terça-feira, 20 de julho de 2010

Waldemar Higino


WALDEMAR HIGINO DE SOUSA nasceu, no dia 21 de dezembro de 1913, filho de Luis Higino de Sousa e Francisca Maria das Chagas Sousa; na Localidade Angical localizada no município de Campo Maior – PI (atual município de Capitão de Campos – PI).

1932: Estabeleceu-se na localidade Novo Oriente zona rural do município de Campo Maior – PI, na qual iniciou sua vida de comerciante de tecidos, mercadorias em geral e fabricante de calçados.
1936: Casou-se com HENERINA BANDEIRA DE SILVA, filha de Antonio Bandeira e Francisca Maria da Conceição Silva, juntos tiveram 14 (quatorze) filhos: “04 falecidos ao nascer”, Antonio Crissostomo de Sousa, Francisco Bandeira de Sousa, Vicente de Paula Sousa, Waldeck Bandeira de Sousa, Luis Carlos Higino de Sousa (in memoriam), Waldemar Higino de Sousa Filho, Teresinha Higino de Sousa, Maria de Lourdes Sousa, Maria do Rosário de Fátima Sousa e Enerinda Bandeira Filha.

Formatura de Francisca Maria na Escola Normal; Olhar atento do Waldeck Bandeira e Dona Jesus, do Chico Passarinho.

1954: Mudou-se para a cidade Campo Maior, daí então se deu a abertura de uma das primeiras Lojas de Tecidos e Mercadorias em Geral da cidade, denominada de “CASA HIGINO”, localizada no centro da cidade.

Waldeck Bandeira (“Meu incansável Pai” – Jean Charles)

Atividades desenvolvidas na sua vida social se destacaram com sua presença na fundação do Caiçara Esporte Clube “Leões dos Carnaubais”, como também a fundação da Loja Maçônica - Costa Araújo n° 03, na qual de tornou Venerável. Dentre suas habilidades profissionais, abriu sua Fábrica de Malas de estrutura artesanal em Campo Maior.

Waldemar Higino Filho ("Dema") recebendo um diploma (que não é o de "doutor" atual) das mãos do Padre Mateus, na mira do então capitão Câncio.

1961: Mudou-se para cidade Santa Inês - MA, montando lá uma panificadora e sete anos depois se instalará também na cidade de Bacabal – MA, mas como fabricante de malas artesanais, passados anos retorna ao Piauí, residindo na cidade Piripiri - PI com a mesma atividade.

Nerindinha(Tia), Marina(Tia), Dona Jesus (Vó), Dona Nerinda (nossa Maenzinha), Dona Francisca (Mãe), Waldeckão (Pai), Claúdia (Prima) e minha irmã Raquel. – Jean Charles.
NOTA do BITOROCARA - Jean, do lado de fora da TV, a sua tia Neirindinha ontem e hoje. Uma brincadeira virtual do Bitorocara Blog

1983: Coberto de reconhecimento da família e dos amigos pelo seu papel de humildade de luta pela vida, WALDEMAR HIGINO morre em 12 de fevereiro na cidade de Piripiri- PI, com 70 anos de idade, vitimado por um enfarte do miocárdio foi enterrado no Cemitério São João em Campo Maior – PI.

Fotos cedidas pelo neto Jean Charles

11 comentários:

Djalma disse...

E eu ia perguntar pelo amigo Luis que de terror não tinha nada, mas aí vi ali no texto o que parece ser uma refrência a ele. Juro que eu não sabia.

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

O Dema foi meu colega de Colégio Estadual. Na mesma época, nossa turma tinha figuras de relevo, das quais guardo gratas lembranças: Elmar (grande juiz), Otaviano (irmão do boleiro Augusto César), que mora em Brasília, Antonio Adalto, Antonio de Pádua... Dema sempre se revelou um sujeito de bem com a vida, grande amigo. A homenagem à família Higino, sem dúvida, é das mais merecidas. Aos poucos, vou "revendo" velhos amigos. Isso faz muito bem.

Jean Charles disse...

Grande Netto, vc realmente nos emociona com suas criatividades e amizade..lhe juro que fiquei muito emocionado e grato por essas postagens, iremos continuar a divulgar esta ferramenta que aproxima ainda mais nossas familias campomaiorensses e como também colaborar..obrigado e um grande abraço de toda nossa família.

Rui Lima disse...

neto ao ver as fotos dos familiares do dema e do valdeque,me veio em minha memoria os dias de criança e de adolecente,quando criança eu ia sempre na casa dos pais do dema e do valdeque passar o dia jogando bola,fazendo traquinajem e danação,na adolecencia tive como colega de classe o meu grande amigo dema,quando estive em campo maior após 13 anos ausente,tive a grande alegria de encontrar o dema com sua esposa e filhos,uma familia muito bonita,conhecir também os netos do nosso inesquecivel luis higino,o guerreiro valdeque eu o encontri junto com sua esposa na catedral de santo antonio ao participar de uma missa.aproveito para externar aqui o meu apreço a este dois campomaiorenses,que fazem parte da minha biografia de vida,tenho muitas boas recordaçoes dos dias que pude conviver com todos desta familia,um abraço fraterno em todos.

Anônima disse...

Pessoas a Nasaré Paz identificou mais pessoas lá da materia Há um alguém na multidão.
Nasaré Paz deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Há um alguém na multidão":

Na foto 2:2.1:Otacilio Eulalio; 2.2:Carminda Paz;2.5:Ferreirinha; 2.6:Antônio Evandro e Heloisa Sabóia. Na foto 3: 3.1:Antonio da Paz e
Chico Paz; 3.2:Golerim Aragão; 3.3:Sebastião Benicio
Foto 4: 4.1: Antonio Musico; 4.2: Zé Olimpio da Paz; 4.3:Zeca Baú; 4.4:Zé Bona; 4.6:Chico da Araceia.

Ademar da região de Coivaras. disse... disse...

Seu João de Deus eu vi este seu blog lá no blog do Zan que um primo meu de Santo André me indicou. É muito bonito que estou vendo por aqui neste blog de nome estranho mas é a nossa bonita história. Digo isso porque moro a quase 40 ano auim e São Paulo Mesmo no Belemzinho. Então vou aproveitar este maravilhoso espaço pra alertar meus conterrâneos sobre o que se passa aqui com a gente nesta época de politica.
O mentiroso do Fernando Henrique Leproso chegou a sentar na cadeira de governador em São Paulo e na hora quem venceu foi o Janio Quadro que venceu bem apertado mas venceu. E adivinha quem dava a vitória para o safado do Fernando Henrique, o datafolha já na época. Mas esse Serra vai levar uma sova de uns 70 por cento contra 20 por cento neste rumo.
Seu João só quem mora aqui em São Paulo é que está vendo que o racismo fez foi piorar pra nós aí do Nordeste e do Norte. Agora somos nós que temos culpa em tudo de ruim que este desgraçados e aturma dele fez com São Paulo, antigamente eles diziam que nós é que construimos esta cidade, agora porque sabem que vamos eleger a Dilma disparado, nós somos odiados. E ainda tem um bando de fi de rapariga aí do Piauí e de Campo Maior falando em Serra meu irmão? Chegam ser mais safados do que eles e nem doente mental não são, quem vota nestes bandidos são é ladrões, cínicos que nem eles.
Isso aí que escrevi é pura revolta por ter deixado meu suor passando fome no início e agora ser olhado como inferior, um lixo, um vira lata que suja a cidade deles. Deles não minha e de milhões da gente construimos isso aqui. Vou espalhar em tudo que é site e blog daí que eu achar na internet.
Obrigado e vá desculpando aí.

Menelau disse...

Ademar da região de coivaras?
Acho que esse cidadão deve ser primo do judilão.
Parece-me que o Judilão é tambem dessa região de coivaras.
Alguem se astreve a confirmar isso?

zan disse...

Fiz um comentário aqui sobre a família do sr. Waldemar Higino, mas parece que a conexão internética da ciadade não mandou ou não fez chegar no destino; refaço agora: conheço essa família aí desde menino, meu irmão mais velho, Marco Aurélio, era muito amigo do Antonio e do Francisco, os irmãos mais velhos, eu fui professor do Valdeck e muito amigo do Dema (ainda sou...) e do inesquecível Luis Terror.

Marcelo Bona. disse...

Ao amanhecer, após as saídas do Campo Maior Club ou do Grenfor, o caldo do Waldeck era o salvador da pátria!
Tempo bom!

José Miranda Filho disse...

Aí na penúltima foto, são vistos, à esquerda, o Padre Cícero Romão Batista (Padim Pade Ciço) e, ao centro, o próprio Capitão Virgulino Ferreira da Silva (vulgo Lampião) - perdeu os óculos na última briga com as volantes -, mas o da direita não recordo. Nem sei dizer por onde andava Maria Bonita. Ah, Juazeiro do Norte! Faz tanto tempo que não apareço aí!

Nilton Teixeira Brito disse...

Gostaria de saber mais informações sobre a família Higino e Teixeira, pois nasci na localidade Angical(Capitão de Campos), em 1941, sou neto de José Higino Teixeira. Conheci a Senhora Amélia Sousa, esposa do Senhor Manoel Bandeira, já falecido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...