sábado, 14 de maio de 2011

As "Grandes Famílias"...1

Família do Sr. Agenor Melo, empresário e político de Campo Maior.
Das "pituíbas", pra direita: Margarida, Moreninha, Sílvia; Agenorzinho, Cezar, Maurício. Bebês:  Gilmar e Nina Diva... Então: acertei?!!! 
Fico devendo o nome da matriarca da bela família. E até tenho na minha cabeça, mas, sem certeza.
(Netto)

Estudos demográficos do IBGE demonstram que as famílias estão tendo cada vez menos filhos: em 1960, a média era de seis filhos por mulher, caiu para 2,89 em 1991 e, em 2000, para 2,39. Em  2004 foi de 2,31 e, em 2023, a média deverá ser de 2,01 filhos por mulher – ou seja, a mera reposição das gerações. A população continuará crescendo, embora a taxas cada vez menores: dos 3% ao ano entre 1950 e 1960, a taxa caiu para 1,44% ao ano em 2004, comprojeçõoes de 0,24% em 2050 e, finalmente, para zero em 2062, quando a população brasileira começará a se reduzir.
Os avanços da medicina e a melhoria nas condições gerais de vida da população contribuíram para elevar a expectativa de vida dos brasileiros, que aumentou 17 anos entre 1940 e 1980 (de 45,5 para 62,6 anos, respectivamente). Em 2000, esse indicador chegou aos 70,4 anos, e deverá atingir os 81,3 anos em 2050, praticamente o mesmo nível atual do Japão (81,6 anos), o primeiro colocado no ranking.


Foto: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

22 comentários:

Milton - de Goiânia (GO) disse...

Nos anos 30/40, a média era de 16 filhos e como a pobreza era muita a metade morria. Era o tempo do zeca tatu e do biotônico fontoura mostrando o personagem sem força e doente. Era só o Brasil que era miseravel e abandonado para a maioria da população. Graças a Deus isso mudou e vai melhorar mais ainda. è só ficar de olho.

luis carlos disse...

Criticamos muito a grande midia neste pais de privilegiar ao longo de nossa história, a história das elites, em detrimento das camadas mais pobres da população. E vejo também que este meio de comunicação não foge a regra da grande midia brasileira. As fotos destas familias publicadas no blog comprovam o que eu falo. Será que as familias pobres desta cidade não merecem também um destaque

JOÃO PEREIRA disse...

Luís Carlos,

Nesse aspecto, o BITOROCARA é bastante eclético, mostrando personagens de todas as camadas sociais da cidade, Veja, por exemplo, a Dodó, filha de escravos, pobre, que mereceu um post com sua foto.
Talvez você não saiba, mas o blog costuma tratar de pessoas e fatos relacionados a Campo Maior, em todas as épocas, mas é natural que a maioria dos posts trate de assuntos e pessoas contemporâneas do Netto, o criador do blog. Todas as famílias retratadas acima são classe média, muito embora os seus filhos tenham estudado e se formado, quase sempre com grande esforço e sacrifícios dos país.

Anônimo disse...

João Pereira,gostei do seu comentário. Valeu!!!

Janyca disse...

Tem que ver que fotografia naquela época não era pra qualquer um não. Hoje todo mundo tem uma máquina fotográfica e filmadora no celular da moda. Pelo que eu sei estas fotos são enviadas pra ele que publica sem pestanejar, que nem as fotos dos meninos da Aucam. Com o Netinho não tem essa não porque o conheço mesmo ele tendo saido daqui no inicio dos anos 70. Quando ele ler estes comentários certamente vai se manifestar.

Ingstat disse...

Toma Luis Carlos...
Teu comentário foi infeliz.
Valeu João Pereira pelo belo comentário.

José Miranda Filho disse...

Neste blog é assim mesmo; muita gente não o acompanha desde sua origem e, por um post, vai logo tecendo opiniões à toa, sem base de conhecimento dos assuntos aqui tratados. Lamentavelmente, é o que se constata. O prezado João Pereira, que costuma aparecer em minha defesa, sabe desta triste realidade. Bastante oportuna sua intervenção neste post; como sempre, um dos leitores e comentaristas mais equilibrados do Bitorocara.

José Miranda Filho disse...

A causa das mortes em abundância no Brasil era a grande pobreza, mas também a grande falta de recursos da medicina, caro Milton. Deus queira que sua premonição se concretize. Por ora, meu olho ainda vê muita deficiência no serviço de saúde pública. O SUS, pelo amor de Deus!Quem não tem dinheiro nem plano de saúde é um padecer sem fim; é só ficar de olho nas notícias. Em Teresina, um hospital universitário está com obras completando mais de 30anos; nada de comece a funcionar, e um hospital de urgência, apesar de recentemente inaugurado, já está ameaçado de fechar, por falta dos recursos financeiros referentes à acordo feito entre Município, Estado e União; somente o primeiro, por enquanto, está cumprindo a parceria.

José Miranda Filho disse...

Para melhor compreensão, leia-se: nada de começar a funcionar, e, mais adiante, ao acordo feito entre...

Dorotheia de Jesus Lima - Teresina(PI) disse...

Lembro que meu filho ainda garoto querendo ganhar algum trocado pra ir as festinhas arrumou um empreguinho de apontador do apontador chefe na obra do hospital universitário da Universidade do Piauí ali na ininga. Ele dizia mãe aquele hospital é do governo mais quem manda ali como se fosse dele é o Hugo Napoleão e a turma do na época PFL. E dizia que ali não falta dinheiro o que falta é vontade de termina porque ali tá servindo de palanque e de financiamento de campanha deles todos. Ali já veio dinheiro que daria pra construir um hospital Universitário maior do que o do Rio de Janeiro muito famoso e conhecido por Hospital Universitário da ilha do fundão. Meu filho hoje é engenheiro civil e mora exatamente no Rio de Janeiro. Toda vez que ele vem com a família ele diz que se envergonha quando ele ver o que é o HU do Piauí em relação aos HUs até de cidades do interior de muitas cidades brasileiras. Mais fundão mesmo era o poço que essa turma escondia as verbas federais. Na época no Piauí praticamente não tinha oposição e esse Hugo Napoleão dispensa até agente falar de tudo que a Polícia Federal e a imprensa de fora já provou dele. Um cara que escondeu caixas de dinheiro vivo na casa do amigo e compadre Leal Júnior aproveitando que o Leal estava viajando e ele Hugo estava aprontando uma fuga no jatinho do dono dos colégios Objetivo pela pista perticular dos aviões do Paulo Guimarães lá em Timon. Parece que até hoje não sei o leal é meio diferente com seu cumpadre. E olha que o Leal é outro que fazia farra com a dinheirama que o Piauí pensava que recebia. O hugo foi premiado como Ministro da Educação. A fuga por Timon foi apoioada pelo Sarney que é o dono de verdade desse Grupo Paulo Guimarães e o Hugo casou com uma moça que morava de favor na casa dos Sarneys coisa típica da época nos casarões destas familias tradicionais como a dos Sarneys e que passou a ser da família e enteada chamada Leda Napoleão. O Hugo era casado com uma moça competente, simpática e querida pelo povão do Piauí e que deu um pé na bunda dele porque não aguentou conviver com tanta safadeza dessa quadrilha. Ela era carioca e voltou pra casa.
A história desse atraso e da pobreza crônica do Piauí já vem de séculos seu Zé Miranda.

16 de maio de 2011 04:57

Heloisa disse...

Na casa do seu Emiliano e da dona Pretinha os mais bonitos era a Ana e o Gato do Toin Vasconcelos. Ô homi lindro. Quer dizer. Era. Faz muitos anos que não vejo. O professor Paulinho era assim uma espécie de Nerd com diz minha filha das pernas torta e muito inteligente. O Emiliano era o baixinho metido a engraçado mas era mesmo engraçado e só andava rindo e frescando com os outros. Esse daqui a pouco vai vim de Brasilia rolando na BR a não ser que ele compre as três cadeira só pra ele. Mais como diz a Maria Teresa a maioria era de gente bonita e mais principalmente pessoas maravilhosa que só naquela época tinha. Hoje em dia é cada um por si e o diabo da politica no meio.

Simão Pedro disse...

O silêncio é ainda a recomendação mais adequada para quem gosta de falar besteira.

marvinaandrade disse...

Isso, Simão, concordo com vc. Alguns comentários não têm nada a ver com a fotografia do seu Agenor e família. São uns verdadeiros dicursos polítiocs. credo!!!

Deusdeth disse...

Sr. Netto talvez porque você não seja da época da bonita senhora que deu a luz a esta RECA de bonitos jovens.

L. F. de Souza Matos disse...

Olha, o relato com riqueza de dados comprovado por meu velho pai também que estava aí no Piauí na época(aposentou e mora conosco viúvo)dito pela dona Doroteia é de uma importância que chega a doer em quem acha isso desimportante e besta. E até pode ser porque no Piauí, Maranhão, estes mais lascados, isso sempre foi normal ao longo da história. Ou então deve ter esquentado que nem brasa no bolso de algum rabo preso.
Também concordo que aqui não é a tribuna pra se esclarecer estas besteiras incumbadas, mas me digam onde que já teve um local na imprensa do Piauí ou do Nordeste onde agente podia saber dos podres poderes dos cheirosos macomunados com essa igreja católica não menos podre como disse aquela besta da Folha de São Paulo, Globo, sei lá, uma burguesinha safada disfarçada de repórter.
Ou então nos calemos e toca a semvergonheza pra frente.
E em momento algum aqui foi feito referencia a estas duas famílias das fotos e que meu pai diz que os que ele reconheceu ali são pessoas acima de qualquer suspeita, acontece que infelizmente tocou-se no assunto onde eles não deveriam estar.
Lá no blog do Zan até que no começo se podia comentar, mais agora.
Então nos calemos por aqui e deixemos as safadezas tomarem seu rumo normal. Por mim.

Netto de Deus disse...

A Eliany Lopes me informa que a esposa do Sr. Agenor Melo chamava-se Heloisa.

Anônimo disse...

BONITA ESSA FOTOGRAFIA DA FAMILIA RIBEIRO MELO, O SUCUPIRA (GILMAR ) PARECE QUE TA ZANGADO , OLHA O OLHAR DA MORENINHA... FAMILIA UNIDA, ISSO E MUITO DIFICIL HOJE.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Netto de Deus disse...

O Ronaldo Bringel, Celsinho e a Úrsula do seu Mundico dos Correios (entreguei!), chamava o Gilmar, de "cuspira"! Não só ele, o Santo Antônio (Ginásio), Colégio Estadual, a baixinha, a baixona, e a torcida do Comercial e do Caiçara. Eu tive todo os motivos pra engrossar este coro, quando numa pelada ao lado do Estadual, dei-lhe um drible e fui trombada, caindo por cima do punho, deslocando. O Cusp... Gilmar me botou na garupa da biclicleta e me levou pra casa dele onde a dona Conceição(?) fez os primeiros socorros. Mais tarde foi me deixar aos cuidados da dona Alaide, minha mãe ali na praça do teatro. Não foi preciso engessar, o punho voltou ao normal por um punhado de dó...Emplasto Sabiá.
Êêê, traquinagem boa!!!!

Anônimo disse...

Gente qual a banda que vai tocar oa bitorocara dança? ESTOU ANSIOSA

Netto de Deus disse...

Pelo silêncio e pelo público alvo, devem ser os "Velhinhos Transviados"...Quááá!!!...Desculpe!

Anônimo disse...

Neto , acho que a banda vai dar para balançar o esqueleto de muitos transviados.

Anônimo disse...

INSTRUÇÃO DE ACESSO NO BLOG BITOROCARA:
Clique na figura de Bitorocara Dança que vc verá todas as atrações do evento!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...