sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bitorocara - De onde vem?

Para alguns, o topônimo Campo Maior originou-se em virtude dos seus belos e extensos campos e campinas com seus opulentos carnaubais. Entretanto, o nome Campo Maior, o que é mais provável, origina-se da “Praça de Guerra” fortificada chamada Campo Maior e sede do Condado Portoalegre, Portugal, com termo foral concedido por D. Manuel I em 1512. Com terras férteis e próprias para a criação de gado banhadas pelo Rio Tejo, na fronteira com a Espanha, Campo Maior, vila e sede do conselho de Portoalegre, possivelmente assemelhava-se à Campo Maior no Piauí, ou, Bitorocara, fazenda fundada por Carvalho e Aguiar, representante da Casa da Torre, no ano da morte de seu aliado, Francisco d’Ávila, em 1695, na confluência do Surubim com o Longá, território dos índios Alongás.
João Pereira Caldas em ofício ao Governador e capitão-geral do Estado do Grão-Pará e Maranhão em 02 de janeiro de 1761 ao então, Fernando de Castro de Atayde e Freire, relata sobre suas jornadas na capitania e faz menção da povoação do Surubim.


Fontes: Geração C. Maior - Reginaldo Gonçalves e Univ. Fed. da Bahia -  Foto 1 -  Ilustração da fazenda: Elmar Carvalho  -  Foto 2 - Arquivo

3 comentários:

Simão Pedro disse...

Interessante o relato sobre a povoação do Surubim. Tenho um desejo que não realizei ainda,conhecer a confluência dos rios que banham nossa Campo Maior.Sei que nos tempos em que meu avô foi contador da Prefeitura, existia até um projeto de uma grande barragem naquele local. Os que por lá estiveram contam que o lugar é muito bonito.

Milton - de Goiânia disse...

Simão Pedro, seu avô deve ter dito isso quando era pequeno. Esta barragem nunca foi feita por dois importantíssimos motivos: inundaria terras de poderosos que se apossaram (grilaram) delas e porque tiraria muitas famílias da miséria e da escravidão do pó da cera de carnaúba. Pelas fotos do site do ex-companheiro Zan, me arrependi demais de não ter ido para o Bitorocara Festa. Parabéns aos Erivan e sua equipe e a este gigante Netto do seu Dideus.
Um abraço.

amaral disse...

amigos e conterrâneos, nosso querido zan precisa de cuidados e companhia. estive com ele no domingo, em seu apartamento, sem saber que estava com dengue. o telefone dele é 99292822.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...