sábado, 26 de novembro de 2011

"Sorriam, Campo Maior é a Bahia do Piauí !!!"...

(clique e amplie)

Estima é o apreço que se tem a… do grego autos si mesmo. Temos então o gostar de si, o auto-amor. Então, quando se fala de auto-estima comunica-se o que se pensa e sente sobre si mesmo, é uma experiência íntima.
Nathaniel Branden, pioneiro no estudo da auto-estima, ensina que “Ter auto-estima baixa é sentir-se inadequado à vida, errado, não sobre este ou aquele assunto, mas errado como pessoa.” 


Olhando por essa lente, dá para imaginar a solidão e a dor de quem passa pelo processo de auto-estima baixa?

O que leva alguém a achar-se errado como pessoa? Inadequado à vida?

Uma bonita e limpa cidade não proporciona auto-estima, porque se trata de uma experiência única, própria.


Mas, a cidade que não vela pelos seus cidadãos, que declara o descaso ao ser humano, ensina sutilmente que também não sou grande coisa, pois que sou tão ser humano quanto o que está na rua, no desemprego, na droga, na falta de reconhecimento, na desesperança.




A verdade é que nós campomaiorenses aprendemos a gostar de sentir baixa auto-estima pelo que sempre recebemos, e o pior, acreditamos que merecemos receber.

E completo com um pensamento de um amigo no Rio de Janeiro que dizia sobre os favelados (ôps, é feio dizer esta palavra!) dos morros cariocas nos anos 70/80


O pior não é ser pobre  e ser tratado como um pária; um beócio... A desgraça é quando a pessoa acostuma a ser tratado como tal.

Alienação, degradação.

50 comentários:

Neuma disse...

Falta de educação que gera alienação e também falta de taca kkkk.kk

Gislene M. Lima disse...

Excelente matéria, como sempre. A montagem sensacional dá bem na ferida da baixa estima em questão.
Mas não esqueça que o problema continua na atual administração do PT do patrão do seu amigo Zan que também é um admirador destas porcarias da Bahia e do Ceará. Não falo dele Zane sim do prefeito Paulo Martins.
O prefeito do PT é também emprezário destas bandas(ainda bem que não é inteira) que custam um dinheirão dos cofres públicos.
Estimular a boçalidade e o mau gosto constatado em todo o Brasil e prejudicando nossos costumes e cultura não foi só previlégio dos prefeitos anteriores. Justiça se faça.
Que bom que o sr, abriu os comentários deste excelente blog.

Fabhy disse...

Gostei do que li e vi.

Horácio Lima disse...

Uma das características mais marcantes dos seres inteligentes que habitam este planeta é a habilidade de atos imaginados.

Parabéns ao caro Netto, tô indo em fevereiro a Campo Maior, tú vais?


sp,

João de Deus "Netto" disse...

Amigo Horácio, como dizem os sulistas, "não te fresqueia, guri", querendo me causar inveja rs rs! Campo Maior, com certeza, se Deus quiser, no fanal de maio, com esticadinha ao aniversário do 10º Salão do Livro do Piauí, em Teresina. Aí nos veremos em junho, de novo, por que sei que você está gostando e vai "amiudar" com idas a Campo Maior.

João de Deus "Netto" disse...

"Eu só quero um xodó", na ótima performance da jovem e eclética banda pernambucana "Nós4".

"Feira de Mangaio" com o trio que dispensa comentários: Dominguinhos, Sivuca e Osvaldinho... Aí é bobagem falar em.... Xá pra lá!

"Que nem jiló" com o saudoso conjunto paulista querido em todo o Brasil... "Os Incríveis"!!! Incrível, não?!

Anônimo disse...

Neto faça um apelo a esse prefeito que lutou tanto para tomar a prefeitura de Campo Maior.A cidade ta IMUNDA ABANDONADA.Nem decoração de natal existe. Eita prefeito . FAlava do outro e é pior.Cadê a maquina do Fernando MIranda? Cadê as criticas do Zan? Ficou todo mundo cego e mudo.Mas o povão tem o que merece.

zanzando na rede disse...

A baixa auto-estima do campomaiorense está associada à incapacidade de se achar capaz de superar as dificuldades de suas vidas, POR SI MESMO. Todo mundo fica esperando que alguém faça as coisas por elas e quem pode fazer alguma coisa por elas geralmente faz alguma coisa PRA ELAS... É um vício histórico pavoroso, alimentado por quem sobrevive dele...

zanzando na rede disse...

A atual administração tenta passar para a população a idéia de que não se resolve problema de ninguém, individualmente, como a maioria dos outros administradores no passado tentou resolver; se vai conseguir alguma coisa com isso só o tempo pode dizer, porque não se muda um paradigma da noite pro dia, correndo-se até o risco de enterrar um projeto político promissor porque a idéia do projeto não é alimentar clientelismos enraizado na mente das pessoas...

zanzando na rede disse...

O povo não gosta de forró e de bandas abahianadas de fevereiro pra cá, é bom não esquecer... se o povo gosta daquilo e eu contrato uma sinfônica para tentar alegrá-lo, vão jogar pedras nos músicos... eu por acaso, estava passando por aqui no dia da inauguração do Complexo Cultural Valdir Fortes, no dia 27 de dezembro de 2007... primeiro tocou a sinfônica levando até músicas do Major Honório sob a batuta do maestro Aurélio Melo... depois disso vieram as bandas de forró, que é disso que o povo gosta... bobagem ficar demonizando o povo por te esse gosto....

zanzando na rede disse...

A música bahiana derivada do que se convenciou chamar de Axé vem dos Trios Elétricos e já tem mais de 30, 40 anos que existe. A transformação do forró nessas viriedades que a gente conhece aí dessas bandas e cantores é uma mistura desses ritmos todos com a facilidade de se produzir e comercializar. Assim como toda a vida eu me orgulhei de poder consumir Chico, Caetano, Gal e Gil, os assim ditos pobres têm o maior orgulho de consumir suas bandas prediletas... Será que nem disso esse povo pode ter a liberdade?

zanzando na rede disse...

Esse negocio de dizer que a cidade está imunda, me lembra de um administrador recente cuja ânsia de limpeza era tão grande que limpou até os cofres da prefeitura, deixou tudo brilhante de limpo... Bom, deixa pra lá, porque senão (re)começa a III Guerra Civil por aqui... rs rs rs...

A. Cardoso disse...

Netão a muié foi entregar que o prefeito é empresário destas porcarias aí o zan se enfezou kkkkkk se não fosse esse detalhe que doeu nos calo aí estas porcarias seriam realmente porcaria.

Anônimo disse...

amigo meu de teresina trabalha na andrade gutierrez em bh diz que os mineiros não tem nada contra o axé. desde que fique lá por salvador mesmo.
tem mais, o tal do aviões do forró só serão bem vindos se deixarem os aviões para os mineirinhos comer quieto. vi na playboy as gatas que são gostosas, pernambucanas e baianas.
já quem diz que isto é musica brasileira de qualidade fede a demagogia.

Brenda disse...

Seu Zan logo o senhor um cidadão de muitos conhecimentos inclusive musicais e se levantou para defender este LIXO por causa de interesse politiqueiro? Eita que o povo é mesmo pra morrer sem saber o gosto bom do que tem no mundo da cultura inclusive das nossas.
O Netão foi bem na ferida da baixa estima. Parabéns.

Batista Brasileiro do Bem disse...

E quem foi que disse que a msicalidade brasileira se resume a Caetano (cadê ele?), Chico e Gil(muito bom)
A música brasileira também não pode é ser resumida e esmagada por estas porcarias (pegou) do quanto pior melhor para o meu (deles) bolso abarrotado de reais suados e calejados..

Zenon disse...

O fenômeno aqui no nordeste é mesmo preocupante no contexto da nossa rasteira baixa estima como tem na foto do blog. Digo isso porque sou representante e ando no Brasilzão inteiro. Quando se sai do Nordeste, parece que é um alívio para os nosso ouvidos. Ainda mais aqui com playboyzinhos filhinhos de papai arrogantes maleducados com carrões e soms caríssimos tocando estas besteiras numa afronta aos nosso ouvidos e inteligência. A burriçe começa é pelos mais ricos e que estudam em colégios carísimos e não adianta nada porque ele já foi criado neste ambiente rasteiro.
Blog bom.

Fabhy disse...

Gentes, resumindo: tem muita grana na latrina. O diretor do Big Brother (eka) disse em um vazamento da internet que os funcionários do programa da Globo que não se empenharem na tarefa de EMBURRECER os brasileiro(só pode) não ganharão dinheiro ou ficarão de fora. Ou seja , serão despedidos!!!!
O interessante é este debate aqui é muito bom porque demonstra que não nos socarão este lixo de goela abaixo por interesses econômicos espúrios.
O Brasil não é só axé(eka) e forró cearense (vou vomitar), depois passam a mão na cabeça do povo chamando de pacato, bonzinho e outras falsidades.
Abraços.

zanzando na rede disse...

Não falei?

zanzando na rede disse...

Eu não defendo o lixo por interesse politiqueiro, deixa de ser burra, Brenda... O que eu disse é que as pessoas exercitam o direito de terem um gosto musical diferente do nosso... só isso...

Festeira disse...

São os xiitas.
Não chego a tanto.
Só que simplesmente não piso num lugar que toca estas M...

Tainha disse...

Seu zan deve ta levando uma bolada boa no saae pra defender tanto essa turma da prefeitura. Seu, moço, amostra teu contracheque pra nóis ver e acreditar que voce é imparcial.

zanzando na rede disse...

...meu contracheque não diz quase nada do que me leva a defender tanto essa turma da prefeitura... não é por aí que a coisa anda comigo, companheira...o que eu ganho no SAAE é infinitamente menor que do que a tua turma roubou da prefeitura, tainha...é um salarim de nada que mau dá pra pagar minhas contas...

Tainha disse...

Zan.
Voce não honra nem as calças que veste, e vem com essa coisa de roubo do antigo prefeito. Eu vivo as minhas custas, sou funcionário público federal e não sou ex-bancário, ex-isso, ex-aquilo. Tu te prepara que as coisas mudam rapidamente. E como dizia o fiando judilan, tu não vai ter onde mais filar nada.

Joelma disse...

Ontem aqui não tinha nada e quando amanheceu o dia me deparo com um monte de comentário. Isso é bom também que os meninos peguem mais leve e respeitem quem não tem nada a zaver kkkk

zanzando na rede disse...

Tainha, pra tu honrar as calças que veste só precisava que tu dissesse teu nominho, criatura... Com teu nominho aqui pra gente saber a gente ia poder saber também se tu vive mesmo às tuas custas, como tu diz, se tu é funcionário público como tu arrota, se achando a coisa mais coisa do mundo... Judilão mudou de nome porque a gente descobriu que ele se disfarça de vendedor de vinho, mas o que ele é mesmo é outra coisa que não vale a pena a gente dizer aqui... Aposto qu etu sabe o que ele é... Eu não tenho medo de ficar sem o salário que ganho aqui porque nunca precisei de fazer nada de que me envergonhe para sobreviver...

CLÓVES LEAL disse...

Zan, voce conhece uma música dos incríveis que diz assim?
VAI TRABALHAR VAGABUNDO.
Essa música foi feita pra voce amigo zan.

zanzando na rede disse...

Eu dou expediente aqui no meu emprego de 7,30 às 13,30, costumo esticar à tarde aqui até o sol esfriar e volto pra casa no fim da tarde, isso quando não venho à noite. Se isso é pilantragem, eu quero ser mesmo o número um. Agora, quem é que sabe quem é CLOVES LEAL SILVA, RG 79.722.60 MA. Meu endereço aqui é rua Paraná, 57, Bairro São Luis, eu costumo estar em casa à noite. Aparece aí, Cloves, pra gente se conhecer melhor. Meu celular é 9929-2822. Será que tu teria coragem de dizer mais detalhes sobre quem tu és? Era só pra gente conferir o que tens em comunm com anfifa, tainha, judilão, panxico...

zanzando na rede disse...

Adoro a música dos Incríveis, mas não tem nada a ver com a minha vida,não sei de onde tu tirou a idéia de que eu sou vagabundo... Trabalho desde 1963, me aposentei este ano por idade e espero continuar trabalhando enquanto puder justificar o que ganho...

Gustavo disse...

Eu sou de Picos mas atualmente estudo e moro em Teresina no bairro Mocambinho. Escutando a rádio do Bitorocara a impressão que temos é que Campo Maior é uma cidade civilizada e bem conceituada em cultura como se fosse uma ilha no Piauí e não é. Primeiro porque já fui várias vezes no festejo enorme da cidade e em outras oportunidades. Realmente é um bonita cidade como nenhuma na nossa região sul do Estado. Segundo que em matéria de cultura musical chega a ser pior do que a minha Picos que tem influência de 3 estados por ser um entroncamento rodoviário do Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará.
Cabra véi vou mais longe e arrisco que nem São Raimundo perto de Remanso a gente não escuta tanto axé.
Terceiro está aqui na briga do comentário que parecem rapariga bêbadas disputando macho. É que as aparências enganam muito.
Coitado do genial Netto que conheci em 95 no jornal Meio Norte.

zanzando na rede disse...

Tem que rir, gente... rs rs rs kkkkkk ou quááááááá....

Bitorocara Blog disse...

ESTE COMENTÁRIO FOI EXCLUÍDO PORQUE FOGE DO TEMA DO POST.

José Miranda Filho disse...

Estou aqui e agora escutando "o sapatinho na janela esperando o velhinho que, presumivelmente, trará um presente de Natal...". Que sonho lindo! Terá desaparecido entre as brumas do passado, ao menos do meu passado?
Porém, enquanto isso:
- É pelo que acabo de ver nesses comentários que resolvi me mandar. Não dá mais não, meu irmão! Além do mais, tenho certeza de que o Bitorocara nada perde com isto; ao contrário, só ganha.
Abraço, Mestre João. Abraço, Mestre ZAN.

Anônimo disse...

Caro Pinuca (ZAN),

Confesso que não entendi qual a relação existente entre o alegado propósito da atual administração de não tentar resolver os problemas individuais dos cidadãos de Campo Maior - abandonando o viés clientelista atribuído às outras administrações - com a sujeira que tomou conta da cidade.
Abandonando as práticas clientelistas, não deveria sobrar mais recursos para limpar a cidade?
O fato de o prefeito ser um dublê de promotor de shows com bandas de forrós, foi determinante para a escolha das bandas contratadas?
De onde extrai a certeza de que os projetos políticos que acalanta nos seus devaneios coincide com os propósitos do prefeito?
Hoje, a ninguém é dado ignorar que as administrações petistas são corruptas, salvo raras exceções, e que os homens de bem que ajudaram a fundar o PT há muito abandonaram o partido, ou dele foram expulsos.
Conheço-o de muito tempo e sei que você é um homem probo, cheio de boas intenções, além de inteligente e aguerrido, mas um tanto ingênuo e crédulo, o tipo ideal para servir de biombo para qualquer aventureiro travestido de partidário engajado.
Não tenho nenhuma dúvida de que você defende o que acredita, que a sua fé no tal "projeto político" é real. Mas, repare, o prefeito foi eleito para administrar a cidade e não para tocar um projeto político partidário. Administrar Campo Maior implica em cuidar diuturnamente da cidade em seus múltiplos aspectos, e o mais básico desse cuidado, o mais visível, é a limpeza de suas ruas, praças e avenidas.
Ora, o tal projeto político, pelo visto, não contempla o básico do básico, que é limpar a cidade!
Outra coisa, ZAN, acusar os outros de rapinagem não torna santos os seus companheiros.
Sei que você presta uma espécie de assessoria de comunicação ao SAAE, e por dever de lealdade, por gratidão ou mesmo por credulidade, tem se prestado, aqui no BITOROCARA e no seu blog, a uma defesa cega da administração petista em Campo Maior. Não vá perder a sua independência. Para o seus amigos e admiradores seria uma grande decepção.
Desculpe-me pelo desabafo e por me alongar tanto.

Anônimo disse...

Meus amigos, ou axe, ou mpb, ou forro, ou classica, ou qualquer que seja o ritmo, cada qual tem seus defensores e aqueles que não as toleram. Porisso digo: "Gosto é igual a c....., cada uma tem o seu e se importe com ele, deixe os outros de mão". Ora pois.

zanzando na rede disse...

Infelizmente, houve um mal-entendido da parte de alguns acessadores do blog, quanto ao que eu venho dizendo aqui, principalmente quando consigo dizer coisa com coisa sobre o que acho da administração do pt... O mal-entendido é por conta de algo bem básico que é essa coisa de se aceitar que as pessoas tenham visões diferentes sobre o que acontece ao seu redor... Não é necessário que eu pense exatamente igual a outras pessoas sobre qualquer coisa, gente... E nem seja execrado por conta disso... Discordar dos outros é só exercer um direito democrático de ver as coisas do seu jeito peculiar de ver... Toda a confusão que se forma aqui é por conta disso... A pessoa se identifica ou não se identifica como Anônima e me trata como se fosse outra pessoa, mas como é que eu vou saber se se trata realmente dessa pessoa... É complicado vc. ficar tentar manter um diálogo com quem vc. não sabe quem é... Eu entendo o drama do Netto perdendo tempo em administrar essas pendengas por nada (já pedi desculpas a ele pelo que tive a ver com isso...) mas geralmente quem baixa o nível da coisa não sou eu, mas eu não quero fazer mais essa polêmica também por nada... A intolerância pode estar afastando as pessoas do blog...

zanzando na rede disse...

Eu vou parar por aqui porque acho que tudo tem limite e o meu limite é me dar conta de que se perde muito tempo com nada, absolutamente nada...

Isabele - estudante. disse...

O problema não é o gosto individual. A droga é a imposição de uma ou duas coisas só. Axé e Forró. E tome de lixo musical porque ritmo ou música nenhuma tem 100% tudo de bom, e nestas duas aí o que presta não chega a 1%. Agora imaginem dezenas destas coisas o tempo todo poluindo os ouvidos e as mentes da pessoas tão carentes de músicas e shows de qualidade?
Não adianta porque os argumentos são tão pobres quanto a baixa qualidade deste lixo tão caro desviando dinheiro do que seria pra verdadeiramente educar o povo.
E se der uma olhada na nossa juventude de todas as classes é de dá pena e revolta.
Não é fácil ouvir de alguém de Picos ou de outra região ou estado dizer que nossa cidade é só fachada intelectual no sentido de cultura e que na verdade somos ..Vou até calar.

Vitor disse...

Sr. João de Deus e se eu lhe mandasse um material de divulgação de uma cidadezinha do interior do PiauÍ menor do que Campo Maior e muito pra lhe mostrar como o povão não só gosta de axé e forró?
O problema é que só lhe dão isso e como dizia meu avô dessa mesma cidade, que povo culto (ele dizia sabido) e com a barriga (pança) cheia é um perigo para os poderosos.
O sr. botaria no seu blog?

Horácio Lima disse...

Mesmo com a invenção dos caminhões, trio elétricos, a carroça não perde seu posto de veículo de transporte multi-uso. E foi nesta gambiarra, que o Sr. Catuaba, homem simples, brincalhão, chapéu de palha, olhar ignorando, assoviando, peito aberto, com o seu inseparável e fiel jumento Manhoso, fazendo um passeio na orla do Açude Grande, ganhando uma rápida canja musical com o vocalista Bell Marques, ao som de: "Se liga Brasil, Eu sou brasileiro".


sp,

Moacir Ximenes disse...

O quê? O forró do meu Ceará? Vale traçar também que uma emissora de tv aí que emburrece mesmo o povo táca lá umas tais de "internacionais" e a turma se láááááva. Essas sim são lixos a serviço da dominação cultural. Preferio qualquer um dos nossos lixos, inclusive, atômico.

Vitor disse...

Sr. João de Deus enviei o material prometido para o seu e-mail bitorocaranews@gmail.com
Povo é para brilhar e não para morrer de fome DE SABER TAMBÉM.
Espero que tire o máximo de proveito em nome do combate a baixaria e a ingnorância.
Povo merece também o que é melhor e saudável aos seu desenvolvimento intelectual.

Andressa Castro - BSB disse...

Estaí o resultado do estrago intelectual que isso provoca. O cidadão aí que jamais escutará música clássica por que os gênios da musicalidades estavam a serviço da dominação internacional. mais o que diabo é isso? Isso nos anos de 1700? Deve ser dor de barriga do lixo atômico rs rs E deve ser um cara novo portanto não conhece nem a legítima música do Ceará assim como outro brasileiro aí que acha que a música legítima da Bahia é o axé. Neste caso é alienação das mais feroz. É aquela que a pessoa se nega a separar o joio do trigo.
Legal também porque as besteiras se manifestam e eles mesmo se entregam.

Festeira disse...

E viva o Recife onde o pernambucano auto estima não deixa o virus do axé adoecer a legítima música do FREVO PERNAMBUCANO querido em o BRASIL! Estudei lá e eles formam uma verdadeira barreira onde os shows de axé são decepcionates perante estas alienações que se ver no restante do Nordeste.
Quer escutar e dançar forró de verdade é só ir em Campina Grande, Caruarú, Garanhuns.
O Frevo e o legítimo forró, baião e xote toca até no Rio Grande do Sul. Toca também aí no Paraná seu Neto?

Isabele - estudante. disse...

A estupidez acabou de generalizar e levar a coisa para o campo da intolerância. Volto a dizer e pegando emprestado trecho do meu pròprio coemtário anterior:
O problema não é o gosto individual. A droga é a imposição de uma ou duas coisas só. Axé e Forró. E tome de lixo musical porque ritmo ou música nenhuma tem 100% tudo de bom, e nestas duas aí o que presta não chega a 1%.
E DESCONFIEM DE QUEM ABRE A BOCA PRA DIZER QUE GOSTA DE TODO TIPO DE MÚSICA. OU É DEMAGOGO OU É UM ALIENADO ATÉ AS TRIPAS.

Moacir Ximenes disse...

Ótimo Andressa Castro. prazer, Moacir. Continuo a preferir os "clássicos" do Ceará. Como cearense por nascimento e como "cabôco réio" que já está nos portais dos quarentões. Mas, nunca deixarei de reconhecer/respeitar quem/outrem gostar/admirar/curtir... o contrário. E nos 1700 é que foi um auge mesmo da dominação europeia, que diga nossos povos nativos, a Africa e a Ásia. De clássicas sou bem chegado num Carlos Gomes.

Anônimo disse...

Seu ZAN, o comentário do anônimo não baixou o nível. Pelo contrário, foi escrito de forma respeitosa e demonstrando muito consideração pelo senhor.
E o anônimo ficou sem nenhuma resposta,

zanzando na rede disse...

...tudo bem, mas meu tempo pra anônimos é limitado...

José Miranda Filho disse...

O ZAN optou pelo silêncio como resposta, no que fez muitíssimo bem. Não deve, não tem que explicar nada a ninguém sobre sua vida. Não ocupa mandato político nem cargo público de primeiro e segundo escalões, sendo tão-somente um assessor comissionado, cargo que, aliás, todo órgão público tem em seu quadro de pessoal.

Anônimo disse...

Caro Neto,
nós pobres comerciantes da av. demerval lobão não aguentamos mais esta reforma na av. todo dia às 20:00hs vem retirar restos de materiais de construção des pequena obra que já se arrasta por mais de 120 dias, no lojas ficam cobertas de poeiras puro pó de cimento com isto nossas mercadorias ficam danificadas faço um apelo a associação comercial levar a prefeitura a justiça para nos idenizar os danos causados.
nossa cidade esta voltando a época do carbureto estamos no mar de lixo só cego não vê mais sente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...