quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jovem Guarda & Love and Peace...

A PROPÓSITO DO BITOROFesta, RESERVEI UMA BIG SURPRESA PARA OS LEITORES DO BLOG E SUAS EXPECTATIVAS PARA O EVENTO QUE SERÁ REALIZADO NO DIA 04/06/ 2010, EM PLENO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO.
PREPAREM O COPO D`ÁGUA COM AÇÚCAR E ESCUTEM A MÚSICA... ZÉ MIRANDA, ANA LÚCIA E TODA A CURRIOLA: THE CLEVERS ESTÃO LÁ EMBAIXO AFINANDO OS INSTRUMENTOS.

Anônimo disse: Com certeza as componentes da foto são:
Cristina Lima, Fátima Portela, Socorro Melo,Dilma Andrade, Dircinha, Silvia Melo,Conceição Aragão(irmã da Mirtes e Chico Aragão),Maria Alzira Carvalho e Socorrinha Rufino.




THE CLEVERS
Fotos: MuseudoPaulo&Bitorocara+

38 comentários:

Ana Lucia disse...

Netto, onde vc arrumou essa foto minha? Nem eu mesma tenho, é de quando cheguei em Brasília. Da esquerda pra direita: Lúcia Araújo, Lúcia Bona, Marly Bona, Fafá ou Dudu Bona, Alvanira e Ana Bona, eita tempo bom.
Um abraço,
Lúcia Araújo

José Miranda Filho disse...

Ana Lúcia, você era bonitinha, como eu imaginava. Conserva essa graça? me desculpe a pergunta. Muito legal rever essas meninas-moças de distante época. Não se zanguem se, de algum modo, revelo suas idades, ok? Apesar da falta, de certa forma, de nitidez e a presença forte de sombras, será que estou conseguindo identificar a garota deitada (colovelo no chão) na segunda foto...?
A propósito do assunto "jovem guarda", ela se acentuou em Campo Maior, na verdade - músicas do gênero, saias menores, calças boca-de-sino, cabelos longos dos garotos (até eu vesti delas e deixei os meus crescerem um pouco!) -, com a presença na cidade, evento inusitado, estrondoso, do grupo "The Clevers" para um show-baile no Campo Maior Clube, década de 60. Acho que sabem que tal conjunto (naquele tempo, banda era outro tipo de grupo musical) transformou-se em "Os Incríveis". Com este nome, seu maior sucesso, sem dúvida, foi "O Milionário" (apenas instrumental), muito tocado, como se diz hoje, era a "cara" da emissora, na saudosa Rádio Clube de Campo Maior, pelo menos para mim, por haver sido meu "primeiro emprego", mas eram tão bons aqueles cruzeirinhos no fim do mês! Quando da primeira denominação, salvo engano da minha parte, conhecemos "Ho! Carol", "Diana", "Lana", "Yellow River", "Have You Ever Seen The Rain?" (grande sucesso do roqueiro internacional individual da minha preferência Rod Stewart). Tenho dúvida se não já eram, com esta canção, "Os Incríveis". Podem me corrigir, se for do interesse.
Mas, como Clevers, a música que mais me marcou e que até hoje ainda me vem à cabeça vez e outra, foi "Sem Resposta" (versão do sucesso de "The Beatles". A melodia, fácil, permanece gravada nesta cansada fita cassete mental. A letra, posso estar enganado em partes, dizia mais ou menos assim: I Parte: "Tudo isso aconteceu quando te procurei, e não me respondeu. Disseram que você agora me esqueceu pra sempre. Não acreditei, não acreditei. Eu sei que seu amor foi feito só pra mim, meu bem. (Refrão): Tentei telefonar. Falaram que você não estava. Eu sei que alguém mentiu. Mentiram para mim, eu sei. Não acreditei, não acreditei. Mas logo vi você passar perto de mim com outro. II Parte: Mas meu amor, não faz assim com o amor que tanto quis te dar. Era melhor dizer assim: 'Meu amor, eu não te quero mais'. Repete-se o refrão, que deste modo termina: "Volta pra mim, volta pra mim".

Unknown disse...

Acho que a que está ddeitada é Gracinha Torre,na foto 2,onde estão também:Amparo Nascimento,Veritas,Silvia Melo,Suede,M José Lopes,CristinaQuaresma,SocorroMelo,Isabel Milanes e outras...

Ana Lucia disse...

José Miranda, obrigada pelo elogio, bons tempos aqueles, felizmente o tempo passa, a vida é dinâmica e nós mudamos e aí sim, infelizmente, nem sempre pra melhor, fiquei bem gordinha, mas não vivo brigando com a balança e nem tento "parar" o tempo, vou envelhecendo normalmente, como a natureza quer, sem stress, meu marido diz que não sou gordinha, que sou "fofinha", meus filhos dizem que eu quero ser velha antes do tempo, só que já tenho 55 e bem vividos, e foi depois dos 50 que fui fazer o que gosto, estudar música, fazer teatro, viajo mais, agora mesmo estou aqui em NY visitando uma amiga que é de Campo Maior e mora aqui, a Ana Paz. Viu? Existe muita vida depois dos 50 e pode acreditar, vida boa. Espero vê-lo no encontro dos bitoroqueiros, e gostaria muito de ver seu irmão Icade, acho que vai ser um encontro de muitos campomaiorenses que estão espalhados por esse mundão de meu Deus. Ah! E se vc tiver o LP do The Clevers, por favor passe para cd, para que possamos ouvir, o que acha? Aliás vc que tem um bom acervo, poderia fazer uma coletânea daquela época, pode ser?
Fique com Deus e um abraço,
Lúcia Araújo

Simão Pedro disse...

No mes passado, ao perambular pela Praça Rio Branco, ouvi de longe uns acordes de guitarra que me fizeram lembrar os velhos tempos. Ao me aproximar, vi um rapaz tocando numa guitarra a musica "O Milionário",fiquei ali um bom tempo acariciando meus ouvidos com aqueles acordes, comprei o Cd e sai dali dedilhando o vento e fazendo as posições da guitarra com a ponta dos dedos enquanto assoviava.São estas coisas Zemiranda, que nos dão prazer, em um momento qualquer, sem esperar, damos de cara com o passado feliz que tivemos, sai dali com a alma renovada.

Erivan Napoleão disse...

Pois é Zemiranda, acho uma boa idéia vc selecionar, dos diversos cantores e bandas do tempo da JGuarda e fazer uma coletânea para CD para que em junho, durante os festejos, pudessemos adquirir o CD para rememorarmos aqueles belos tempos, belos dias. Já me habilito a adquirir um exemplar.
Abraços a todos

marvinaandrade disse...

Erivan, não sei se vc. lembra de mim. como vai sua mãe, D. Almerinda, minha querida colega de trabalho, há muitos anos atrás.Mande um abraço para ela

Erivan Napoleão disse...

Olá Marvina, lembro de você sim. Onde estar residindo? Que bom que você é leitora do Bitorocara. Quanto a mamãe, ela estar ótima e mora aquí em Teresina com nossa irmã Almerindinha. Ano passado comemoramos seus 80 anos com a participação de várias amigas vindas de Campo Maior. Foi muito bom. Todos nós moramos atualmente em Teresina. Muito obrigado por perguntar pela nossa mãe. Abraços.

Erivan.

Simão Pedro disse...

Minha irmã Amparo verificando a imagem da primeira foto identificou com muita vibração as amigas: Remédios Bandeira,Gracinha Aragão, Sinhá Melo,Silvia Melo,Dicinha,Dilma Andrade, Socorrinha da Mirozinha, Fátima Portela e Cristina Quaresma.

Simão Pedro disse...

Para cada pessoa identificada, uma história a ser contada,com a ajuda da Amparo descobrimos na segunda foto as meninas:Severinha Milanes,Gracinha,Maria José do Cilopes(mulher do Alberoni Filho),Gracinha Torres,Amparo Nascimento,Véritas(irmã da Severinha),Belinha Milanez, Socorro da Mirozinhae a Jesus,as outras não identificamos. A foto foi tirada no quintal da Severinha, por trás, o lindo pé de tamarino onde eu costumava sem o consentimento da dona, arrancar às mãos cheias seu fruto azedo e delicioso.

marvinaandrade disse...

Que bom que D. Almerinda está bem. Moro em Maceió há muitos ano Eu continuo ensinando. Quando vier passear por aqui,teremos o maior prazer em recebê-lo e a toda familia, ok? mande um abraço para todos, um especial para sua mãe.
Foi bom encontrá-lo, leio sempre o bitorocaba, acho genial.
um abração

marvinaandrade disse...

Que bom que D. Almerinda está bem. Moro em Maceió há muitos ano Eu continuo ensinando. Quando vier passear por aqui,teremos o maior prazer em recebê-lo e a toda familia, ok? mande um abraço para todos, um especial para sua mãe.
Foi bom encontrá-lo, leio sempre o bitorocara, acho genial.
um abração

M Aurea disse...

Acho que estão identificando outra pessoa como sendo Sinhá Melo,se é uma que está com uma faixa branca na cabeça, ela é Sara de Castelo,morava na casa de d. Ma.Alice,trabalhei com ela aqui em The,sempre nos encontramos.

Ana Lucia disse...

Simão, acho que a relação correta é: da esquerda pra direita, 1-Cristina Quaresma, 2-Fátima Portela, 3- Socorro da d. Mirozinha, 4-Dilma Andrade, 5- Dicinha, 6-Sílvia Melo, 7 Não lembro, mas pode ser a Remédio Bandeira, mas acho que é uma das meninas que moravam perto da Sílvia Melo, 8- Gracinha Aragão e a 9- Socorrinha Rufino (que nós chamávamos de Socorrinha do Padre Matéus, ela era sobrinha dele, e que hoje mora aqui em Brasília), por favor, confirme com a Amparo.
Um abraço,
Lúcia Araújo

Simão Pedro disse...

Ana Lucia, a relação dos nomes não obedece a posição na fotografia, a Amparo ia citando e eu anotando, não estabeleci uma ordem. Que bom que você agora organiza tudo, faça as correções devidas,obrigado e um abraço.

Anônimo disse...

Com certeza as componentes da foto:
Cristina Lima, Fátima Portela, Socorro Melo,Dilma Andrade, Dircinha, Silvia Melo,Conceição Aragão(irmã da Mirtes e Chico Aragão),Maria Alzira Carvalho e Socorrinha Rufino.

matifi disse...

Gostaria de comunicar que a Socorrinha Rufino ta passando por um momento muito delicado. Digo em fase terminal...
Vamos orar por ela...

marvinaandrade disse...

Matifi, a socorrinha é a irmã do zé luis rufino(que era apelidado de boga?)filha do seu antonio rufino?
È lamentável! vamos fazer uma corrente de orações

João de Deus Netto disse...

E como eu ainda não tinha idade pra ir a uma festa em clubes, assistí um pequeno show que The Clevers fizeram no pátio do Ginásio Santo Antônio. Esta "Sem Resposta" nunca mais saiu dos meus ouvidos; pouco tempo depois, aprendi tocar violão e passei a tê-la com mais harmonia. Quando passaram a chamar-se "Os Incríveis", ganhei de presente de aniversário, iniciativa da minha mãe Alaíde, o melhor long play do "conjunto", com destaque para O Milionário, Czardas, Molambo, Vagabundo, Era um garoto que como eu...

Antonio - De Cuiabá disse...

Grande Netto, vai ter mesmo esse flashback? Tô pensando em dar um pulo em Campo Maior, justamente em junho, coincidentemente, data do meu aniversário (mês de Santo Antonio, daí o meu nome). Quando vc fala em Campo Maior Clube, rapaz, me vêm a memória lembrança de uma época de ouro. A atrações como Barbosa Show Bossa... Tenho um CD dos "Incríveis", que guardo como um objeto valioso.

Gracinha Torres disse...

Marvina, a Socorrinha não tem nada haver com Sr.Antônio Rufino que eu saiba. Ela é sobrinha do padre Mateus. Fomos muito amigas, fui visitá-la em Brasília. Mas tem muito tempo.
Minha irmã Fátima mora lá, mas é bastante diferente de mim, pois reclama que não tem muitos amigos.
Que pena receber essa notícia, se puderem me mandar o endereço dela peço minha irmã para vê-la.
graca-torres@hotmail.com.br
A vida é assim.
Beijos

Gracinha Torres disse...

Marvina, quero dizer, não tem nada a ver( sei lá, quem sabe escrever correto é o Tuiuiú kkkkk ) com o Sr.Antônio Rufino,suas filhas moram no Rio com as quais eu encontro sempre. Beijos.

Anônimo disse...

A Socorro Rufino que está muito doente é a filha do Dico Rufino.
A Socorro da fotografia, prima da outra, era conhecida como Socorro do padre Mateus.

marvinaandrade disse...

Gracinha,
não tenho o endereço dela, infelizmente, mas rezo para que ela fique em paz. um abraço

Ana Lucia disse...

Anônimo, vc tem toda a razão, a Socrro que está doente é filha do Sr. Dico e da d. Bela, a Socorrinha da foto é a Socorrinha do Padre e que mora em Brasília e a Socorro que está doente, mora em Fortaleza.
Bjo,
Lúcia Araújo

José Miranda Filho disse...

Maria, conforme eu disse que sabia identificar a garota deitada, cotovelo no chão, acertei, e você apenas me confirmou em comentário ali acima.

Gracinha Torres disse...

Nossa! Graças que a Socorrinha não está doente, pena que a outra sim, vamos pedir a Deus pela sua recuperação.
Continuo aguardando, dizer quem me dará carona de Fortaleza?
Estou falando assim, porque não vejo o meu marido muito animado em ir.
Beijos.

Anônimo disse...

Lucia Araújo, essa foto ai é nossa realmente, que surpresa aparecer ai, eu tenho esta foto, me bateu uma saudade!!! Foi tirada em Brasilia , estava passando minhas férias com o pessoal da 107S(primos), que tempo bom, n foi?
Esta ai não é a Fátima, sou eu a Dudu, vce nunca aprendeu identificar, ainda hoje fazem uma confusão.........beijos Dudu.

Ana Lucia disse...

Dudu, é verdade que até hoje confundo
vcs duas. Realmente aquele foi um bom tempo, é bom relembrar e o Bitorocara tá fazendo isso com os campomaiorenses, muito bom mesmo.
Um abraço pra vc Dudu
Lúcia Araújo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu era criança, ainda não ia pra festa, mas tenho vaga lembrança da festa com os The Clevers. Eles tocaram na festa de final de ginásio da turma do Dudu, meu irmão mais conhecido por Boga. E como eu tinha os cabelos bem compridos, lembro que alguém, não lembro o nome, passou a me chamar de The Clevers.

Socorrinha Rufino disse...

Nossa!!!!Que sensação descobrir vocês falando de mim!!!!!!
Gracinha, Ana Lúcia, eu estou aqui em Brasília, sim, e com muita saúde graças a Deus! E não sabia que a minha prima Socorro Rufino (filha do tio Dico) está doente. Tenho muito pouco contato com a família de lá. Aliás, com muita gente que sempre amei e não vejo há muito tempo, como vocês e outras tantas! Que saudade! E olha, como foi legal descobrir este blog. Eu não sabia! Um amigo de Campo Maior me falou nesta semana para entrar e ver as fotos.
Sou eu mesma na foto, junto com a minha querida turma do ginásio. E naquela do quintal também, eu acho! A essa altura, eu nem me reconheço mais!? Bateu uma saudade.......
Gracinha vi as fotos de vocês (família. Adorei ver a dona Didita.
Lourdesrufino? Seu irmão Boga, meu querido primo (e você também) era da minha turma! The Clevers tocou na nossa festa de formatura que foi um arraso! O "sereno" do Campo Maior clube teve o que ver nessa dia.
Valeu gente!Ganhei o dia!

Ana Lucia disse...

Socorrinha!!!!!!!!!!! Que surpresa boa "ver" vc aqui, menina, aproveita e vá a Campo Maior nos festejos, que irá rever sua turma e suas primas tb. Como faço pra encontrar vc aqui em Brasília? A última notícia que tive de vc foi através da Cosma, só que perdi o telefone dela. E olha, a Lourdes Rufino não era da sua turma não, ela é bem mais nova que nós, o Dudu (Boga) é que era da sua turma.
Feliz Páscoa!
Lúcia Araújo

Gracinha Torres disse...

Oi Socorrinha. Já te respodi no doc ( Jovem Guarda )Quanta saudade mesmo daquele tempo.
Eu chorei quando soube que você, é que estava doente.
Quando for a Brasília irei te visitar. e se quiser vir a Curitiba pode ficar em minha casa.
Beijos.
Lúcia. Acho que não irei aos festejos, estou bem triste, mas nada é impossível.
Beijos.

Ana Lucia disse...

Gracinha Torres, a Socorro Rufino, sobrinha do Padre Mateus, que estava doente, infelizmente ela faleceu hoje pela manhã, era filha do Seu Dico e Dona Bela, que moravam na casa de esquina ao lado da casa paroquial, ela era irmã do Zé do Dico, do Boga, lembra? A Socorrinha Rufino, sobrinha do Padre Mateus e que está na foto e que mora aqui em Brasília, era prima da outra Socorro que faleceu hoje. Acho que agora deu pra entender, né?
E outra coisa, não deixe de ir aos festejos, a Bitorofest está "bombando", vai ser muito boa mesmo, faça um esforço e vá, por favor! A vida é mais curta do que imaginamos, devemos aproveitar todos os momentos!
Um abraço,
Lúcia Araújo

Socorrinha Rufino disse...

Oi Gracinha!
Finalmente! Desde o primeiro dia que vi sua foto não sossego. Fiquei tentando e não conseguia. E Lúcia também. Postei um comentario para você, mas acho que fiz alguma barberagem. Não havia, ainda, entendido a estrutura do blog. Estou muito triste com a perda na família do tio Dico. Hoje postei outro comentario para o Neto e coloquei meu e-mail: maria.rufino@yahoo.com.br . Mandem-me notícias, endereços. Quero muito conversar e matar as saudades. Gracinha, alguma coisa estava incorreta no endereço que você postou aqui, (acima). Enviei várias vezes uma mensagem e voltou.
Vou esperar sua vinda. A Lúcia está aqui perto, então.........
Grande abraço!

Socorrinha Rufino disse...

Oi..corrigindo o e-mail: maria.rufino2008@yahoo.com.br

Gracinha Torres disse...

Oi Lúcia! Estou com muita vontade de ir ao nosso encontro, vamos ver, vamos ver.
Socorrinha. Eu recebi sua postagem, você o fez lá em postagens mais antigas início 2009
Jovem Guarda onde estamos numa foto eu, Silvia Melo e minha irmã Fátima,esta mora em Brasía também, lembra?
Qualquer dia irei ai.
Lúcia, Socorrinha e todos.
Beijos
E o José que não falou mais nada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...