quinta-feira, 4 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher.

Sobre o apoio das mulheres de Campo Maior, escreveu um dos líderes do movimento, o Juiz de Fora, João Cândido de Deus e Silva: "As próprias mulheres não ficavam indiferentes: mandavam os maridos, os filhos, os irmãos para a guerra e a fim de que levassem munições e armas vendiam as jóias, se mais nada tinham a vender. A mulher piauiense mostrou, nessa ocasião, a grande fortaleza, o ânimo varonil de lendárias heroínas. Foi inexcedível de amor pelo triunfo completo da Independência - que abraçara, desde as primeiras proclamações."
Glória também aos vaqueiros e roceiros humildes, que lutaram sob o comando dos bravos Luís Rodrigues Chaves, João da Costa Alecrim, Francisco Inácio da Costa, Salvador Cardoso de Oliveira, Alexandre Nery Pereira Nereu, Pedro Francisco Martins e Simplício José da Silva. Eles permaneceram durante muitos anos no esquecimento. Apenas algumas toscas pedras marcavam o lugar das sepulturas com restos desses valentes, mortos sem que deixassem à posteridade ao menos os modestos nomes. A gratidão dos piauienses, porém, um dia se positivou neste Monumento do Jenipapo, na campina formosa - o lugar mais sagrado da história.

Fotomontagem: Bitorocara+

21 comentários:

zan disse...

Esse negócio de Dia Intenacional da Mulher é tão ridículo quanto se propor a criação do dia Internacional do Homem, ou dos Gays ou dos Animais... Se vacilarem, isso termina virando dias nacionais dos lojistas nos dias das mães, dos pais, das crianças, dos namorados... Pra mim, esses dias são datas em que as pessoas param pra ficar no blá, blá, blá inútil tentando exorcizar o fato de no dia a dia, desrespeitarem naturalmente homens, mulheres, crianças, gays, pretos, animais, quase sempre se iudindo que estão efetivamente fazendo alguma coisa menos inútil...

José Miranda Filho disse...

Eles são dias de presentes, enriquecendo ainda mais os comerciantes gananciosos. Porém, melhorar os ganhos dos empregados, de jeito nenhum! "Não tá gostando do salário? Tem muita gente querendo tua vaga!" E quando o presente não pode ser comprado? Resultado: aquela tristeza ou zanga em casa.
Ah! ZAN, coloca na tua lista o dia da vovó. Criaram este.
De qualquer forma, salve a mulher! Meus efusivos parabéns e apertados abraços para todas as mulheres bitoroqueiras!!!

Zé de Vez disse...

O que espanta também né nem mais essa arapuca mais uma delas criadas pelos Isteites. Se o Netto tivesse botado aí no quadro uma mãe toda emperequetada, maquilada, olhos verdes, sorriso rasgado e brilhante de urêa a urêa com um bebêzin tinindo de gordo e muito mais bonito do que o Zé e o Zan a 80 anos atrás, isso aqui esta hora já tava bombando de elogio as mães. Ô povin pra gostar de remedar çelebridade (é assim mesmo).

Lindaura disse...

Esperaí, estas esposas vendiam suas jóias para quem mermo? Só isso.

zan disse...

E eu esperando pedradas e ovos podres... tem alguma coisa errada nisso aí...

Simão Pedro disse...

Com sabedoria Deus criou o homem e a mulher, duas pérolas preciosas que unidas se completam, tenham certeza meus amigos que todo dia é o dia do homem, como também é o da mulher.Vitor Hugo num momento de inspiração extraordinária,nos brinda com o poema sobre o homem e mulher.

O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono;
Para a mulher um altar.

O trono exalta; o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher o coração, o amor.
A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o gênio; a mulher o anjo.

O gênio é imensurável; o anjo indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória;
A aspiração da mulher, a virtude extrema.
A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher a preferência.
A supremacia representa força.
A preferência representa o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.

A razão convence; a lágrima comove.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher de todos os martírios.
O heroísmo enobrece; os martírios sublima.

O homem é o código; a mulher o evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é o templo; a mulher, um sacrário.
Ante o templo, nos descobrimos;

Ante o sacrário ajoelhamo-nos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter cérebro;
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano; a mulher um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza;
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um fanal; a consciência;
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O fanal guia, a esperança salva.

Enfim...
O homem está colocado onde termina a terra;
A mulher onde começa o céu...


Vitor Hugo

Me perdoe o Vitor Hugo, pelo exagero que fez,que somos nós o homens diante da força da mulher.

José Miranda Filho disse...

Zé da Vez, se o Zé a quem você se refere ali em cima sou eu, cabe-me dizer ao amigo (da onça) (se lembram da revista O Cruzeiro os de 80 anos?) que parabenizei as mulheres, especialmente as leitoras e comentaristas do Bitorocara, pelo transcurso do seu dia internacional. Releia o que escrevi, por favor. É oportuno também que eu lhe diga que nasci, realmente, tinindo de gordo e muito bonito. Foto minha foi publicada numa revista de Belo Horizonte/MG, contendo rasgados elogios ao piauiensezinho. Depois é que a vida vai alterando um pouco a gente. Mas ainda tenho muito charme. Cuidado com o meu insinuante olhar. Mas é só para mulheres.
Simão Pedro (tu és pedra!), muito bonito seu comentário e oportuna a transcrição do poema do maior poeta francês. Entretanto (que me desculpem as mulheres), Deus criou a mulher para ser companheira do homem ou para revirar a vida dele até hoje? Acreditam na história bíblica daquela mulher primeira...?

Simão Pedro disse...

Deus criou ambos pra uma grande união, ser companheiro é importante,tanto pro homem como pra mulher.Quanto a segunda questão,sugerida pelo amigo Zé Miranda,quero dizer com certeza,
que cada um tem sua missão.Falar que a mulher revira a vida do homem é buscar um culpado para as nossas imperfeições.Acredito que a vida a dois sempre dá certo quando existe tolerância,paciência e respeito nunca é demais na questão. Agora bom mesmo,na vida de todo casal, é um bom xamego entre os dois pra alimentar a união.

zan disse...

Meus e minhas, fiz também minha homenagem, a minha maneira, a essas criaturas fascinantes e estranhas, que são as nossas companheiras nesse mundim véi doido... Vão lá no meu blog, mas peguem leve considerando todo um contexto de tolerância e respeito.

Horácio Lima disse...

UMA MULHER

Um ser humano
Um ser mulher
Um cumprimento
Um entendimento
Um olhar
Um beijo
Um abraço
Uma noite mágica.


Queria que fosse algo melhor, maior ou mais significativo, mas é o que está ao meu alcance neste momento e escrever algumas linhas acima foi a melhor forma que encontrei de alcançar a todas.


Mulher é mesmo interessante,
Mesmo brava é linda,
Mesmo alegre, chora,
Mesmo tímida, comemora,
Mesmo apaixonada, ignora,
Mesmo frágil é poderosa.
(Cora Coralina).

Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores. (Cora Coralina).

HL/SP

Francisco Júnior disse...

Mulher,
Voce é tudo,
Voce é mãe...
Voce é esposa...
Voce é amiga...
Voce é confidente...
Voce é namorada...
Voce é companheira...
Voce é amante...
Voce é uma rosa...
Voce é uma orquídea...
Voce é uma flôr...
DEUS te deu o dom gerar uma vida...


Acima de tudo...

VOCE É MULHER...

PARABÉNS PELO SEU DIA...

José Miranda Filho disse...

Rapaz, são tantos os poetas aí em cima! Pois é, eu disse aquilo lá, mas foi apenas uma brincadeira. Mulher, para mim, é tudo o que exprime de melhor.
Mulher=melhor, melhor=mulher.
Parabéns à mulher hoje e sempre.

Simão Pedro disse...

Seria injusto não lembrar aqui, nesta data, as grandes mulheres que viveram marginalizadas em nossa Campo Maior, muitas delas hostilizadas pela sociedade. Na minha lembrança recordo-me bem da Ester Doida, Isabel Isaura,Cega Angelina, Isabel Puba,Cega Bernarda,Bola Sete, Xixica Mal Acabada,Dente de Ouro e tantas outras que por aqui passaram e tiveram entre nós a oportunidade do reajuste.Viva a mulher,virtuosa ou não.

zan disse...

Tem horas que acho que a cidade talvez não esteja preparada pra ver com naturalidade, falar-se dessas pessoas como se elas não fossem seres humanos com as mesmas necessidade de afeto, respeito e. porque não, dinheiro... "...na construção dessa vida ele é o nosso melhor pedreiro...". afirma o poeta violeiro Renato Teixeira... Vamos ver como reage a nossa tradicional família... Virtudes são valores, valores são subjetividades que nem todo mundo se permite cultivar do nmesmo jeito... Nosso irmão Turuka dizia uma frase que aparentemente não queria dizer nada, mas talvez dissesse mais do que a nossa compreensão seja capaz de captar:"Assim como são as pessoas, são as criaturas..."

José Miranda Filho disse...

E quem acabou sendo a maior, a mais famosa discípula do Mestre Jesus? Uma colega de profissão das meninas da Rua Santo Antônio, do Campo Pacífico e zonas similares - a conhecida Maria Madalena, que recebeu o seu amor, ganhou o seu perdão e se tornou uma das mais virtuosas mulheres de que se tem notícia.
A entrega dos campomaiorenses à luta da nossa liberdade foi completa. Conforme se conta nesta matéria, nem as mulheres fugiram, escafederam-se, esquivaram-se. Deram imensa colaboração à guerra dos homens.
Que entre as estátuas do homem vaqueiro e do homem lavrador, a serem erguidas no Monumento, segundo projeto (até hoje não concretizado), inclua-se a de uma mulher. Pode-se alegar que, apesar de sua contribuição, nenhuma estava no campo de luta. Porém, embora a valiosa luta de Leonardo Castelo Branco à causa da Independência do Piauí, ele não se achava nas margens do Rio Jenipapo naquelas horas de transe. Mas não foi por isto que deixou de ter o busto ali.

Simão Pedro disse...

A virtude do nosso próximo está escondida atrás da trave que colocamos em nossos olhos. Bem falou o Zé, ao reportar-se a Maria de Magdala, a maior conversão que o evangelho exemplifica. Essa mulher que tanto amou,que viveu entre os leprosos até o fim dos seus dias,um dia sai da carne apodrecida pela lepra para brilhar nas mais altas esferas.Com os olhos de criança enxerguei virtude nestas mulheres. Vi a Ester,conhecida como louca, guardar como um cão o túmulo de meu pai por mais de três dias, pois muito o amou. Vi a Cega Angelina recitar versos carinhosos em gratidão aos que lhe ajudavam, lembro de um deles que nunca esqueci: "A Mamãe me deu uma pisa, por causa de uma cumbuca, avalie se ela soubesse meu namoro com o Turuka"; são essas pequenas coisas que muitos olhos não conseguem enxergar.

Bezerra disse...

"Mulher, ô mulher, você não passa de uma mulher"
Martinho da Vila num de seus momentos de raríssima sobriedade a um bocado de anos atrás,Zé Miranda.

zan disse...

Mulher deve ser algo muito especial, principalmente porque aturam, quando aturam, um bicho tão ou mas complicado do que elas:o homem...

zan disse...

..."mas" que eu quis dizer, é MAIS, mesmo...

José Miranda Filho disse...

Pois, é Bezerra, o Martinho da Vila tem umas criações sobre o tema, aliás, o mais comum entre os compositores - mulher.
"E pensar que vim de dentro... duma?!" E que vivi a existência inteira buscando uma dessa espécie de ser?! Apesar da mais acentuada peculiaridade da minha psique - timidez?!
"Mulher, mulher, do barro de que você foi gerada me veio inspiração pra decantar você nessa canção" (Erasmo).

zan disse...

A dificuldade com as mulheres é que nós homens geralmente nos comportamos com elas como macacos numa loja de cristais... Dizer que precisamos nos tornar mais sensíveis e menos grosseiros no trato com elas não quer dizer muita coisa, porque esse jeito "meio rude" de ser com elas é atavismo, meio que tá no nosso sangue e não muda duma hora pra outra só com conversa... como agravante da coisa, as mulheres hoje não são as mesmas criaturas de antes e isso simplesmente enlouquece os homens... os relacionamentos desfeitos com elas deixam muito claro uma coisa:tanto o homem como a mulher precisam mudar a forma como vêem esses relacionamentos, repensar isso e tentar mudar... infelizmente, as ditas exigências da vida moderna, são outro complicador do tamanho do abismo que se abre entre homens e mulheres no dia a dia...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...