sábado, 13 de novembro de 2010

Bitorocara ecologicamente correta...

E a propósito de um comentário do João Antônio Aragão, olha só o que achei nos arquivos do BitorocaraBlog&MuseudoPaulo!


"Amigos, ainda existe na Praça Bona Primo uma relíquia na frente da casa de uma figura muito ilustre e que foi compadre de quase toda Campo Maior: o Sr José Olimpio da Paz, que foi plantada pelo então Prefeito da época, o grande Professor Raimundinho Andrade. Um pé de CARNAÚBA QUE QUANDO FOI PLANTADO, TINHA NADA MAIS, NADA MENOS, DO QUE 10 GALHAS. E HOJE, TEM APENAS 04 E ESTÁ QUASE MORRENDO COBERTA POR OUTRA ARVORE CHEIA DE ESPINHOS QUE NEM PRA FAZER SOMBRA PRESTA. JÁ FALEI COM ALGUMAS PESSOAS DE CAMPO MAIOR, PRA QUE PEDISSE AO PREFEITO QUE MANDASSE LIMPAR E TIRAR A ÁRVORE QUE ESTÁ POR CIMA DELA, ANTES QUE MORRA".

Abraços
João Antonio Aragão


@@@@@

Não custa nada acreditar que ainda existe alguém que possa identificar o operador da maravilha mecãnica que fez com que o coronel Chico Alves trocasse os candeeiros das ruas, pelos postes (de madeira) com as incríveis e deslumbrantes lâmpadas elétricas!

Na frente desse belo e conservado prédio da usina - "tombado" a golpes de lavancas e picaretas -, ficava o campo de "pouso" de circos  do porte do GranBartholo, Garcia, Tihany(?) e outros tiriricas menos afortunados e com nenhuma "telha".

 
Foi o melhor que eu conseguí no computador, para este resgate visual do... Purgatório, como se diz na religião católica!!!!

Reidência estrategicamente situada no local mais efervecente de Campo Maior até antes do início dos anos 70.
Simão Pedro, Irene, Amparo, Manoel, Zan... Vê se conseguem identificar quem são essas criaturas sentadas na porta do casarão residência do Irmão Turuka na Praça Rui Barbosa?

@@@@@

Estava devendo aos vizinhos da região onde funcionou o Ginásio Santo Antônio (defronte), uma lata dágua tirada do poço com o auxílio do "Catavento da Torquata", irmã do meu avô Dideus e da "tia Donana Aragão Dedeus. Pessoal, foi o melhor que eu consegui e, que talvez, nem no laboratório de investigação criminal científica do CSI, eles fizessem melhor.(nooossa!).

Lembro que nesse terreno (muuitos anos depois disso, faça-me um favor!) tinha um córrego que também passava ao lado da casa da família Lustosas, já na outra rua, e que saia lá no bairro da Baixa. O aquecimento do planeta deve ter pulverizado essa nascente.

Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog - Simão Pedro - Altair Lima Dedeus

24 comentários:

zan disse...

Pra gente tentar descobrir quem são aquelas duas jovens que estão sentadas na porta da casa da Da. Anísia, mãe do irmão Turuka, temos o carro e o poste... Eu acho que são Irene e Blandina...

Anônimo disse...

Nesta epoca o motorista era o Sr José da Costa Moura (Popularmente chamado de CAZUZA),Era quem operava o caminhão MUNK. E era filho da Dona Ana Teresa,abaraço João Antonio

Anônimo disse...

OUTRO LUGAR QUE SE ARMAVA CIRCO EM CAMPO MAIOR ERA NA FRENTE DA CASA DO SR OLESIO COUTINHO HOJE O MERCADO LA TAMBEM ERAM ARMADOS TENDAS DESTES MARAVILHOSOS CIRCOS, E TAMBEM ACONTECEU UM CASO MUITOS ENGRAÇADO COMIGO EM 1966 EU FOI SUSPENÇO DO COLEGIO ESTADUAL QUE NA EPOCA FUNCIONAVA NO VALDIVINO TITO SEM ESTA EM CAMPO MAIOR E TAMBEM NÃO PATICIPEI DA OCORRENCIA QUE PORQUE OCICO NÃO QUERIA DA O DESCONTO DO ESTUDANTE OS MESMOS SE REUNIRAM E DERRRUBARAM O MURO QUE PROTEGIA O REFERIDO CIRCO E COMO EUERA MUITO DANADO E ESTAVA EM TODAS AS DANAÇÕES PEGUEI 15 DIAS DE SUSPENÇÃO, E QUANDO CHEGUEI E FUI ENTRA NO COLEGIO O SR CILOPES NÃO QUERIA ME DEIXASR ENTRA E PERGUNTEI PORQUE NÃO PODIA ENTRAR FUI INFORMADO QUE EU TINHA PARTICIPADO DA DERRUBA DO MURO E LOGO PEDI PARA FALAR COM O DIRETOR QUE ERA O CAPITÃO JOSE RODRIGUES E ELE PEDIO DISSE ME DE UMA PROVA DE QUE VOÇE NÃO ESTAVA EM C MAIOR E LOGO LHE NOSTREI A PASSAGEM DO ONIBUS DA EXPRESSO DE LUXO E FOI COMO ESCAPEI DA SUSPENÇÃO ERA MUITO DANADO.ABRAÇO JOÃO ANTONIO

Netto, de Deus disse...

Pois olha, Antonio João, fosse comigo você seria, não suspenso, mas, expul-c-o-só!!! Primeiro: o muro foi derrubado muitos anos depois, em 80! Segundo, nunca que você chegaria em Berlim pelo Expresso de Luxo nem que botasse o bicho a bordo de um navio no Mucuripe! Terceiro: pra Teresina de Expresso de Luxo? E a Zezé Paz e a Cavalcante, onde é que entra nesta viajem, hein Xixá?
Fala pra ele, Zan, como é a gaitada!!

zan disse...

...quáááááá.... rs rs rs rs.... kkkkkkkk.........tou tentando descobrir um jeito de escrever a gaitado do falecido dr. ZéFrancisco Bona... ajuda aí, Netto...

Alexandre disse...

Muito bom. Aqui até os comentários são compativeis com o blog. Parabéns pela criatividade e pelo verdadeiro tesouro de raridades fotográficas. Gostaria que aqui em alguém se dedicasse tanto assim com a história da nossa cidade de Souza na Paraiba, mas o papo aqui é só dinossauro, bem mais distante no tempo, convenhamos rsrsrs. Ahei o blog de vocês por acaso e gostei do que vi.
Abraços.

Belchior Neto disse...

Netto, permita-me mais uma vez usar seu blog para minhas correspondências, mas preciso conversar com o JOÃO ANTONIO ARAGÃO - por telefone ou e-mail.

Netto, de Deus disse...

Fala, Mundico! rapaz a Nossa Gente, pelo visto, não quer nem matéria com frio: o derradeiro número nunca chegou aqui. Realmente, até o que seria a primavera por aqui, está sendo mais pra inverno, com oscilações malucas entre 5º e 28º, sem dó nem piedade. Como se fosse eu que tivesse tocando fogo no planeta!
João Antônio, Mundico quer prosear contigo!!!!... Peraí que é já Belchior.

guabiru de semana santa disse...

Eçe amaudissoado desse zan num respetia nem us defunto mortu... xô, mardissão...

Belchior Neto disse...

É verdade Netto, você realmente não recebeu a revista, pois com medo do frio ela foi e voltou, a prova que guardei o exemplar devolvido e te enviarei novamente, mas, porém, acusa o recebimento. Por causa do frio ela vai chegarem Curitiba embalada em carpete.
Netto, reserve um tempinho para a edição de dezembro, pois na próxima semana mandarei material para você.

Anônimo disse...

Olha NETTO em 80 o mercado ja existia, e que foi derrubado foi uma parte dele para alguns estudantes envadirem o circo (varar como se dizia antigamente entrar sem pagar),e como era gostoso aqueles tempos viviamos muito melhor que hoje não tinha a bandidagem de hoje, não se pede mais andar com aquela tranquilidade. o Mundico quer meu email (aragao.joao@bol.com.br).abraço JOÃO Antonio

Bezerra da Barra disse...

Ei Zan e neto depressinha o João Antonio vai pegar o espirito da coisa da bricadeira da gozação. Eu lembro desse tempo eu só nunca invarei como meus amigos mais corajoso. Agora corajem mesmo era invarar o cine Nazaré. Aí eu vi que era nervo de aço misturado com lizera mesmo.

zan disse...

Varar um circo ou mesmo o cine nazaré foi uma das mais eletrizantes fantasias de minha primeira infância em Campo Maior... mas eu cheguei a concretizar outra, junto com a turma de meu irmão Marco Aurélio:roubar melancias nas calçadas do mercado de fruta, isso de noite, no escuro ali daquele beco entre a prefeitura e o muro dos correios... a gente comia a melancia em algum lugar por ali porque chegar em casa com meia dúzia de melancia era complicado pra explicar onde a gente tinha arrumado aquelas cucurbitácias... eu devia ter uns 8, 9, e pelo tamanho mirrado era escalado pra ficar jogando as melancias por debaixo das pernas enquanto um menino maior pegava e saia correndo com a fruta...

Simão Pedro disse...

Meu amigo Pinuca tentou mais andou longe, permita duas correções, a casa é da Dona Anita, irmã da Anísia. As duas sentadas à porta, não são a Irene e a Blandina, pois as duas não tinham nascido ainda.A foto é do final dos anos quarenta, início dos anos cinquenta. Vejam o carro e os trajes usados pelas moças em cima da praça. Vou investigar com cuidado, mas com certeza as moças ali sentadas não são minhas irmãs.

zan disse...

ô Simão, onde é que tu andou que não se machucou, meu irmão... sim, errei, mas andei perto... prestei atenção no carro e no poste e a impressão que tenho é de que um e outro são dos anos 60 ou 70, talvez...

WASHINGTON ARAÚJO disse...

O ZAN tem razão, o poste é de cimento, do tipo utilizado pela CEPISA. Antes, quando a energia ainda era fornecida pela velha usina, os postes eram de madeira.
A foto, portanto, parece ser do início dos anos 70, quando a cidade ainda exibia alguns veículos antigos, inclusive o bonito e impecável caminhão do seu Elisiário, na cor verde, que foi comprado por um colecionador de São Paulo.

Anônimo disse...

Aproposito, eu não lembro deste catavento na frente da casa da tia Torquata e sim na frente da casa do Sebastião Benicio, na avenida Vicente Pacheco, e tenho uma fotografia sentado no varão de uma bicicleta junto com o neto do Coronel Benicio, hoje o medico José Jovita Melo. abraço João Antonio

Horácio Lima disse...

Caro Netto e diligentes do Bitorocara, bons tempos que não voltam, mas nunca serão esquecidos. Lembranças fixadas em nossas mentes nos anos áureos 70 onde só plantamos e colhemos alegria, o amor, as afetividades entrem as pessoas e amigos.

Hoje, apesar da distância natural, a sensação e os sentimentos não se quebraram e continuam fortes, se firmando na certeza de que os laços que se firmaram são fortes que nem o tempo nem a distância vai separar.

Hoje, nos tempos atuais o meu querido Campo Maior já me assusta ao ler estampado em outros portais da cidade notícias que me deixa triste e melancólico que jamais imaginaria de ocorrer na nossa pacata cidade, manchentes do tipo: "Bandidos fazem arrastão e trocam tiros com a Polícia" em plena Rua Santo Antonio.


horácio/sp

zan disse...

Eu lembro do catavento que tinha no meio da avenida Vicente Pacheco...

Horácio Lima disse...

Puxando os meus fios de cabelos brancos, lembro do João Antonio alí na Praça da Bandeira, sujeito brincalhão, alto, sorridente, tirador de prosas, magricelo, (João desculpe a expressão). Pça. da Badeira, do Zé da Sinuca, Bar do Chico Ernesto, encontro de amigos para tomar umas meotas e ouvir Fernando Mendes "Cadeira de Rodas" na vitrola do Chico. Meu amigo Chico, me aguarde em fevereiro.

zan disse...

Eu duvido que o JoãoAntonio com toda a valentia dele tenha coragem de mandar uma foto recente dele, pro Netto publicar aqui, barrigudo, cabeça branca ou careca...

Anônimo disse...

ZAN vou te mandar uma fotografia minha recente pra te ver como não estou de cabeça branca e muito menos barrigudo, apenas uma barriguinha de quando eu tomava cerveja e muitas meotas estou com 08 (oito) anos que não bebo bebida aalcolica, como lembra o Amigo Horacio Lima como era bom aqueles tempos bebiamos e bricavamos por toda C Maior sem medo de ser assaltado ouviamos nossas musicas naquela radiola PHILLCO portatio quando faziamos serenata para nossas namoradas ou paqueras lembro que quem tinha uma era o colega JOAQUIM do seu Dico da Pedra que era m,eu visinho na praça de bandeira.abraço João Antonio

zan disse...

Duvido que tu faça isso... não vou nem ameaçar publicar tua foto no meu blog ou aqui no bitorocara... mas imprumenta, pra tu ver !!!

NEVILLE PAZ disse...

Netto,
Ainda, a respeito da foto em questão, esse automóvel estacionado aí em frente à casa do Seu Antonio Andrade, trata-se de uma Vemaguete pertencente ao meu amigo Manoel Belchior Batista, irmão do, também amigo, Benedito Belchior

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...