domingo, 31 de janeiro de 2010

O Ocaso do Coronel

Prefeito de Campo Maior em duas legislaturas – 30/36 e 38/42. Comerciante pioneiro, líder na indústria extrativista da cera de carnaúba, fazendeiro, homem de grande liderança política na região e de muito prestígio no Estado e em várias regiões do país. Durante a Revolução (golpe) de 1930, teve grande poder e influência na política do Piauí. Francisco Alves Cavalcante nasceu em Batalha [PI] a 09 de janeiro de 1895, faleceu em Fortaleza [CE] quando fazia tratamento de saúde, a 21 de janeiro de 1985. Era casado com Alice Eulálio Alves, filha do Cel. Antônio Maria Eulálio Filho.
Na foto acima, atual estado do Solar da família do Coronel Chico Alves, na Avenida Vicente Pacheco, no centro de Campo Maior.

À esquerda, avião Rio Parnaíba doado ao Correio Aéreo Nacional pelo Coronel Chico Alves, em 1948. Na foto, o coronel e a filha Maria Alice. À direita, um avião do mesmo modelo, ano e nome, no Aero Clube de Itu, São Paulo. Procurei a direção do Aero Clube que me informou tratar-se de "uma coincidência". E bota coincidência nisso!

7 comentários:

Valter disse...

Os casarões servindo de morada para os fantasmas enquanto ainda estão de pé por pouco tempo.

Luís disse...

Cadê os netos do coronel que moravam em fortaleza e não perdiam umas férias em Campo Maior, deve ser por causa dessa ruina que estar o casarão que eles nunca mais apareceram.

Rebeca BSB disse...

Os coronéis deixavam de favorecer os pobres miseráveis para presentear com brinquedinhos caros que nem esse ao governo federal. Tem campomaiorenses que odeiam o Lula. Deve ser por causa disso, porque o melhor presidente que já tivemos faz o contrário. Nordestino que vota aqui no Arruda e nos tucanos do demonio, tem mais é que pastar e amargar derrotas, pena que não vão para a cadeia.

Antonio - De Cuiabá disse...

No meu tempo, lá por volta de 1970, quando tínhamos por hábito fazer "reuniões" na Avenida Vicente Pacheco - o Netto participava de muitas delas -, constatei que esse casarão imponente, para os padrões arquitetônicos da época, inspirava um certo respeito. Alí morava o "coronel" Chico Alves, homem de muitas posses etc. etc. e etc.
Ainda existe algum "coronel" em Campo Maior para contar a história?

Washington Araujo disse...

Segundo o Eugênio, neto do Cel. Chico Alves, o avião doado pelo avô está no aeroclube de Itú e ainda voa.

Anônimo disse...

Caro Antonio

Ainda existe coronel em Campo Maior sim senhor...
É só ir na Rua da Lagoa, atrás da casa do cruzeta do Junior Araújo, e visistar a casa do querido Zé Candido e da Dona Damiana, que irá se deparar com um CORONEL. KKKK..

João de Deus Netto disse...

Washington, eu descobri este avião (foto) no inicio de 2008, lá neste Aeroclub de Itu. Entrei em contato com a diretoria, que despistou e não respondeu mais minhas mensagens. Isso tem a cara e o mau cheiro de benesses do Brasil de um passado bem recente, aquele que quando não vendia beeem baratinho, dava o que não lhe pertencia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...