quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dedicado aos cinemas Glória e Nazaret...

O projeto de um livro meu - mais de 20 anos - está sendo realizado agora, acredito, com mais abrangência, na Blogosfera.
Assista, clicando nesta template do blog.


Um agradecimendo especial ao obstinado, turrão e dedicado à 7ª Arte em Campo Maior,
Zacarias Gondim, pelos momentos de pura emoção no mundo da fantasia da "tela panorâmica do seu Cine Nazaret!".
Ah! E momentos também de, digamos, receio (rsrs!) quando meu tio Milton fazia o valente caiçarino desfilar pelo corredor do cinema mostrando seu cordial descontentamento com os "moleques maleducados", por causa de uma simples fita quebrada!
Bons tempos, seu Zacarias!
O pioneiro, Cine Glória, foi construído pela prefeitura na administração do coronel Chico Alves; depois arrendado para um senhor de nome Castelo. Ficava no mesmo lugar, ao lado da igreja de Santo Antônio, onde hoje funciona uma escola.

6 comentários:

Pimentel disse...

Netão se aquele prédio foi construído pela prefeitura para ser um cinemae depois arrendado para a iniciativa privada no caso dos srs. Castelo e Zacarias de valiosa memória, pela lei voltaria a ser propriedade do erário público ou da população. Mas aí virou uma escola, tudo ótimo, de propriedade de quem? Digo isso porque em cidades do interior a concepção que se tem do bem público e de que é propriedade dos governantes da ocasião.
Resumo: a quem pertence aquele prédio? Aqui em Teresina a família do falecido dono do ex-supermercado São Gonçalo vendeu para a Universal do Edir Macedo. Quer dizer, propriedade dles mesmo e que ficou se sabendo quem comprou. Já estes casos como do Cine Nasaré, agora escola, continua como aqueles filmes preto branco mais escuro do que claro.
Acabei me estendendo seu Nato, mas espero que tenha dado pra entender minha explanação.

Eliomar disse...

Pimentel sabia que a Universal a coisa de 6 anos botou quente pra comprar o saudoso cine Rex e que só não conseguiu porque a prefeitura tombou como património publico e o negócio não foi feito. Acho que aí deve ter corrido uma grana da prefeitura para a família do Dr. David Cortelazi. Um amigo meu reporter disse pra mimque a grana da Universal era dua vezes maior e que o negócio não fechou adivinha? Porque era para os crentes. Então tá explicado. Acho que é porque também a os Cortelazi não tem essas necesidade de dinheiro como a família do São Gonçalo que estava até falida.
É pertinente sua colocação. O povo tá nem aí pra essas coisas. Por isso que os politicos deitam e rolam.

zan disse...

Essa família aí do São Gonçalo, são meus parentes, cuidado com o que dizem deles...

Diego disse...

Seu Neto um amigo meu que studa comigo pensa que sabe desenhar e me disse que as caricatura são fotos ajeitadas no computador. E aí pegamos a mais parecida com foto e ampliamos ela. Aí eu ri quando apareceu na tela um desenho que parece que foi feito com tinta e água e retoques de pincel e caneta sei lá, eu não sei desenhar. O meu amigo ficou arretado comigo porque eu zoei com ele até ontem senão o cara ia até se intrigar comigo.
Rpaz você é um desenhista de mão cheia mesmo. Parabéns.

Abdoral disse...

Me arrepiei todo com os desenhos dos artistas e os treiler dos filmes. Que saudade do Cine Nazaré.

Gracinha Torres disse...

Amei.
Você é genial, dou a maior força.
BEIJOS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...