quarta-feira, 28 de julho de 2010

Monark "Biz" ou "Buzú"?

É só olhar no pneu trazeiro pra sentir o drama da "magrela... Qual delas? A comprada na Casa Marck Jacob, sob recomendação pessoal do seu Sílvio Mendes, o gerente e pai de outro Sílvio Mendes, jovem estudante que viria a ser um médico e ex-Prefeito de Teresina.
Nos dias de hoje parece que é obrigatório que toda casa tenha uma dessas motos "scooter", páreo duro para a quantidade de Moto-Táxi e mosquitos da dengue!

Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

PauloBona&Áurea - Filhos

Uma partidinha de futebol no dia do maior craque do planeta, para estas crianças. Colégio das Irmãs em Teresina com o "Ronaldão", Paulo Bona Andrade, entrando na quadra com os "mascotes" mais importantes do mundo, para esse atleta. Parabéns a todos os pais, sempre vivos em nossos corações.

NOS COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...
Olá, na primeira foto, Paulo está com as crianças mascotes (os dois na foto não são seus filhos) do jogo em comemoração ao dia dos pais no Colégio das Irmãs, onde seus filhos estudavam. Olha a "galerinha" lá na torcida!!!

Temos aí a colação de grau do arquiteto Artur Sampaio, filho do casal Paulo Bona Andrade e Áurea.
Na outra foto que causou pânico em BSB e CMBP (olhaí, Marcelo Bona!), temos o jovem andarilho internacional, Artur, neto do professor Raimundinho Andrade, finalmente, atrás das grades do antigo e famoso presídio de Alcatraz, uma ilha localizada no meio da Baia de São Francisco na Califórnia, depois transformado em um movimentado ponto turístico daquela cidade americana. Na época, o Artur estava fazendo um périplo turístico bem alíii pelos lados de Los Angeles; depois de pisar na pisada das celebridades na Calçada da Fama, encrespou que tinha de botar mais emoção nesta aventura cinematográfica que começou por Hollywwood. Ah bom! Uuufa!

Artur, Manuela e Paulo Gustavo Sampaio

Lembrei que o Artur é "cinemaníaco" e dei um jeitinho da "diretora" Áurea Hitchcock aparecer na cena.


Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

Quem te viu... 2

Sônia Araújo Cruz, filha do Sr. Josenias e Neusa Cruz. A Sônia mudou bem cedo para a casa dos tios, bem pertinho do berço e com passagem livre pelo quintal cortado por um riachinho que o aquecimento global evaporou. Ali morava sua segunda mãe e outro pai: Joaquim Araújo e dona Isabel (Bebela). Ainda outro dia, em junho, encontrei com a "pastorinha" aí da foto, de papo com a Isolete (Lelézinha) Silva Clemente na porta da mesma casa, na mesma rua, esquina com a Praça Gentil Alves, o quadrilátero do Teatro dos Estudantes, onde não por acaso, moram os pais deste blogueiro "de Deus" que vos "fala".

Aureliano (Fifio) Torres Filho
Fiffiozin, mô fí, você ta com uma carinha de quem vai passar por baixo da mesa! Peça para a dona Zenita, bem aí do seu lado (não olhe pra cima senão enguia!), ou então o menino vai sobrar; aliás, não vai sobrar é nada nessa disputada mesa!  O pimpolho do seu Aureliano Torres e da dona Didita, convenhamos, estava com uma carinha literal de gatinho pidão. Dizem que depois desse bombardeio de "suvaco", o bixano não apareceu mais no local pra pegar a sobremesa... Mas também!  No digital colorido temos o Aureliano (Fifio) Filho nos dias de hoje.

Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog e da página de relacionamento dos conterrãneos.

Augusto Pereira

Sr. Augusto Pereira, digital, escutando animada prosa numa  mesa "gelada", ao lado de outro Augusto Pereira, o Servidor Público Municipal, enfermeiro e comerciário. Sr. Augusto também exerceu o cargo de confiança da Junta de Serviço Militar do Tiro de Guerra de Campo Maior, durante a gestão do Prefeito Raimundo Nonato Bona Carbureto. 
Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Waldemar Higino


WALDEMAR HIGINO DE SOUSA nasceu, no dia 21 de dezembro de 1913, filho de Luis Higino de Sousa e Francisca Maria das Chagas Sousa; na Localidade Angical localizada no município de Campo Maior – PI (atual município de Capitão de Campos – PI).

1932: Estabeleceu-se na localidade Novo Oriente zona rural do município de Campo Maior – PI, na qual iniciou sua vida de comerciante de tecidos, mercadorias em geral e fabricante de calçados.
1936: Casou-se com HENERINA BANDEIRA DE SILVA, filha de Antonio Bandeira e Francisca Maria da Conceição Silva, juntos tiveram 14 (quatorze) filhos: “04 falecidos ao nascer”, Antonio Crissostomo de Sousa, Francisco Bandeira de Sousa, Vicente de Paula Sousa, Waldeck Bandeira de Sousa, Luis Carlos Higino de Sousa (in memoriam), Waldemar Higino de Sousa Filho, Teresinha Higino de Sousa, Maria de Lourdes Sousa, Maria do Rosário de Fátima Sousa e Enerinda Bandeira Filha.

Formatura de Francisca Maria na Escola Normal; Olhar atento do Waldeck Bandeira e Dona Jesus, do Chico Passarinho.

1954: Mudou-se para a cidade Campo Maior, daí então se deu a abertura de uma das primeiras Lojas de Tecidos e Mercadorias em Geral da cidade, denominada de “CASA HIGINO”, localizada no centro da cidade.

Waldeck Bandeira (“Meu incansável Pai” – Jean Charles)

Atividades desenvolvidas na sua vida social se destacaram com sua presença na fundação do Caiçara Esporte Clube “Leões dos Carnaubais”, como também a fundação da Loja Maçônica - Costa Araújo n° 03, na qual de tornou Venerável. Dentre suas habilidades profissionais, abriu sua Fábrica de Malas de estrutura artesanal em Campo Maior.

Waldemar Higino Filho ("Dema") recebendo um diploma (que não é o de "doutor" atual) das mãos do Padre Mateus, na mira do então capitão Câncio.

1961: Mudou-se para cidade Santa Inês - MA, montando lá uma panificadora e sete anos depois se instalará também na cidade de Bacabal – MA, mas como fabricante de malas artesanais, passados anos retorna ao Piauí, residindo na cidade Piripiri - PI com a mesma atividade.

Nerindinha(Tia), Marina(Tia), Dona Jesus (Vó), Dona Nerinda (nossa Maenzinha), Dona Francisca (Mãe), Waldeckão (Pai), Claúdia (Prima) e minha irmã Raquel. – Jean Charles.
NOTA do BITOROCARA - Jean, do lado de fora da TV, a sua tia Neirindinha ontem e hoje. Uma brincadeira virtual do Bitorocara Blog

1983: Coberto de reconhecimento da família e dos amigos pelo seu papel de humildade de luta pela vida, WALDEMAR HIGINO morre em 12 de fevereiro na cidade de Piripiri- PI, com 70 anos de idade, vitimado por um enfarte do miocárdio foi enterrado no Cemitério São João em Campo Maior – PI.

Fotos cedidas pelo neto Jean Charles

sábado, 17 de julho de 2010

Respingos do festão...


Aproveitando, literalmente, o embalo da música da festa, eis aí uma prova de que o bafo (ou sopro) no cangote era a linha que separava o sereno da festa, das pessoas que compravam a mesa na pista de dança do Campo Maior Clube. Me contaram causos em que a turma da "geral" aceitava copos de refrigerantes da mesa mais próxima (oferecidos por mera formalidade) e ainda mandavam recados pelo Domingos dizer para o Milton, sobre o péssimo estado da geladeira do Clube! Desnecessário dizer o que aquela galera comentava sobre os modelitos das beldades dos bailes afobados da "primeira" divisão da sociedade. Sim, naqueles idos tinha até a "terceirona", se não me engano - é isso, Zan?
A dona Zizita e suas amigas de mesa, pelo visto, tiveram sorte com as duas comportadas vizinhas do popularíssimo "sereno" do Campo Maior Clube.  

Fotos: Zeferino Neto...Ufa, ainda bem que apareceu alguém pra dividirmos as juras de vingança!  - Mônica, pega primeiro o mais véi. E por eu estar a quase quatro mil quilômetros do Iate, prometo que vem mais fotos por aí. Zan, meu camarada, desculpe o esquecimento do seu merecido crédito nas fotos, é que o frio reduziu minha carga horária no computador; está insuportavelmente gostoso ficar sem ir dar uma volta na europeizada  e bonita Curitiba desta época. Sem falar que ficar sentado com temperaturas abaixo de zero não é nada confortável: enrijece o pescoço, doi o solado dos pés (mesmo com pantufas); as mãos ficam ardendo e eu não tenho com usar luvas porque impedem meu desempenho na feitura das artes utilizando uma pedra preta de gelo com formato de mouse. 
A bendita distância de quase quatro mil quilômetros da praça Bona Primo e do Iate, será a responsável por mais "fotopotocas" que nem essas aí. Então, passo pra tí todas as ameaças dos insatisfeitos... Quááá!!!! Divirta-se!

James Frederick Clark


A filial do grande estabelecimento comercial de Campo Maior ficava situada na atual Praça Luís Miranda (da Prefeitura), no local onde foi erguido o moderno prédio do Banco do Brasil – por ali, onde tem aquele solitário jumento de carga na porta. A coluna à direita era um relógio que popularizava o nome da praça (do relógio) e que foi transportado para embelezar a área em que se construiu a primeira Estação Rodoviária do Piauí. Hoje, segundo aparenta, está só o "ôco"! A Foto do post é de 1940.

A Casa Inglesa dirigida por Paul Robert Singlehurst, conhecido pelos brasileiros como "Paulo Inglês", se estabeleceu no Brasil em 1849. Foi o primeiro a trazer para o Brasil, tratores, automóveis, motores e jeeps. Em 1869 chegava a Parnaíba um jovem inglês chamado James Frederick Clark. Trazia um contrato de aprendizagem de cinco anos com a loja do Paulo Inglês. Em 1884, James Clark já era sócio da Casa Inglesa. E mais tarde virou dono único. Por iniciativa dele introduziu a cera da carnaúba no mercado internacional. Além dos produtos a base de petróleo e forneceu os equipamentos e a instalação elétrica em 153 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará. O primeiro automóvel, o primeiro trator, o primeiro motor, o primeiro Jeep foram levados ao Piauí pela CASA INGLESA, em sua missão civilizadora de pioneira.

Na foto, o Staff, ou grupo de pessoas que assessoravam o gerente (em pé) Sr. Antônio Pedro da filial da empresa inglesa em Campo Maior. E como eles também eram filhos de Deus, e não da rainha Vitória, temos aí todo um cenário de confraternização de final de ano. 

Em 1915, a CASA INGLESA introduziu, no Nordeste, o consumo dos produtos de petróleo, de que era distribuidora. Não há lugarejo, no Piauí, por menor que seja, que não conheça, há meio século, a luz de civilização que o querosene “Jacaré”, vendido pela CASA INGLESA, lhe proporcionava. Posteriormente, também, foi a CASA INGLESA que forneceu o equipamento e instalou iluminação elétrica em 153 municípios do Piauí, Maranhão e do Ceará.


Fonte: Revista (interna) Casa Inglesa
Fotos: Antônio Pedro e funcionários – MuseudoPaulo&BitorocaraBlog / Casa Inglesa – Décio Bona&Prof. Assis Lima

terça-feira, 13 de julho de 2010

Habitués


Meu prezado amigo Netto, grande e forte abraço.

Garimpando umas gavetas em casa, após a chegada da terrinha querida, achei esta foto e achei que não tinha o direito de manter apenas em meu poder, pois se trata de uma turma conhecida e que frequentava sempre o Bar Santo Antônio, do velho, querido e saudoso Bona Neto, o nosso Antônio Músico! Bem, vou descrever as figurinhas carimbadas e habitués daquele recinto frequentado mais tarde, por todos nós!

Em pé:
Geralda Marcineiro, Bona Neto, Júlio Rabelo, Puaca, Augusto Pereira, “Cabano” (empregado da Prefeitura), Osvaldo Lobão (Osvaldinho da D. Margarida), Gildete do Tatá e Ozires (filho do Bona Neto).

Agachados:
Cosme, Hélio Bona (meu Pai) e o “Carnaúba”.

Grande e forte abraço do amigo.
Marcelo Bona.

PS. Esta foto é reprodução de um original de propriedade do Sr. Augusto Pereira, este mesmo da foto.

Nota do BitorocaraBlog: Habitué - Aquele que tem o hábito de; que marca presença sempre, e com frequência; "arroz- de- festa", no popular.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eleições à vista!

PALANQUE DISPUTADO

O locutor, repórter, animador, gritador de leilão, "garoto" propaganda, disk-jockey... Chico de Paula segurando um microfone de gravador com carretel de fita para o pronunciamento do prefeito Mamede Lima. Também na foto, o então gordo, jornalista e radialista campomaiorense Carlos Augusto de Araújo Lima; o Zé Filipe e o Sr. Raimundo Helvécio ...

... Professor Raimundinho, Waldeck Bona, governador Helvídio Nunes de Barros e o Sr. Zé Neves.

Este outro lotado palanque deve ter sido em outra ocasião. Note-se aqui no canto direito, o historiador padre Cláudio Melo protegendo a retaguarda de uma freira colega da igreja. Estas legendas serão enriquecidas com dados dos abalizados comentaristas deste BitorocaraBlog. Com certeza.

AGORA É PRA VALER! 

Foi dada a largada para a primeira etapa da campanha eleiyoral. O Bitorocara Blog vai publicar caricaturas de personagens políticos de todas as épocas da nossa política em Campo Maior. Os dois que abrirão esta "Galeria" foram escolhidos, não por sugestão de polarização de partidos ou canditados, mas porque se encontram nos exercícios dos seus mandatos que terminam este ano.

 
 ANTÔNIO FELIX

Nascido a 17 de Outubro de 1966, em Campo Maior (PI), Antônio Francisco Félix de Andrade, é o mais novo de 10 irmãos do casal João Félix de Andrade e Mariana Rosa Almeida de Andrade, ele agropecuarista e ela dona-de-casa.

Casado com Cíntia de Melo Cunha Félix de Andrade, é pai de três filhos: Maria Clara, João Vicente e Luís Marcelo. Antônio Félix passou a sua infância em Campo Maior. Cursou o ensino fundamental nas Escolas Públicas Valdivino Tito e Petrônio Portela, Campo Maior (PI).
Em 1992, Antônio Félix formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), sendo aprovado no teste da Ordem dos Advogados do Brasil em 1993 e está inscrito na OAB-PI sob o número 2664/95.
Exerceu ainda, atividades profissionais no ramo agropecuário, imobiliário e empresarial. -
Fonte: Home Page do deputado Antônio Félix.


PAULO MARTINS

Paulo César de Sousa Martins nasceu em 1º de janeiro de 1971 no interior do município de Campo Maior-PI, na localidade “Contente”. Filho de Joaquim de Sousa Martins e Odália Soares Martins, agricultores com visão empreendedora, enfrentaram o desafio de trocar o campo pela cidade, onde se estabeleceram comercialmente, apostando na educação dos seus dez filhos.
O deputado Paulo Martins iniciou a vida escolar ainda na zona rural, na Escola Municipal Professor Raimundinho Andrade, em 1979, transferindo-se dois anos depois para a cidade de Campo Maior. Concluiu o ginásio no Colégio Estadual e o ensino médio na Unidade Escolar Leonardo da Vinci.

Especializou na área de marketing e gerenciamento, participando de mais de 30 cursos específicos com os mais diferentes e renomados especialistas da área. Foi presidente da Associação Comercial de Campo Maior no período de 2002-2004 e reeleito para o biênio 2004-2006, onde desenvolveu um novo conceito de gerenciamento e associativismo, intercedendo a favor do desenvolvimento local.

Fonte: Home Page do deputado Paulo Martins

Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

É com grande alegria que concretizo a realização deste projeto virtual de uma antologia de escritores da Literatura Piauiense, na visão artística da caricatura.
Ou no link DE OLHO, aqui do seu lado direito: LITERATURA NO PIAUÍ


quinta-feira, 1 de julho de 2010

Agarrava o que viesse...

Goleiro arisco; acrobata, alpinista, reserva do Coló, ou, simplesmente, V8!
Quantas vezes tentei acompanhar sua subida até o cume da torre da igreja de Santo Antônio, na arriscada empreitada de trocar as lâmpadas queimadas da cruz. Eu ficava ali na praça Rui Barbosa, com as mãos molhada de suor, me contorcendo como se fosse eu que estivesse lá nas alturas, e torcendo pra que o goleiro do meu Caiçara acabasse logo com aquilo que fugia ao seu talento de futebolista, mas que talvez amenizasse sua frágil condição de desportista daqueles tempos de leão magro. Não adiantava, eu desistia antes dele tirar a primeira lâmpada nova do saco. Sei nem se a igreja dava alguma “trocado” pra ele, ou se o serviço fazia parte da sua obrigação de necessitado devoto.

FORMAÇÃO DO ESQUADRÃO CAIÇARINO
E o time do Caiçara (foto) tem a seguinte formação.Em pé:INDIO, V8, CABEÇÃO, ANTÔNIO QUINTO,NECO, POPÓ, WALTER, ESCURINHO, DITOSO, JOÃO MARIA, AURELIANO (Presidente) E MODESTO; agachados: COLÓ, PAULO DA BANANA, JOÃO DE DEUS,CABO DULDE, BIA E NAPOLEÃO DO NONATO PEIDÃO. Nesse tempo o "bode azul" nem bodejava. Imaginem! - Colaboração do Belchior Neto, Editor da revista NOSSA GENTE.

Eeeeeeeeeeeei! Osmar do Padre,homi, manda teu endereço para que eu possa enviar a revista Nossa Gente.

Nota do BitorocaraBlog - Falta pouco para chover de anúncios com este padrão "Seu Gosto na Berlinda": --"Atenção, seu Osmar do Padre, o Mundico manda avisar que mandará sua vevista(?) da GENTE DELE pelo expresso das 2 horas da tarde; mande o jumento do Raimundin com um menino pra beira da rodagem. Pergunta também se tá dando pra atravessar o riacho no lombo do jumento do Raimundin, mode não moiar a tal da bendita da vevista, que pelo jeito parece que a encrenca é uma canoa cheia de parente dele que não sabe nadar não!".
Eu se abro...! Êêêita Rua do Sol, celeiro de artistas; craques de futebol, piloto de KarmanGhia, jornalistas e Editor de revista de Bitorocara!

A REVISTA NOSSA GENTE JÁ ESTÁ NAS RUAS COM A COBERTURA COMPLETA DO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO E DA BITOROCARA FESTA, O MAIOR ACONTECIMENTO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS, EM CAMPO MAIOR!


Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

Há um alguém na multidão

Nos comícios nos anos 60, apesar da temperatura das praças estarem bem acima dos 40 graus habituais dos mêses de setembro, outubro e novembro, a afluência de campomaiorenses de todas as idades para estes eventos era  pra impressionar o mais fanático dos argentinos, tido como os mais politizados eleitores da América Latina. Ampliei estas fotos e ainda consegui identificar algumas figuras conhecidas daqueles tempos. Vejam se vocês conseguem pinçar alguém conhecido nestas multidões, inclusive este senhor de paletó escuro, cabelos brancos e óculos "tartaruga" que deveria ser um fã incondicional do candidato, visto que ele se encontra em três das quatro fotos dos comícios.


                 




Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...