domingo, 7 de novembro de 2010

O Clã Aragão...

ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS DE ANA DE DEUS E SILVA  01/10/1965  
Tia Donana
1-Ana de Deus e Silva (Donana), 2-Tonico Aragão, 3-Elias (Lili) Aragão, 4-Maria Adail, 5-Maria Aragão, 6-Maria Nilsa, 7-Petu Paz, 8-Carmelita, 9-Rosa Maria, 10-João Antônio, 11-Ana Aurora, 12-Renato, 13-Lúcia Paz, 14- José Ernesto, 15-Aloízio Ernesto, 16-Karla Maria, 17-Antonio da Silva, 18 - Raul Soares.
TIA "DONANA" COM NETOS E BISNETOS
Filhos do Tonico - 1 - Rosa Maria, 2- João Antônio, 3 - Ana Aurora, 4 - Renato Aragão.
Netos do Tonico -  5 - José Ernesto Aragão da Costa, 6 - Aloisio Ernesto Soares da Costa Filho, 7 - Karla Maria Aragão, 8 - Antônio da Silva Aragão, 9 - Raul Soares da Costa,
Filhos do Elias (Lili) Aragão - 01 - Maria Lúcia Paz Aragão.

A TIA DONANA ERA IRMÃ DO AVÔ DESTE BLOGUEIRO QUE VOS "FALA",
 O COMERCIANTE JOSÉ DE DEUS E SILVA, TAMBÉM CONHECIDO POR "SEU DIDEUS".

@@@@


OS IRMÃOS DEDEUS

Tia Donana é a segunda da (sua) esquerda pra direita. Meu avô ao lado das irmãs que só a Carmem Aragão; a minha mãe Alaíde, meu pai Zé Dideus ou minha tia Altair (Tatá), podem identificá-las.
O cenário fica em frente ao antigo Ginásio Santo Antônio, atual Intelectus; um terreno onde existiu no início do século passado, o cata-vento da Torquata - uma dessas aí da foto.
(Foto cedida por minha tia Altair, filha da vovó Cândida, uma das mulheres do seu Dideus)

@@@@
LEMBRA DESSA FOTO?
(Vinhas da Ira)
1-Teresa Sampaio, 2-Rosa Aragão, 3-Jolande Melo Sampaio, 4-Renato Sampaio, 5-Deusdeth Melo, 6-Salete Sampaio Franco, 7-Maria do Carmo, 8-Haydée M. Castelo Branco, 9-Maria Altair Sampaio, 10- Desconhecida.
Fotos: Museu do JoãoAntônioAragão/MuseudoPauloBona/BitorocaraBlog

40 comentários:

zan disse...

Neto, quando é que foi isso ai mesmo?

Netto, de Deus disse...

O João Antônio Aragão ficou me devendo essa. Acontece, que o material que ele cedeu é tão bom que eu não consegui esperar por causa, também, do pouco tempo que ando tendo para o glorioso Bitorocara. Acho que o João aparece já já nos comentários para complementar o post.
Só sei que faz horas, Zan, a tia Donana ainda estava viva.

Valdenir disse...

Na primeira foto, o nº12 escreveram Renata, acho que estão de sacanagem com " Seu Rêna".

Anônimo disse...

Netão, a Ana Aurora é a Doinha, miss Piauí?

Netto, de Deus disse...

Eu sempre tive a minha certeza de que a "Doinha" de uma foto no C. Maior Clube, num um post antigo aqui do Bitorocara, seria a nossa "Marta Rocha Aragão", mas, como faz horas que este concurso/desfile aconteceu, preferí me segurar na esperança de que alguém mais chegado à Ana Aurora, se manifestasse. O anônimo também acredita nisso.
Com a palavra, João Antônio Aragão.

Anônimo disse...

Caro parente Neto a tua tia e minha avo paterna faleceu no dia 01.10.l975 a 04 dia do seu aniversario de 91 anos, o sua Rena é o verdadeiro RENATO ARAGÃO,a doinha Sim é a misse piauí 68

Anônimo disse...

Netão, cara, tu é primo da miss Piauí Doinha!

Netto, de Deus disse...

Porquê? Sou feio, mas, também sou "filho de Deus"! Quáááá!!!
Mexer com quem tá quieto....

Anônimo disse...

Esta ideia foi otima só de numerar as fotos, eu não tinha me reconhecido, só campomaiorense tem essas ideias. Parabensssss.

Netto, de Deus disse...

Na verdade,trata-se de um dos recursos - o outro é desenhar o contorno dos artistas e numerar -, só que, cadê tempo? E está cada vez mais excasso.
Mas como o João Aragão mandou em Xerox! (tá vendo, João?)e numerado com caneta,eu, pra não perder as relíquias, "tratei" as imagens no computador e renumerei com tipologia mais nítida. O que importa é que ele enviou para enriquecimento do nosso acervo.

zan disse...

Esse João Antonio aí foi meu aluno no Colégio Estadual que funcionou no Valdivino Tito, em 1969, numa turma que só tinha "menino bom", como ele... Na primeira aula eu entrei tão assustado na sala, que os caras ficaram com pena de mim... aí foi fácil... fiquei amigo da maioria deles pro resto da vida... bom reencontrar gente como ele aqui...

Anônimo disse...

É verdade caro amigo e professor ZAN, aquela turma só tinha alunos bem comportado para não dizer o contrario cada peça, t procurou logo ficar amigo ou não dava aula tu fez comigo igual a melhor professora que eu tive a DONA MARIEMA PAZ, olha Zan ainda hoje quando encontro a DONA MARIEMA tenha a maior satisfação de chamala de minha professoura e o respeito é igual au que eu tinha pela minha saudosa mão DONA NILSA.
ABRAÇO JOÃO ANTONIO

José Miranda Filho disse...

Olha aí, João de Deus, descoberta de parentesco! Um anônimo aqui ficou sabendo da tua prima miss. É por isso que digo sempre: em terra pequena, como o Piauí e, em particular, Campo Maior, não se deve falar mal de ninguém. Todo mundo é parente de alguém. Tenho experiência disso; já fui flagrado.
A Ana Aurora foi a única Miss Piauí campomaiorense. Fato que eleva e, ao mesmo tempo, desdoura a beleza feminina da Terra dos Carnaubais. Tivemos uma miss – Ana Aurora –, mas foi a única! Ainda hoje me recordo do apelido que a Ana pôs em mim, e o pronunciava publicamente, onde estivéssemos, sem nenhuma cerimônia. Certa vez, o apelido bradou em pleno Ginásio Santo Antônio. Mas foi a última vez, em face da resposta que lhe dei. Conto essa historinha a pessoas ligadas a mim, e elas reagem com risadas.
A Karla Maria da foto é a filha da Rosa Maria? Na mesma foto, acho que esta ainda está muito jovem pra ser mãe. Será? Essa Karla me chamou a atenção porque uma filha da Rosa que tem este nome era uma bonita jovem com quem trabalhei. Tivemos uma boa convivência, até que ela se transferiu para o Rio de Janeiro, e dela não tive mais notícia. Até que eu gostaria de ter, em nome da amizade que construímos.
Agora não tenho dúvida de que o João Antônio que fez comentários noutras matérias é o do Seu Tonico Aragão e de Dona Nilsa (da família do Cel. Benício Sampaio/Ana Miranda, a quem chamavam Donana).
Essa é a fisionomia do Seu Dideus que ainda conservo na memória. A foto está perfeita.
É a infância/adolescência retornando pra gente.
Recordei-me de mais um pouco da minha adolescência. Meu primo Lulinha Miranda possuía uma cafuringa igualzinha à da foto. Eu adorava andar da mesma forma que os Sampaio aí: na pequena carroceria, recebendo um vento gostoso na cara. Uma maravilha.

Machado disse...

Bom tambem é ver o Zé Miranda narrando estes acontecimentos tão simplres mas parece que a gente está lá. Blog velho bom e emocionante.

Netto, de Deus disse...

Zé, eu sempre soube desse parentesco, só que ficava resumido à frequência na casa da tia Donana, Carmem, Mariá que eram as mais chegadas. Tia Donana é o que chamamos de tia-avó! Pra completar, meus outros padrinhos são Lili (Elias) e Petu Paz Aragão, com quem passei duas férias em Fortaleza na famosa residência da Rua Agapito dos Santos, próxima ao Dnocs, na Duque de Caxias. Não dá pra esquecer as companhias do saudosos Edson, Carlos Paz, e do picoense Conrado, ex-funcionário e "filho de criação" do padrinho Lili. Na época, funcionário da Drogaria Adjafre. Esquecer como?

zan disse...

Se eu te disser que ela me disse que conseguiu te domar na base da conversa, tu não acredita... Acho que isso está numa matéria que eu fiz para a revista Nossa Gente, do grande Belchior Neto... Ela me disse que antes tu só ia pra sala de aula levado nos braços e se agarrando nas porta com pés e mãos para não assistir às aulas... rs rs rs... Da. Mariema é gente finíssima, ela e o marido, Tenente Jaime... Quando passo ali pela beira do açude e eles estão sentado ali na porta da casa, me chamam para um dedo de prosa...

Anônimo disse...

Netão, arranja uma foto da Doinha no concurso de miss Piauí, para a negrada mais jovem ver a nossa única miss.

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

Zan, leio acima que vc foi professor, em 1969, no glorioso Valdevino Tito. Será que vc, por acaso, não foi meu mestre? Estudei lá entre 1970 e 1971.

Att. do Netto: meu pai era cliente assíduo da loja do seu avô Dedeus, nessa praça onde construíram um teatro, a poucos metros de onde vc morava. A loja era famosa, também, pode vender material de pesca. Seu avô era um exímio contador de história.

Anônimo disse...

Sim ZÉ Miranda, a Karla mora no Rio de Janeiro no bairro do CATETE proximo ao palacio continhua trabalhando na faculdade já casou e tem um filho de l5 ou l6 anos, que inclusivel esteve agora em julho aqui em Teresina com a Rosa e o marido Paulo Brandao de Pret o famoso " Barão de Pret", entarei encontra uma foto da epoca que ela foi miss ,Netto o teu padrinho LILI com 97 anos TUA MADRINHA com 88 se não estou enganado estão vivos e com muita saude enclusivel estou indo a casa da LUCIA aonde eles vivem levar umas mangas para ele comer adora. abraço João Antonio

MAurea disse...

A primeira foto não é de 1975,pois neste ano eu casei-me e Lucia de D. Petú dançou no C Maior Clube no meu tempo,acho que houve um engano...

Anônimo disse...

Usando quase que as mesmas palavras de meu pai João Antonio "Olá Caro Parente!" Bom adorei poder ver estas fotos de familia (da nossa familia) aqui no blog. Poder saber quem era a minha bisavó e matar um pouco da saudade que tenho da Tia Maria Nize (Mariá). Muito bom também ver os filhos de Tia Rosa pequenos... Isso vai dar um bom motivo de tirar uma onda com eles... Qnto ao meu Pai ele é o mais lindo da foto...kkkkk... Tio Renato! O verdadeiro Renato Aragão (isso já deu muita historia). Bom de blogueira para blogueiro Parabéns pelo blog e por esta última postagem. Grande abraço! Camilla Aragão

zan disse...

Em 1970, eu fui professor no Colégio Estadual, já funcionando no atual endereço... Devo ter sido seu "mestre"... mas não me lembro bem de vc.... Você tem fotos daquele tempo?

Anônimo disse...

Verdade Maria Aurea, esta data de 0l/l0/75 é a data do falecimento da minha avo o aniversario é de pelo menos l0 anos antes,estivemos eu a Lucia vendo estas fotografias e chegamos a conclusão de que é de l965 e ela completava 80 anos.abraço João Antonio

zan disse...

O dia em que a Doinha foi eleita miss Piauí, aconteceu uma tentativa de assassinato do Carbureto no Parque de Exposição Agropecuária, aqui em Campo Maior... Eu estava com o irmão Turuka participando de um evento na Federação Espírita Piauiense, indo pernoitar na casa do Dr. Eli da Rocha Nunes, pai do Torquato Neto, quando ficamos sabendo do acontecido e resolvemos vir pra Campo Maior por conta disso, porque a notícia que a gente soube é de que teriam matado Carbureto...

zan disse...

O dia qu eu quis dizer foi a noite mesmo... Quando chegamos a Campo Maior ficamos sabendo que o tiro de um revolver 22 foi dado a queima roupa mas só arranhou o corpo do Carbureto...

zan disse...

...no dia seguinte o próprio Carbureto naquele seu jeito e estilo inconfundíveis estava contando a história pra todo mundo que passou a noite em claro - como eu, dando ele como morto - como se não fosse com ele o que tinha acontecido...

De Assis da Tabuleta. disse...

Rapaz tu não sabe da mior Zan. Se tu der um coki na cabeça do Carbureto ela afunda. Pergunta pra o pessoal chegado dele. O tiro quase matou ele porque foi na cabeça mas ele teve muita sorte e ficou com um pedaço do tampo da cabeça bem finin. Mas não vão fazer isso não que o Carbureto é meio doido mas é gente boa e isso dá cadeia. sabe quem sabe disso os motorista dele.

Anônimo disse...

Netão, cadê a foto da Doinha de corpo inteiro?

zan disse...

ô de assis, tu acha que eu vou dar a essa altura do campeonato, um coki na cabeça do carbureto? Com todos os erros, pecados e atrapalhações, carbureto não merece levar coki na cabeça de ninguém...

Luis Augusto da Paz disse...

Netto, sou fã incondicional de seu blog. A Donana, irmã de seu avô Dideus, é mãe do Tio Lili, casado com minha tia Petú. Agora, desejo fazer uma leve correção. Seu nome é João de Deus Netto. Como é que o nome de seu avô Dideus é José de Deus e Silva, como postado (O Clã Aragão)?

Netto, de Deus disse...

Luis, essa coisa de registro de nome deveris ser em duas etapas: o moleque receberia um chip com códico do cartório(?)colocado sob a pele e ficaria com ele até quando tivesse condições dele mesmo escolher seu verdadeiro nome dali pra frente...rs rs.
Meu nome foi uma escolha do Irmão Turuka, muito amigo do meu avô e do meu pai "Zédideus", e que sugeriu o João "de Deus" pra dar prosseguimento ao clã, visto que meu pai, de "de Deus", não tem nada. O verdaeiro nome do meu pai, filho mais velho do meu avô é José Alves Amorim! Da minha avó Luiza Amorim, a outra mulher do vô Dideus. E eu, por ser o neto mais velho do seu Dideus, fui agraciado com este nome.
Tanto, que meus irmãos não tiveram a mesma sorte (quááá...!): Rosângela Passos Alves e Juscelino Passos Alves. Meu (outro) padrinho, Turuka, tinha razão, o sobrenome "de Deus" estava fadado a acabar logo alí.
Agora, 55 anos depois,tenho dois "de Deus" pra comprovar a prorrogação da família: Priscila Ravena de Deus e João Rafael de Deus. A Priscila está próxima de misturar nosso DNA "de Deus" com um nativo "coxa-branca" curitibano Meu avô nunca imaginou (nem eu) que nosso sobrenome sairia do calor dos carnaubais e se instalaria no pico da gelada Serra do Mar no meio das Araucárias do Sul do Brasil.
Deus faz cada uma com a gente... Fazer o que? Trata-se do Todo Poderoso. O verdadeiro Deus, que tudo pode.

Luis Augusto da Paz disse...

Prezado Netto, parabéns pelo seu belo esclarecimento. Porém, a minha leve correção é que você colocou na reportagem de domingo, 7 de novembro (O clã Aragão)o nome de seu avô como sendo José de Deus e Silva, pois na minha cocepção o nome de seu avô é João de Deus e Silva. José de Deus e Silva era o seu tio/avô Zuza, casado com a Sra. Teresinha Vasconcelos.

José Miranda Filho disse...

Pessoal, demoro tanto a exprimir algumas palavras, como vocês, sobre os "posts" (estou me modernizando; como veem, não digo mais "matérias", que isto é coisa de jornal e revista), que nem sei se são vistas. Mesmo assim, vamos lá. Por exemplo, o Machado me sensibilizou bastante ao dizer que "bom também é ver o Zé Miranda - suponho que seja eu, ou tenho um homônimo no Bitorocara? (citação minha) - narrando estes acontecimentos tão simples mas parece que a gente está lá", e estendendo elogio ao blog (do Netto, não meu): "Blog velho bom e emocionante". É por dever e satisfação que agradeço, de público (como me habituei, pois, além de não ter arrogância, ao contrário do que alguns supõem, sou muito simples e grato a todos) ao Machado, ainda que ele não mais retorne a este post, a generosidade de suas palavras. E digo-lhe que a gente faz na medida do que pode, embora aqui e ali se descuidando na veracidade de fatos, nas concordâncias gramaticais, como ocorreu mais recentemente quando a gente colocou adjetivos masculinos para substantivo feminino, abrindo mas não fechando parêntesis, omitindo letras e palavras que completariam o sentido da frase, e por aí vai. Coisas de sexagenário também, além da pressa decorrente do curto tempo disponível pra tantas coisas a serem feitas. Virgem! já estou até plagiando o presidente Lula, com tanto emprego de "gente".

José Miranda Filho disse...

Olhem aqui o que o João de Deus Netto falou já faz algum tempo (ando quase sempre atrasado, como disse acima): "Zé (eu), eu sempre soube desse parentesco, só que ficam resumido à frequência na casa da tia Donana, Carmem, Mariá que eram as mais chegadas". Todos nós, meu caro, possuímos este grande defeito. Você não é exceção. Meus parentes de frequência também são muito poucos. Tanto do lado paterno quanto do materno. Isso me chateia. Aliás, trata-se de herança dos meus pais. O velho Zé tinha mágoa de familiares que visitavam suas irmãs e não a ele, vizinhos separados tão-somente por uma parede. E, desconheço o motivo, talvez até seja o que citei, também não visitava a mais ninguém. Conto nos dedos os parentes muito próximos (tios, primos) a quem frequentava e frequento, e vice-versa! Exemplo mesmo, a propósito da citação, aqui, acerca da família do João Antônio, D. Nilsa, do Cel Benício, duas ramificações dos Miranda (Ana do Coronel e Lula meu avô, irmãos, de endereços tão próximos, mas que parecíamos habitantes da Terra e de Marte! Em comentário que fiz para outro post, parece-me que no "Esporte Bretão", mencionei, incluse, a Maria Áurea como "minha parente e tal". Será que ela sabe disso? Tenho minhas dúvidas. Nossos pais se relacionavam, mas, assim, muito raramente. Outro detalhão, também, é que temos mais parentes "desconhecidos", e posso, igualmente, empregar o "vice-versa". Os de melhor posse fazem a máxima questão de não saber (porém alguns sabem) que a gente não existe. E os de menos, será que imitamos aqueles?! "Primo, você é ótimo! Primo, você também é ótimo!" (Balança, Mas Não Cai).

José Miranda Filho disse...

Agradeço a atenção que me dispensou o João Antônio. Embora com atraso. Perdão, João! Ele confirmou que a Karla reside no Rio, morando num bairro que detém muita história para o Rio de Janeiro e o Brasil, que trabalha na universidade, certamente a federal, vez que se transferiu de outra federal - a UFPI. É casada e tem um filho, adolescente, que esteve em Teresina, no mês de julho último. Pelo que entendi, minha amiga não veio, porém a mãe, Rosa Maria. O marido desta se chama Paulo Brandão (será de Pedro II?). Agora, a confusão no meu juízo ficou por conta do que seria o apelido dele: "Barão de Pret". Com a ressalva de ser "famoso". Então, a Karla da foto é, realmente, esta Karla. Parece que demora muito a vir por cá. Até gostaria de saber quando, ou se, isto ocorrer; será uma satisfação revê-la. Quando nos encontramos, eu e o João Antônio demoramos na conversa, não é, João? Você é um cara muito legal, mora!

José Miranda Filho disse...

Eu não me explique aí em cima? Pois é, me descuidei no gênero. Por favor, Maria Áurea, se você lê meu comentário, me perdoe por haver - é só um descuido - trocado seu sexo. Não tenho dúvida de que pertence ao sexo feminino. Quando você ler "minha parente", considere um "a" no lugar do último "e".

José Miranda Filho disse...

Como gosto de reler as besteiras que digo, para me certificar de quantas soltei, olhem ali, no palavreado logo acima - até parece piada! Consertei um erro e cometi outro: o que fiz com o "i" do verbo "explique(i)". Dessa forma, quem lê o que escrevo, certamente não me entende. E lembro um aviso do João de Deus: de que não mais publicaria errata. Ele está certo. Nós é que devemos prestar mais atenção. O espaço do blog é ouro; não desperdicemos.

José Miranda Filho disse...

João de Deus, revendo posts antigos (costumo fazê-lo quando o tempo me ajuda), localizei o da Doinha miss. Acontece, pessoal, que ela está usando um vestido, não é um maiô. Ei, sei que alguns estão se perguntando: maiô?! Sim, rapazes, naquela época era com que elas desfilavam. Biquíni que nada! Somente nos concursos dos últimos anos passaram a usar o biquíni, que não deixa de ser maiô, apenas com duas peças. Agora só faltam usar o "fio dental"...

susana disse...

Eu gostaria de saber sobre Raul soares aragão, filho de Dona Rosa aragão,pois desde 1989 que espero noticias.

jacomy6953@gmail.com disse...

Será. q ninguém lembra
de mim pois faço parte da história de muita gente fui servir o exército com o João Antônio e muitos e nos separamos até hoje

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...