domingo, 25 de setembro de 2011

Um Produto das Arábias...

No Século passado da nossa infância de TODOS AQUI NO BITOROCARA!!!... Precisávamos de material de boa qualidade para a execução de trabalhos, também, de primeira qualidade para nosso deleite ou para boas notas no colégio, e, que por isso mesmo, não podiam ter falhas: colar o papel de seda nas varetas dos  papagaios (os netos de vocês chamam de pipas); colar recortes de revistas em cartolina para trabalho escolar; colar enfeites no caderno para mostrar que aquela papagaiada toda era sinal de que éramos estudantes aplicados; colar figurinha nos álbuns e outras “melecadas que fossem.
A cola campeã de uso, e até chique, era a "goma arábica" cujo vidrinho vinha com um pequeno pincel que logo logo era substituído por algum palito feito até de talo de carnaúba, taboca, palito de fósforo, ou, na pior das hipótese, ia mesmo o velho “maior de todos”, vizinho do “fura bolo” e do “seu vizinho”!

Coleção de vidrinhos da "goma". E olha só estado que ficava o pincel após pouco uso.

A Goma Arábica demorava um pouquiinho a secar, mas era melhor do que os grudes de fabricação caseira que normalmente se fazia misturando água com goma (amido) numa colher por onde se levava ao fogo e obtia-se o grude. Até que, ainda nos anos 60, foi substituída pela tecnologia de ponta (ôrra diacho!) empregada numa nova cola que acabava de surgir: Com vocês....Tchan, tchan, tchaaan..
...cola "TENAZ"!!!  


Muito mais forte, de secagem quase simultânea e de masueio um pouco menos seboso (parece os anúncios da radia Bitorocara), mais "limpo", tipo os meus álbuns de figurinhas de filmes super produções, que eram vendidos nas bancas de revistas, quase na mesma época de exibição na tela panorãmica do saudoso Cine Nazaret de Campo Maior.

5 comentários:

Lili Castelo Branco disse...

Nasci em Campo Maior me chamo Lili Castelo Branco. Sou neta e ao mesmo tempo filha do Sr. Zacarias Gondim Lins, dono do cine Nazaré, hoje eu vejo a vida com bons olhos e como reconheço e agradeço a Deus em 1º lugar meu pai Zacarias que para mim foi um pai, uma mãe e ao mesmo tempo meu avô. Tudo o que sou devo a ele e tudo que não fui naõ dependeu dele. Eu amo meu querido pai, que Deus esteja ao seu lado e permita que meu paizinho esteja me guiando e me fazendo companhia.

Anônimo disse...

Lili, e hoje, onde voce mora?

WASHINGTON ARAÚJO disse...

Lili, eu estudei com a Nasaré, também neta/filha do seu Zacarias, que deve ser sua irmã.
Vocês moram em Teresina?

NAZARÉ disse...

washington eu moro em teresina e estou sempre acompanhando as noticias dos nossos amigos atraves deste blog. lembro-me de todos inclusive de voce. Abraços

NAZARÉ CASTELO BRANCO disse...

washington eu moro em teresina e estou sempre acompanhando as noticias dos nossos amigos atraves deste blog. lembro-me de todos inclusive de voce. Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...