domingo, 5 de fevereiro de 2012

Histórias de Campo Maior...


DE MÉDICOS E BANCÁRIOS

     Padre Mateus era o vigário de Campo Maior. Além de vigário, mantinha, em sociedade com outros, o único ginásio da cidade, Ginásio Santo Antonio, do qual era diretor e professor naqueles tempos idos de 1950. E, para receber estudantes do interior e dos municípios vizinhos, tranformou a casa paroquial, sua residência, em internato masculino, onde os internos tinham moradia, alimentação, roupa lavada e aulas no Ginásio, mediante pagamento de mensalidades.
     Ali vivi de agosto/54 até dezembro/58, com uma bolsa de estudos que me obrigava a ter média mínima de sete no final de cada ano. Se não, teria que sair. Houve anos em que o internato hospedava mais de quarenta estudantes, além dos professores Chagas Campos, Joaquim Santos e dos padres coadjutores (Pe. Almeida, Pe. David Mendes, Pe. Cláudio Melo, Pe. Isaac Vilarinho...), que também lá residiram. E ainda os padres de paróquias vizinhas: Altos, União, Castelo (Pe. Expedito e Cônego Cardoso), de freqüentes visitas, que lá hospedavam-se. O Cônego Cardoso nos tratava por comuna ("Seu comuna, o que tens feito?"). Talvez nos achasse parecidos com comunista, coisa que nunca pretendi ser.
     Dos meus conteporâneos no internato, lembro muito bem destes: de Barras (Aécio, Arimatéia, Domingos José, Gaspar, Geraldo Magela, Joaquim Lucas, Otacílio, Polidório); de Porto (Chico Lima, Dunshee, Valmir); de Nossa Senhora dos Remédios (Zé Ribeiro e os irmãos Valdivino e Valmir); de Castelo (Álvaro, Pompílio); de Piripiri (Astrogildo, Charles, Jerônimo, Quimquim); de Pedro II (os irmãos Antonio Felinto, Benedito e Diógenes); de Capitão de Campos (Gilberto e os irmãos Exalton e Raimundo Araújo); do interior de Campo Maior (Jonas, Mororó, Osmar e eu); de Picos (Benedito, Maria do Rosário, Socorro e Zé Militão, parentes do Padre Mateus). A Socorro foi minha madrinha de formatura ginasial, de quem ainda hoje guardo fotografia, que às vezes fico olhando, para não esquecer uma amiga.
     Desses citados, acho que sei onde estão e o que fazem: Aécio (médico em Teresina), Astrogildo (bancário aposentado em Teresina), Charles (comerciante em Teresina), Domingos José (médico em Campo Maior), Geraldo Magela (médico em Teresina), Ivan (comerciante em Teresina), Joaquim Lucas (político em Barras), Osmar (gerente de hotel em Brasília), Otacílio (médico em Teresina), Polidório (bancário aposentado em Teresina), Quimquim (bancário aposentado em Teresina), Raimundo Araújo (bancário aposentado em Teresina). O Antonio Exalton e o Militão morreram antes do tempo de morrer.
     Percebe-se, por amostragem, que o internato do Padre Mateus contribuiu principalmente na formação de médicos e bancários.
     Dos muitos outros, guardo nomes ou fisionomias, mas já não lembro de onde eram, não sei onde estão e nem o que fazem.

Nota do Bitorocara: Achei esta e outras deliciosas histórias sobre personagens de Campo Maior no Blog do Joaquim Pereira que, creio eu, deve estar desativado, ou há muito, sem atualizações... Peguei alguns e-mails por lá e remeti o Bitorocara, sem sucesso de retorno até agora. De repente, com esta postagem, o Joaquim se manifeste, e espero, com aprovação.

2 comentários:

zanzando na rede disse...

Me lembro desse cidadão quando ele era interno do Pe. Mateus... Mora em Brasília e é casado com a Da. Rute, amiga e vizinha da minha irmã Oscarina... Grande Joaquim Pereira, de vez em quando me ensina coisa como diferenciar um por quê de um porquê...

Robson Lima disse...

Olá, sou de Castelo. Tenho conhecimento de seu blogue há algum tempo. Me fascina ver as fotos antigas que posta, Castelo é carente desse tipo de atitude. Também sou blogueiro, e escrevo notícias cotidianas para um portal de notícias, o Portal CDP.Com.

Pois bem, creio que o Álvaro a que você se refere neste post, que é de Castelo, deve ser um que conheço. Está em casa mesmo, amante do baralho, casado com Dona Rosalha, pai de Líbia e Parmênio, tem um irmão chamado Parmênio também, empresário da Construtora Canoplus, em São Luiz-MA. Já o Pompílio referido no texto, creio que deve ser o Pompílio Evaristo, de São Miguel do Tapuio, ex deputado estadual e atualmente trabralhando no Karna.

Robson Miguel Lima Oliveira
Coordenador Municipal de Turismo em Castelo do Piauí
Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo - Condatur

Sites e blogues que alimento:
www.portalcdp.com
www.portugalmarvaobrasil.blogspot.com
www.condatur.wordpress.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...