terça-feira, 4 de outubro de 2011

A todos os aniversariantes de outubro.... De um brilhante aniversariante.

(clique e amplie)



“No cemitério de Batalhão os mortos do Jenipapo
Não sofrem chuva nem solo telheiro os protege
Asa imóvel na ruína campeira”.


Carlos Drummond de Andrade
(In Fazendeiro do Ar. Item II. Campo Maior)
Fazendeiro do ar e poesia até agora.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1955. 561 p.

No mês do aniversário de Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiro de todos os tempos; contista, cronista e tradutor, uma leitura da homenagem que ele fez aos mortos na Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. Outubro também lembra o aniversário do poeta piauiense H. Dobal - recentemente falecido – que também se declarou à terra dos carnaubais em uma das suas mais belas poesias: “Campo Maior”.  É o mês em que se comemora o Dia do Piauí; e com muita modéstia, neste mesmo feriado, este “blogueiro” que vos escreve veio ao mundo através da cidade de Campo Maior. Não poderia esquecer também que no dia 1º deste “festeiro” mês, aniversaria, Regina Monteiro de Deus, minha esposa campomaiorense. Eu e ela representamos a homenagem "maternidade" no post do Drummond.  
Parabéns, então, para todos nós!

@@@@@@@@@

NOTA DO BITOROCARA

Prof. Cineas Santos me alerta que Drummond nunca escreveu este texto Desejos.
Corri na WEB à procura de referências, principalmente em sites e blogs de literatos devoradores de livros, drummonólogos... NADA! Nem em Itabira, alguém se atreveu a assinar pelo filho ilustre.
Trata-se de mais um texto falso atribuído a escritores famosos, como já aconteceu várias vezes com o Luís Fernando Veríssimo, por exemplo.
Agora, digite aí nas pesquisas do Google pra ver se alguém se sente capaz de dizer que não é!
Encontrei até blog no UOL dizendo que se fosse do Drummond, seria uma obra prima, mas como 1% (na internet) diz que não... É uma merda!
Mas que Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira no dia 31 de OUTUBRO de 1902, e morreu no Rio de janeiro em 17 de agosto de 1987, quero é ver quem diga que não!
E este aí do Cemitério do Jenipapo também é verdadeiro!



3 comentários:

João de Deus Netto disse...

E não se esqueçam da minha Caloi...quááá!!!!

Netto de Deus disse...

Juro que fiquei escabreado quando no "Desejos" Drummond "oferta" Deus para todos... Drummond era ateu convicto.
Mas, em atenção a um amigo muito ligado e grande leitor que me amandou aquele texto... A essa hora ele também está preocupado.

Isto eu já sabia sem ser "expert" em escritor nenhum:
"Eu não acredito em nenhum valor de ordem política, filosófica, social ou religiosa. Acho a vida uma experiência que tem de ser vivida e se esgota, termina. Depois disso, mais nada".
Foi numa entrevista de Drummond ao jornalista Luis Fernando Emediato em 1987.

Netto de Deus disse...

O grande e informado amigo a quem me refiro sobre o texto "Desejos" atribuido a Drummond, é o cearense Bezerra, natural de Iguatu e radicado no Rio de Janeiro desde 1972.
Eu sei onde piso, porque sou eu que faço... rs rs!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...