terça-feira, 18 de maio de 2010

Festejos de Santo Antônio...

RELAÇÃO DOS ANFITRIÕES DO CAFÉ DOS MÚSICOS
 Nº    NOME               DIA / SEMANA            DATA
 1- João Luiz Queiroz - Terça-feira - 01/06/2010
 2- Quarta-feira 02/06/2010
 3- Quinta-feira 03/06/2010
 4- João Félix de Andrade Filho / Fcª Medeiros - Almoço dos músicos - Sexta-feira - 04/06/2010
 5- João Alves e Café dos vaqueiros - Sábado - 05/06/2010
 6- Francisca Teresa Andrade / Amparo Ibiapina - Domingo - 06/06/2010
 7-Segunda-feira 07/06/2010
 8- Terça-feira 08/06/2010
 9-Quarta-feira 09/06/2010
 10- Karina Félix - Quinta-feira 10/06/2010
 11- Sergio Emiliano (correios) - Sexta-feira 11/06/2010
 12- Leopoldo Portela - Sábado 12/06/2010
 13- Domingo 13/06/2010


Os "traquinos" Simões furdunçando na mais conhecida iguaria do nosso mais tradicional shopping de todas as épocas.

Agora, me manda uma "taiada" de cuscuz de arroz, porque, de milho, minha mulher faz aqui com a mesma massa que faz a "polenta", iguaria da italianada, mas que pode muito bem ser chamada de "cuscuz 40" com sal e com uma breve visita ao forno; já o cuscuz de arroz, só quando vem gente aí do lado de riba do mapa do Brasil, coisinha meio complicada por causa da barreira natural do frio, inimigo ferrenho dos cabras, do "rabo da gata" à Rua do Sol.
A tapioca faz sucesso, mesmo quando a Regina apresenta a "bicha"* para os "polacos", feita com o tal do "porvilho", que, aparenta, mas  não é a mesma coisa da goma com caroço.

* "Bicha" - Ainda descubro porque diacho tudo em quanto, leva este "apelide", aí em Bitorocara! Isso é bem coisa de "cabeça-chata", figurinhas "apresentadas", e da qual, metade da população descende. Tem uns que se "escondem", dizendo, "sou de Pedro II ...!", entortando a cabeça pra esquerda  - o que não deixa de ser quaaase a merma coisa, não fosse por ser noutro Estado. Mas como diz a nossa vizinha italiana:
  -"sono tutti buona gente!".

SAUDADES...


"Saloon"

Sala de "bate-papo".

Coca-Cola do tempo do "baú"!
Se não me engano, foi um dos pioneiros na distribuição do xarope mais famoso do universo. Claro que no Zé Torres também tinha o Expresso de Luxo, indo e vindo de Fortaleza, trazendo, também, vinho "moscatel", cerveja "empalhada"... Mas isso aí é papo pra mais um copo...!

 
Fotos:MuseudoPaulo&BitorocaraBlog- 
 Banda de Musica, M. Luselene - Antônio Músico, Zeferino Zan - Arquivo

16 comentários:

Ricardo Reis disse...

Boas recordações tenho desse bar, do Antônio Músico, Puaca, Penha, e de tantos amigos que eram frequentadores do local. Alguns, já retornaram ao plano espiritual. Saudades, do querido amigo, Chichico Baú, sempre alegre, transbordando amizade. Que o Pai Celestial ilumine sempre o seu caminho.

Josias Bona disse...

Falar em PUACA e PENHA,relembra muita a minha infancia e adolecencia, sera que tinha tempo melhor,saudades de muita coisas boas que se tinha em Campo Maior.

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

O Bar do Antonio Músico era uma espécie de passagem obrigatória, quando saíamos da Praça Rui Barbosa, do Cine Nazareth e adjacências, para a Rua do Sol (lembra, né, Nettão?), onde morávamos. O bar vendia uns biscoitos que eram uma delícia... A Velha Guarda de então (lá pelos idos dos anos 70) se reunia com frequência no local; o jogo de sinuca...
Sobre a banda de música, a foto em questão me trouxe à memória o tempo em que meu cunhado, Manoel Teixeira, que era sargento da PM e tocava clarinete, ajudava a animar as retretas da Festa de Santo Antonio. Ele morreu há cinco anos, aqui em Cuiabá.
O Bitorocara continua se superando...

Netto de Deus disse...

Antonio, aqui embaixo, nos comentários do "Flagrante da Festa" tem uma menininha que se diz chamar Kaline Saraiva de Lima; só podia ser alguma conhecida do Rui Saraiva de Lima! Mandei mensagem. Vai lá!

Ana Lucia disse...

Vendo a foto da bandinha, quanta saudade, durante os festejos, acordava as 5h com a bandinha tocando na porta da igreja, e quando voltava da escola ao meio dia, ficava na Igreja Santo Antônio esperando a "alvorada" e as 18h, corria para a porta da igreja para ouvir a banda tocar, foi assim durante parte da minha infância e toda a minha juventude, quanta recordação.
Lúcia Araújo

Gracinha Torres disse...

Nesta segunda foto, dos lindos velhinhos. Olha só quem está lá ao fudo, minha querida tia Ana torres, esta foto eu não conhecia. Quanta saudades meu Pai!
Seu Antôin Musgo.
E Foto das meninas que maravilha, tão lindinhas.
Beijos.

Gracinha Torres disse...

Corrigindo: Tia Ana Torres.
Mulherada, o Chichico Bau, era bonito, nera?
Ô José você já ficou bom?
Mide você era muito lindinha e continua.
Saudades.

Simão Pedro disse...

Quando o ontem e o hoje se encontram,temos a certeza que continuamos a ser o que sempre somos, o moleque de ontem ainda vive no presente,graças a Deus.Sou feliz pelo passado que tive, pelas lembranças,pelas experiências vividas. Poder fazer a travessia no tempo e e me ver ainda vestido naquela farda caqui do Ginásio Santo Antônio, poder me ver correndo só de calção pela Praça Rui Barbosa puxando o cabelo das moças sentadas nos bancos,pedindo bombom na Petisqueira,tomando uma Mirinda no bar do Antonio Músico.É meus amigos o tempo passou mas o gosto pelo cuscuz continua.

Horácio Lima disse...

O cuscuz me fez lembrar quando a minha mãe e avó fazia. Quando criança, ter cuscuz à mesa era sagrado, depois do jantar lá vinha o cuscuz com leite, e todos adoravam.

A memória armazena, cuidadosamente, cheiros e gostos, que são frequentemente ativados pela saudade.

Cuscuz é bom de qualquer jeito. Quero parabenizar o Netto e Simão Pedro que nos traz essas matérias, fiquei com água na boca com vontade de um cuscuz de arroz.

Simão Pedro, mande um pedaço aí pra mim.


Abraços à todos
HL/SP

Simão Pedro disse...

Rapaz a vontade de mandar é grande, mas cuscuz só presta bem quentinho.Na segunda estarei em Campo Maior, irei ao mercado tomar café, com ceteza lembrarei de você meu irmão,um grande abraço.

Anônimo disse...

Netinho com certeza você irá saborear bastante cuscuz de arroz nos café dos músicos agora nos festejos do Nosso Glorioso Santo Antonio.
Nós campomaiorenses estamos lhe aguardando.A BITOROFEST já é um sucesso, hoje o assunto é só sobre a festa.Muita gente ligando pra avisar que vai marcar presença, vai ser um grande evento.
Um abraço
Bernadete

Horácio Lima disse...

A criatividade excêntrica do intelecto Netto, posso imaginar a alegria do Simãozinho na sua refeição matinal, já impaciente batendo a colher no prato.

Mããeeê..oh.. paiieê, traga o cuscuz.



HL/SP

zan disse...

Diariamente frequento uma padaria aqui nas imediações, onde tenho que optar por um pedaçõ de cuscuz ou uma tapioquinha, um cafezinho ou uma coalhada... Simãozinho, meus amigos e inimigos, lá no mercado central tem coisa até melhor, mas por razões de contenção de custos, tive que dispensar o motorista fardado da limusine que me transportava pela cidade e caminhando daqui prá lá de manhanzinha cedo, eu me canso mais cedo e não faço o que tenho que fazer diariamente... quando as coisas melhorarem...

Simão Pedro disse...

É,fez bem em conter custos meu irmão, mas quero lembrar que quando quiser variar seu cardápio pode visitar nossa amiga que ela estará lhe esperando,não faça cerimônia,aquela casa também é sua.Aos amigos de sempre não esqueça de abraçar,você é querido e bem vindo a hora que chegar. Quanto aos inimigos tenha pra com eles mais compreensão, agradeça por tê-los em sua vida, são chaves libertadoras que te conduzirão a um porto seguro amanhã.

zan disse...

Simão, rapaz, faço o que vc. me sugere mais do que vc. imagina, é so atravessar a rua e encontrar lá aquela gente que vc. conhece e que são continuadores dos obreiros que vieram antes e estão sempre de braços abertos pra me receberem... fique tranquilo que as coisas estão se ajeitando...

Carlos Reis disse...

Quantas coisas memoráveis se perderam na história e no tempo de minhas reminiscências da amada e inesquecível Campo Maior. Por muito tenho visto este blog e a cada acesso uma sensação inédita de rever contos e fatos desta gente e conhecer pessoas que ficaram marcadas nos corações dos filhos e filhas desta terra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...