sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Personagens da nossa história recente... 7

(clique e amplie...toooma!)
Antônio Amaral

"Cheguei em Campo Maior em 62, com 30 dias de nascido, com meus tios avós, Luis Pinto (da quitanda do velho mercado) e dona Maroquinha, irmã do seu Estácio que ficava no cinema Nazaret recebendo os ingressos, a quitanda dava de frente para a Marc Jacob. Sou irmão de Iraneide. Vim para Teresina em 75 com dona Dalva Melo, minha terceira mãe. Então vivi ali na Rua Cel Eulálio Filho, vizinho de Chico Augusto, dona Bárbara, dona Olintete, Valcy, o outro Luiz Pinto, o protético, pai do Mikika, Corinto Brasil..."


 "Pelada no Carnaubal"

Um e-mail do Amaral

“Aquela feira  queu achava que tava siacabanu, fez foi crescer, já tá incostanu lá na pista que vai pu cocalo de telha. Incrontei até violeiro nas budega.
uma multidão de caboco, cuspinu no pé do barcão,  comprei um prato de feijão quebra-cadeira, aquele branco do oião, achei ainda: espuleta, papilina, rapadura icerada, broa, o carai, comprei até uma baladeira 4 quina, de câmara de avião, que depois perdi por falta falta de uso.
agora vou lhe fazer uma confissão:
nunca fui naquela serra. dizem que é muito bunita.
roubei algumas vezes  a canoa do iate com o marco ôi- de-bomba, que depois abandonavamos lá mei mode o vigia num pegar nós.
 
mas lhe digo o seguinte: se num tivesse pulado daquele trem teria vindo pra teresina ainda criança, chegaria por volta das 8 horas da noite na estação ferroviária, alí perto do 25 bc, com os livros na mão e a farda do Valdivino Tito.
teriamos, eu e ôi-de-bomba iniciado nossa marginalidade + cedo.
Pelo menos pude fobar, depois de alguns dia de recuperação, com os peito todo ralado e uma respiração doída num recipiente de uns 30 dia.
Cuma é mermo o hino de
 Campo Maior
, que nós rezava, digo, cantava antes de entrar na sala de aula, sob o comando de dona Valmira?”

Antônio Amaral e a família do grande artista plástico piauiense no "largo do tempo" da praça Rui Barbosa dos anos 30. (Fotomontagem)

Essa é a pequena famia de seu Luizim e dona Maroquinha:
as duas filhas, Dalva melo, de óculos atrás, a quem mãe Maroca tomou de seu irmão, o véiEstácio, e que foi minha segunda mãe, dos 12 aos 18 anos; e sua  outra filha, legítima,Iraneide, a DD, a única ainda na vertical. Sua mãe, Netto, conhece a DD. Quem não conhece a DD em Campo Maior?! Desafia o Antonio Amaral.

Trabalho gráfico do Amaral


Com trabalhos que se destacam pelo caráter inovador e por conterem um estilo bem particular, as peças do piauiense Antônio Amaral ultrapassaram fronteiras com a exposição “Vetor Coimbra”. A mostra foi realizada no início de julho de 2010 na Galeria do Teatro Acadêmico Gil Vicente, na cidade de Coimbra, em Portugal.


Fontes: Antônio Amaral - MuseudoPaulo&Bitorocara
Caricatura: João de Deus Netto - Bitorocara

8 comentários:

Júnior Araújo disse...

Grande Amaral, lendo essa matéria e ouvindo o Hino de Campo Maior, a sauade bateu forte.
Lembro-me de voce Amaral quando íamos jogar lá na aabb...
Vou tentar escalar o time Amaral, se faiar tu me ajuda.
Vou citar pelos nomes e não pela posição em campo.
Jogadores bom de bola:
Amaral
Croinha
Bete ( Prof. Napoleão)
Haroldo (seu Nonom)
Serginhos Bastos
Paulo Henrique Bastos
Avelar
Pelé
Babau
Beto
Eu acho que ainda falta alguns.
Se alguem lembrar mais nomes, por gentileza acrescente.
Amaral, parabéns meu amigo pelo belo trabalho que faz.
Um fraternno abraço
Junior Araújo - Maringá-Pr

Gracinha Torres disse...

Junior.
Não entendo nada de futebol.
Vocês não deram mais notícias,
Venham aqui.
Beijos.

Gracinha Torres disse...

Adorei o Hino, Netto. Amei.., Amei,...



Amei... Te amo.

Simão Pedro disse...

Ei Indeia, não era um time era uma seleção, os caras eram bons, o Babau era craque,estudamos juntos,o melhor era ver o Serginho zangado.

www.soaspoderosas.com.br disse...

O WWW.SOASPODEROSAS.COM.BR

Permite a inserção de anúncios de relacionamento para homem que procura mulher, mulher que procura homem, homem que procura homem, mulher que procura mulher, casal que procura mulher, mulher que procura casal e vários outros níveis de relacionamentos?!!!

ACESSE: www.soaspoderosas.com.br

zanzando na rede disse...

Cada vez que releio um dos livros do Amaral, fico impessionado com o talento do cara... Impressionante e faz tempo que não lhe vejo, não lhe procuro nem ele a mim, mas uma hora dessas vou atrás do cabra... É um dos caras mais talentosos que eu conheci, desculpem a babação, mas é o mínimo que se pode dizer dele...

amaral disse...

irmão thalibah, faltava tú fazer essa maldade comigo?!
zan, junior, vocês todos,... somos todos possuidos, no bom sentido, pela aquela entidade que mora lá na beira do açude, que sisconde nas paia de carnaúba. é verdade, joguei com alguns desses craques, porém, em peladas. nunca fui páreo para eles.tinha babau, era um craque boa-praça. paulo henrique nunca mais vi, croinha, aroldo, serginho vi uma vez, pelé faz muito tempo... e bete? onde anda, bete napoleão?

Júnior Araújo disse...

Amaral, o Croinha eu nunca o ví, o Paulo Henrique mora em São Luis-Ma, Aroldo e Serginho moram Teresina. O Bete Napoleão mora em Brasília-DF.
Abraços
Júnior Araújo

Maringá-Pr

Gracinha, nós estamos bem, estamos esperando voces tambem aquí em Maringá-Pr
Sempre vou à Curitiba, mas vou e volto no mesmo dia.
Abraços à todos voces.

Júnior Araújo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...