quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cenas de um casamento cinematográfico...

(clique nas fotos para ampliá-las)

Esse "bigode" de topete ao lado dessa bonita noiva, é o Milton Ferreira Passos. Refrescando a memória: o Milton foi locutor da amplificadora, revisor de fitas e operador dos dois projetores do Cine Nazaret, o inesquecível cinema do seu Zacarias. Ah, o meu tio também dividia com a platéia, os esculachos que o colérico dono do cinema nos oferecia corredor adentro, toda vez que a fita se apresentava “muda”, ou “quebrava” a emenda feita na revisão, antes do rolo ser posto na máquina!

Francy Passos (no pandeiro) e amigas

Também na foto, a beleza brejeira da Sra. Milton Passos. A Francy, enteada do Sr. Licínio,  morava vizinha ao Cine Nazaret, próximo ao casarão do Major Honório, na Praça Bona Primo. Tio Milton faleceu no final dos anos 80, em Teresina. A esposa, filhos e netos moram até hoje em Campo Maior.


Fotos: MuseudoPaulo&Bitorocara

5 comentários:

José Miranda Filho disse...

O Milton é um personagem vivo da memória da nossa geração. Figura ímpar da história do cinema (casas de exibição) em Campo Maior. Ao lado dele, somente os senhores - sonhadores - Castelo (Cine Teatro Glória) e Zacarias (Cine Nazaré).
Outra coisa da minha parte, se refere a uma postagem um pouco antigo, acerca da qual acabo de inserir um comentário, e, por isso mesmo, diante da dúvida de que a pessoa endereça, o João Antonio Aragão, possa ou não vê-lo, coloco-o também neste post, atual e com maior possibilidade de ser visto por ele.
Amigo João Antonio, vez e outra, reabro postagens mais antigas do Bitorocara.blogspot. Tendo revisto esta, sobre serviços de amplificadora de nossa cidade, somente agora, encontro seu simpático comentário aí de cima. Você menciona a agradável situação de recordar o seu passado quando faço referências aos tempos um pouco mais antigos de Campo Maior e que nos envolve. É muito bom pra mim saber isso de você. Também me informou que esteve na igreja de Santo Antonio com o Icade e as filhas do Seu Alírio - Gracinha e Margarida. O Icade me falou desse encontro. Eu e ele fomos colegas da Gracinha no Curso Científico, a primeira turma do Colégio Estadual de Campo Maior, que hoje, por justiça, tem o nome do Professor Raimundinho Andrade, e que comemorou recentemente, com muita festa, várias décadas de formação da nossa juventude. Infelizmente, a turma fundadora não foi lembrada nas celebrações. A Gracinha tinha um gesto brincalhão, o de piscar o olho pra mim, e eu, coitadinho, ficava com as ideias divididas, entre acreditar na sua seriedade, mas desconfiado. Afinal, não poderia uma garota tão bonita ter interesse por um jeca como eu. O nosso amigo comum Zé Joaquim Lopes (Zé Branco) se colocava a encher a minha cabeça com piadas do tipo: "Vai acreditando, Zé; vai levando no sério." Na verdade, nunca acreditei em sentimento mais profundo da Gracinha, mas de amizade. A propósito disto, ela própria confessou ao Icada, naquele encontro, João Antonio (não sei se você ouviu), que gosta muito de mim. Com esta, fiquei bastante sensibilizado, cheio de contentamento. Que ela, se for possível, fique sabendo que é plenamente correspondida da minha parte.

1 de julho de 2011 07:54

Anônimo disse...

Acho que na segunda foto,não se trata da Franci com um pandeiro,parece ser Rute Mendes,filha do Sr.Silvio Mendes,da Marc Jacob.A que está do lado parece ser Remedios,da dona Edimê.Vamos ver quem lembra das outras.

Antônia disse...

Orra diacho.

ari cordeiro disse...

neto fui casado com a filha do milton passos e esta foto é primeira imagem que tenho dele até entao nao o conhecia.

João de Deus Netto disse...

Ari, manda teu endereço de e-mail pra mim: nettocampomaior@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...