senhor prefeito e assessores -, o ZAN ainda não havia recebido nem o cachet contratado pela municipalidade para a exibição de um dos seus trabalhos intelectuais - a peça Auto de Santo Antônio, ainda no mês de junho passado. Eu não soube disso através da sua boca, porque ele não é de comentar problemas dessa natureza, mas de alguém que tem relacionamento direto com ele no referido trabalho. Já começaram a apelar. Tem jeito não!

Piranha disse...

Esse judilão demora a tecer um comentário, mas quando vem, vem logo bodando pra lascar. Oh sujeito nojento.
Judilão voce vai pretim praquele lugar.
Pega leve judilão.
O Zan só recebe o jeton e não jurubeba.

José Miranda Filho disse...

P. Gomes - de Fortaleza -, é campomaiorense? Vejo que até na área da história tem-se que introduzir comentários sobre religião. É certo que religião também faz parte da história universal. Mas em "Nossa História", aqui apresentando dois ex-prefeitos, inclusive já falecidos, tinham que colocar a idolatria como a grande mazela do mundo. A tal "idolatria", P. Gomes, será também o grande mal para imensa parcela do mundo ocidental, aludindo ao cristianismo, porque, se idolatria se acha nas nações ocidentais, muito mais existe no oriente, onde se adora até vaca e outros "bichos". O Deus dos judeus e dos cristãos, Jesus, o Espírito Santo, quase não tem lugar na vida daqueles povos. Quanto à "idolatria" em C. Maior, não é exclusividade nossa neste país imenso, pra me referir somente a ele. Há uma cidade piauiense - Corrente, cito-a, porém respeitosamente, sem nenhum desdém, - onde a maioria é batista. Você conhece as diferenças vantajosas entre aquela comunidade e as de maioria católica? P., os Estados Unidos e, na sua esteira, a Inglaterra, são dois países de absoluta maioria evangélica, isto quer dizer: não "idólatras". Mas a única diferença a favor deles é o desenvolvimento econômico e a grandeza política, ah! e gigantesco poderio bélico. Duas nações soberbas, vaidosas, perversas, belicosas, que vivem fazendo guerras a pretexto de combaterem o terrorismo, o comunismo. Dominadoras das pequenas nações, verdadeiros impérios onde dão as ordens o capitalismo desumano, o salve-se quem puder. E quando dão uma de bonzinhos, distribuindo uma esmolinha aqui, ali e acolá, é pretendendo mais em troca, inclusive dominação mesma. A Inglaterra ainda hoje mantém colônias e semicolônias no mundo adentro, sob a justificativa de que formam uma tal de Comunidade Britânica, como Escócia, País de Gales e Irlanda; outros países que já se declararam "independentes" ainda têm nas suas bandeiras aquela cruz em formato de xis, da bandeira do tal Reino Unido; grandes países, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, entre outros, acham=se nessa condição. Voltando aos EUA, é lá onde impera a ganânca dos grandes magnatas do universo, fortunas embolsadas a troco de muita falcatrua, veja-se onde predomina a máfia, a força dos cassinos corruptores, a prostituição desvelada, o adultério em profusão dos casais que se separam e se casam sucessivamente, como se trocam garotas de programa. Verdadeiras afrontas aos Evangelhos. Pois é, trata=se de "puro puritanismo", hipocrisia alta, sobre os quais poderia cair aquela expressão de Jesus Cristo: "Ai de vós, fariseus, sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós, por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidades." P. Gomes, Jesus tem outra, para os "julgadores". Você demonstra independência de qualquer religião, quando escreveu: "...continuemos falando de tudo, inclusive da inútil religião que é perfeitamente dispensável...". Porém, sente-se sua tendência pelo evangelismo ao condenar a "idolatria" católica com tanta veemência, somente encontrada nos evangélicos, como sendo o grande mal do mundo. Pois bem, Cristo disse: "Não julgueis, e não sereis julgados. Porque, do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medido. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão." Eu também fui julgado por um bitorocarense, cujo nome omito, noutra matéria, de haver dado as costas para Deus, ao "adorar" outros deuses. Que sirva igualmente àquele "puro" essa advertência do Mestre. Só em julgar alguém, ele já Lhe deu as suas...

zan disse...

Com todo respeito ao meu amigo e irmão ZéMiranda Filho, não é a melhor idéia politizar (não estou dizendo que é isto que quer o ZéMiranda, mas trato da questão com outra perspectiva) o problema do pagamento do meu cachê pelo Auto de Santo Antonio)junto à Prefeitura. Nos contatos que tenho com a Tesoureira da Prefeitura, a trato com todo o respeito que ela merece como pessoa e Tesoureira. Não tenho dúvidas que a dívida que a Prefeitura tem comigo, será paga pela atual administração, mais dia menos dia. Não vejo porque politizar e partidarizar uma questão que é exclusivamente administrativa e burocrática, muito menos levar a coisa pelo lado pessoal. Não tenho a menor intenção de entrar na briga política eleitoral que acontece na cidade. Qualquer tentativa de me meter nisso será inútil.

José Miranda Filho disse...

Eu me arrependo de ter feito aquele comentário - embora atiçado pelos anteriores - a respeito do não pagamento do cachê ao ZAN até agora.
Por causa do que falei apareceu essa, que só posso chamar de mau gosto, brincadeira postada logo acima. É lógico que o Prefeito João Félix, um cidadão correto, administrador sério, vai providenciar em breve a concretização de tal compromisso.

NEVILLE PAZ disse...

Após vários comentários distanciados do tema (caricaturas de dois ilustres campomaiorenses), queria apenas registrar a minha emotiva satisfação de ter tido como pai um homem tão simples, humanitário e que tanto se preocupou com as pessoas pobres e sofredoras. O seu instinto socialista foi o único responsável pelo seu ingresso na política. O seu principal interesse em ser Prefeito de Campo Maior foi no sentido de tentar diminuir o sofrimento dos menos favorecidos. Aqui relembramos os slogans de suas campanhas: "Com Zeolympio na Prefeitura os ricos serão menos poderosos e os pobres menos sofredores"; " A campanha do tostão contra o milhão"; "O amigo certo das horas incertas". E, realmente, a sua administração foi inteiramente voltada aos menos favorecidos da sorte, seus verdadeiros amigos. Por isso, me orgulho de ser filho de um homem, cuja riqueza se traduz em humildade e preocupação com o bem estar dos pobres. Deixo aqui, também, a minha admiração ao Professor Raimundinho Andrade, outro grande campomaiorense que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. As caricaturas estão perfeitas.

helmo disse...

Neville,

Agradeço em nome da família do Professor Raimundinho Andrade as palavras elogiosas a ele destinadas por vc.
E , ao mesmo tempo, reiterar a admiração e o reconhecimento aos bons serviços prestado pelo seu pai, Sr. José Olimpio, ao povo campomaiorense.

zan disse...

... e ainda envolve meu amigo Zémiranda na pendenga... Realmente é um desserviço ao blog condescender com a participação de tipos como Judilão nele, fazendo os comentários que faz...

zan disse...

Se meu problema fosse dinheiro, tava fácil... Agora, te aturar, meu irmão, é dose... E o pior, é que sobra pros leitores do blog, tem até quem goste dessa briga. Eu não gosto de farinha nem da Tocaia. Já da que tu gosta, consome e revende na tua fazenda aí de Roraima, dá mais dinheiro do que fazer teatro em Nazaré...

Judilão disse...

Zanfilas, gostei da idéia, vai lá na tocaia e vê se tu fila pela ao menos 2 sacos de farinha e manda aquí pra Raposa Serra do Sol, que o pessoal me entrega...
Zanfilas não desmoraliza Nazaré desse jeito cabra...
Nazaré é o lugar mais desenvolvido do mundo...
O Ricardinho Reis vai fazer a carreira política dele lá quando se aposentar da civil lá em Bsb...
Um grande abraço meu amigo Zanfilas

zan disse...

Judilão, vai vender a droga de tuas idéias e intriguices noutro pé de morro, me deixa em paz que eu tenho mais o que fazer e não fica usando gente pessoas sérias como o Ricardinho pra disfarçar tua canalhice, sujeito... Se eu não respeitasse as pessoas que aqui vêm em busca de informação, eu ia te desmascarar publicamente como contando detalhes de tua vida de traficante de drogas, proxeneta, explorador de velhos, espancador de mulheres e crianças, pedófilo e torturado de preso político... Fica na tua que eu sei que tu é onde tu te esconde... Tua vida não resiste a um baculejo de qualquer instancia policial... Já te desafiei prum duelo com qualquer tipo de arma e renovo esse dasafio aqui... Aparece aí, se tu for homem...

Zé Devez disse...

Eu sei adonde vende borracha da boa pra baladeira, dizendo o moço da quitanda lá no mercado véi que é de cama de pneu de avião. Se num der pro duelo de vocês agente pega com um menino lá no hospital que arruma daquelas de amarrar o braço do cabra pra tomar injeção. Aí eu quero é ver se vocês num se acertam. Agora ver se vocês vão se acabar lá pras bandas da serra, mió ainda lá na cumeeira pra gente ver vocês desapregando lá de riba com as muleira afundada de preda.
E aí nós toca exe blog aqui com o Netto mna maior manémolencia.

Judilão disse...

ZanFilas, não esquenta não meu irmão. Eu não quero e nem vou fazer intrigas suas com quem quer que seja...
Voce é um cara do BEM...
Lembro-me muito de voce nos anos 70 trabalhando no BB em Campo Maior, inclusive lembro da roupa que voce trabalhava...Calça Azul-marinho e camisa branca...
Vamos fumar o cachimbo da PAZ meu querido amigo Zanfilas...
Um grande abraço

zan disse...

Vai em paz, meu irmão, nós merecemos isso.

Judilão disse...

Zanfilas, tu queres que eu vá pra onde meu querido?

Anônimo disse...

Meu Deus!!

Desculpe amigo Netto, mas a cada dia os comentários aqui ficam fora de propósito.
É cada comentário idiota, briguinhas descabidas, nada se leva a sério, é Zan, é Judilão, é Piranha, é Da Vez, poxa. Será que não podemos comentar, fazer criticas, fazer comentários com educação, com respeito?
Netto cria um blog aí pra que esses que não querem comentar fatos e fotos com seriedade. Afinal, nem mesmo o assunto principal do texto relacionado é comentado.
Inventa ai um nome legal pra este blog dos que só querem comentar baboseiras, pois, se não o fizer, pelo que converso com amigos campomaiorenses, o acesso ao BITOROCARA tenderá a diminuir.

zan disse...

E eu que pensei que tu tinha ido em paz. Lê o comentário do Anõnimo, anterior a esse, cara, tu tá angustiando as pessoas que frequentam o blog.

zan disse...

Anônimo, se o mundo e as pessoas fossem algo passível de controle, Deus que é Deus, já tinha conseguido por tudo pra funcionar do jeito certo; tentar consertar zans, judilões, devezes, perebas, deassis e outros bichos ruins que tão por aí, nem o Netto consegue...

Judilão disse...

Zanfilas, eu não estou angustiando seu ninga...
Voce pode ver em meus comentários que eu nunca usei palavras grosseiras de baixo nível no qual voce se refere a minha pessoa. Mesmo sendo agredido com essas palavras que voce citou a meu respeito como traficante de drogas, espancador de mulheres e crianças, pedófilo...etc e tal, eu te respondí com agressão.
Zanfilas, sou nascido no rabo da gata e me criei perto da igreja do Rosário.
Anonima, voce citou meu nome, e veja em comentários anteriores se eu ofendí quem quer que seja com palavras baixas. Eu gosto de tirar sarro, mas não agrido quem quer que seja.
Quem sou eu pra agredir as pessoas...
Zanfilas, aproveitando o embalo vai lá na Tocaia e vê se tu filas uns 3 sacos de farinha e manda pra mim aquí em Roraima, na Raposa Serra do Sol, pode ser?
Zanfilas, aquí em Roraima é muito quente e úmido, mas igual ao calorzão de nossa cidade não tem, é por isso que tua anda tão nervoso...esse calorzão na tua molera deve ta te fazendo ficar doidão...
Abração Zanfilas

zan disse...

Se depender de mim, o nível dos comentários não cai nem sobe mais do que pode subir ou baixar. Danço conforme a música. DJ Netto é quem dá o tom do possível e do não possível.

zan disse...

Minhas agressões a este ente abstrato conhecido como Judilão acontecem porque eu não conheço nenhum ser vivo com tanto passivo penal em seu protuário. Os meus insultos são tão ou mais virtuais do que o objeto deles. Claro que eu sei que por trás da máscara Judilão tem alguém que se diverte tanto quanto eu com essa palhaçada ridícula e patética que incomoda a quem leva essas babaquices a sério. Não é desta pessoa que eu sinto algum tipo de ódio ou desamor, é do personagem, se me entendem. Mas é um sentimento perfeitamente identificável como meramente fictício, tanto que o próprio Judilão volta e meia confessa que eu sou do bem, tanto quando ele. Se ele, que é ele, diz isso, não há porque ficar perdendo o sono por causa do pré-sal ou das denúncias contra o Sir Ney...

zan disse...

O calor de 45 graus à sombra que cai sobre a cidade neste semestre, é realmente enlouquecedor, principalmente por quem já esquecera dele por uns vinte e sete anos. Minha loucura já é suficientemente madura pra não alterar em função de temperaturas externas, mas entre frio e calor eu prefiro mil vezes o fogo do inferno. O problemas são os cães ladrando desesperadamente, pedindo minha cabeça protegida apenas por um surrado chapéuzinho de boy... isso, sim, me incomoda, mas eu lembro da maravilhosa frase celebrizada pelo grande pensador nativo (desconfio que aquele cara era piauinse de timon...)Ibrahim Suad:os cães roubam, mas a caravana é ladra... o resto é penduricalhos...

Anônimo disse...

Bem!!!
Não conheci o Sr. José Olympio da Paz. Mas sei pelo que me falou meu pai e minha mãe. Homem probo, sério, honesto, que gostava de ajudar as pessoas mais necessitadas.
Quanto ao Professor Ramundinho, posso falar alguma coisa. Professor austero de matemática e desenho do velho e bom Ginásio Santo Antonio, prefeito municipal de Campo Maior, e na minha modesta opinião o melhor deles,foi ainda diretor do ensino do primeiro grau do Piauí, sub-secretario de Trabalho e Ação social e Sub-Secretario de Educação, etc, etc, etc. Portanto , acho eu, que merecedor de toda estima e respeito de nossos conterraneos. Coisa que ainda não vi por parte dos prefeitos que pela prefeitura passaram e não tiveram a delidadeza de homenagea-lo.
Como normalmente se homenageia pessoas politicas, não e de se estranhar.
Fui a Campo Maior e vi uma bela placa homenageando alguem que nunca ouvi nem falar em nossa terra. Vi "VALDIR FORTES", queria saber quem seria este ilustre homenageado...
Pessoas como Ze Olympio. Prof. Raimundinho, Vereador Zé Neves, Sr. Aluisio Portela, Sr. Raimundo Lustosa (campomaiorense de coração), Sr. Ivon Pacheco, Sr. Agenor Melo, Dr. Zé Francisco, Dr. Hilson Bona, Sr. Alipio Ibiapina, Dr. Altivo Araujo, Dep. Waldeck Bona, o Caridade, Machadinho, Boi Laranja, enfim, pessoas de toda classe social que tivessem apego a nossa terra são relegados. Mas......

José Miranda Filho disse...

Depois de tantos comentários distanciados da matéria em foco, de mim,inclusive (induzido, ressalto), quero dar uma pequena satisfação ao Neville e toda a famílía Paz. Zéolympio da Paz - Eleito Prefeito de Campo Maior para dois mandatos. De 31.01.59 a 31.01.63 e de 01.02.77 a 14.04.77, quando faleceu (registrou-se uma comoção geral na Terra dos Carnaubais). Foi também deputado estadual. Tabelião e funcionário público. Diretor Municipal do MOBRAL (alfabetização de adultos, criada pelo governo revolucionário). Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi correspondente do "Almanaque da Parnaíba (publicação anual da terra de Alberto Silva). Em Campo Maior, só faziam o curso ginasial os filhos de pais com condições de pagar o Ginásio Santo Antônio (da Paróquia, mas pago, o único nesse nível). Zéolympio favoreceu os jovens menos aquinhoados mediante a instalação do Ginásio Municipal. Depois este educandário foi transferido para a administração estadual, tornando-se o Colégio Estadual de hoje. Antes da gestão de José Olympio, a cidade era servida de água extraída de poços e cacimbas. Os mais jovens não, porém os mais velhos se recordam das tradicionais carroças da Lindóia e do São Francisco, além da rodaleiras e do transporte em lombo de jumento, distribuindo o precioso líquido de porta em porta. Pois ele instalou, por intermédio da Fundação Especial de Saúde Pública - FSESP -, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos - SAAE. Há tempo muito criticado pelo descuido de administrações posteriores que não ou pouco promoveram as melhorias necessárias tendo em vista o crescimento da cidade. Nesta, ele colocou calçamento. Na zona rural, implantou escolas e melhorou estradas. Cidadão honesto e muito popular; sabe-se que tinha centenas e centenas de afilhados. Admirado por adultos e jovens. Para estes, estava sempre com um sorriso sincero, chamando-os pelos nomes. Recordo-o dirigindo-se a mim com o simples "Zé".

José Miranda Filho disse...

E para o Helmo, que representa, aqui, a família Andrade. Raimundo Nonato Andrade - Foi Prefeito de Campo Maior, no período de 01.02.67 a 31.01.71. Tesoureiro da Prefeitura. Secretário Municipal de Educação. Vice-Prefeito. Subsecretário de Educação do Estado. Diplomado em Licenciatura Plena em Matemática. Tinha cursos de formação em Desenho e Administração de Empresas. Iniciou a vida de incansável trabalhador como comerciário, passando a comerciante e empresário. Professr de Matemática e Desenho no Ginásio Santo Antônio e, com o afastamento do Mons. Mateus Cortez Rufino, subiu ao cargo de Diretor dessa escola de renome na zona norte do Estado. Muito realizou quando Prefeito. Os mais jovens não, porém os mais velhos se recordam da precária energia elétrica em Campo Maior. A cidade chegou, durante certo tempo, a ser dividida ao meio, dessa forma: a energia era servida alternadamente a cada um desses lados. E se frise que por poucas horas da noite, até cerca de 22h/22h30. E vamos acender as velas, lamparinas e candeeiro no restante da noite. Ele trouxe a rede elétrica da CEPISA. E mais: construção do Fórum da Comarca; instalação do Banco do Estado do Piauí - BEP -; construção do Conjunto IPASE; transformação do Ginásio Cândido Borges Castelo Braco em ginásio profissionalizante (Ginásio de Orientação para o Trabalho - GOT); construção e inauguração do Grupo Escolar Marion Saraiva; reforma do matadouro municipal; reconstrução da Praça Bona Primo e recuperação de outras praças; calçamento em várias ruas. O Prof. Raimundinho Andrade oficializou o Hino Municipal, da autoria de Valmira Napoleão e Maria Alves. Reconhecido como um dos melhores chefes do Poder Executivo da história campomaiorense. Tenho a vaidade de, como seu aluno da disciplina de Desenho, ter conquistado sua admiração e o reconhecimento de haver sido (opinião dele) "o melhor retratista que passou pelo Ginásio Stº Antônio". Fez-me retratar Mons. Mateus e, na abertura da exposição anual da escola, me solicitou que eu mesmo descerrasse (descortinasse) esse retrato. Puxa! Foi uma emoção enorme. Maior ainda porque referido trabalho me valeu o Prêmio Lions Club. Por obra e graça desse grande mestre. Ademais, apenas terminei o curso ginasial, passou pela minha casa com o intuito de me convidar para lecionar (após curso profissionalizante que faria na CADES (Recife/PE) a disciplina de Deenho, no "Santo Antônio". Muito novo, mais timido ainda, e receoso de não dar conta do recado, recusei tão honroso convite e a oportunidade de ingressar na carreira de desenhista/pintor, a primeira vocação, que, infantilmente, varri da minha vida. Para concluir, quero dizer que, mais tarde, eu teria também a honra de que netos dele seriam parentes meus.

NEVILLE PAZ disse...

Caro Miranda Filho: Agradeço-lhe as elogiosas referencias deferidas ao meu saudoso Pai José Olimpio. Cumpre-me retribuir, relembrando a contemporaneidade de seu pai José Miranda com a de meu pai. Ambos tiveram grande partição na vida social e política de nossa invicta cidade. Receba o meu cordial abraço.

José Miranda Filho disse...

Caro Neville, o que falei de seu pai foi um dever de reconhecimento e de justiça. Agradeço, sensibilizado, sua simpática retribuição.
Um grande abraço.

Helmo Bona Andrade disse...

Caro Zé Miranda Filho,

Desculpe-me, mas só hj vi seu relato respeitoso e bem detalhado sobre meu pai, Professor Raimundinho Andrade. Agradeço suas palavras em nome de toda familia e ao mesmo tempo reitero o maior apreço e respeito de toda nossa família ao ilutre conterraneo.
Grande abraço.

José Miranda Filho disse...

Caro Helmo, as palavras que disse ao Neville, em comentário logo acima, eu as repito, as mesmíssimas, para você. Saiba que apreço e respeito maiores tenho eu pela sua família.
Receba, igualmente, meu grande abraço, que mando também para cada membro de sua ilustre família.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...