quarta-feira, 15 de julho de 2009

ANIVERSÁRIO DE CAMPO MAIOR

VAQUEIRO ASIÁTICO

Certa feita, a extinta revista O Cruzeiro, de circulação nacional, enviou a Campo Maior um fotógrafo para fazer o "retrato" de um vaqueiro com toda a indumentária que o caracterizava. O moço foi pra estrada de terra que dava saída pra Fortaleza, depois do hoje Monumento do Jenipapo. E tome de espera. “Lá vem um!!!” (chapéu e parte do gibão apareciam ao longe). Por fim, a frustração: o trabalhador símbolo da região estava "amuntado" numa bicicleta Monark último modelo, estalando de nova, com farol e dínamo "tirada" na Casa Marc Jacob; não carecia as esporas.
Hoje a "magrela" foi definitivamente trocada pelas motos de procedência asiática que se transformaram no transporte mais popular das idas e vindas à sede do município por parte dos bravos vaqueiros das cercanias de Bitorocara City.

34 comentários:

Anônimo disse...

Por favor, preciso manter contato com o juiz Elmar Carvalho (na verdade, acredito quee seu nome seja José Elmar de Melo Carvalho), com quem estudei no Colégio Estadual, na década de 70, juntamente com Otaviano Furtado do Vale, entre outros "cobras". Meu e-mail: af-souza1957@uol.com.br. Sou de Campo Maior (conhecido pelo apelido de "Pedro Rocha", dos tempos em que fui treinador do time infanto-juvenil da Brahma). Sou jornalista em Cuiabá (MT). Meu nome é Antonio de Souza. Descobri o blog do Netto e comecei a viajar no tempo...

Fon Fon disse...

Zan, tu só pensa naquele bode que o cara ta levando na carcunda...
Te orienta cabra...
Judilão por que tu sumiu e parou de atazanar o Zanfilaz como voce diz?

Silveira Lacerda - De Niterói (RJ) disse...

Zan, pois te alui e cuida de entrevistar esse pessoal, o chamado do Poderoso num vai levar em conta de que tu ainda num falou com essas criaturas que já tão no apagar das luz. Um dia será tua vez de ser entrevistado. Cabra véi, avisa muito antes pro Netto chegar em tempo de te entrevistar pro Bitorocara. Isso, lá pelo ano de 2050. Tá bom pra tu?

Bezerra - Do Rio de Janeiro disse...

Parabéns para este talentoso campomaiorense e seu outro blog, JenipapoNews pela matéria sobre os comedores de pizza com cobertura de dinheiro roubado. Em outra matéria o Jenipapo mostra os podres da família Sarney. E é aí que eu queria chegar. Nos comentários, um leitor fala que o Piauí tem um braço dos Sarneys na robalheira comandada pelo laranja Paulo Guimarâes. Pois não é que neste final de semana o jornal a Folha e a revista Época repete tudo que saiu no sensacional blog do Netto? Não é a primeira vez não. Ele deu um furo antes dessa putaria de CPI da Petrobras, quando mostrou a canalhice do FHC que na época estava pronto pra vender a empresa brasileira com o nome ede Petrobrax. Orgulho pra nós de Campo Maior ter um cabra bom desse se destacando no cenário nacional dos blogs e que até pouco tempo ninguém conhecia. Quer dizer, alguns mais velho lembram dele.
Parabéns campomaiorense Netto.
Não se esqueça do nosso Bitorocara.

Elvira Barrymore - de Porto Seguro disse...

Netto, Zan, Judilão, Pereba(credo), Silveira, Devez, Caga Baxin(que horror),Antifas, Milton e os piqueiros de leitores dexxe blog Bitorocara, estou escrevendo de uma lan house aqui em Porto Seguro, sul da Bahia, bem longe aquela coisinha pequena que chamam de corredor da folia da ladeira do Bomfim de Salvador. O clima aqui é mais civilizado e até os turistas menos agraciados com reais tem papos mais agradáveis . Verdade também que as drogas e as saliências dentro dágua são liberadas geral. Pois bem, estou de férias, volto pra BSB no final do mês mas já na expectativa de ver o post(chic!)da maravilhosa dona Irá.
Deixa eu ir que amanhã vou ver o sol nascer na praia de Taperapuã.

Pretextato Melo disse...

Ao meu amigo Zeferino,

Estive nos Festejos de Santo Antônio e comprovei como ficou gostoso o bar do Antônio Músico. Ficava nas barracas até às 23 horas e, depois, todos os dias, ia com um grupo de amigos para este barzinho. Lá reencontrei muita gente de nossa época.

Como você, eu também saí de Campo Maior há 41 anos (1968) e não sabia que você tinha retornado. Fica para minha próxima visita, que deverá ser em breve.

Deixo aqui meu e-mail para contato: pretextatojose@yahoo.com.br

Abraços do amigo,
Pretextato Melo.

Borges - de Sobradinho (DF) disse...

Bezerra, também estou na expectativa sobre a matéria da lendária dona Irá. O pior é que eu soube que os campomaiorenses estão sem internet por que a Anatel andou fechando os provedores da cidade. De novo? Parece até as rádios comunitárias.
Bezerra o blog Jenipapo do Netto é supimpa rapaz, e ele pega pesado com esses picaretas, principalmente dos tucanos e dos demos. Vez enquando nem o barbudo escapa. É por isso que está ficando famoso. Vejo pelos comentários de gente de todo canto do Brasil.
No Bitorocara a conversa é mais carinhosa com nossa terra natal.
Tomara que essa internet volte logo.

Milton - de Goiânia disse...

Alõõõõõõ, tem alguém aííí?
Cadê o pessoal de Campo Maior?
Será a gripe suína? Não acredito que até este progresso já chegou por lá. Mundo globalizado dá nisso aí. Adepois que pobre começou a andar de avião pra riba e pra baixo, deu no que deu. Eu era mais quando só tinha sezão, impaludismo, impinja, papeira, tumor na cabeça. Era só tirar o carnegão e pronto.
Chegar aí eu vou direto pras puba.
Dizem que essa gripe maltrata mais os véi... Vala-me Santo Antônio da carnaúba comprida, quêde o Zan?
Agora tô preocupado.

Fon Fon disse...

Milton, voce tem razão. Cade o povo?
Cade o Zan?
Cade o Judilão?
Cade o Antinfas?
Será que ta todo mundo entocado dentro de casa, ou foram mesmo pras pubas?

João Filho disse...

Provedores piratas. É este o problema que tirou a maioria dos internautas de Campo Maior do ar. Querem ganhar dinheiro mas não querem arcar com nenhuma despesa legal junto à Anatel. Dá nisso.

zan disse...

Caras, a corrida contra o tempo aaqui é feroz, eu sei disso... mas a gente chega lá... o meu sumiço é por conta do apagão internetico que assola a cidade... uma hora a gente volta...

zan disse...

E o pior é que as alternativas são tão difíceis quanto. A impressão que eu tenho é que alguém saiu daqui jogando todo tipo de praga contra a cidade... aqui se acredita piamente que a melhor saída é sair mesmo... maldição...

zan disse...

Tive a honra de ser o intermediário entre D. Irá e o Netto na remessa do material escrito e as fotografias. Do que li no relato escrito a mão por Da. Irá, ficou-me a certeza de que se a cidade teve uma heroina, ao longo de sua história, essa heroina foi D. Iracema. Tenho o maior orgulho de ter-lhe conhecido desde menino, mas ao ler o manuscrito que ela me franquiou pra mandar pro Netto, me emocionei profundamente. Da. Irá merece estátua e tudo o que se puder lhe fazer em gratidão do que ela fez pelas pessoas da cidade.

Antonio disse...

Quero registrar minha satisfação em descobrir o Blog do Netto. Daqui de Cuiabá (MT), tô acompanhando fatos importantes de minha querida terra, Campo Maior. Fatos que nos fazem reviver tempos distantes e que nem a passagem implacável do tempo consegue apagá-los. Jornalista profissional, aprendi a conviver com os fatos. Acompanhar o blog, então, é uma grata satisfação. Tenho certeza que, mais tempo, menos tempo, vou (re)descobrir velhos amigos - por sinal, muitos - que deixei nessa bela terra.

Belchior Neto disse...

"Pedro Rocha" digo aenhor Antonio...(digo o resto não)você sempre mostrou responsabilidade em seus trabalhos de estudante e nos mostra hoje o produto e resultado positivo de uma trajetória de vida nada fácil. Meu orgulho é sem tamanho em saber que aquele menino esforçado, entre nós o menor fisicamente, hoje é um dos grandes na imprensa matogrossense. Fico feliz em reencontrar mais um dos tempos da rua do Sol. Que rua boa de tanta gente boa.

lusmarina disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
zan disse...

Acabei de voltar, depois de dez dias no jejum... Preparem-se...

Milton - de Goiania disse...

Êêêêbaaa! Olha o véi Zan aí pessoá!
E aí conta só pra eu e pros leitores dexe blog, o que que os médicos disseram que era mermo? Tem que ir pra Teresina ou azeite de piqui com mel de jandaíra resolve?

zan disse...

Milton, não tou doente, cara, o problema foi a internet daqui que ficou fora do ar durante uns dez dias... só ontem eu voltei. Fiquem tranquilo, vou ficar pra semente...

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Agradeço as palavras elogiosas do Belchior. Lembro-me muito bem dos tempos da Rua do Sol. É só uma questão de tempo para voltar à terra e rever pessoas e locais que marcaram época em nossas vidas. Um dos grandes exemplos de sucesso é o Netto, que administra o blog, com o qual convivi parte da infância. Daqui de Cuiabá (que, por sinal, foi escolhida para ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014), vou acompanhar as notícias de minhas terra pelo blog. Em tempo: tenho curiosidade em saber quem é o Zan. Alguém que conheci?

zan disse...

Pedro Rocha, tem quem ache que eu sou um ETeimoso em achar sentido em voltar pra terra onde nasceu depois de perambular por aí mundo afora... Acho que lembro de alguém por aqui em algum época em que morei aqui, que tinha o seu apelido, talvez consiga saber quem ERA você antes que vc. saiba quem eu sou...

Zé Devez disse...

Antônio, o Zan foi jornalista do antigo Jornal A Luta que era feito ali na casa do Dr. José Miranda pai do goleiro Icade, na pracinha ali do seu Dayton. Era um rapaizote bruguelo feio danado e malamanhado, só ganhava do Walclide, mais também. Adepois ele trabaiou no Banco do Brasil e gostava de tomar uma lá na AABB. Mas esse alienigina primo do ET de Varginha sempre foi inteligente, professor de matemática e num mexia com ninguém e era timido de lascar, num sei cuma ele cazou.
Antonio com cesteza tu vai gostar do Zan. Ele chegou por aqui antonte e brinque se ele num for eleito na próxima eleição.
è só espiar uma foto dele que tu vai se alembrar.

João de Deus Netto disse...

AOS PACIENTES LEITORES: Compromissos de ordem profissional, aqui em Curitiba, afetado pela minha maravilhosa estadia em Campo Maior, fez com que novos posts demorassem um pouco mais no fundo dos baús a que chamo de arquivo do Bitorocara+.
Neste final de semana voltaremos a nos deliciar com nossa maravilhosa história, costumes e comentários dos que fazem este blog.

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Caro Devez, de fato, comecei a encaixar os fatos na memória: lembro do jornal "A Luta". Como logo cedo eu comecei a me interessar pelas letras (tanto, que virei jornalista), gostava de ler o dito cujo. Quer dizer, a soletrar, pois ainda estava no então primário, acho que no Leopoldo Pacheco, depois, 13 de Março, Valdevino Tito,Petrônio Portela, até chegar ao glorioso Colégio Estadual (era uma rotatividade dos infernos, não por nossa vontade), onde fui colega, entre outros, do Elmar Carvalho, Otaviano Vale...
Aos poucos, vou identificar o Zan. Mas, desde já, quero dizer que passei a admirá-lo pelos seus escritos nesse blog, por meio dos quais ele revela que é um conhecedor profundo dessa querida terra.
Como "Pedro Rocha", joguei bola, mas fui treinador do time da Brahma e que tinha craques como Toinho do Zezé, Antonio Cícero, Maurinho, Cazica, Zacarias, Valdenes e Valdinar (irmãos), Santos (Edgar, de Flores), Palmeiras, Washington (Ostinha), Abú, Djalma, Carlinhos da Maria Augusta, Hamilton (irmão de Hugo), Paulo (goleiro, filho de Luizinha, parece que é médico)... Enfim...

Ao Zan, a propósito: vamos manter contato.

Fon Fon disse...

Cade o Judilão?
Ele deve ter morrido lá pelas bandas de Roraima...

zan disse...

Amigos, que legal constatar que o bom humor voltou a ser a nossa moeda de troca entre os visitadores do blog. Legal o perfil que me foi feito pelo Devez, principalmente pelo que tem de caricato ou quase. Uma das coisas mais gratificantes que tenho reencontrado aqui é exatamente esse interesse que todo mundo aqui tem de ter um perfil, uma imagem, deformada ou não, que seja, dos outros. Quem morou nos grandes centros urbanos sabe o que significa a experiência de a todo momento a gente se sentir um anônimo desconhecido do resto da humanidade. Eu perdôo até a tendência cruel de todo mundo aqui falar mau de todo mundo. Diariamente aqui me deparo com situações de "reconhecimento", alguém que se aproxima de mim e pergunta se sou daqui, se já trabalhei no Banco do Brasil, se fui professor, se sou irmão de alguém. Prum fracassado carente como eu, essas pequenas coisinhas fazem diferença... As pessoas aqui ainda se interessam pelas outras, coisa de cidade pequena, seja com que interesse por trás disso, isso no fundo é positivo, eu acho... Elas só querem se aproximar e compartilhar alguma coisa com a gente. Claro, isso significa que a gente vai conhecer quase tudo de todo mundo e aí, a luta é pra não cair no maledicentismo crônico que é a tônica das conversas aqui. Tinha um amigo em Brasília que dizia que se dois piauienses estivessem conversando, de três coisas estavam falando: dos outros (falando mau, claro), deles mesmo (geralmente contando vantagem...) ou se queixando de alguma coisa... Exageros à parte, isso é real. Piauiense é um tipo que se revela facilmente, como o goiano, já o mineiro... Brasília tem mais mineiro do que esquina, por isso é tão misteriosa...

zan disse...

Devez, eu só consegui me casar por conta da dificuldade que eu tinha de cortar a unha da mão direita, com a mão esquerda. Um dia, tava lá eu tentando fazer aquilo e uma jovem se aproximou perguntando se podia me ajudar. Dessa ajuda aconteceu um casamento que durou 23anos e gerou quatro filhos. Hoje, com a idade e a cara que eu tenho, não me arrisco a cortar a unha da mão direita na frente de ninguém... é um risco, ainda... Tudo bem, podem gozar...

Bezerra - Rio de Janeiro disse...

Este Zan é demais. Moço você deveria ter ido pra Campo maior a mais tempo. Os campomaiorenses precisam de gente como você. Tomara que mais do seu tipo voltem pra casa quando a osteoporose chegar. Inclusive eu.

zan disse...

Bezerra, é mais fácil eu morrer de enfarte ou de tristeza de ver tanta dificuldades pra se fazer alguma coisa aqui. Osteoporose é difícil, caminho em média uns tres quilômetros por dia, ando mais que juizo de doido...

Anônimo disse...

"Pedro Rocha", Elmar Carvalho é juiz no município de Regeneração, município 120 kms de Teresina, próximo de Amarante.

Antonio - De Cuiabá (MT) disse...

Valeu, Anônimo. Já mantive contato com o "velho" Elmar, colega do Colégio Estadual, juntamente com o Otaviano (irmão do Augusto César, aquele zagueirão) e outras figuras inesquecíveis. Já estive em Regeneração, no Sul do Piauí.
Ao Netto: sobre o vaqueiro que frustrou o repórter da revista, informo-lhe que a motocicleta - inclusive, de algumas centenas de cilindradas - é o principal meio de transporte (e de trabalho) dos "peões" (vaqueiros), nas muitas fazendas de Mato Grosso, nas regiões do Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica (MT é o único Estado com três biomas). Ao veículo, juntaram-se o celular e até o notebook "wireless" (sem fio), transformando essas figuras numa espécie de peões "hig-tech".
O cavalo, na verdade, ganha destaque nas exposições agropecuárias, onde são leiloados a peso de ouro.
Resumo da ópera: pelo tempo em que se deu esse fato, em Campo Maior, chegamos à imperativa conclusão que o vaqueiro daí é pioneiro na "aposentadoria" do cavalo. Vivendo e aprendendo, né?

Lamprega - de São Caetano - SP disse...

Essa praça aí em frente a Câmara Municipal é o único local tranquilo pra eles passearem desse jeito. Esse lugar só ver gente nas festas do padroeiro e no passado quando era o Campo maior Clube. Agora se alguem que conhece for lá da Demerval lobão até a praça da bandeira, aí vai ver escumlhambação pior do que as ruas da novela da Índia. Eu vi isso aí no festejo.
É o progresso minha gente . Parabéns ao aniversário da nossa querida Campo Maior. Esse blog é arretado demais.

Elvira Barrymore disse...

Recuso-me veementemente a trocar comentários neste matavilhoso blog em sinal de repúdio ao comportamento dos proprietários de internet Banda Lerda que deixaram nossos internautas de Campo maior fora da rede de amigos e conterrãneos de todo o planeta. Cadê, já está no ar?
Deixa eu ligar pro meu provedor me abastecer com mais 20 mega de velocidade.
Aaatchiiimm!!!!!!!!

Valdinar Felipe disse...

meu caro amigo "Pedro Rocha,Tony" quanto tempo meu grande amigão,cá aqui, estou muito feliz em saber através do blog do Zan(zeferino Alves Neto)meu grande amigo, nosso conterrâneo,comentários do grande sucesso em sua carreira jornalística aí no Mato Grosso, parabéns. Acesso muito o site Mídia News. Valdinar, o Dirceu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...