domingo, 4 de setembro de 2011

Uma Longa e Esportiva Jornada ...

Grande Netto,
Em anexo, encaminho foto histórica do time infanto-juvenil Brahma E. C., que, durante muito tempo, foi o “terror” das competições da modalidade, em disputas memoráveis no estádio Deusdeth Melo e em campos espalhados pela cidade, como Baixona e outros. Década de 70, por aí...
(clique nos craques)
A escalação é a seguinte: em pé, da esquerda para a direita – Vadin (Osvaldo Araújo), Carlito do Graxa, Toinho do Zezé, Babau, Didi Pisca-Pisca (filho do Palmeiras) e Paulo Henrique (do Décio Bastos); agachados, da esquerda para a direita, Tó (irmão do Vadim), Valdinar (filho do taxista Luisinho Araújo), Hamilton Reis, Valderi, Zacarias (irmão do Santinho) e Santos (filho do Edgar Araújo).

Essa foto foi publicada, originalmente, à página 18 da última edição da revista “Nossa Gente”, editada pelo nosso amigo Belchior. Recebo regularmente a publicação, aqui em Cuiabá, numa gentileza do antigo vizinho da gloriosa Rua do Sol. E, ao ler a edição que me chegou às mãos na semana passada, qual não foi minha surpresa, num misto de alegria, ao deparar com a foto em questão.

Confesso que me emocionei, ao “reencontrar” esse garotos, com os quais convivi por muito tempo, na condição de treinador da equipe, que só nos deu alegria. Aprendi muito com essa molecada, que sabia jogar bola, era inteligente e alegre. Bateu uma saudade....

O time só tinha craque, como dá para ver na foto. Faltaram outros que também se destacaram no conjunto da equipe, como seu irmão, o Juscelino,  o Washington Araújo (Ostinha), Carlinhos da Maria Augusta, Valdenes (irmão do Valdinar), Paulo (goleiro, filho da dona Luizinha e que, hoje, pelo que vi na própria revista, é um renomado médico), Maurinho, Djalma...

Foi uma época de ouro, com vários títulos. O time era mantido pela Distribuidora Chagas Barreto, cujo escritório era em frente ao Teatro. O gerente Marcelo era o nosso presidente, benfeitor...

Com esse time, eu me sentia confiante, tranqüilo, certo de que o desempenho seria o melhor
possível. Sugestivamente,  elchior titulou a foto com a seguinte inscrição: “Como era fácil...”
Faz todo o sentido do mundo. Ao ver a foto, além da saudade, me deu uma alegria tremenda, só de lembrar como esses moleques sabiam jogar bola. Era fácil mesmo... Sem desmerecer os adversários.

Grande abraço
Antonio de Souza
Cuiabá, MT

@@@@@@@

Esquadrão do goleirão do Icade (Luís Cláudio) do Comercial, que na foto encontra-se na posição de técnico/dirigente... Daqui a pouco teremos a escalação feita pelo método "carbono14" e, principalmente, os comentários abalizados sobre este retrato. Guenta aí! 

@@@@@@@

Outro bom time onde consigo identificar meu tio Alberto "Becu"- segundo em pé da esquerda pra direita. Este também zagueiro da família, mora há 37 anos no Rio de Janeiro. Foto gentilmente cedida pelo Ari Cordeiro. O outro Zagueiro - lado esquerdo do Goleiro -, só chama meu irmão Juscelino de "Papilina"(?). Detalhes curiosos das amizades e dos "carinhosos" apelides destes bons tempos nos carnaubais.

A Jornada não estaria completa sem a música prefixo esportivo da Rádio Bandeirante de São Paulo (até hoje!), também incorporada pela Rádio Pioneira de Teresina, que na época fazia parte da Rede Verde-Amarela, Norte-Sul do Brasil, encabeçada pela emissora paulista. Trata-se de uma música tradicional americana do Estado do Texas, e chama-se "The Eyes of Texas", um verdadeiro hino para os texanos.

Fontes: Antônio Sousa - Ari Cordeiro - Zé Miranda Filho&Zan - Rádio BitorocaraWEB (brinque!)

20 comentários:

Horácio Lima disse...

Caro Antonio de Souza, uma verdadeira inciclopédia do futebol amador dos anos 70 na cidade de Campo Maior, uma galeria de craques, legítimos atletas varzeanos "o que jogavámos apenas por amor à camisa" praticado de forma amadora e organizada, digo porque fiz parte do Cruzeiro Esporte Clube lá da Pça. da Bandeira. Alguém poderia dizer que fim levou esses garotos? das fotos inseridas só reconheci o goleirão Icade e o Chico Boguém.


sp, 04/09/11

Washington disse...

Cara que bom vê o time da BRAHMA, fui o mentor dessa causa, o primeiro a contactar o MARCELO BARRETO e fazê-lo vê que o esporte tinha tudo a ver com o empreendimento que eles estavam iniciando em Campo Maior. Deu certo pena que eu não estava nessa foto, grande abraço.

Ricardo Reis disse...

Coisa boa, rever esses amigos numa época muito bonita de nossas vidas. Naquele tempo, apesar de ser craque, eu não jogava no time de Brahma, porque era muito novo e a pouca idade não permitia, porém, eu gostava de ver "os meninos" dando show. Infelizmente, meu grande amigo ostinha, grande líder desse time, não está na fotografia.
Um forte abraço a todos.

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

Horácio, eu lembro do seu Cruzeiro, lá da Praça da Bandeira. Como lembro, daquela época, do Peñarol, do São Paulo, que, a exemplo da Brahma, tinham craques, na melhor acepção do termo.
Sobre a foto, eu lembrei de alguns nomes que não aparecem, mas esqueci de citar outro craque, que jogava na zaga da Brahma: Carlos Henrique, também conhecido como Cazica.
A exemplo do Horácio, gostaria de saber por onde essa molecada, exceção feita, obviamente, àqueles que já não estão mais entre nos.

JOÃO PEREIRA disse...

Na última foto, identifico o Paulo, o Gó e o Zé Bodim.
O Ricardo Reis, o nosso querido Ricardim, exagerou ao se dizer craque; quando muito, era esforçado.
Craques eram os irmãos Valdinar e Valdenes, o Djalma, o Paulo Henrique Bastos.
Ostinha, Carlito do Graxa, Didi do Palmeiras, Santos, Babau, Hamilton Reis e Valderi (apelidado na Bona Primo e adjacências de "capado")eram ótimos jogadores.
Mas o Ricardim tem razão quando diz que foi uma época muito bonita.
Eu, de minha parte, admito e confesso que não tinha futebol para competir com essas feras.
Lembro do Antônio "Bundinha", mas não me lembro de tê-lo visto jogar.
O treinador amador mais conhecido dessa época era o Chico Boguém.
Desculpem-me por revelar alguns apelidos da época, mas para os saudosistas, entre os quais me incluo, ler estas linhas, identificar os nomes e os apelidos, ouvindo "Hey,girl" como fundo musical,é garantia de um retorno ao passado mágico que cada um guarda dentro de si.
Abraço a todos

Anônimo disse...

Realamente Horácio, era uma verdadeira ENCICLOPÉDIA....Grandes amigos...

Anônimo disse...

Digo, "realmente"...

João de Deus "Netto" disse...

O grande craque Sócrates continua internado em estado grave em São Paulo. A cirrose provoca agora hemorragia digestiva. O cracão de bola da Seleção e do Corínthians, também fumava e muito. Vá entender essa combinação de esporte com bebida e cigarro. Não deu certo.

Júnior Araújo disse...

Netto,
Só tem uma coisa que fica em pé com a cachaça...
Sabe qual é?
Não sabe?
Pois aí vai...É o LITRO...

Ricardo Reis. disse...

Amigo João Pereira, você tem razão ao dizer que eu, quando muito, era esforçado. Geralmente eu era escalado entre os reservas, nas peladas na baixinha e na baixona. Um dia fiquei puto, juntei uns amigos, compramos uma equipe do Fluminense, formamos um time, e eu nunca mais peguei banco. Valeu o esforço.
Um grande abraço.

ari cordeiro disse...

meu grande amigo ricardo reis gostaria de ver voce em um destes times que de vez em quando aparecem aqui,vou procurar uma no meu modesto arquivo.

Belchior disse...

Ari, renovo meu pedido: entre em contato comigo, pois gostaria de conhecer seu arquivo de fotografias.
Um abraço
(belchior60neto@hotmail.com)

Belchior PI disse...

Safiote, Alberto, Marcelo,Paulo, Gó, não, não e Boguém, os ponteiro agachados: João (irmão do Chico Celestino) e Antonio do Fripisa. O restante do elenco da primeira foto não é de meu conhecimento.
2-Da primeira foto: além do Icade, apenas o Chico Alfeu (em pé o primeiro da fila à esquerda) e o Diguda(o quinto na mesma ordem).

ari cordeiro disse...

ilustre belchior o outro goleiro ao lado do gó é o alexandre do bnb irmao do prof. e policial civil joarez.

ari cordeiro disse...

belchior o primeiro em pé ao lado do alberto na terceira foto nao é o safiote,é o saudoso evaldo,que foi motorista do ivo construçao e cunhado do vereador de nazare ze joao.

Belchior PI disse...

Cara, como é parecido! Parabéns pela convicção Ari. Diga o resto do time.
Aguardo seu contato.

amaral disse...

agora sim, tô vendo os craques da minha geração de peladeiro: paulo henrique, babau, carlitim, que jogava com aqueles pés sem cava que nem os meus e os do chaga milanez. eu ainda tinha a desculpa de jogar ruim por conta disso, mas esses caras aí... foram meus ídolos. realmete faltou muita gente,... djalma, ostinha... viva a memória, viva esses caras. parabéns, irmão thalibah, isso é história. amaral

ari cordeiro disse...

na foto que esta o paulo,gó,zé bodim os 3 ultimos sao o pintor,bode filho da d. altina e o zezé.

ari cordeiro disse...

evaldo,alberto,marcelo irmao do derré,paulo molica,gó,alexandre bnb,pires e boguem,agachados milton,gaiada,?,pintor,bode e zeze.

José Miranda Filho disse...

Pessoal do esporte, somente agora obtive mais identificações dos craques do time da 2ª foto. Foi o antigo goleiro do Caiçara e do Comercial, nessa foto na posição de técnico - Icade -, quem me informou atendendo meu pedido, uma vez que não tive muitas condições de fazê-lo.
O time é o Ipiranga, do Ginásio Santo Antônio, enxertado de alguns poucos de fora. Existiu na 1ª metade da década de 60. A foto foi feita no campo da Baixinha. Vamos lá. Da esquerda para a direita, em pé: Chico Alfeu, José Luís Machado, Benedito Macedo, Nonato Vieira, Diguda, Wilson Antônio, (?), José Luís Rufino, Franklin Castelo Branco, Martiniano, Roberto Lustosa, Bogó, Enildo Bona e ele (Luiz Cláudio - Icade); agachados: Bertim Bona, Carlos Lima, (?), Paulo Vieira, Cézar Melo, Sílvio Mendes, Capita e Decinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...