sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O tempo passa, o tempo voa...

A pequena e tímida Marisa Torres, filha do saudoso Aureliano Susa, sempre escondida - na foto acima, atrás da dona Didita Torres no casamento de minha tia Socorro Passos -; depois a família sumiu no Brasil. Agora, pouco a pouco, trazem de volta os bonitos rostos aqui no blog Bitorocara. "As time goes by, Marisa!".
A Marisa Torres está aqui nestes links:
http://poesiasdemarisatorres.blogspot.com/
http://poetisamarisatorres.blogspot.com/

@@@@@@@@


Rosãngela Passos Melo - irmã deste blogueiro que vos "fala" - em dois momentos: nos famosos "banhos" na Santa Rita, em Flores (extinto) e na Catanada - na foto. Depois, já mãe e estreando na condição de sogra - tadinha da minha irmã, daqui pra frente jogará de titular no time das elogiadas criaturas de Deus. Rosângela, ontem fiz um treino de apronto no noivado de minha filha - "Ô troço esquisito, minha irmã, credo! Parece que minha Priscila nasceu ontem!".

Família da Rosângela Passos Melo:
Da esquerda: Contadora Lylian (filha), maridão João de Deus (Brito Melo); Dr. Danilo e a esposa Gabriela; a sogra Rosângela e o caçula, Dr. Gustavo. 


Little Hélder e os pais: Sr. Francisco e Eneida Andrade
BIG Hélder Andrade em frente a  Big Pão de sua propriedade.

Há horas que eu vinha segurando esta fornada de fotos com o meu amigo e, talvez, primeiro leitor deste Bitorocara (ex-News), no dia 16 de janeiro de 2007. A ele juntaram-se Elmar Carvalho, Helmo Andrade; o artista plástico e conterrâneo Antônio Amaral, Ricardo Reis Washington Belchior, Maria Luselene...
Leram também em primeira mão, e até se "astreveram" a comentar:  roneyalex@... , vakêrocujuba@... Antonino Teles. Toninho Jads, Helmo Andrade, Washington Belchior...
Estava sovado e pronto para ir ao forno, a massa do Blog Bitorocara.
O resultado, sou até suspeito de comentar.


Sr. Chico Andrade, little Hélder e Jesus

**********

Ana Vasconcelos Andrade

Anos 70, beira-açude, ao lado da então residência da bonita aluna do Colégio Estadual.


Ana Vasconcelos, poucos anos depois da Mis Brasil Martha Vasconcelos, da Bahia, ter ganhado o cobiçado Miss Universo.
No ano desta foto, Campo Maior tinha tinha tudo pra também trazer este título, mas o Marcílio Andrade não deixou.

Nota do BitorocaraBlog:
Por problemas em uma das válvulas que regula o transporte molecular de seres humanos através dos tempos, informamos que uma das "Anas" (preto e branca) nas fotos ali em cima, trata-se, na verdade, da "Dona Pretinha", mãe da Ana (em cores) Vasconcelos Andrade. 

Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog e Ana Vasconcelo

14 comentários:

Anônimo disse...

Bom ver estas fotos de pessoas tão queridas. Meu Tio Chico, Tia Eneida, Tia Jesus, Helder e da minha cunhada Ana. O Netto vai ao fundo do baú e resgata momentos , passagens interessantes de nossas vidas.
Grande abraço Netto.

Helmo Bona Andrade

zan disse...

Passo quase todo dia, tem dia que passo mais de uma vez, pra beliscar nem que seja o cafezinho gratuito da Big Pão do Centro, normalmente tomo um sorvete de bacuri ou cajá; aquela garçonete por quem quase me apaixonei pelos olhos azuis, lá não está mais, mas tem outras muito bonitas e simpáticas e me atendem sempre com muita presteza (às vezes demoram um pouquinho, mas eu normalmente fico sentado em mesas que me dão uma visão da rua e da entrada do supermercado, eu fico filmando o povo dali...e nem me avexo...) Quando menino eu perturbava demais o Chico Andrade na Marc Jacob, querendo que ele me mostrasse os brinquedos guardados a chave dentro de vitrines... Não fui aluno da professora Eneida, como o ZéMiranda e o Icade...

Netto de Deus disse...

E eu quebrei a válvula de transporte molecular(existe?)propositalmente, no intuito de mostrar a semelhança entre a mãe e filha.

Marcelo Bona disse...

Netto Cabra bom,
Você realmente provaca um sentimeto muito bom:
A saudade e o retorno para a infância e suas épocas maravilhosas e na companhia de pessoas também maravilhosas como o Hélder!
É meu amigo você é um verdadeiro baú de coisas boas!
Grande e forte abraço.
Marcelo Bona.

José Miranda Filho disse...

Pois sim, ZAN, teu tiro foi certeiro. Tive a alegria e a honra de haver tido a D. Eneida como professora. O Icade também foi seu aluno, pois estudamos juntos. Curso primário do Ginásio Santo Antônio. Foi uma de minhas primeiras mestras (naquela longínqua era não se exigia curso de mestrado para ter tratamento de mestre(a), como nos chatos tempos d'agora). Na verdade, minha primeira mestra foi a D. Josefa Lima, da Escola Maria Auxiliadora, ali bem pertinho de minha morada. O dia inaugural de aula, para ser sincero, não tive. Não gostei nada do fim da vida boa de só brincadeiras, nenhuma responsabilidade. Mas isso teve que acabar, seu Zé! Recusava a vida nova. Aí, como minha carteira era da última fila, meio longe da vista já um tanto cansada da mestra, apertei a bolsa entre os braços e, abaixadinho, quase acocorado, fui lentamente saindo, saindo... assim como um rato medroso. Terminada a aula, D. Josefa foi reclamar com os meus pais. "Pode deixar, D. Josefa, que esse camarada jamais vai ter o topete de fugir da sua aula", foi a resposta que ouviu. Dona Eneida deve ter sido minha primeira ou segunda prefessora no Santo Antônio. Ela era muito boazinha, bastante boazinha e, ainda, de uma beleza de cinema. Rapaz...! Não existe aquela de admiração do aluno pela mestra? Acredito que D. Eneida possa conservar, ainda hoje, todas as suas virtudes, para falecidade de sua família... e do seus eternos discentes.

José Miranda Filho disse...

Marisa, a pequenina filha do Seu Francisquinho Aureliano, essa ali da foto? Parecidíssima com a irmã Neide. Quando meus vizinhos, a Marisa era muito pequena; jamais teria a possibilidade de imaginar suas feições atuais. Sabe-se agora que abraça a poesia, tendo, inclusive, um blog? Vou lá, conhecer a poetisa.
Apenas um detalhe, João de Deus (me desculpa): não é Aureliano Torres, mas Sousa; Torres é D. Didita.

Zacarias Filho disse...

FIQUEI MUITO FELIZ PELA A HOMENAGEM FEITA A MEU PAI ZACARIINHA. APESAR DELE TER REVOLUCIONADO CAMPO MAIOR NOS ANOS 60 E 70,HOJE ELE E UM HOMEM DE BEM E UM EXELENTE PAI,TENHO ORGULHO DE ME CHAMAR ZACARIAS CASTELO BRANCO LINS FILHO E SABER QUE EM MINHAS VEIAS CORRE UM SANGUE DE UM HOMEM DE VERDADE. "PAI SOU TEU FÃ INCONDICIONAL,SEGUIREI SEMPRE TEUS PASSOS E ENSINAMENTOS". TE AMO...
AH,E SEU NETINHO QUE VEM SE CHAMARA ZACARIAS SEGUNDO CASTELO BRANCO LINS.

Netto de Deus disse...

Olá, Zacarias Filho!
Homenagem coroada com outra feita pelo próprio filho do nosso amigo Zacariinha, amigo que tive o enorme prazer de rever em junho passado.
Moço, me dê notícias do meu amigo de infância e de Colégio Diocesano, seu primo,... Preparem-se ... Zacarias Gondim Lins, Neto de Andrade Castelo Branco?
Contato:
bitorocaranews@gmail.com

zan disse...

Eu lembro vagamente da Marisa criança, fui lá no blog dela e fiquei impressionado com a força da emoção que ela põe nos poemas dela... saí de lá arrepiado e chorando, de tão surtado de paixão que ando ultimamente...

José Miranda Filho disse...

Aproveitando a "deixa" do ZAN, como eu disse, fui também a até então ignorada (por mim) poetisa Marisa, mergulhar no seu blog de poemas. Como a vida nos prega muitas peças! Jamais pude imaginar que aquela menininha que conheci nos anos 60 ressurgisse agora para mim com tamanha inspiração poética. A nova descoberta - e como as tenho tido nos últimos tempos! - deve-se por obra e graça do Bitorocara.

Gracinha Torres disse...

Viram, que maravilha a minha linda e querida irmanzinha pequenininha,que eu sinto tantas saudadades. É tão ruim ficar distante de quem amamos. Pensar... como a minha mãe sofre por isso!
José, beijos.
Abraços a todos.
Netto me liga

José Miranda Filho disse...

Gracinha, há quanto tempo!
Pois sim, a Marisa me surpreendeu. Não que, no meu conceito, faltasse a ela aptidão para qualquer atividade cultural; não se trata disso, e espero que você me compreenda. Mas como eu disse: aquela menina me surge agora como inspirada poetisa. Comovente, como afirmou o ZAN.
Você poderia também ter percorrido o caminho artístico. Desistiu, porém, muito cedo do canto... Quem sabe, não seria outra Maysa, Ângela Maria, etc., etc. Eu iria gostar tanto!
Faz pena, realmente, que sua família tenha se separado. Pelas circunstâncias desta vida, foi necessário que partissem seus irmãos - e você própria - em busca de se firmarem nesta mesma vida. Separação que lhe causa, e à Dona Didita, tão grande aflição. E pode ter certeza de que também marcou os que lhe querem bem.
Adorei seu retorno ao Bitorocara. Já estava com saudades. Retribuo-lhe os beijos.

Gracinha Torres disse...

José. Gostaria de ter tempo para fazer comentários e elogios ao Netto, Zan e demais por tanta inteligência e boa vontade, com todos nós. Por nos proporcionar tantas saudades e alegrias.
É, eu poderia ter sido cantora, mas a minha neta é bem melhor que eu e esta quem sabe!
Muitas saudades.
Um beijo.
Netto me liga.

Anônimo disse...

Caro amigo neto, gostaria de saber porque quando são enviadas as fotografias para serem postada neste fabuloso blog o BITOROCARA,não é relacionado por ordem da direita para esquerda os nomes das peseoas identificadas para melor saber-mos quem são os nossos colegas que por estar-mos já a muito tempo sem nos escontra-mos asverzes não é tão facil a identificação de muitos colegas ali retradado naquelas fotografias talves feitas pelo saldoso AGENOR AZEVEDO OU JOAQUIM GOMES EXPEDITO BATISTA OU O BOGOSO (CUICO CATURA). Grato pela oportunidade de esta vendo e lendo a historia de nossa CAMPO MAIOR.Abraço João Antonio Aragão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...