quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ESPECIAL! - Detalhes inéditos sobre a origem do Padre Mateus Cortez Rufino


Por volta do ano de 1902 veio ao povoado Buriti o comerciante ambulante Joaquim Rufino da Silva comprar a borracha de maniçoba, principal extração vegetal do povoado naquela época. Em 1910 mudou-se do povoado Coroatá, município de Picos, onde nasceu em 27 de março de 1882 e fixou nesta terra residência com sua primeira esposa, Joaquina Rufino dos Santos e seus dois filhos, Maria da Conceição e Antônio Rufino (mais tarde sargento Rufino). Comprou duas pequenas casas que mais tarde, reformadas e ampliadas, transformaram-se no principal ponto de referência do povoado: a Casa Grande, localizada no centro. A partir de então outras construções foram surgindo ao seu redor, contribuindo para o desenvolvimento do antigo povoado e posteriormente para o surgimento da cidade.

            Além de residência, a Casa Grande era também ponto comercial para venda de tecidos, compra de borracha, couro e pele de animais. Em 1913, já viúvo, casou-se pela segunda vez com Maria de Alencar Cortez*. Ela era descendente de italianos, vinda da cidade de Exú-CE* ao povoado de Ipiranga do Piauí onde acabou residindo. Joaquim e Maria tiveram sete filhos: Mateus Cortez Rufino (Monsenhor Mateus), José Cortez Rufino, Ana Rufino Bona, Raimundo Cortez Rufino, Francisco Cortez Rufino, Lucas Cortez Rufino e Vicente Cortez Rufino.

            Em 1927 Joaquim ficou viúvo mais uma vez e um ano mais tarde casou-se pela terceira vez com uma prima de sua segunda esposa, a senhorita Rosa Cortez Rufino e com ela teve mais dezesseis filhos: Maria Cortez Rufino (curiosamente conhecida como Socorro Rufino), Adelmar Cortez Rufino, Maria Cortez Rufino (essa outra Maria se conhece por Zeneide Rufino), João Cortez Rufino, Maria do Rosário Cortez Rufino, Caetano Cortez Rufino, Maria de Jesus Cortez Rufino (chamada de Teresinha Rufino), Luiz Cortez Rufino (prefeito de 1976-1982), Joaquim Cortez Rufino, Antônio Cortez Rufino, Vicente Rufino Cortez (Vicentinho), Paulo Cortez Rufino, Marcos Cortez Rufino e três outros filhos que não sobreviveram. Dos três casamentos Joaquim Rufino da Silva teve 28 filhos, dos quais houve três óbitos infantis no primeiro casamento. Assim, vinte e dois dos seus filhos tornaram-se adultos.

            Durante o tempo que viveu em Buriti e mais tarde Ipiranga de 1910 a 1965 (ano de sua morte) Joaquim foi delegado, comerciante e dono de muitas propriedades o que lhe permitiu alcançar o título de Coronel.

            No dia 13 de outubro de 1965 falecia o Cel. Joaquim Rufino, com 83 anos, deixando muitos descendentes e uma história de vida no município de Ipiranga. Seis anos após sua morte faleceu sua última esposa. Seu corpo descansa juntamente com suas três esposas no cemitério de Nossa Senhora da Conceição no centro da cidade.

*Nota do Bitorocara
 Cortez está mais para o espanhol
 Exú está mais para Pernambuco

Fotos: Museu do Paulo&Bitorocara

11 comentários:

NNEVILLE PAZ disse...

Mateus Cortez Rufino foi uma das pessoas mais carismática que eu tive o privilégio de conhecer. Exerceu o sacerdócio com muita competência, virtuosidade, moral e ética. Excelente orador sacro, mercê de seu lato conhecimento da língua portuguesa, da qual foi professor no glorioso Ginásio Santo Antonio. Como educador, foi o responsável pela formação moral e intelectual de muitos campomaiorenses que, ainda hoje, se destacam nos diversos ramos de atividades. Inegavelmente, Monsenhor Mateus Cortez Rufino, merece ser reverenciado por todos nós que com ele tivemos uma proveitosa convivência.

Aderson - Cotia SP disse...

ANTES DE MAIS NADA E QUALQUER DÚVIDA É SÓ CONFIRMAR AQUI NESTES LINKS
.
http://www.cademeusanto.com.br/sao_odilio.htm

http://libertosdoopressor.blogspot.com/2009/10/dia-de-finados-ou-culto-aos-mortos.html

E COMO A DATA TEM MUITO A VER I

Conhecido também como Santo Odílio ou Santo Odilon. Nasceu em Auvergne, França em 962 era de uma de uma família aristocrática de Mercoeur.

Em 998 (ou em 1031 de acordo com outras fontes) ele ordenou(?) todas as casas de sua ordem a celebrarem no dia 2 de novembro, o dia da memória e de oração aos mortos e que ficou sendo o dia de Finados. Esse costume se alastrou em toda a Igreja Ocidental.

Na arte litúrgica da Igreja São Odo é representado como um Abade Beneditino E PASMEM, com uma caveira e dois ossos cruzados a seus pés.

Por causa da instituição do Dia de Finados, às vezes é mostrado dizendo a missa com a porta do purgatório aberta (Ôpa) ao seu lado ou as vezes com anjos liberando almas do fogo do purgatório (sério!).

Ele é invocado como padroeiro(?) das almas no purgatório(existe?) e contra a icterícia, mais conhecida atualmente como (Sério gente) doença do AMARELÃO, a cor oficial do VATICANO!

Tudo a ver. E por isso estamos vendo o que tá acontecendo com a igreja dos meus falecidos avós ali das Cabeceiras que depois virou cidade. Queria ver que cidade. Ainda vou lá.

Artur - BSB disse...

Não concordo em crucificar um padre pelos trabalhos sujos de outros padres e até do General deles o Papa. Tem que ver o trabalho de realizador e de competência enquanto ser humano e profissional, que foi o caso desse magrinho e gigante homem Mateus. Os soldados não tem que obedecer as ordens que vem do quartel general? Ou então pede pra sair e vai ser professor em alguma faculdade ou colégio. Tenho um compadre e amigo e até uma amiga ex-freira que fez isso.

Artur - BSB disse...

Seu moço Dedeus desculpe eu ter feito comentário defendendo o Padre Mateus aqui, deveria ter feito aqui embaixo concordando com o João Alberto. De qualquer maneira o padre está aqui também e é bom porque ele escuta mais alto ré ré!

P. Quirino disse...

Artur o problema não é nem os fiéis, e sim o estudioso e sacerdote que estudou 5, 6 anos destrichando a Bíblia e no final do curso escutar e obedecer as ordens de que dali pra frente esqueçam tudo que aprenderam porque quem manda nesta joça é o representante infalível do Vaticano.
Será mais difícil o dilema entre ter que mentir em nome do papa e da santa igreja romana, ou falar a verdade em nome de Deus?
Eu estou fora de religiões, não admito que minha vida tenha de ser encabrestada por homem de carne e osso nenhum Só se for na tortura que nem no tempo da ditadura criminosa destes abestados doentes que agora esculhambam até com a dor do Lula. Aliás o papa e a igreja católica de São Paulo estava com o bandido do Serra na questão do aborto e quando foi desmascarado que a mulher do Serra é que era a abortiva. Ô raça infame.

José Miranda Filho disse...

Aliás, abertamente - fui claro: abertamente, às claras, diante do povo -, todos os políticos são "contra o aborto" para não perderem os votos dos cristãos convictos. Que são milhões!
A respeito de ditaduras - citada aí em cima -, graças a Deus, povos de valorosos países se livraram recentemente de jugos absurdos, tanto de "direita" quanto de "esquerda". Ainda precisam se livrar delas nossos irmãos da China, da Coreia do Norte, de Cuba. Agora vão nos dizer que esta alcançou imenso mérito ao ter sido vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos mercê do seu regime político. Grande m...; só de jogos já viviam enganados os antigos romanos, à custa do sangue dos desgraçados gladiadores. Há mais: me recordo de que no Pan realizado no Brasil alguns cubanos não quiseram regressar à pátria; de que outros, por terem fracassado, comeram do pão que o diabo amassou.
João de Deus: se o meu amigo for mesmo "de Deus", pelo amor "de Deus", mude sua linha editorial. Esqueça as famílias importantes de nossa cidade, esqueça a política, os políticos, esqueça as religiões, as pessoas engajadas nelas, sim, pra ser mais enfático, de modo especialíssimo sendo a Igreja Católica. Já estou esfolado de ver aqui gente se confessar longe, bem longe de credos religiosos - hoje em dia é virtuosismo não ser de religião alguma, é "ser o tal", desavergonhada frescura -, mas que só acham, DELIBERADAMENTE, erros, pecados, crimes dentro do Catolicismo. Onde deverei encontrar - me orientem, por misericórdia, - a "pureza", os "puros" de outros credos, seitas, etc.? Pretendo saber, para "me converter".

João de Deus Netto disse...

Zé Miranda, aqui só se eu fechar o blog - hipótese reforçada pelo meu lado profissional -, visto que me toma muito tempo e eu não ganho absolutamente nadica de pitibiriba, o que é amenizado pelo prazer de fazê-lo, porque um dia no passado pensei nisso e consegui.

A linha editorial, qualquer tema por aqui, hoje em dia, não escaparia nem se seu falasse do jardim da profa.Judth ou da minha Escola Maria Auxiliadora da minha primeira professora,dona Noca.

O Brasil agora respira mais política do que o decadente futebol, ex-alegria do povo.
E Campo Maior, então...

O curioso, é que as visitas continuam, e em casos especiais, triplicam! De repente os leitores estão mais ocupados em trocar ideias amenas no Facebook, ou no que restou do Orkut.
Aconteceu a mesma coisa com o aparecimento deste último, que foi detonado quando as vidas dos leitores começaram a ser expostas mais do que o esperado. É só esperar o que vem por aí, porque de social, estas páginas não têm nada. São perigosíssimas.

Mando meus blogs pra elas -, eu não, toda a blogosfera -, faz parte das estratégias, e quem não usá-las, não é visto, tampouco lembrado.

E eu tenho meu trabalho a mostrar.

Zé Miranda, a internet é uma selva com toneladas de arrobas de coisas boas e armadilhas.

Quero ver a segunda fase desta excelente ferramenta, quando a Banda Larga se popularizar, ano que vem.

Use-as quem souber!
Pra não usar o outro conhecido bordão.

Ana Carolina - Est. UFPI disse...

Acorde José Miranda, a China vai já engolir até o Estados Unidos, pai de todos os males da pobreza mundial. É só esperar.
As ex-ditaduras árabes continuarão nas mãos dos muçulmanos que tem ódio visceral de judeus e cristãos católicos por causa do problema da idolatria a vários deuses e santos. Não se iluda porque saiu uma ditadura e vai entrar uma teocracia.
O senhor leu hoje na imprensa mundial que o nosso Brasil acabou de ultrapassar até a Inglaterra e já somos a 6ª economia do mundo?
Os tempos deram uma guinada que deixou uma minoria como senhor zonza. Adapte-se e curta os beneficios deste novo Brasil.
Acabar com este blog não vai mudar nada e quem vai perder somos nós porque vamos acabar se lamentando da tal coisa da terra do já teve.

Doroteia de Jesus Lima - Teresina(PI) disse...

Só um pequeno e grandioso exemplo. Quem já publicou algum dia sobre a origem do grande pároco que revolucionou nossa Campo Maior? Em nossa cidade só se sabia da história oficial e da igreja. Só noticias das realezas e dos politicos de sempre. E pra que mais não é?
Então quando alguma chaga ou uma coisa inédita é mostrada vem o velho comportamento da ditadura e da inquisição.
Sr. João de Deus por favor nem pense nesta ideia. Este blog já fez mais do que toda as tentativas e as não tentativas por incompetências de se fazer informação de qualidade em Campo Maior e acho que a até no Piaui, porque aqui em Teresina a diferença é só no número de porcarias que sempre foi maior por ter mais gente e de ser a capital. Ultimamente Campo Maior está é superando a capital na qualidade de seus artistas e profissionais em todas as áreas . Foi-se os tempos.
Bola frente com este nosso Bitorocara. nem que gente faça vaquinha ha ha ha.

zanzando na rede disse...

Em outras ocasiões em fiz comentário sobre a personalidade do pe. Mateus. Foi uma pessoa que teve os méritos e deméritos de qualquer outro ser humanos. Estou entre os que lhe viram mais virtudes que defeitos em sua atuação como pároco da cidade. Convivi pessoalmente com ele nos últimos anos de vida, como se fôssemos velhos amigos, fomos vizinhos em Teresina. Fui seu aluno e depois companheiro professor no Ginásio Santo Antonio. Tenho muito boas lembranças deles. Não entro na polêmica que se instalou sobre ordens religiosas e religiosos porque acho que isso é história e interpretação sobre fatos históricos, que cada um interpreta conforme seu ponto de vista ou de sua religião. A história humana está cheia de fatos ligados à religião, à história delas; acho complicado ficar puxando esses fatos para se posicionar contra ideías e principios que eu não concordo ou concordo, porque acho que tudo é ponto de vista de cada um que a gente tem que se acostumar a conviver com o que eles têm de diferentes do nosso modo de ver, sem maiores problemas...

Erivelton Brandão disse...

Não adianta o Zé Mirranda dizer o que ele foi "ensinado" sobre Cuba, China. Será que ele acha que os EUA são democráticos para o mundo. Eles "ensinam " que sim, mas só de fachada. E lá é uma teocracia sim, só que bem disfarçada, uma teocracia cristão evangélica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...