sexta-feira, 31 de julho de 2009

NOTÍCIAS DO PANTANAL

Vejam só que grata surpresa o Bitorocara+ descobriu na Blogosfera. Sinal de que a audiência do blog vai acabar “barroando" na Discovery.
Fala garoto!

É isso aí. Eu saí de Campo Maior, em 1976, para morar com uma irmã em Cuiabá. Servi ao Exército (pelo menos para isso servi) e continuei os estudos aqui em Cuiabá, além de trabalhar.
Acabei fincando raízes, tanto que ganhei, da Assembléia Legislativa, o título de Cidadão Mato-grossense.
Fico contente em saber que você seguiu sua vocação. Naqueles tempos, você já emitia sinais de que, no futuro, seria um grande artista. Eu também segui a vocação de lidar com as letras. Tanto, que me formei em Comunicação Social. Durante muito tempo, fui editor do Diário de Cuiabá, um dos principais jornais do Estado; prestei assessoria de Imprensa para prefeitos, Governos e órgãos públicos... Faz um bom tempo que não vou a Campo Maior.
Hoje, estou com 51 anos. Antes de vir para cá, me "notabilizei" em Campo Maior como treinador de um time infanto-juvenil patrocinado pelo distribuidor Brahma da cidade (Chagas Barreto), cuja sede ficava na praça da casa sua mãe, perto da residência dos Gentil. Era um timaço, que não perdia para ninguém: Toinho (filho do Zezé da Serraria), Hamilton (irmão do Hugo), Antonio Cícero "Carne Assada", Maurinho, Cazica, Djalma, Valdinar e Valdenes (irmãos), Valdery, Edgar (Santos, do bairro Flores)... Ficou na história.
Depois da Rua do Sol, mudei para Rua Dr. Pedro Teixeira, conhecida como "Rua do Vela Branca" (dono de uma secular padaria). Até hoje, parte de minha família vive nessa rua.
Morei um tempo em Brasília (entre 1973 e 1975). Voltei para CM e, em 1976, vim para Cuiabá. Há pelo menos quatro anos, fui a Madri, Barcelona e Lisboa, numa viagem de serviço. Tive a oportunidade de conhecer os 27 Estados brasileiros, graças à minha profissão. Logo, vou tirar um tempo para conferir o que você diz: Campo Maior está surpreendentemente bonita e grande. É só questão de tempo.
De você, eu tenho aquelas gratas lembranças de que falei anteriormente e da sua família inteira.
Abraços.
Antonio Souza (Pedro Rocha).

Nota do Bitorocara:
Nosso jornalista em Cuiabá é editor do site Mídia News, o mais antigo da Cidade Verde, deles.
O Antonio era fã do zagueirão uruguaio que jogou no São Paulo, daí o “Pedro Rocha”, nas peladas do campinho. Ele também ficou conhecido pelas torcidas do Caiçara e do Comercial; por toda a Rua do Sol, Bona Primo, Praça da Bandeira, “campo de aviação” e pelos moradores da “Baixa” e do Cariri, pelo enigmático apelido de “Antonio Tanajura”. Até hoje não entendi bulufas...! Acredito que nem o grande jornalista campomaiorense, Antonio de Souza, também.

33 comentários:

Anônimo disse...

Neto,

Bota uma fotografia do cara do tempo em que ele era o "Pedro Rocha", para a galera identificá-lo.
Identifiquei quase todos os jogadores do timaço dirigido pelo conterrâneo.

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Caro Anônimo, eu também tô atrás de fotos de época, mas, por incrível que pareça, não as encontro. Não vou desistir de procurar. Apesar de o tempo ser implacável, confesso que mudei muito pouca coisa em termos de fisionomia. Quanto ao timaço da Brahma, omiti alguns "craques" da época: Washington (Ostinha), Abú, Cristóvão (irmão do finado Lola), Carlinhos da Maria Augusta e Paulo(este, goleiro que tinha por hábito fazer autoelogios acerca de sua suposta beleza. É filho de dona Luizinha, que morava (ou mora) na Rua Santo Antonio. Se não me falha a memória, é médico). Essa turma era muito competente no que fazia (jogar bola). Na verdade, eu, embora fosse o treinador, aprendi muita coisa com eles. Foi muito gratificante esse tempo e tenho certeza de que todos eles guardam essa passagem do tempo na memória. Para contar para os filhos. Sem exagararem na dose, espero.
Ao Netto: Pedro Rocha, na verdade, não era zagueiro, mas armador (na época), com a camisa 10. Não sou torcedor do São Paulo, sou Flamengo. Mas, admirava o estilo do craque são-paulino, que, por sinal, faleceu recentemente, no Uruguai.

Anônimo disse...

É muito bom saber que nossa querida Campo Maior é berço de muitas pessoas competentes espalhadas por este mundo afora.Lembro desse timaço, tb fui peladeiro nessa época. É isso aí "Pedro Rocha"

Luis Carlos disse...

O Ostinha, filho do finado "Carrim" e da professora Judite, a exemplo do Pedro Rocha, trocou CM por Oeiras a muito tempo e o Abú irmão dele é Pastor evangélico e mora no Rio de Janeiro mas vem sempre por aqui. Jornalista o Juscelino irmão do Netto trabalhou e jogou futebol de salão no time da Brahma.

zan disse...

Netto, Pedro Rocha era meio de campo, não zagueiro, do São Paulo...

Judilão disse...

Antonio, gostaria de lembra-lo que o Cristovão irmão do finado Lola e que tinha o apelido de Tóh faleceu se não me falha a memória a mais de 10 anos em um acidente de moto em Campo Maior. O Ostinha mora e parece-me que foi vereador em Nazaré do Piauí próximo a cidade de Oeiras...

Judilão disse...

Antonio, o Santos do seu Edgar, ta que nem cobra de farmácia...só no alcool...dizem que ele é flex...
O seu Edgar faleceu em 2007...

Anônimo disse...

Lembro do time da Brahma, do Ajax, do São Paulo, do Carnaúba, do Bota Fogo e outros, lembro dos "donos do Time", como o "Miquinca", Pererê, finado Aroldo (irmão do Carbureto, mas não lembro do "Pedro Rocha". Vê se bota uma foto da época.

Ricardo Reis disse...

Amigos, o "ostinha", mora em Teresina, e constantemente vai a Campo Maior. o "abu", irmão do ostinha, está morando em Campo Maior. Judilão, o querido amigo, "tó", faleceu em 1988.

Judilão disse...

É meu amigo Ricardim, o tempo passa rápido mesmo, já são 21 anos que o nosso amigo Tóh se foi...

zan disse...

Pedro Rocha é mais um campomaiorense que vira bitorocarense... Viva nós...

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Caro Zan, é legal entrar nesse "time" do Bitorocara. Tô vendo que o time da Brahma (quanta saudade!) deu margem a que muita gente se lembrasse de muita coisa boa. Pena que alguns amigos já nos deixaram. Mas, é a vida. Esse espaço criado pelo Netto e feito por tanta gente boa, sem dúvida, é uma grande sacada. Em tempo: descobri o blog no site "180 Graus", que publica notícias de todo o Piauí.

zan disse...

É isso aí, Pedro Rocha, o destino de toda ave que arriba é voltar, nem que seja nas ondas da rede... Fico feliz de estar participando disso.

Milton - de Goiânia disse...

Já sei! Tanajura... É mesmo, agora me lembro do Antonio ... Põ cara, onde tu tava, onde tava tu? Gente muito boa, bom caráter, inteligente e também jogava uma bola redondinha.
Um abraço e prazer de saber como você está, rapaz. Cadê seu irmão dos zói de gato maracajá?

Belchior Neto disse...

Milton o irmão do Antonio ... ?digo nada,que fala que tinha os olhos de gato maracajá era o Pedro.Esse era zangado, era uma toupeira.

Arigó disse...

Antonio, do pessoal do Chagas barreto de Sobral, voce lembra do Marcelo?
O mundo da muitas voltas, se não me engano ou ele já faleceu ou ta vivendo de favor lá em Sobral...
Era tanta riqueza e terminou sem nada...

Damasceno - de Todo Canto disse...

Éti rapaz mas vocês tem uma lingua grande. Quem diacho é Marcelo? Era algum puxa-saco? Vamos falar desse tempo bom, dos jogos na baixona, banho no buraco do capitão (ainda tem?), açude estrela, o craque cabecinha. O Celino papelina num jogava nesse teu time, Antônio?
Um abrção pra todos.

Arigó disse...

Damaceno, falha nossa.
É o Marcelo Barreto...
Eti macho tu tambem foi lembrar logo do apelido do Celino!!!???Papelino, agora tu foi longe.

Belchior Neto disse...

Marcelo Barreto foi uma grande e popular sobnralense que conviveu com a sociedade de Campo Maior e que pela qual fez que muito campomaiorense não fez na épovca, pois, tudo,tudo mesmo que se pensava em fazer o patrocinador era o grupo Chagas Barreto que patrocinava. Patrocinava, vírgula, que estava à frente de tudo era o, ainda hoje, gente boa MARCELO BARRETO. Portanto, mais respeito com esse cidadão que muita alegria proporcionou aos campomaiorenses na década de 70.
A última noticia que tive do Marcelo da Brahma é que ele mora em Sobral e vive da aposentadoria.

De Assis - da Praça das Almas disse...

O empolgado e apaixonado por C. Maior, Marcelo Barreto está colhendo o que investiu no futebol campomaiorense. Nadica de nada! Êita futebolzin perna de pau. E ainda levaram os craques do passado pra conhecer o palco da decadência. Arre égua, Brexó!
Acode aí, Pedro Rocha, tu que vai ver a Copa do Mundo em Cuiabá com jogos de alto nível na chave que reunirá Camarões, Costa Rica, Arábia Saudita e Egito. Só falta o Caiçara e o Comercial. Arre diaxo e felicidade pra nós todos e parabéns pra nossa querida Campo Maior, gente!!!!!!

Arigó disse...

Belchior não faltei com respeito com esse cidadão marcelo barreto, e sim comentei que a situação dele é muito delicada, isso pela importancia que ele teve.
´Belchior tu vai descarregar tua raiva lá no velame cabra. Num vem cum essa de moralista aquí não mané...
Rummmmmm!!!!!!!!

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Seguinte, caros colegas: Durante o tempo em que o time da Brahma sobreviveu, o Marcelo (Chagas Barreto) sempre atendeu as nossas reivindicações - que, na verdade, eram básicas: bola, uniforme e dinheiro para despesas quando o time jogava fora de Campo Maior. Como nenhum "craque" era remunerado, não havia necessidade de pleitear aumento de salário, pagamento de bicho...
Tínhamos autorização para retirar material esportivo numa loja, cujo dono, se não em engano, se chamava Tarcísio. É isso.
Ao Damasceno: o Juscelino, irmão Netto, de fato, jogou na Brahma.
Judilão: o Edgar (Santos) tinha lá seus problemas de ordem pessoal, mas, justiça se faça: era bom de bola, artilheiro nato.
Milton: meu irmão, que se chama Pedro, mora com a esposa na Rua Coronel Pergentino Lobão, perto da famosa "Rua do Vela Branca".
De Assis: vejo que vc já elaborou a tabela da Copa do Mundo de 2014, antes mesmo da Fifa. Pode até ser que tenhamos jogos desse nível, mas o importante é que, até 2014, Cuiabá terá um crescimento dos mais notáveis, em termos de infraestrutura. Não sem razão, a vizinha Campo Grande (MS), até hoje, chora por ter perdido a disputa com Cuiabá para ser uma das 13 sedes do Mundial de 2014. Em tempo: a divisão de Mato Grosso só beneficiou a parte que fica no Norte, com Cuiabá e vários pólos de desenvolvimento, com destaque para o agronegócio e a alta qualidade de vida (Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Campo Verde, Tangará da Serra...)
Esse blog do Netto tá virando uma bela tribuna para jogar conversa fora. Abraços a todos.

Silveira Lacerda - de Niterói disse...

Caro jornalista Pedro. Não se joga conversa fora quando o sr. nos presta informações desse tipo sobre o Mato Grosso, tão desconhecido por nós quanto nós por eles. Realmente, as obras que a copa vai deixar em Cuiabá ficarão como "jacarés" brancos num Estado onde sabe-se que o futebol é um tantinho assim melhor do que o do Belchior e desengonçado que nem o "tuiuiú". Ganhará a população no que tange ao transporte coletivo, a estrutura do pantanal e a melhora do aeroporto. No mais, um abração do tamanho de Mato Grosso.
Em tempo: sou, como diz o Netto, "Piroca", piauiense de Campo Maior e carioca de Laranjeiras. 12 anos de açude grande e 40 de Baia da Guanabara.

Judilão disse...

Valeu Lacredão...voce é o cara...
Ninguem joga conversa fora...
E te digo mais Antonio, o futebol que o comercial apresenta é muito melhor que o futebol que essa seleções de seunda linha vão jogar aí...

Judilão disse...

Desculpa-me Lacerda, eu quis dizer Lacerdão...
Sou eu o Judilão

Belchior Neto disse...

De Assis - deve ser o saudoso Marreca, pois mora na praça das almas -, os craques (Adilio, Nunes, Rodinelli, Airton, e outros) do passado se apresentaram em Campo Maior contra outros veteranos, veteranos de nossa cidade e no mesmo dia implantaram em nossa cidade, em parceria com a prefeitura, uma filial da escolinha do Zico, e esta irá beneficiar cem crianças carentes durante um anos e aquela que se destacar na escola e no campo será levada para Brasilia para compor a
equipe de lá. Isso ocorrerá conforme os trâmites legais e com todas despesas paga pelo CFZ.
Arigò, cara, tu não esquece teus prazeres. Tu sempre cultiva a mesma maneira de realizações. Cara no Rio deve ter coisa melhor do que as peludas do Velame e, tem mais, JECA, neste País só quem é "moralista" é um nordestino bigodudo, este sim é moralista e não é de Campo Maior.
Pôxa Lacerda, meu futebol não é tão ruim assim para misturar com aqueles do MT. É pouco, mas é melhor.
Parabéns a nossa cidade pelos 247 anos de emancipação política.
Sem gripes e VIVA DEUS

Idelmar disse...

Antoin Rocha, tu já deve ter sentido o drama, né mermão. Os papos por aqui geralmente tem alguma provocação pra ver se o assunto é dibuiado até o sabugo.No mais é tudo gente boa. Cê sabe porque você é um dos nossos. Não foi a toa que a esquina do Pedro Mesquita ganhou fama. Se não tiver provocação, fofoca e pilhéria, não é de campo Maior. A cidade já tem internet de volta?

De Assis disse...

Aqui tem fofoca, provocação e pilhéria, mas tudo em alto nível. Isso aqui não é aquele pardieiro de luxo lotado de pilantras que se chamam de excelência lá em Brasília. Nós temos vergonha na cara e nos respeitamos. Ruuuum!
E tenho dito. Pronto.

Belchior Neto disse...

O morador do além pegou corda. Calma De Assis, o mundo é um moinho mas não machuca tanto. Os "planaltinos" não mudarão nunca suas atitutes, pois sempre estão no mesmo templo e os nomes são os mesmos. Bota moral nisso, irmão.
Sem porcos e sem gripes.
Parabéns Campo Maior pelos 247 anos e viva você e Viva o Grande Arquiteto do Universo.

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Caro Silveira Lacerda, acho que faltou traduzir: quando eu disse "jogar conversa fora", não quis dizer algo assim como perder tempo com conversa sem graça. Na verdade, o blog do Netto é uma rara chance que nós temos de "reencontrar" amigos e "descobrir" fatos que até marcaram nossa vida, aí, na nossa querida Campo Maior. A rede nos dá essa oportunidade. O papo aqui tem sido o mais saudável possível, além de respeitoso. Tá bom demais.
Aos demais colegas: Eu concordo que o futebol em Mato Grosso praticamente faliu. Mas, já foi melhor, a ponto de o Mixto (com "x" mesmo e não perguntem a razão da grafia), ter participado, no século passado (!), do Campeonato Nacional. O clube acaba de ser rebaixado para a quarta divisão do Brasileiro e luta para sair da segunda divisão do Estadual. Com todo esse currículo, dá para avaliar a quantas anda o futebol supostamente profissional por aqui.
MT tem sido destaque no futsal. Todos os anos, participa do brasileiro da modalidade. Já é alguma coisa.
A propósito de futebol, aí em Campo Maior, torci (será que ainda torço?) pelo Comercial. Mas, ainda tem futebol por aí?
Sobre a Copa do Mundo de 2014, poderemos até ter uma partida entre Iraque e Irã (o que acham?). Pelo menos chamaria a atenção do mundo inteiro, dado o "respeito" que um nutre pelo outro. Em tempo: o Governo vai gastar R$ 460 milhões na construção do novo estádio Verdão, em Cuiabá, uma arena multiuso (com shoppings, restaurantes...), para que, terminada a Copa, a obra não vire um elefante branco. É isso.
Abraço a todos.

Elvira Barrymore disse...

Antoin, o governo do Piauí já pensa em transformar o Albertão em arena multiuso. Debaixo das arquibancadas funcionariam salas de aula de uma faculdade de veterinária e no gramado do campo seria pasto para os alunos por em prática seus aprendizados com, suinos, equineos, ovino e principalmente com os muares que acabaram com o futebol que já foi da primeirona com o inesquecvível tiradentes. Lá no Deusdetinho funcionaria o campus avançado da faculdade de bodinos com a supervisão do Flávio do que restou do seu Comercial. Já o Caiçara pelo que vejo nos outros blogs, está fazendo uma vila olímpica multiuso onde na parte da noite funcionará um maconhódromo.
Êita que a conversa tá boa mas eu tenho que ir comprar uma mascara nova pra ver o jogo do Brasiliense pela televisão.
Bye, amores. Vixe acabou meu Always.

De Assis disse...

Ah Elvira se eu te pego de jeito. Diz nada não Flávio Moco, deixa ela frescar com nosso horroroso Comercial, destá. Em compensação o nome d a Vila Olímpica do Caiça, se não cuidarem bem da vigiar ela, vais ser Complequiço Esportivo Fernaninho Beira açude. Eu se abro. Éti Brexó agente não pode mais nem frescar mode espantar a zanga.

Aninha Fu Fu disse...

Pessoal, o tal de judilão sumiu do mapa mesmo.
Por onde ele andará?
Alguem pode responder?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...