quinta-feira, 1 de julho de 2010

Agarrava o que viesse...

Goleiro arisco; acrobata, alpinista, reserva do Coló, ou, simplesmente, V8!
Quantas vezes tentei acompanhar sua subida até o cume da torre da igreja de Santo Antônio, na arriscada empreitada de trocar as lâmpadas queimadas da cruz. Eu ficava ali na praça Rui Barbosa, com as mãos molhada de suor, me contorcendo como se fosse eu que estivesse lá nas alturas, e torcendo pra que o goleiro do meu Caiçara acabasse logo com aquilo que fugia ao seu talento de futebolista, mas que talvez amenizasse sua frágil condição de desportista daqueles tempos de leão magro. Não adiantava, eu desistia antes dele tirar a primeira lâmpada nova do saco. Sei nem se a igreja dava alguma “trocado” pra ele, ou se o serviço fazia parte da sua obrigação de necessitado devoto.

FORMAÇÃO DO ESQUADRÃO CAIÇARINO
E o time do Caiçara (foto) tem a seguinte formação.Em pé:INDIO, V8, CABEÇÃO, ANTÔNIO QUINTO,NECO, POPÓ, WALTER, ESCURINHO, DITOSO, JOÃO MARIA, AURELIANO (Presidente) E MODESTO; agachados: COLÓ, PAULO DA BANANA, JOÃO DE DEUS,CABO DULDE, BIA E NAPOLEÃO DO NONATO PEIDÃO. Nesse tempo o "bode azul" nem bodejava. Imaginem! - Colaboração do Belchior Neto, Editor da revista NOSSA GENTE.

Eeeeeeeeeeeei! Osmar do Padre,homi, manda teu endereço para que eu possa enviar a revista Nossa Gente.

Nota do BitorocaraBlog - Falta pouco para chover de anúncios com este padrão "Seu Gosto na Berlinda": --"Atenção, seu Osmar do Padre, o Mundico manda avisar que mandará sua vevista(?) da GENTE DELE pelo expresso das 2 horas da tarde; mande o jumento do Raimundin com um menino pra beira da rodagem. Pergunta também se tá dando pra atravessar o riacho no lombo do jumento do Raimundin, mode não moiar a tal da bendita da vevista, que pelo jeito parece que a encrenca é uma canoa cheia de parente dele que não sabe nadar não!".
Eu se abro...! Êêêita Rua do Sol, celeiro de artistas; craques de futebol, piloto de KarmanGhia, jornalistas e Editor de revista de Bitorocara!

A REVISTA NOSSA GENTE JÁ ESTÁ NAS RUAS COM A COBERTURA COMPLETA DO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO E DA BITOROCARA FESTA, O MAIOR ACONTECIMENTO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS, EM CAMPO MAIOR!


Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

9 comentários:

Belchior/Teresina(PI) disse...

Netto, o V8 era um coringa em Campo Maior nas décadas de 60 e 70. Gostaria de ter mais subsídios para contar sua história na Revista NOSSA GENTE. O difícil é saber quem tem a verdade sobre a vida(?) do ex-atleta caiçarino. Sabemos apenas que o V* foi um pouco de tudo para a sociedade campomaiorense: goleiro do Caiçara, motorista, trocador de lâmpadas do cruseiro da torre da igreja de Santo Antonio e fre-lan ce para os "ricos" da época em nossa cidade. Gostaria muito de contar algo mais sobre ele na edição de nímero 05 da Revista Nossa Gente.

zan disse...

V8 era um desses tipos referenciais para a garotada do meu tempo... quando ficou adulto virou goleiro reserva do Coló no Caiçara, chegando a jogar até no River de Teresina, onde foi até roupeiro ou mordomo, um faz tudo da diretoria... Tinha uma mãe que era cozinheira conceituadíssima na cidade e o apelido dela já dizia muito sobre a pessoa:"Dona Boa" e dois irmãos que tinham uns apelidos que eu nunca esqueci:O mais velho, que era epiléptico, "São Pedro", um tipo magro e de aspecto estranho e o mais novo "Carne Seca", que era um verdadeiro "demônio", valente e malcriado, que parece que andou dando seus chutes em Teresina... Era uma família do barulho e morava ali num casebresinho na Av. Vicente Pacheco, no meio de casa de gente graúda... Icade e ZéMiranda devem saber mais coisas sobre essa gente, que parece que ainda tem descendente ou é vivo por Teresina...

Belchior/Piaui disse...

Netto, cara desse jeito tu me deixa cada vez mais tímido. Não precisa tanto escandalizar meu interesse em que os interessados tomem conhecimento nas reportagens existentes na revista Nossa Gente.
Maneira Super Netto, senão fico encabulado.

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

Netto e Belchior: estou aguardando, desde o ano passado (?), o envio da revista anunciada e ansiosamente aguardada por todos (como diria "seu" Zacharias, do Cine Nazareth). Será que ela foi enviada, você erraram o endereço e a publicação foi parar em alguma fazenda do Pantanal?
A edição sobre a festa de Santo Antonio e o Bitorocarafest deve estar interessante.
Aguardo resposta e número da conta para pagar a assinatura.

zan disse...

Não sabia que o Nonato Barba também tinha o apelido de Nonato Peidão...

Belchior Neto/PI disse...

Antônio, se realmente desejas receber a Revista NOSSA GENTE, manda o teu endereço postal para o meu e-mail: belchior56neto@hotmail.com. Com certeza você receberá.

Gracinha Torres disse...

Meu querido pai, que também está na foto, adorava esse caiçara.
Saudades.
Netto me liga minino!!!!!
Beijos.

José Miranda Filho disse...

"São Pedro" e "Carne Seca". Dois tipos realmente opostos, estranhos. O primeiro era meio paradão, espigado, parecia ter um cabo de vassoura enfiado nele. O segundo, mais agitado, fazendo mandados pr'ali, pr'acolá... Facetas mais bem definidas sobre suas vidas, pelo tempo que já se foi, ZAN, não me é possível recordar. O "V8" não passou de eterno reserva, não foi mesmo?

Ze Neto Marcos disse...

A lembrança que eu tenho de V8 é de uma partida de futebol onde teve problemas com a polícia,e correndo da mesma deu um pulo sobre o muro do DEUSDEDIT MELO soltando para a rua,deixando os poliçias boquiabertos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...