segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Da "sambereba" de DNA de muitos de nós...


O Expresso de Luxo da estudantada

E tome de saudades de Ypioca com cajarana na praia do Ideal, pra onde me levavam, em férias, e eu não bebia - olha eu aí fazendo o caminho inverso da estudantada mais velha que estudava em Fortaleza e passava férias na terrinha Campo Maior.
Na época, de uma dessas fotos aí no centro (Romcy), em 1972, eu estava na praça do Ferreira assistindo a primeira transmissão colorida pela TV Ceará: jogo entre as Seleções do Brasil contra Portugal, pelo Torneio Sesquicentenário da Independência. Essa praça do Ferreira é velha, hein? Vou te contar...rs rs!


Iracema Praia
A dica é um cinema famoso que tinha no térreo. Neville deve saber, fotos em preto e branco, sacumé... Dos retratos coloridos, ainda arrisco.

Praça do Ferreira muito antes da depredação.

Time do Ceará em 1972 /1973 - Em pé: Mauro Calixto, Mauro Cruz, Pedrinho, Nagel, Joãozinho e Carlindo; Agachados: Lima,Erandir, Victor, Edmar e Da Costa.


Fotos: Bitorocara&Leila Nobre&GenealogyBlog e Sites da NET

14 comentários:

P. Quirino disse...

Seu Netto, grandes lembranças e idéias. Já dizia meu avô cearense do Cratiús que cabeça grande é sinal de inteligência. Parece que cabeça chata também. Meu avô era um véi paidégua de inteligência ímpar. Olha que na época era só revistas e jornais que não eram pra qualquer um não. Em compensação o velho e bom rádio de guerra alimentava as culturas da época. Vida longa para este Bitorocara também em 2012.

Joias Bona disse...

Como é bom matar a saudade do tempo de estudante da bela Fortaleza.Feliz Natal e otimo Ano Novo para todos do BITOROCARA.

A. Cardoso disse...

JOÃO, A CABEÇA DESSA TERRA AÍ É CHATA ASSIM MESMO?

Hamilton disse...

O cinema nesse prédio aí é o Cine Diogo. O sr. teria alguma foto do cine São Luis ou de outro antigo da época?

Hamilton disse...

Esquecendo. Meus avós e meu pai são cearenses, moraram no interior de Campo Maior e eu moro atualmente em São Paulo.

José Miranda Filh disse...

Apesar de vizinho do Ceará, até hoje (não sei se o farei algum dia) não transpus a Serra da Ibiapaba. Nunca sequer me aproximei dela. Para experimentar o seu famoso frio. Aliás, o do Piauí, quando desce aos 25º, já é muito pra mim.
Mas eu tinha imagens de Fortaleza. Através do meu pai, que gostava de contar suas historinhas do tempo em que estudou em Fortaleza. De lá, conservou o bom hábito de ler o jornal O Povo, que comprava em Campo Maior, e de ouvir emissoras de rádio que eram sintonizadas em nossa cidade. Suas principais citações eram sobre a Praça do Ferreira e os cinemas. Ah, e o Ferroviário (o Ferrim), seu clube cearense preferido. E uma namoradinha que teve lá. Ele adorava a Terra de Iracema. Se tivesse que sair de Campo Maior um dia, só iria para Fortaleza ou Teresina. Terminou na segunda, onde, inclusive, faleceu e se acha sepultado.

zanzando na rede disse...

Desse time do Ceará eu me lembro de Nagel, que jogou no Santa Cruz, de Recife e Botafogo do Rio de Janeiro; Erandir foi um craque que veio do Treze de Campina Grande.

Horácio Lima disse...

Tenho uma tia que reside em Fortaleza mais precisamente em Maracanaú, eu tinha um sonho antigo de conhecer as terras alencarinas, fato concretizado na minha última estada em C.Maior. Dei um giro no centro de Fortaleza junto com o meu primo Clodoaldo, conheci o Teatro José de Alencar, Praça do Ferreira, Praia de Iracema e tantos outros pontos turísticos registrado em fotos, foi uma viagem inesquecível a bordo do Expresso Guanabara. Deste time do Ceará o que me vem na mente é o jogador Da Costa um dos atletas mais badalados na época em que eu ouvia através do rádio de pilha. O estado do Ceará é um celeiro de craques, lembro que na época de ouro de Comercial e Caiçara, Sr. Zacarias Gondim sempre buscava atletas deste estado para envergar as cores do Leão, tempinho bom heim seu Zé Miranda.

Abraços a todos feliz 2012.


sp,

De Assis do Pio XII disse...

Na TV Ceará em preto e branco no televisor Colorado RQ de pernas de palito e esse chão com piso feito do famoso taco. Seu Netto acho que essa foto aí foi feita lá em casa.KKK!

José Miranda Filho disse...

Tempinho bom, seu Horácio, inclusive no futebol, quando Comercial e Caiçara faziam figura. Eram assim mesmo como disse: recheados de cearenses, e dos bons, os seus times; não vou enumerá-los para não cometer injustiças por omissão de nomes, que foram muitos.

Nonatinho disse...

Vendo estas fotos, me deu bastante saudade do meu querido pai, pois quando ele viajava para Fortaleza para fazer compra para seu comercio(Casa dos Couros),ele não esquecia de colocar na sua mala o seu terno para assistir filme no cine São Luís, pois naquela época entrar somente de paletó.
Tambem tive saudade do tempo que eu estudava estudando em Natal, pois eu era um dos passageiro da Expresso de Lux no período de 1968 á 1970.

Anônimo disse...

Fortaleza sempre exerceu um fascínio extraordinário sobre a gente de Campo Maior.
Os cinemas, os edifícios, as luxuosas residências e palacetes, o comércio próspero, as novidades trazidas do sudeste e até mesmo da Europa, sem falar nas belas praias, encantavam os visitantes.
Nos anos de 1950 a 1980 levas de jovens campomaiorenses iam complementar seus estudos na capital cearense e faziam relatos sobre as maravilhas daquela cidade, aumentando esse fascínio.
Quem nunca sonhou em conhecer ou em retornar a Fortaleza?

NEVILLE PAZ disse...

Netto,
Comecei, mesmo, a gostar de Fortaleza desde o tempo em que aqui estudei (1958/1962). Foi uma época de grandes realizações e aprendizado. Estudei no melhor colégio de então, o famoso Colégio Cearense, dos Irmãos Maristas(foram dois anos interno). Lembro-me, com saudades, as idas e vindas, viajando nos onibus da Expresso de Luxo. Gostei tanto de Fortaleza que até hoje tenho o privilégio de aqui estabelecer a minha definitiva residência.

NEVILLE PAZ disse...

´Netto,
Só para esclarecer: Em uma das fotografias aparece o prédio do Cine Diogo (Rua Barão do Rio Branco)e na outra o prédio do Cine São Luis (Praça do Ferreira)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...