segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FILHO ILUSTRE

Sílvio Mendes de Oliveira Filho. Nasceu em Campo Maior a 31 de agosto de 1949. É médico e atual prefeito da nossa capital, Teresina. Graduado em Medicina em 1974, pela Universidade federal de Pernambuco. Especializado em Ortopedia na Universidade de São Paulo. Em Teresina, trabalhou no Hospital Getúlio Vargas, Clínica São Lucas e Ortoclínica. É médico do Ministério da Saúde (SUS) e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Recentemente o campomaiorense prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, foi homenageado com o Diploma do Mérito Bitorocara, pela Prefeitura de Campo Maior.
Na foto dos anos 60, ao fundo da caricatura, a Av. José Paulino, no centro de Campo Maior, onde morou o jovem Sílvio com sua família que tinha como chefe o também Sílvio Mendes gerente da Casas Marc Jacob. A residência ficava próxima de onde vai passando aquelas duas pessoas, na calçada.

Caricatura: Netto&Oficina da Palavra. Foto: Museu do Paulo

15 comentários:

zan disse...

A lembrança que eu tenho desse menino Silvinho nos idos dos 60, é dum garoto meio loirinho, cabelo tipo franjinha caído na testa, com aquela fardinha do Ginásio Santo Antonio... O prefeito Silvinho, hoje um sujeito careca e meio barrigudo, é um excelente Prefeito, até os adversários políticos menos apaixonados reconhecemos isso...

Borges disse...

Ainda bem que o Netto não dá a mínima pra cobrança política. Esse cidadão e conterrãneo Silvio é gente da melhor qualidade.

Silveira disse...

Borges tem ser assim, política, religião e futebol não pode interferir aqui no NOSSO blog, né não Nettão?

Anônimo disse...

Esta não é a avenida José Paulino?

Anônimo disse...

Netto, toma cuidado que tem umas pessoas que estão espantando leitor do nosso blog. O ilustre jornalista de Cuiabá parece que foi um. É uma pena perder comentários do quilate dele que ainda por riba é conterrãneo da gema.

Jacinto disse...

É por isso que tem uns blogs aí que não chega nem nos pés da audiência deste Bitorocara e o dono já manda uma opção de moderar, no caso, ele vai ler pra ver se dá pra botar lá.

zan disse...

Eu não entendo este receio de espantar visitadores do blog porque se diz isso ou aquilo. Qualquer espaço de convivência é um experimento em matéria de socialidade, tanto a nivel pessoal como virtual. Ficar controlando demais a coisa é que eu acho mais complicado.

Judilão disse...

Zanfilas tu ta coberto de razão...

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Caro Anônimo (qual será o nome do caríssimo?): na verdade, não "me espantaram", não. Confesso que já estava me enturmando no blog, em função do bate-papo, que é salutar e aproxima tanta gente boa, apesar da distância. Afazeres extras, incluindo uma viagem de estudos, me impediram de manter, digamos assim, a regularidade que a participação num blog exige. Hoje, por exemplo, aproveitei para me atualizar sobre minha querida Campo Maior e constatar que o Netto continua cada vez melhor com sua arte; que o blog está cada vez melhor e atualíssimo (temos aulas de História); que o Zan, Belchior, Judilão, Anônimo e outros mantêm a temperatura dos "debates" cada vez mais "quente".
A propósito, uma pergunta: o Ricardo Reis, que costuma "aparecer" nos comentários, é irmão do Francisco Eurípedes? Joguei muita (!) bola com o Boca-Rica, na Baixona e no Campinho (que construímos em regime de mutirão), com o Netto, Zé Netto (do "seu" Zacharias), Alberto (tio do Netto), Pedro Catuaba (primeiro do Netto?), Zé Moura, Edmar (que nos deixou), Alex (do Zuza), Edson (do professor Maurício), Rogério (da dona Mulata), César Gentil... Enfim, craques que, fossem hoje aqueles tempos, dariam trabalho para Dunga escalar a Seleção. Boa sorte a todos os conterrâneos.

Ricardo Reis disse...

Sim, Antônio, sou irmão do Francisco Eurípedes, e do Edmundo Filho. Apesar de ser um pouco mais novo que eles, conheço toda essa galera que você citou nos seus comentários. Nunca fui craque, porém, joguei na baixona e no campinho. Ainda hoje tenho uma boa amizade com a maior parte do pessoal. Atualmente moro aqui no DF, porém, vou constantemente à Campo Maior. Se um dia precisar do amigo, é só ligar: (61) 9144-9426. Um grande abraço.

Regino disse...

A Mac Jacob compreende ali onde ficam a loja de material de construções, distribuidora de bebidas (ainda tem?), lanchonete de frente a Prefeitura.

Judilão disse...

Silvio Mendes vai o primeiro campomaiorense a ser eleito governador do Piauí...podem apostar...

Anônimo disse...

Judilão

O prefeito Silvio Mendes, campomaiorense de nascimento, mas não muito frequente aqui em nossa terra. Como politico (que diz não ser) só aparece ou apareceu aqui quando de seu interesse politico.É um grande prefeito de Teresina, otimo admistrador, mas tem um enorme e grande defeito, primeiro cuspir no prato que come e quer ser um santo. Só ele sabe das coisas, só ele é serio, só ele faz as coisas acontecer. Menos, menos....
E sou seu eleitor, mas já ta demais.
Pergunte a quem trabalha na PMT (aqueles que não tem DAS) se alguem gosta da admnistração do prefeito, ou mesmo dos seus antecessores com relação aos funcionários municipais!!!
Boa pergunta.
Mas, concordo que Ele (tem que ser escrito assim, pois Ele se acha quase Deus)tenha sido um ótimo prefeito no primeiro mandato, mas deixa a desejar (já que a politica ta em sua mente) no segundo mandato.
Opinião minha!!!

Dalvina disse...

Demorou um pouco mais pegou. nâo tô falando da Gripr Suina, e sim do comportamento típicamnete "tucano" do prefeito Silvio Mendes. Eles são assim mesmo; Sabem tudo de ética e de competência e no final acabam como FHC, se enchendo de dinheiro, vaidade e desgraçando mais ainda ainda quem já era pobre. Sim, porque ser tucano e aliado do Demo não pode de jeito nenhum ter o pobre como opção.

José Miranda Filho disse...

Menino franzino, como disse o ZAN. Tão franzino, que saía do Ginásio Santo Antônio com um livro aberto, lendo-o, em pleno meio da rua; ele tinha certeza de que, em face de sua estatura, dificilmente seria alcançado por um veículo... Piada besta! Mas a leitura em caminhada no meio da rua, depois de uma manhã inteira de aulas, comprovava seu desejo de assimilar as lições do dia. Pude comprovar, porque fomos colegas de turma. Silvinho (para seus amigos) foi a segunda oportunidade de que Campo Maior tivesse seu governador do Estado. A oportunidade anterior ocorreu com Demerval Lobão Veras. Outro ilustre da Terra dos Carnaubais. Filho do Cel. Pergentino Lobão Veras e D. Lina Freitas Lobão, nascido em 17/2/1915 (apena um mês antes de meu pai. Formado em Direito e ocupante de vários cargos importantes. Candidatou-se, pela UDN, numa coligação com o PTB, ao cargo de governador do Piauí. Também, como Sílvio, não obteve êxito. Terrível acidente rodoviário, em 4/9/1958, no povoado Morrinhos (de Teresina), hoje município de Demerval Lobão, pôs fim ao sonho dos campomaiorenses. Sua vitória estava assegurada. O substituto dele, Francisco das Chagas Caldas Rodrigues (do PTB e filho da Parnaíba), ganhou facilmente aquela eleição. Sílvio representou o novo sonho desfeito de Campo Maior. Novamente não tivemos gente nossa no Palácio de Karnak. Perdeu nas urnas, inclusive e fragorosamente, nas urnas de sua terra natal. Derrotado dentro de nossas campinas por um estranho, natural lá dos distantes morros do Sul do Estado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...