quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FREI HERMÍNIO

Filósofo, teólogo, psicólogo, professor, numismata, filatelista, dicionarista e colecionador de palavras e objetos, Frei Hermínio Bezerra, nascido em 13 de julho de 1945, em Quiterianópolis, nos sertões dos Inhamuns, Ceará, é típico sertanejo, que gosta de dar a conhecer, aonde chega, quais são suas raízes, usando para isso um legítimo chapéu de vaqueiro do sertão. Atualmente, Frei Hermínio é tradutor da língua portuguesa da Cúria Geral dos Capuchinhos em Roma, Itália, e de onde, atualmente, colabora para o jornal O POVO de Fortaleza..
Na foto, o frei Hermínio celebra o batismo da Manuela, filha do Paulo e da Áurea Andrade. Valeu, Artur!

Júnior Araújo disse:

“Netto, o Frei Hermínio é meu primo, a mãe dele é irmã da minha falecida mãe; ele é cearense e foi responsável pela igreja de São Benedito em Teresina por muitos anos. Ele conhece muito Campo Maior e tem uma coluna no Diário do Nordeste, de Fortaleza”.

Fotos: Museu do Paulo&Bitororcara+ e da Internet.

10 comentários:

Cordeiro disse...

Êi, eu já vi esse moço aí da foto, foi no cinema do seu Zacaria no filme Robin Hood. Foi isso mesmo.

Aldenora disse...

Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo... Vai começar!

Washington Araújo, de Fortaleza disse...

O frei Hermínio tem uma forte ligação com Campo Maior e o norte do Piauí. Quando jovem seminarista em Parnaíba, passava suas férias em Campo Maior, em nossa casa.
Mais tarde, foi o Provincial da Ordem no Ceará, Piauí e Maranhão. Morou muitos anos em Teresina.
Foi ele quem batizou o meu filho mais velho.
Atualmente mora em Roma, onde é o secretário para a língua portuguesa da Ordem dos Capuchinos.
Sempre que está fora do Brasil, o frei Hermínio põe na cabeça um chapéu de vaqueiro, como uma afirmação de sua identidade.
Certa feita, andando por Roma com um primo, enquanto o primo e a mulher fotografavam a fontana de Trevi, o frei encostou-se numa parede à sombra, com o seu já tradicional chapéu de vaqueiro, quando uma brasileira parou, olhando admirada para aquele homem, com cara de nordestino retirante, e perguntou: "o senhor veio do nordeste para cá a pé?"

Maria José Carvalho Coelho disse...

Grande frei Hermínio! Pessoa ímpar, grande estudioso de nossa língua. Excelente escritor. Sua sapiência é orgulho para todos nós que o conhecemos. Primo sucesso sempre! Que Deus continue assinando seus projetos de vida.

Rapha disse...

O nordestino faz a diferença em qualquer lugar do mundo. Essa da caminhada do frei até Roma é o exemplo do quanto somos criativos e brincalhões até quando tiramos sarro dos nossos conterrâneos. Vou rir por mais alguns minutos... quá quá quá quááááá

zan disse...

Não conheço o frei Hermínio pessoalmente, mas se cara diz alguma coisa do caráter de alguém, a cara dele, pela foto, é de gente boa...

Gildásio disse...

Me lembra os censores da santa inquisição, e no entanto, tão liberal pros padrôes do patrão dele - li uns textos dele no O POVO aqui em Fortaleza. Na verdade, um intelectual no lugar errado.

Artur disse...

Esse menino à direita, de branco, sou eu...

Risô Hills rs rs disse...

Aquilo que tá dentro da baciazona é álcool gel (rs rs rs)
Uma preguntinha safada: por que que a água benta pode ser contaminada pelos vírus, se ela é benta? Por que que o padre tem medo do vírus na hora de botar a óstia na boca do condenado se ele mesmo diz que aquelas bolachinas fininha que as freiras fazem é o corpo de Deus?
E pra arregaçar: por que que a cabra e o bode caga redondo?
Eu ein (rs rs) e minha mãe ainda quer que eu vá perder tempo com religião se meu tempo mau dá pra responder minhas mensagens no computador. Esse frei aí parece mesmo com aquele do Robin Hood.
Seu Netto quanto o senhor cobra pra montar um blog porreta que nem esse? Só que é falando de informática de uma jeito maneiro, descolado, com muuuuita sacanagem. Qualé seu email?
Fui!!!

Judilão disse...

Risô voce perdeu uma ótima oportunidade de ficar calada...
Se voce não acredita em DEUS, não acredita no alimento divino, então fica sem fazer comentários idiotas.
Não sou católico, sou batista, mas mesmo assim, respeito as pessoas com seus credos...
Tive oportunidades de conviver um pouco com o Frei Hermínio, que aliás é um homem preparado pra pregar a palavra de DEUS.
Que DEUS tenha misericordia de vossa pessoa...
Caso voce queira um blog de sacanagem, vá voce mesma fazer um lá pela zabelona...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...