quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Cinema chega a Campo Maior...


Prédio do antigo “cinema do seu Castelo”, que na verdade foi construído na década de 30 pelo então prefeito Francisco Alves Cavalcante (coronel Chico Alves) para funcionar como teatro e cinema. Desde a sua inauguração chamou-se “Cine Glória”; reformado, a partir de sua reinauguração, em 14/10/1961, passou a denominar-se “Cine Nazaré”, sob a direção do empresário Zacarias Gondim.




Fonte: Geração Campo Maior – Foto: MuseudoPaulo&Bitorocara

6 comentários:

zan disse...

Publicarei no meu blog uma matéria que fiz para o jornal Tribuna do Norte, cujo primeiro número circulou na cidade em maio/abril. Lá transcrevo conversa que tive com o sr. Augusto Pereira, que conta como foi a projeção dos primeiros filmes falados na cidade. Só para que os curiosos pela história do cinema na cidade, saibam do que ali está relatado pelo sr. Augusto Pereira.

zan disse...

Sonhei de ontem pra hoje que tinha uma lupa de alta precisão e via (reconhecia...) na porta do cinema as figuras do "staff" do seu Zacarias:Milton Passos (projetista), Venta (desenhista dos cartazes, também conhecido como Machado, era cria do véi Machadim...) e Nonato Barba, o cara que saia com um megafone de lata de querozene, anunciando os filmes pela cidade no gogó... Eita, imaginação...

EU disse...

O meu pai trabalhou com essas máquinas, nesse cinema, quando ele era adolescente. Isso foi nos idos de 1940. E eu assisti a filmes aí na década de 1960. Era do Sr. Zacarias, um senhor zangado. Havia amplificadoras lá fora. E se vendiam quadrinhos na calçada.

Aηηa Yáяιηa disse...

Hahahaha Zacarias Gondim Lins, meu avô paterno! Meu pai é zangado do mesmo jeito hahahaha

Aηηa Yáяιηa disse...

Meu pai, Antonio João, filho do Zacarias Gondim Lins, nos contou muitas histórias sobre essas pessoas incríveis que marcaram uma geração e levaram alegria aos campomaiorenses! Abraços!

Anônimo disse...

Seu Zacarias era meu Avô materno, minha mãe e minhas tias sempre contam histórias dessa época.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...