segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nos Festejos de Santo Antônio...

Antigo Clube onde hoje está o Palácio Carnaúba da Câmara Municipal do Município.

Três anos depois de publicado esta foto de uma festa no Campo Maior Clube,animado pelo Sambrasa, e tendo na pista de dança, o Prof. Raimundinho Andrade e o Presidente do clube, Dayton Carvalho, alguém aí confirmou minhas suspeitas de que a bonita moça entre os dois, é só a nossa eterna Ana Aurora, a miss mais bonita que a cidade já mandou pra representar a beleza da mulher campomaiorense nos disputados desfiles que se realizavam, também, no Ginásio Coberto do Sesc em Teresina.

"Ivanildo e seu Conjunto", direto das tertúlias do Maguary e dos grandes bailes do Ideal Clube, para as disputadas festas do saudoso Campo Maior Clube.

Grande maestro João Sérgio, músico da melhor qualidade nos teclados do seu acordeon do famoso Conjunto "Os Amantes".

Flagrantes de algumas dessas festas.

Fotos: MuseudoPaulo&Bitorocara - Família João Sérgio - Internet.

18 comentários:

Ana Lucia disse...

As festas no Campo Maior Clube eram maravilhosas, eita tempos bons! Quanta saudades!
Lúcia Araújo

Horácio Lima disse...

Não só no Campo Maior Clube Ana Lúcia, mas também lá no Grêmio Recreativo. O tempo passou e os anos voaram e só as recordações ficaram, feliz daquele que no crisol da alma acolhe, alimenta e preserva as lembranças. O condutor da vida são elas, as lembranças. São flashs que sustentam nossa dura caminhada com pitadas de boas lembranças do filme de nossa vida em tempo real, lembrar é ser testemunha, ator e diretor ao mesmo tempo, lembranças é o sonho xerografado na placa de nossa memória, e, irremovível.

Bom, deixa eu arrumar a mala, Sto. Antonio me aguarda com a sua gloriosa benção.

Hlima
sp

JOÃO PEREIRA disse...

As minhas maiores lembranças do Campo Maior Clube são as músicas tocadas na grande radiola que lá havia - os maiores sucessos dos fins dos anos 1960 -, e as festas de carnaval. O coração acelerava ao me aproximar do clube, a festa já iniciada, a música ecoando pela praça Bona Primo na voz do Sapato.
Ao entrar, a bela decoração feita pelo Fifiu (Aureliano Filho), com tecidos coloridos, máscaras, piratas, confetes e serpentinas.
Quem não se lembra dos blocos Alegria Alegria e GEFS (garotas elegantes com finalidades sociais)? A rivalidade entre os blocos era um poderoso estímulo à superação, cada grupo querendo fazer o seu melhor: a melhor fantasia, o melhor estandarte, a melhor música.
Vivia-se o antes, o durante e o depois da festa.
Antes, os preparativos, a confecção de roupas e fantasias, ao ida ao salão da Mundoquinha ou da Carmen, as mulheres passavam o dia com os "bobs" nos cabelos. Tudo isso criava um clima de espectativa, de ansiedade, que atingia o seu climax quando se ouviam os primeiros acordes.
O durante era puro êxtase, com gente bonita e bem produzida, a paquera, o namoro, as danças, a confraternização com amigos, a bebida (porque não?), a euforia quando a festa chegava ao auge da animação.
No dia seguinte, os comentários sobre o desenrolar da festa, quem era a garota mais bonita, quem namorou quem, prolongando o prazer de uma festa perfeita.
Só quem viveu aqueles tempos saberá do que estou falando.

M Aurea disse...

É Horacio e João vocês descrevem muito bem estes bons tempos, é lustamente isto que move nossas vidas agora,ter coisas boas pra lembrar é ótimo,não tem coisa melhor...

M Aurea disse...

Falando em Miss,nossa terra continua sendo a terra das Miss. Agora mais uma Miss Piaui,e muito bonita,com certeza vai representar muito bem nossa terra.Parabéns pra Renata!

José Miranda Filho disse...

Em seguida, oração que faço sinceramente pelos meus conterrâneos, que exercem as profissões responsáveis por cada uma das noites do festejo, além de outros grupos devotos do nosso excelso padroeiro. Em razão da necessidade de adaptar uns versos em suas respectivas estrofes, vi-me obrigado a substituir algumas denominações de categorias profissionais pelas suas ferramentas de trabalho, supondo eu que será facilmente identificável.

José Miranda Filho disse...

Ó Santo Antonio, teu coração de amor
Interceda por nós a Jesus Salvador.

Doentes e aflitos seus males te entregam
Na certeza de um dia voltarem ao que eram.
Os nossos pecados não mais atormentem,
As tuas graças, pedimos, que os afugentem.

Antônios e Antônias, do nome orgulhosos,
Te prometam honrá-lo conscienciosos.
Casais encontristas, que o amor sempre vivem,
Perpetuem seus lares e os sonhos realizem.

Funcionários públicos, bênçãos pra suas lidas.
Servindo o povo conduzam suas vidas,
Não faltem os pastos neste ano da graça,
Os valentes vaqueiros não sofram desgraça.

Rural proprietário, herói lavrador,
Um inverno abundante recompense o labor.
Missão elevada, juventude a educar,
Jamais esmoreça, professor modelar.

Estudo fecundo, porvir deslumbrante,
Concretize a esperança o jovem estudante.
Bancários ciosos das obrigações.
Catequistas ensinem belas orações.


Que as obras de Cristo sejam anunciadas
Pelas associações com tal fim destinadas.
A Bíblia Sagrada, motoristas “transportem”,
E tratores e motos outras vidas “transformem”.

As almas pesquem, os pescadores.
Endireitem as almas os arrumadores.
Obreiros de Deus sejam os operários.
“Negociem” a boa-nova os comerciários.

Carroças, que sigam do céu a ladeira.
Branqueie a alma, você lavadeira.
Remediem os espíritos nossos liberais,
Construam em si mesmos templos divinais.

As coisas de Deus, “produzir”, “vender” antes,
Industriais e comerciantes.
Romeiros todos, cheios de emoção,
Retornem com fé no seu coração.

Mordomos, noiteiros, que bênçãos e luzes
Antônio derrame sobre as suas cruzes;
Devotos de ti, sejamos melhores,
Patrono excelso dos campos maiores.

Simão Pedro disse...

Esse ano bati na trave, estou de coração apertado, vou perder nossa festa.Bitorocara... tão perto e tão longe pra mim alcançar.

Simão Pedro disse...

No domingo de manhã,fui logo dando uma espiadinha... Meu Deus, cadê esse povo? Curioso,pensei, vou já olhar de novo, quebrei a cara de novo,não vi ninguém por aqui. Achei então que era o dia do Santo... Devem estar todos rezando...Hum! eu sei...rezando... Quer saber,só me resta ficar esperando,ou não. Esperar mesmo pra que? Hum! Tá bom vou confessar,se vocês querem saber vou falar a verdade,ainda tô é resmungando.Amuado,zangado comigo mesmo.Como é que se perde um adjunto desse.Coisa do destino? talvez... Fiquei aqui me pisando de um lado para o outro, como menino teimoso.Mas tudo bem, não fui. Não fui mesmo, mas mandei meu coração pra abraçar todos vocês.Fiquei muito contente com o encontro dos amigos,escutei tantas histórias, sorri e gargalhei bem juntinho de vocês. Dancei e cantei,relembrei momentos felizes mesmo distante daí.A festa foi muito boa, fiquei feliz por vocês.Logo de manhãzinha quando o dia raiou, abri a minha janela, fechei os olhos e senti a brisa do açude grande balançando os meus cabelos. Mas para minha surpresa,abrindo os olhos devagarinho,foi aí que despertei.Oh! Bitorocara,tão longe e tão perto, dessa vez não te alcancei.

JOÃO PEREIRA disse...

Olha, o Simão Pedro está se revelando um excelente cronista.
Não é mesmo, Zé Miranda?

José Miranda Filho disse...

Sem dúvida, João, o Simão é um excelente cronista. Confirma-se: "Filho de peixe, peixinho é." Seu pai, Irmão Turuka, foi ótimo nesse gênero; é só conferir em páginas do jornalzinho "A Luta", com transcrições em livros.

Anônimo disse...

É isso aí, João Pereira!!!! Houve realmente uso do aparelho repressor estatal para embargar a Bitorocara Dança! A indignação fecha com um nó nossa garganta quando percebemos o despreparo dos que representam o poder judiciário em Campo Maior, mais especificamente o despreparo de alguém que tem o encargo de promover a defesa do interesse público e coletivo, assegurando e garantindo que ações de benefícios comuns ou de interesse coletivo possam ser realizadas. Daí acreditar não ser tão inocente assim os propósitos do promotor de justiça! Forasteiro sim! Inocente? Não acredito! Porque ninguém com uso de poder, que tenha bons propósitos, se utilizaria deste poder para cometer os abusos realizados no caso do embargo da festa Bitorocara Dança! Felizmente a justiça, numa instância maior, se fez presente para consertar os erros dos despreparados para o exercício de algumas funções públicas e colocar no lugar de insignificância aqueles que não sabem fazer nada, que nada agregam à cidade dos carnaubais, que se mostram apenas como serem insignificantes de “maus bofes”. Infelizmente Campo Maior está cheio deles!!!!! Nós campomaiorenses com bons propósitos precisamos extirpar essa corja daqui! E para não ofendermos quem não merece este julgamento, damos nomes aos “bois”: Cláudio Bastos – o promotor despreparado, aquele que tem dado só “ratadas” em suas ações em Campo Maior; Fernando Gomes – empregado do IBAMA em Parnaíba e mentor de todo plano de embargo da festa junto ao órgão que trabalha – o pretensioso!; Geraldo Alves – o capacho, quem levou os fiscais do IBAMA ao La Emi indicando o local e atual presidente do Iate; Fernando Miranda – o bobo da corte – o louco, utilizado pelos mentores do plano para fazer a denuncia ao promotor público; Soares – o apropriador dos bens alheios, lesou o hospital regional de Campo Maior em mais de 1 milhão de reais e vem se apropriando do Iate em benefício próprio; Arnaldo Piricó – o advogado corrupto e amoral, aquele a quem a OAB deve ação de cassação do registro de advocacia por seus inúmeros atos imorais como advogado. E muitos outros covardes, pulhas tiranos, escondidos em peles de cordeiros, que agem por baixo dos panos, à calada da noite, por não terem coragem de mostrar sua vil cara! Acorda Campo Maior!!!!! Acorda enquanto há tempo!!!!!
Luiz da Silva.

FRANCISCO MACEDO DE ARAUJO JÚNIOR disse...

SÓ UMA PERGUNTA...
ELES CONSEGUÍRAM ACABAR COM A FESTA?
NÃO?!
ENTÃO ESSES PILANTRAS QUEM TENTARAM ACABAR COM A FESTA NÃO TEM PODER NENHUM.

João de Deus NETTO disse...

Assunção, Buenos Aires, Santiago!!! Onde estávamos mesmo? Ah sim: acabei de chegar de um périplo patrocinado por uma empresa aérea. Menos mal, pois minha sobrinha foi enviada numa missão de trabalho à bonita Natal, bem aqui "pertinho", no litoral potiguar; pensou que não, a aeronave estava aterrissando em Guarulhos, onde a tripulação deve ter ido jantar e só depois voltar para o Nordeste... Faz sentido?! Claro que sim, faz parte do plano magistral dos técnicos das aeroviárias, faturando alto por estes dias de aeroportos e aeronaves lotados de gente de todas as escalas sociais. Quanto a mim, por pouco ia sendo levado pra Maracangaia - "Moço de Deus, eu venho de Campo Maior e até agradeço em nome do casamenteiro, as generosidades de vocês, mas me deixem bem aqui pertinho, em Curitiba...ABRAM A PORTA QUE EU PULO, PRONTO!!!
Todo mundo viu que eu subi em Teresina, de repente (SÉRIO!) Fui isbarrar no terminal INTERNACIONAL do confuso aeroporto de S. Paulo, com direito a umas perguntinhas cretinas sobre o que eu estava levando, pois estes países (que eu não pedi pra ir) fazem sérias restrições a algumas coisas que nos são comuns. Rapaz, veio bem aqui na pontinha da língua, uma perguntinha irônica,tipo "e quem foi que disse que eu quero repartir minha carne de sol com estes pareceiros “hermanos” de vocês?!"
Curitiba, estava sim, no monitor, eu é que não via, passava rápido, já que me achava em pânico, louco pra chegar em casa, que por sua vez, nunca tinha estado tão próxima de mim naquelas últimas 11 horas! Vendo a hora de me mandarem pra Cancun, pena capital pra quem já estava chegando em casa, e o que é pior, na reserva monetária. O vôo (começou 1571- THE/GIG/GRU/CWB) foi um GolVarig que tinha decolado duma chapada que não tem vocação nenhuma pra ser destino turístico e econômico de importância internacional, a 80Km de Bitorocara. Quando o “destino” foi tranformado para 7470, quase que eu ia sendo deportado para os confins dos Andes, próximo ao Caribe. Não sei donde diacho os Constantinos tiraram a idéia desta arrumação me utilizando como cobaia.
Este ano deu de tudo.

Jusé di Miranda Fi disse...

Inda bem que o teu avião num baixô im Brogodó, num foi, seu Juão Dideus Netto?! Homi, agora vá discansá nas Curitiba, pra si refazê das dureza que é tá no Campmaió!
ô xente, vô já mi atolá im paçoca, marisabé, mucunzá, canjica, pamõi'a, e iscuitá u'a sunfona, tudim bem aqui pesto d'eu, nos foguedo do Albestão!

Anônimo disse...

Caros Conterraneos de minha querida Campo-Maior,
Estou chegando de campo maior com uma indignação violenta. Fui pra festa que foi uma maravilha, foi linda, majestosa e altaneira como diz o hino de c.maior. Estou indignada com esse povo de campo maior. Eles reinam com uma maldade muito grande. Quem é mesmo esse PROMOTOR? De onde vem esse despreparado da lei? E esses tais: Geraldo, Soares e Piricó de onde são mesmo. Será que venderam campo maior pra eles e não nos comunicaram. Comissão altiva da festa, só vcs podem reverter esse quadro nojento e avacalhado em que se encontra nosso campo maior. Acompanhei a aflição de vcs junto a justiça que e muito falha. Acompanhei o sofrimento e a angustiante viagem da Alvanira e Erivan para Teresina. Meu Deus pra que tanta maldade? A festa e nossa e de quem quiser participar. Mas vcs da comissão são realmente preparados pra vida. Resolveram tudo com dignidade e mostraram a grande consideração que tem por nós que estamos longe e so vamos ai pra nos divertimos.Sei que vcs tem respaldo para muito mais. Vcs foram realmente preparados pra vida. Resolver um problemão desse e ainda estarem na festa como se nada tivesse acontecido, realmente não e para muitos. Bem a festa foi linda, animada e vitoriosa. Comissão no proximo ano irei novamente e levarei mais gente. Hoje vcs fazem parte de nossas vidas.Erivan, Maaria Terresa, Magaça e Alvanira PAARABÉNS QUERIDAS BJSSSSSSSSSSSS

Emanuel disse...

Seu João de Deus já fiz este vôo doido que lhe impuseram. Comentei com meu colega de empresa por que Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre que era pra onde iamos e tem tratamento internacional e os outros estados do Sudeste, Nordeste e Norte são jogados naquela zona que é o terminal doméstico de Guarulhos. O sr, foi generoso quando chamou Guarulhos de CONFUSO pois aquilo lá é uma ESCULHAMBAÇÃO. Pelo menos nossa Teresina tem aquele prdiozinho que chamamos de aeroporto, mas só resta torcer pra quando fizerem um verdadeiro aeroporto pelo menos façam direito. Note que eu não estou criticando os horários dos voos pois isto é opcional, estou falando da esculhambação dos aeroportos e do porque dessa separação de passageiros brasileiros viajando dentro do próprio Brasil. Com relação a dizer da economia e do turismo de Teresina não precisa nem de dizer mais nada por que quando nós saimos daqui pra ir bem ali em Natal, Maceió, Aracajú, Ilhéus que é interior da Bahia, Cuiabá que disputa com Campo Grande no outro Mato Grosso é que a gente sente nos ossos o quanto ainda falta pra nós. Teresina é lamentável mais mesmo com aquele espigões de luxo ainda é uma chapada do corisco mesmo que não quer se livrar disso e encarar que é uma capital de um Estado que já deixou até o Maranhão e Alagoas para trás.. Eu já nem ligo porque todo mês eu ando por estes aeroportos e cidades por aí afora. Até São Luiz tem aeroporto.
Estou gostando do Bitorocara depois que abriu espaço para se discutir outros temas como este que mexe com meu dia a dia de viajante profissional.
Obrigado pelo espaço.

Nonatinho disse...

Quero parabenizar toda equipe organizadora do Bitorocara Dance, foi uma festa muita linda e de uma organização de alto nível.O importante deste grande evento é participação de nossos conterraneos, que residem em outras cidades bem distante de nossa bela Campo Maior,que cada ano aumenta mais.E um evento que o nosso governante deverá incluir no calendário turistico da cidade.
O que me deixou triste e envergonhado, foi em que em pleno século 21, existem campomaiorenses e forasteiros com pensamentos e ações ridículas e incompetentes, mas para a nossa felicidade e de santo Antonio estas pessoas são minorias.
Fui informado que essa minoria, queria embargar esta festa, tendo em vista que iria prejudicar o sono das garças que vivem em torno da margem do nosso belo açude.Pois bem,o peor no meu entender, é fazer uma competição de jet skis.
Um forte abraços a todos os conterraneos e forasteiros de boa índole
Nonatinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...