sábado, 7 de agosto de 2010

Campo Maior - 248 Anos

O povoamento de Campo Maior ocorreu entre 1695 e 1723 e por meio da Carta Régia de 19 de junho de 1761 foi elevada à categoria de Vila com o atual topônimo. Em 8 de agosto de 1762, aconteceu o primeiro ato com a instalação da vila. Nas dependências da Igreja Matriz ocorreu uma reunião e a primeira votação eleitoral de Campo maior, onde os principais líderes e autoridades existentes aprovaram o topônimo de Campo Maior e o local de instalação da Vila.

**********
Com a Revolução de 1930, que pôs fim a chamada Primeira República, teve início a Segunda República no Brasil e foi nomeado como 1º Prefeito de Campo Maior o Coronel Francisco Alves Cavalcante que governou tendo como substitutos eventuais sua irmã Vicência Alves de Menezes, Nilo Oliveira (Gerente de suas empresas), Aldemar Mendes de Melo, Antônio Costa Leitão e José Martins Lustosa.. 



A 1ª MULHER PREFEITA DE CAMPO MAIOR
Professora, nasceu em Batalha[PI] a 01/02/1897 e faleceu em Teresina. Filha de Raimundo Francisco Alves e de Raimunda de Menezes Alves. Exerceu o cargo de Prefeita de Campo Maior de 27/12/1934 à 30/10/1935 (há evidências de que foi até 08/11/1935). Em declaração fornecida pelo Prefeito João de Deus Torres em 07/10/1966, o período é de 29/12/1934 á 29/06/1935. Este documento está incorreto, uma vez que a Vicência assinou várias portarias após esta data de acordo com o documento que estava em poder do jornalista e escritor Reginaldo Gonçalves. Ela foi nomeada pelo governador da época e sua posse ocorreu em 27/12/1934, presidida pelo Bispo Dom Severino Vieira de Melo, de Teresina. Foi tida como boa e austera administradora. Por despacho do Ministério Público, a partir de 31 de julho de 1956, teve seu nome retificado para Vicência Alves Cavalcante. O seu título de Professora Normalista e Diploma foi expedido pela Escola Normal de Teresina em 10/01/1918, atividade (Professora) que exerceu em sua terra natal por nomeação do Governo do Estado do Piauí em despacho de 10/03/1919.

Na foto, no fundo do quadro da prefeita Vicência, vemos, em 1915, a fachada da Casa Alves, o estabelecimento comercial do coronel Chico Alves, maior exportado de cera de carnaúba da região e um dos maiores comerciantes do Estado do Piauí daquela época. Vê-se também produtores rurais tocando seus animais de saída para o campo depois de venderem suas produções do pó extraído da folha da carnaúba, de onde tudo se aproveita.

Era campo Maior dando seus primeiros passos para se consolidar como o maior exportador desse produto - até hoje - do Piauí, e o segundo do Nordeste.

*******

HINO DE CAMPO MAIOR


Campo Maior tem sol mais brilhante

Tem verdes palmeiras parece um jardim,

Campo Maior tem campo tem gado,

Tem céu estrelado, riqueza sem fim.

A treze de março

Lá no jenipapo

Comprou com seu sangue

nossa independência.

Sinto orgulho de ser

O teu filho

Cartão de visitas

Do meu Piauí.

Campo Maior hospitaleira

Majestosa, altaneira

Oh! Cidade, brasileira

Orgulho dos filhos teus

Letra e Música de Valmira Napoleão

A compositora em foto cedida pelo Erivan Napoleão

UM VIRTUOSO CLÃ
Na foto, a professora Almerinda Napoleão em roda de amigos na praça Bona Primo ao lado do Erivan Napoleão, outro membro da família com os ouvidos aguçados para a harmonia, e, igualmente virtuoso, no violão.
Lembro que na época do lançamento deste hino o monsenhor Mateus organizou um Coral no Ginásio Santo Antônio, do qual fiz parte, para que lançássemos em grande estilo e numa única apresentação para uma grande platéia que se acutuvelava na pequena área do interior do colégio. Surpreendente foi como o alunado da época se interessou em decorar e cantar a obra musical e hino de amor à terra de autoria da professora Valmira Napoleão.

Conseguimos, Lusmarina!

RESGATE CULTURAL
Um pedido feito pelo Blog Bitorocara foi atendido pela leitora Lusmarina Napoleão que com muito sacrifício me enviou uma imagem com nível "xerox"" acompanhada de lamento por não ter tido sucesso com o que a professora merecia.
Pois bem, Lusmarina, acho que com ajuda do computador fizemos este resgate para a memória cultural da nossa cidade.

O Erivan Napoleão, de pronto, sacou uma foto de um filme com imagens da professora Valmira que está postado ali no início.

********

Exposição de Caricaturas  e Festa na Galeria de Artes


Caricatura do Cel Chico Alves, primeiro Prefeito de Campo Maior


Caricatura do atual prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix Andrade. Este flagrante foi da entrevista concedida à Rádio Bitorocara AMHD Digital, falando da programação para o aniversário da cidade.

E PRA ENCERRAR A NOSSA FESTA AQUI NO BITOROCARA BLOG:
Nosso amigo e Prefeito Joãozinho em performance musical cantando o hino de Campo Maior composto pela professora Valmira Napoleão.

O Bitorocara Blog deseja a todos os campomaiorenses muita paz, harmonia e prosperidade para a população de Campo Maior no transcorrer destas festas e para a administração do atual prefeito João Félix de Andrade.

Fontes: Monsenhor Chaves/Geração C. Maior - Reginaldo Lima  Fotos: MuseudoPaulo&Arquivos do BitorocaraBlog
Caricaturas: João de Deus Netto

11 comentários:

Marcelo Bona disse...

Grande Erivan,
Um dos grandes responsáveis por este grande encontro dos Campomaiorenses no Iate Club Laguna, na Bitorocara Fest!
Tenho certeza que a próxima também será ô bicho!
Raimundinho!
Maior intérprete do Rei Roberto Carlos e, na banda, com seus pratos, não tem prá ninguém!
Feliz aniversário minha terra querida!
Desenvolva-se a cada dia, com toda galhardia, altivez, mas, jamais perca este jeito de cidade família!
Que Santo Antonio te proteja sempre, assim como, todos os teus filhos, que vivem aí, os que vivem fora da tua visão, mas, sempre dentro do teu coração e aqueles que tem escolheram como Terra Mãe!

Pereba Mestiolati disse...

Buááááááá´Marcelo rapaá deixa de ser covarde só proque sabe que meu coração por tigela de mantega de garafa buáááá

Marcelo Bona disse...

Pereba,
Tu esqueceu de misturar a mangueira e carne de sol em tiras, comprada lá no Zé Parente cabra ruim!
Ou então um rim de carneiro assado, lá do mercado e acompanhado de uma panelada, lá do Edimilson no posto Santa Paz, ou a do Colozinho ou então a do Caulino, ao lado de um frito de tripa bem torradim!
Vai danado!

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

Uma aula de história, grande Netto. Parabéns para nós, que temos uma cidade tão querida como Campo Maior. No ano que vem, com fé em Deus, estarei na minha terra natal. Vai ter Bitorocarafest segunda edição? Quando vejo fotos como essa da Matriz, rapaz... A saudade bate fundo.

Anônimo disse...

Na foto que se refere o nobre blogueiro, na verdade é nossa querida e estimada D. Almerinda Napoleão e seu filho o amigo Erivan Napoleão e não a Professora Valmira Napoleão.

Netto de Deus disse...

Não está sendo fácil atualizar o Bitorocara e cumprir com a obrigação de comprar mais lenha pra lareira, mode a era glacial que este ano veio além da conta, aqui em Curitiba rs rs... Daí os vacilos, como este de trocar os nomes das professoras Almerinda, por Valmira. Mas, o importante é que fui socorrido com um alerta de um leitor anônimo.
Obrigado, pessoal!

Horácio Lima disse...

As minhas primeiras palavras são dirigidas a todos os moradores de Campo Maior e felicitá-los por mais este aniversário.

Conheci o Netto através do Zan em C.Maior lá Big Pão e tive o prazer de conhecer o jovem advogado Plinio filho do Erivan abordo da gol Brasilia/Campo Maior.

Um abraço a todos os admiradores e leitores deste maravilhoso Blog.


horáciolima
sampa

lusmarina disse...

Parabéns Neto! a "restauração" da foto ficou muito boa, a Biinha(como chamávamos D.Valmira,prima do meu pai)era bem jovem nessa foto e não lembro dela nessa época mas dá pra ver muito de suas filhas Angélica e Valmirinha.Espero
que depois dessa primeira imagem apareçam outras dos baús do Erivan
e Roberto.Obrigada pelo presente contínuo que é o seu blog para nós campomaiorenses.

zan disse...

Tenho feito mergulhos de todos os tipos na entranhas desta cidade... Saí andando a trabalho pelas bandas do São João, cheguei a um bairro poeticamente chamado de Água Azul... me deparei com uma paisagem que me lembrou outros tempos... eram as águas da Esperança, sim, Esperança, um pedaço de beira de rio Surubim, que do outro lado da margem era uma fazenda onde a gente roubava caju quando menino... fiquei espantado como a cidade cresceu praqueles lados... não sou recenseador, ontem apareceu aqui uma moça super-timida e vesga, que me fez perguntas para o Censo; andei esses dias pelas ruas do São Luis até o Água Azul, ganhei até uns calos no pé por conta disso... Esta semana vou fazer o mesmo na região da Cidade Nova e adjacências... Isso enquanto mergulhei na vida de pessoas tão estranhas e perigosas quanto andar, mesmo de dia, pelas ruas e vielas desta cidade... De quebra colecionei estórias de cachorro que saiu correndo atrás de uma companheira de trabalho ou de como eu quase atropelo um cachorro que dormia inocente ao lado do portão de sua casa... rs rs rs...

Gracinha Torres disse...

Minha querida professora Da. Almerinda. Quanta saudade.
Abraços a todos.

Erivan Napoleão Lima disse...

Lusmarina e Gracinha Torres

Também sentimos muita saudade dos tempos de outrora e de nosso entes queridos que já partiram desta para outra vida. Carissima prima Lusmarina, a foto da Biinha que enviei para o Netto postar foi obtida de um aniversário da Mary em 1991 e que retirei do filme. Gracinha sou amigo de seu irmão Aureliano e de quando em vez nos encontramos aqui em Teresina. Sou o 2° filho de Almerinda. O 1° é o Ernani. A mamãe mora aqui em Teresina com uma irmã nossa (Almerindinha) e estar com 82 anos e ainda gosta de uma "folia". Abraços a todos.
Erivan

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...