sábado, 15 de agosto de 2009

NOSSA HISTÓRIA EVANGÉLICA

A primeira Igreja Batista de Campo Maior foi fundada em 1915 pelo Sr. Joaquim da Costa Araújo Bostoque, pai da dona Iracema Santos (Irá) e do lendário e divertido cirurgião dentista, dr. Altivo Araújo. O nome Bostoque ele adotou de uma fábrica de sapato do Rio de Janeiro que o convidou para trabalhar na então capital federal e ele não aceitando, teve a autorização da fábrica pra que fabricasse também em Campo Maior sapatos semelhantes aos deles e que, inclusive, levasse o mesmo nome: um produto Bostoque. Daí a incorporação desse nome ao seu. Dentre as perseguições que a igreja católica fez ao pioneiro evangélico da pequeníssima Bitorocara, uma beirava o absurdo, típico de quem tinha na folha corrida os crimes da inquisição e de outras passagens que não vem ao caso, por enquanto: um certo padre Clarindo saia em procissão com uma imagem de N. S. da Conceição pelas ruas da cidade hostilizando o Sr. Joaquim, sua família e os fiéis que frequentavam a igreja, deixando-o em situação difícil até para sustentar sua família com o seu trabalho de sapateiro, pois o padre dizia para seu rebanho não levar mais sapatos para serem remendados pelo sapateiro, sobre o argumento de que o moço - somente um fiel seguidor da Palavra -, era um “herege”. “Santa” tentação foi o que aconteceu em seguida: Esse padre Clarindo mais tarde caiu na armadilha da libido fornicando justamente com uma prima, por quem abandonou a batina por algum tempo, sendo execrado pela comunidade católica. Sem saída e acuado, adivinhem a quem o algoz sacerdote católico pediu ajuda? Ao “herege” irmão Joaquim que providenciou uma fuga com o veículo que dispunha naquele momento: muntado numa burra o apaixonado e assustado padre Clarindo fugiu para Piripiri no quadrúpede de propriedade do necessitado sapateiro, indo depois dali para o Rio de Janeiro onde, não se sabe como, voltou a se reintegrar à Santa Igreja. De volta a Campo Maior, ainda tentou abrir uma escola, por sugestão do agora amigo Joaquim Bostoque, mas teve frustrado o seu intento por causa da furiosa rejeição que os católicos passaram a ter pelo padre. Ficou decretado que a traição à igreja de Roma foi maior do que a paixão que o homem de Deus nutria pela indefesa prima. Na cidade o comentário entre a imensa maioria católica foi de que o Sr. Joaquim tinha se “vingado” das perseguições do padre, ajudando-o na fuga. Na verdade, o evangélico “irmão” Joaquim Bostoque foi tão somente um instrumento da grandeza de Deus.

Fotos das Igrejas: Elmar Carvalho - Joaquim Bostoque: Álbum da família da D. Irá - Padre na burra: Bitorocara+

71 comentários:

Domingos disse...

Netto como é que de tão longe tu consegue nos abastecer com matérias tão interessante como essa. Mermão, nós estamo é previlegiado de poder agora saber do que aconteceu no passado da nossa cidade e ninguém nunca soube. Ou é porque não se tinha interesse de contar? Abraço.

Nazareth disse...

Domingos concordo em numero, gênero e grau com seu comentário. Realmente esta história seria até engraçada se não fosse sórdida. Seu Joaquim ver sua família passar fome por determinação de alguém que se dizia um homem de Deus? Francamente.

Ivoneide - Cotia (SP) disse...

Era muito comum as agressões com pedras jogadas no telhado das precárias igrejas dos crentes na hora dos cultos. Minha vó junto sofreu muito quando cairam na besteira de ser crentes numa Campo Maior totalmente dominada por Santo Antônio. Um belo dia os poucos homens da igreja ficaram de tocaia e pegaram os meninos que eram contratados pelo sacristão, que era orientando pelo padre da época para jogar as pedras. A igreja agredida era pequeníssima igreja Brasil para Cristo que não sei nem se ainda tem por aí.
Hoje a coisa mudou e os evangélicos são respeitados até pelos poderosos em todo o Brasil.
Tem que ser assim.

Elvira Barrymore disse...

Só sei que que os rapazes não querem mais ser padre e as moças não acreditam mais que podem ser noiva de Jesus. Enquanto isso o Edir Macedo abre uma igreja em cada esquina todo dia, mesmo com Globo fazendo denúncia o tempo todo, há 20 anos. Só na na família do meu atual namorado já se converteu gente que ele nunca imaginaria que virasse crente. No Cruzeiro falta pouco pro bairro inteiro. Sei não, viu, vou experimentar. Segunda-feira vou na primeira livraria do centro de Brasília pra comprar minha primeira Bíblia. Na casa dos meus pais tinha uma bem grande mas só servia pra enfeite não nego. Tomara que não seja tarde demais pra essa minha reconciliação com Jesus.
Deixa eu me arrumar pra ir pra última balada dessa minha vida errante. Ô vida cruel. Mas que esse padre Clarindo era mala e muito. Vamo comigo Judilão?

Cordeiro disse...

O Zan tem toda a pinta de frei capuchinho. Se é que ele não foi por esses tempos que andou sumido.

zan disse...

A minha vocação para o sacerdócio é real e eu sempre tive um pé nessa coisa da religiosidade e do misticismo dum jeito assim meio diferenciado por ser um típico virginiano que não consegue deixar de racionalizar tudo o que me aparece, Cordeiro. Quanto ao texto do Netto, só uma pequena correção:O sr.Joaquim Bostoque não era o pai da Da. Irá, na verdade era tio, irmão do seu pai.

Judilão disse...

Elvira, deixa eu quieto muié...Num posso ir não, eu já sou...Sou batizado na igreja Batista desde 1995. Mas pra DEUS nunca é tarde.
É por essas e outras que os fiés católicos estão se afastando da igreja, como eu mesmo fui criado na igreja católica...Uma coisa vou dizer, religião não salva ninguem, o que salva mesmo é JESUS CRISTO...
e RAMU SIMBORA...
Eu acho que quem selou a animalo pro padre fugir foi ZAN...ele campear o animalo lá no velame, não foi ZAN?

zan disse...

Judilão voltou renovado por ares campomaiorenses e umas talagadas de mangueira, que ele não é de ferrro... Viva Judilão...o frankstein mais manjado do blog...

José Miranda Filho disse...

Ainda bem que o ZAN aliviou a minha procupante suposição de que em mim estaria começando uma crise de amnésia. Quando li a matéria do Netto afirmar que o Sr. Joaquim da Costa Araújo Bostoque era o pai da Dona Iracema, e esta, consequentemente, irmã do Dr. Altivo, tive um tremendo choque. Desconhecia aquela "irmandade". Ou seria problema de memória? Dona Irá (parteira), nos velhos tempos em que não existiam maternidade, médicos obtetras, partos cesarianos (coisas da modernidade) na então atrasada Campo Maior, foi quem me ajudou e à minha santa mãezinha, Raimundinha, para ver a luz deste mundão difícil de nele se viver. O Dr. Altivo foi meu professor de Biologia (primeira turma, a fundadora, a pioneira, do Curso Científico, do Colégio Estadual de Campo Maior). Quanto a esse tal Juditão, com quem não quero papo, pois, quando ele quer, é bem gozador dos outros, pergunto a ele por que mudou de religião, transferindo-se para a igreja Batista, já que, conforme afirmação dele próprio, ninguém precisa de religião, pois é Jesus quem salva. É exatamente por isso, Juditão, que não me transfiro, sou batizado na Igreja Católica (igualmente, igreja de Jesus Cristo, e também de Nossa Senhora, São José e Santo Antônio), morrerei nela. Sou um grandessíssimo pecador, mas, quando criar juízo e quiser me endireitar, me converterei a uma vida de santidade sem mudar de religião. Pra quê, filho de Deus?!

José Miranda Filho disse...

Eu quis dizer: "preocupante". Não pretendo inventar outro sentimento d'alma, principalmente pelo lado mau. Já é demais o que existe - a terrível "preocupação".

Judilão disse...

Zé Miranda, nós temos o livre arbítrio de ecolher o que é melhor pra gente, e eu me sinto melhor ouvindo a palavra de JESUS CRISTO na Igreja Batista. Pois DEUS só enviou um pra nos salvar, e não vários como os católicos pregam.
Religião é uma questão muito delicada, é que nem futebol, política...etc e tal...
Tu fica com a tua que eu fico com a minha...
Zan, eu estou na área, sempre lendo os comentários dos bitoroqueiros...
Zanfilas uma dose de mangueira não mata ninguem, somente as lombrigas...
Zan como anda as filanças por aí?
Tu ta mais calmo nas filanças ou não?
Zanfilas tu sentiu minha falta foi?
Um grande abraço Zan

Juvêncio disse...

Judilão, acho que tua anda desgarrado da tua igreja. Cachaça, velame, que diacho é isso?
Por outro lado o Zé Miranda prefere dá as costas para Deus quando ignora o que Ele prescreve no primeiro mandamento:
" Eu sou o Senhor teu Deus! Não farás para ti imagens de escultura, nem semelhança do que há em cima nos Céus... Não te curvarás diante delas nem as servirás" (Ex 20.4). No entanto no catolicismo romano as imagens tem prioridade por serem os esteios da Igreja. Os ídolos do paganismo e as estatuetas da Igreja Católica são formas de idolatria que confrontam-se com a Bíblia.
E ainda perguntam o porque do crescimento do povo evangélico.
Está tido claro. É só ler a Bíblia. Ou ela, a Palavra do Todo Poderosos e Único Deus, não vale nada perante a palavra que o tal do papa determina quando vomita a baboseira de que ele é infalível.
Misericórdia!

Raphaela disse...

Juvêncio, o apóstolo Paulo na Bíblia, em Atos 17.29 faz a seguinte declaração: " Sendo nós pois geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens."
No entanto existe na Basílica de São Pedro em Roma, uma imagem deste apóstolo feita de bronze, cujos pés se gastaram de tantos beijos dos seus adoradores.
Oro a Deus que a Campo Maior, cidade natal do meu pai, se converta junto com o Brasil. Tenho 16 anos, moro em Ribeirão Preto e leio a Bíblia também pela internet.
Graça e Paz para todos, independente de igrejas.

Josélia - Fortaleza CE disse...

Pessoal, pra acabar com a dúvida é só ler na Bíblia que Maria, mãe de Jesus nunca em seu coração teve a pretensão de se tornar objeto de culto, mas deixou-nos um único mandamento: " FAZEI TUDO QUANTO ELE (JESUS) VOS DISSER" (João 2.5).
Fim de papo.

Pereba disse...

Rapaz, pois não é que o Bitorocara também tem leitores teólogos? Meu amigo eu tenho mais é que me endireitar senão eu vou é branquin pro inferno. Foi até bom ler essas passagem da Bíblia.
Vou fazer que nem a Elvira e comprar uma bíblia pro mode eu ler. Ainda dá tempo Judilão?

De Assis disse...

Minha muié tá invocada porque ela viu na televisão que numa cidade aí a igreja lambuzou a Santa todinha com gel alcoo e toda vez que a pessoa pegava nos pés dela tinha um cabra ali perto com a garrafa pra limpar. A Amélia aqui pergunta que santa é essa que pega gripe suina. E eu sei lá muié. Te vira e pergunta pro padre. Só sei que eles eles gastaram uma nota preta de gel.

Rita disse...

Tão vendo o que essas igrejas de crente do cão faz com a cabeça desse povo?

zan disse...

Zémiranda, não leva o Judilão muito a sério, que ele não existe... É obra e graça não do Espírito Santo, mas de cabeças que descobriram na invenção desses personagens no blog, para mantê-lo aquecido de "polêmicas" e fuxicagens, inticanças e imbuanças tipicamente campomaiorenses, um jeito de fazer o pessoal dar as caras pra participar da brincadeira; imagina um cara criativo com esse tipo de interesse, do que não é capaz... Entendeu?

zan disse...

Judilão, continuo filando todo tipo de boca livre possível de ser filada por aqui... Sábado tem um rango que o pessoal do Centro Espírita serve aqui pros carentes como eu e minha prole. Tão ameaçando servir a boia todo dia, meu irmão, e tu ainda quer que eu volte pra Brasília pra comer aquele sopão servidos aos moradores da Rodoviária, nas madrugadas frias do inferno de lá, infeliz?

Judilão disse...

O que é que é isso Zanzinho, tu não respeita nem o pessoal do centro espirita?
O sopão da Rodoviária de Bsb é muito é bom abestado...
Zemirinda não se avexe não o Zanfilas é muito brincalhão, eu nascí no rabo da gata e me criei perto de igreja do rosário...

Bernardo disse...

A história da mulher do De Assis é verdade, eu vi no jornal Hoje e a cidade da santa que pega gripe suina e transmite para os fiéis fica lá em Minas Gerais, esqueci o nome. De Assis tua Amélia é mulher de verdade, não se deixa enganar. Mas pega leve que os católicos andam mais invocado ainda com essa história dos crentes tá tomando freguês deles.

JOÃO PEREIRA disse...

As igrejas têm sido causa de muitas tragédias, provocando ódios, desavenças e guerras ao longo dos séculos, tudo em nome de Deus.
Cada um considera apenas a sua fé como verdadeira; a do outro é a falsa.
Esse tipo de visão estreita tem sido causa de perseguições e lutas.
Como disse o Judicão, quem salva é Jesus.
O importante é que cada um vivencie o ensinamento do Cristo,amando o próximo como a se mesmo e, principalmente, sendo tolerante com quem pensa de forma diversa.

zan disse...

O Judilão, qualquer apertadinha que a gente dá nele, ele corre logo dizendo que nasceu no rabo da gata e se criou no colo de não sei quem... Eu não disse que ele não respeita o pessoal do Centro Espirita, eu não só respeito como sou comensal do rango que eles dão pros carentes como eu e meu filho que mora comigo... É só atravessar a praça da Liberdade... Agora, que ele nunca provou da sopa quente servida pelos espíritas e evangélicos e católicos, pros moradores da rodoviária nas noites frias de Brasília, disso eu tenho certeza... Eu cansei de servir e ser servido por esse tipo de mata fome...

zan disse...

Religião é uma das coisas mais interessante de se estudar. Não dá pra entender o ser humano sem entender sua religiosidade. Hoje em dia religião é meio de vida e justificativa pra todo o tipo de coisa que não tem nada a ver com religião... Associar o cristianismo, por exemplo, a prosperidade e riqueza material é uma das maiores aberrações desse pentecostalismo de resultados de que a Igreja Universal do bispo Macedo é um baluarte. A guerra santa entre a Globo e a Universal, quer dizer, Rede Record, não tem nada de religião... Aliás, falar nisso, é estranhíssima a idéia do bispo e de sua Igreja, de que a sua Igreja não é religião... Quando se fala em indiciamente da Universal pela justiça, fica-se sem saber o que é que é aquilo lá. Pra não pagar imposto é religião, pra desviar o dinheiro dos fiéis pra outras atividades não exatamente religiosa, é o que mesmo, socidade civil de caráter privado sem fins lucrativos? Alguém aí já seu ao trabalho de conhecer o estatuto da Igreja Universal? Se a história da Igreja Universal é bastante nebulosa, alguém aí teria alguma curiosidade com relação à santa história da rede Globo?

zan disse...

Dia desses em que o tédio apertou mais sai daqui margeando o açude e fui dar com a carcaça pros lados do tal de Rabo da Gata do Judilão. O pontilhão dos trilhos que deu origem ao apelido do bairro não existe mais, o bairro se chama Paulo VI e tem praça e quadra de esportes e academia de ginástica, mas terminei a noite ali mesmo pela praça nova da Praça da Bandeira, onde conheci figuras altamente hilárias contando histórias de matar de rir. Fizemos o percuros, eu e meu fiel escudeiro KK, em sua potente Harley de 750 cilindradas. As história que uma criatura lá me contou, quem sabe um dia transforme em esquete de humor numa tv web que meu amigo Edilson Araújo tá bolando...

Tyago disse...

Zan, porque você não fala pro seu amigo mor e parceiro de boas coisa na internet Netto do Dideus pra vocês criarem a primeira, e com certeza, melhor televisão web do Piauí? Competeência e talento vocês já mostraram, é só incluir esse seu Edilson na parte técnica. É só não deixar o dono da bola ser técnico zagueiro e cetro avante com a mesma catiguria que tinha o Belchior. Cada um no seu canto. E nós daqui só esperando esse outro estrondo de talento dos campomaiorenses. Já tou falando que nem vocês e só tenho 17 anos. Sai pra lá.
Pensem nisso.

Silveira - de Niterói (RJ) disse...

Tyaguinho meu jovem, a ideia é ótima, porém, acontecerá exatamente o que você tá alertando: o dono da bola, seja lá quem for, certamente vai escolher o rumo mais fácil de fazer um empreendimento desse em terras piauienses, ou seja, o caminho da baixaria. Tyago, se você mora aí no Piauí, claro que já teve o desprazer de ouvir as emissoras de rádios que se escondem atrás do título piedoso de Rádio Comunitária. Então, que tal? Pois é por alí que a coisa tem 80% de chance de ser feita. Baixaria pra classe remediada e pra média também, porque rico mesmo, Campo maior tem desse tiquim.
Escutemos o que o Zan e o Netto acham disso. E outros também que queiram partilhar da ideia do Tyago.

Ricardo Reis disse...

Infelizmente, muitas pessoas continuam usando as palavras Deus, Cristo, Jeová, e outras, para obterem algum tipo de benefício. Na verdade, a maior parte trabalha no sentido de obter benefícios financeiros. É triste ver, que depois de tantos séculos, a sociedade que se diz evoluída, ainda patina na lama, no que diz respeito a religiosidade. Fala-se bastante em Deus, principalmente na hora das dificuldades, porém, a fé, é bem pouca, e milhões de serem humanos, correm de uma religião à outra, em busca de saúde farta e riqueza, quando deveriam buscar, a paz de espírito, a convivência pacífica, o respeito, para si e para os outros, e vivenciar o amor. João Pereira, tem razão quando diz que o importante é que se vivencie o ensinamento do Cristo, amando o próximo, como a si mesmo, e sendo tolerante com a forma de pensar de cada um. No que se refere à briga entre a Rede Globo e a Rede Record (Igreja Universal), nenhuma delas está interessada na fé e no bem estar das pessoas. Os seus chefões não acreditam em Deus, e sim, em cifrões. Em todas as igrejas, e nos mais diferentes tipos de credos, sempre existiram pessoas que se aproveitaram da fé e da carência de muitos, para acumularem fortunas. Deus não quer dinheiro, nem carros, nem imóvéis. Deus, assim entendo, quer dos seus filhos, a prática do bem, do respeito, da humildade, da caridade e do amor.
Um forte abraço a todos.

zan disse...

Tou flertando com a idéia do Edilson e sua tv web carnaubanet, acho que é esse o nome. Agora à tarde fui entrevistado por uma moça que está produzindo conteúdos sobre fatos e pessoas da cidade. As possibilidades são imensas e não acredito que haja risco de baixaria, se eu ou o Netto ou o próprio Edilson tivermos alguma ingerência. O Edilson é uma das pessoas mais sérias e bem orientadas que a cidade já produziu. Já tentou fazer política e não se deu bem, mas é um cara muito consciente do papel das novas midias nas mudanças políticas e sociais que a sociedade precisa ter. Ja produzo, escrevi e dirijo uma peça infantil para sua Ong, com crianças carentes daqui, que deve estreiar até o fim do mês e acho que minha parceria com ele já é um fato.

zan disse...

Claro que a briga da Globo com a Record é por audiência e não tem mocinho nesse filme... O dia todo passou a matéria sobre a ANJ, com ênfase na liberdade de imprensa, como se todos fôssemos idiotas de não percebermos que liberdade de imprensa pra eles é a liberdade deles defenderem seus interesses e tentarem desconhecer o dos seus concorrentes...no fundo é uma famiglia de mafias lutando por hegemonia conquistada do jeito que a gente sabe... A Globo mostrando matérias sobre a campanha das diretas já como se ela não tivesse sido contra é o cúmulo da canalhice jornalística... A Globo é a porta voz da hipocrisia e do falso moralismo político que invade os lares do país o dia inteiro...

Anderson - Teresina disse...

Vi a reunião dos bandidos do deus mercado da ANJ. É o neo liberalismo em pânico por causa dos novos rumos que está tomando a América Latina, feita de latrina para essa corja durante séculos.
Seus jornais estão descendo ladeira a baixo e a poderosa não está preparada pra concorrência.
Fuck themselves e para seus simpatizantes.

José Miranda Filho disse...

Sabem por que o Juditão diz que nasceu no bairro Rabo da Gata? É por ser evangélico, e o bairro tem o nome de um Papa. Para esse pessoal, o Papa é a representação carnal e espiritual do gramunhão na Terra. Jamais de Deus. Apesar de o ZAN ter-me dito que eu não levasse "o Juditão a sério porque ele não existe", peço permissão a ele para uma pequena réplica, com seu direito a tréplica, se o desejar, claro. Concordo com ele na impropriedade de discussões sobre política, futebol, religião, mulher dos outros, etc. Mas estão vendo no que deu? Nesse rosário de discussões, opiniões acerca de religião? Pois bem, no entanto, ele sussurrou um assunto que eu só gostaria de um rápido esclarecimento. Os islamitas, adoradores de Alá, monoteístas, costumam afirmar que os cristãos são politeístas. Os seguidores de Cristo, segundo eles, adoram três deuses, que são: Jeová (Javé), o Pai; Jesus, o Filho; e mais um terceiro, Espírito Santo. Juditão concorda com a ponderação dos muçulmanos? Claro que não, já que é cristão, evangélico. Pois entre os cristãos mesmos, os evangélicos (ou protestantes) (ou crentes), vigora também o falso pensamento de que os católicos têm vários deuses, sendo, portanto, politeístas. Além de Deus (o Senhor) propriamente dito, digo, a Santíssima Trindade, também têm os chamados santos. Tacham os católicos de idólatras, porque "adoram" uns tais de Santo Antônio, São Francisco, Nossa Senhora (Maria, a mãe de Jesus, portanto, de Deus), centenas de santos. Não se trata mais nem de politeísmo (que não expressa tão bem a existência dessas numerosas divindades), mas multiteísmo mesmo. Minimizando a afirmação dos irmãos evangélicos, poderia ser praticado pelos católicos, ao menos, o henoteísmo (conforme o qual, acredita-se num só Deus, mas não negando a possibilidade da existência de outros deuses). Acho que, para os crentes, os católicos adotam, verdadeiramente, o "multiteísmo". Entretanto, já se tem, exaustivamente, explicado (apesar da desnecessidade de fazê-lo, pois nem se deve dar esse tipo de explicação a quem quer que seja, e observem que agora outras pessoas já participaram do assunto aqui) que os chamados santos não são ídolos para os católicos, descaracterizando-se, portanto, idolatria. Trata-se da manifestação de admiração, respeito, devoção a pessoas (como nós) que apenas se distinguiram por terem sido espiritualmente especiais quando estiveram na Terra, exercendo o sublime ministério de servir ao Senhor, e agora estão, sem nenhuma dúvida, sendo recompensados por Ele (que é fiel a suas promessas), na glória eterna, recebendo honras, não na condição de deuses, mas de benfeitores. Daí se entender que foram colocados na posição de interlocutores, de intercessores (como já foram na vida terrena, rogando o bem a Deus em favor dos irmãos, da mesma forma como os crentes também fazem nas suas reuniões, não é mesmo?). Lá em cima é apenas uma continuidade disso. Ora! que fique esclarecido que tal intercessão, mediação, não é junto a Deus Pai e sim ao Filho, Jesus Cristo. E na assertiva de que qualquer um desses santos é intercessor perante Deus, compreende-se que esse Deus é Jesus. Ele também não é Deus, com o Pai e o Espírito Santo, mas se constituindo uma só família, e não separadamente, como apregoam os maometanos? Juditão, não seja bobão, influenciável, não dê ouvidos a comentários levianos dos seus irmãos a respeito daa crença católica. Como o é para os evangélicos, Jesus é o único mediador entre os homens e Deus Pai também para os católicos. "Ninguém irá ao Pai senão por mim." Os católicos também são "evangélicos", está vendo? Também lêem a Bíblia e escutam os ministros de Deus, como os crentes ouvem os seus pastores e bispos (o mais famoso: Edir Macedo). A madrugada urge. Por isso vou parando. Abraço.

Judilão disse...

Zé Mirinda, o negócio é o seguinte.
Voce é o bonzão, o intelectual da religião, da verdade e de tudo...
Pelo jeito voce entende de religião mais que todos dessa terra, voce devia ocupar o lugar do papa...
DEUS não precisa de intermediários pra chegar à ele. Com todo respeito que eu tenho aos homens e mulheres que passaram por esse mundo e deixaram um trabalho humanitário como os Francisco, Josés, Antonios, Marias. Quem disse que eles tem poder? O homem.
JESUS CRISTO, voce não vai ao PAI a não ser por mim.
Entao nós não precisamos de intermediários. Nós vamos direto com JESUS CRISTO.
Zé Mirinda, voce ler a Biblia?
Com que frequencia?
No dia quando voce começar a ler a Bíblia voce vai mudar muito o seu pensamento com relação à religião, pois religião não salva ninguem.
Eu, Judilão já lí a Bíblia inteira.
E te faço um desafio. Junte 100 católicos e pergunte quantos já leram a Bíblia na íntegra, e junte 100 crentes como voce diz meio no deboche e pergunte quantos já leram a Bíblia na integra?
Posso te adiantar que os católicos vão perder...
Não sou dono da verdade.
Edi Macedo não é pai e dono dos Crentes.
Zé Mirinda, tem muita coisa errada nesse mundo...Uma delas é do individuo só pedir e não agradecer.
Já passei muitas dificuldades nessa vida, e eu só pedia e nunca agradecia. Um dia lendo a Bíblia aprendí que temos que agradecer sempre e não pedir sempre.
Hoje Zé Mirinda eu só agradeço e não peço.
Eu deixo que tudo na minha vida seja feita pela vontade de DEUS e não na minha vontade...sabe por que Zé Mirinda? Porque eu, voce e todos não somos nada, somos arrogantes, prepotentes...
Tenho muitos amigos Arabes Mulçumanos, adimiro-os não pela religião, mas pelo respeito que eles tem para com DEUS.
Zé Mirinda, voce já teve a oportunidade de ler o Corão ou Alcorão como alguns chamam?
Eu já.
Voce sabia que no Corão fala de Maria mãe de JESUS?
Fala, e fala muito bem.
Zé Mirinda um amigo meu morava numa casa que pertencia à igreja católica em Teresina nos ídos de 1990, pra ser mais preciso em 1994.
Ele tava passando por uma fase financeira difícil e tava pagando o aluguel da casa sempre atrasado. Um dia ele recebeu um oficial de justiça em casa com um mandado de despejo. E a "IGREJA CATÓLICA" nesse mesmo dia ela tava lançando a campanha da "FRATERNIDADE ONDE MORAS". Voce lembra dessa campanha?
Procure na Igreja que eles te informam. Esse meu amigo só não foi despejado porque ele ligou num canal de tv que tavam entrevistando a "OS GRANDES DA IGREJA" pro lançamento da campanhã. Tinham vários presidentes de associação de bairros junto. Ele tefenou pro programa que era AO VIVO e fez uma pergunta ao Chefe da igreja católica.
COMO É QUE VOCES LANÇAM UMA CAMPANHA COM ESSE NOME ONDE MORAS E EU SENDO DESPEJADO POR VOCES?
Te garanto que todos ficaram parados sem o que falar.
Zé Mirinda não vem com essa de moralização não cara.
Bobão é voce que não teve coragem de chegar junta a Gracinha Torres e falar o que sentia por ela quando jovem.
Zé Mirinda, vou perguntar ao meu amigo se eu posso falar o nome dele, amanhão eu te falou abestado...

Miriam disse...

A graça que os evangélicos estão recebendo por estarem imbuidos na dedicação da obra de Deus. Todos os evangélicos já foram católicos (A FORÇA!) e portanto agora sabem o porque quando você chega na igreja já existem em riba dos bancos aqueles panfletos escritos com o que você vai acompanhar na missa. Ali só tem o que interessa a gigantesca corporação do cramulhão vestido de branco. Pra que lê a Bíblia? Aí a casa cai.
Mais interessante e imperdoável (pra nós humanos) é a pessoa ler a Bíblia e mesmo assim tentar explicar o inexplicável, ou seja é como tentar reescrever a Palavra. É dizer pra Deus (misericórdia!) que ele está equivocado.
Parabéns Zé Miranda por você ter lido a Bíblia. Só é lamentável que vocês não estimulem aos irmãos católicos que o façam também.
Graça e Paz(neste momento) para todos.)

Idelmar disse...

Caaalma, irmãos!
Olhem só que curioso: minha tia Lourdinha, uma mariólatra irremediável, um belo dia foi se queixar pro padre de que não estava gostando do esvaziamento da igreja de Santa Luzia, aqui de uma vizinha comunidade(favela) enquanto a pequena e acanhada Assembléia de Deus já cabia mais tanta gente, e portanto estava querendo reunir os fiéis que restaram e trazer outros pra constante leitura da Bíblia, aos domingos.
Meus amigos, o Padre só não chamou a tia Lourdinha de gente. Perguntou se ela estava louca, umas três vezes. A espantada filha de Maria disse pra minha mãe que não tinha entendido nada da reação do padre.
Resumo dessa ópera: Tia, ou melhor, a irmã Lourdes, juntamente com minha mãe, uma cunhada e o marido, estão congregando nessa Igreja Batista e mais dois vizinhos, na Brasil Para Cristo,na Vila da Penha, Rio de Janeiro.
A Biblia é a Poderosa Palavra de Deus.

Moisés - de Botucatu disse...

Quem vê e ler não imagina como aqui nesse Bitorocara tem crente e católico fervoroso. Tudo mundano que vão arder no fogo da moradia do cramulha cercados de vadias e corruptos fedendo a enxofre e tomando coquetel de metanol com Fogo Paulista. Tisconjuros coisas pecaminosas. Foi nisso que vocês transformaram minha pequena e devota Campo Maior. Adonde anda o Antônio (o Santo) que não arrepara essa fornicação mental?

Judilão disse...

Moisés tu perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Tu vai na frente arder nas profundesas do inferno primeiro.
Tu desce a serra aí de botucatu pra quem vai pra Conchas, tu desce e sobe umas 10 vezes por dia infeliz pra ver se tu não faz mais esse tip de comentário idiota.

Deoclécio - de Brasilia disse...

Judilão, meu crente preferido, tu já arreparou que mistura mais indemonhada essa que os chatólicos(esse apelido é arretado) fazem da religião deles? Que que tem a ver Maria, Jesus com terecô, iemanjá, tudo coisa do satanás. O ladrão do Sarney quando chega em Codó vai primeiro a missa na Igreja de S. Sebastião pra todo mundo ver a santidade que o dono deles é, em seguida vai correndo pedir ajuda ao satanás no terreiro do charlatão Bita do Barão. Eca vou vomitar. E não é só ele, 99,999% dos chatólicos jogam nos dois times. A pergunta que fica é: resta alguma dúvida porque essa RELIGIÃO está se acabando?
Vou continuar sendo ateu, graças a Deus.

Pereba disse...

Netto rapaz, num inventa mais de falar dos crentes aqui não. Pelo visto esse troço vai ter mais comentário do que as matérias do blog tudin junto. Arre égua parece até que os católicos já começaram a pagar pelos pecados da traição as coisas de Deus foi por aqui mesmo.
Vamos mudar de assunto. Vamos falar de muié, futebol, é bem mais mió de bom.

Moisés disse...

Judilão mesmo quando eu desço a Serra com toda neblina que tiver pra pegar a Marechal Rondon, eu me pego com meu Deus, num tem essa história de santo de prástico dipindurado no meu carro não. A neblia por aqui eles chamam de fumaça Judilão.
E tu crente véi cachaçeiro, porque tu não volta pra igreja, lá é que é teu lugar. Tú óia!

Arlinda - Cruzeiro (SP) disse...

"Manifestação de admiração, devoção e respeito as pessoas". Essa é a tentativa de explicação do Zé miranda aos bonecos santos católicos.

Zé, vejamos o que diz a Bíblia:

"Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêem nem entendem para que sejam envergonhados".
(Isaías 44:9)

Tem mais:

Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
(Deuteronômio 4:15-19 ACF)

A Palavra de Deus aconselha mais. É só ler a Bíblia.

Pereba disse...

Mais rapaz esse assunto vai longe mesmo. Eu vou acabar precurando a igreja de crente mais perto daqui. Esse negócio tá começando a bulir com minha cabeça.

Maria do Rozário disse...

Tem também uma lenda de que as FREIRAS são NOIVAS DE CRISTO.
Então vejamos o que diz a BÍBLIA INSPIRADA POR DEUS:

ISAÍAS - 49:18 Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o SENHOR, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como NOIVA.
APOCALIPSE - 21:2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de DEUS, ataviada como NOIVA adornada para o seu esposo.
APOCALIPSE - 21:9 Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a NOIVA, a esposa do CORDEIRO;

Ou seja, a NOIVA DE CRISTO É A IGREJA!!!

O resto é conversa fiada dos Papas que escreveram ao longo dos séculos uma mentíra apelidada de LIVROS APÓCRIFOS.

Nestor disse...

Olá pessoal, estaNewsva lendo o blog Jenipapo e dei de cara com o link para esse aqui de nome meio difícil, só aí vi que é de campo Maior e do mesmo blogueiro do outro. Conheço a bonita cidade de vocês porque sou cearense de Ttapagé, na mesma BR, mas moro em Jaçanã...bricadeira, moro em São Paulo, Jardim Ângela.
Então.´Vi que alguém aí já leu a "Bíblia" dos Muçulmanos. Realmente o Corão (ou Al Corão) é um belíssimo livro de poesia que fala do Deus único também; e ao contrário do que falou a aberração do Vaticano, em nenhum lugar da palavra escrita por Maomé, há alusão à violência.
Gostei do alto nível do Blog BITOROCARA, segue a mesma linha do outro feito pelo conterrãneo de vocês. Só que lá ele é conhecido por João Grillo, em alusão ao personagem sacana do Ariano Suassuna do Auto da Compadecida.
Um abraço e parabéns para os campomaiorenses.

zan disse...

Passo um pouco mais de meio dia sem visitar os comentários do blog e tem coisa que levaria um dia pra examinar. Dei só uma passada rápida, mas concluí que, mexer com o meu amigo ZéMiranda é mesmo que atiçar ninho de marimbondo, se não tiver o que dizer é melhor ficar calado; discutir religião é inútil quando se quer converter os outros a suas crenças; se não existe esse propósito por trás do que se diz sobre, é extremamente salutar e esclarecedor, tem-se verdadeiras aulas de história e teologia.

Anônimo disse...

Zan o Judilão fala do de Assis mas ele também gosta de provocar pezado.

Cordeiro disse...

Descupe, Anônimo Silva, mas é assim que a comunidade do Bitorocara gosta, ou pelo menos tem demonstrado quendo li uma hora dessa aqui que estavam sentindo falta desse comentarista onipresente. Agora ele está em Botucatu, descendo uma serra lá em SP, coladão no Moisés. Impressionante com ele vai de Boa Vista ao interior de SP em segundos. Que diabo de internet é essa que leva até a pessoa que digita? Parece que o Judilão é parente daquele povo indiano da novela, que vão do Rio pra Índia com quem vai da Santo Antônio pro Zabelão. Vixe!

zan disse...

Pegar pesado pego eu, esses caras, Judilão e De Assis:são farinha do mesmo BAITOLAU...

João Pereira disse...

o Judicão peca principalmente pela ira. Dá até a impressão que se estivesse frente a frente com o Zé Mirinda iria aberturá-lo, espancá-lo ou matá-lo.
Para que tanta violência?
Foi esse tipo de intolerância com a fé do próximo que levou a humanidade à barbárie em vários momentos históricos, como o massacre dos protestantes na noite de São Bartolomeu, na França, e a matança que durou séculos entre católicos e protestantes na Irlanda.
O Cristo é um só, e cada um acredita que esteja certo na sua fé, mas essa confirmação só virá, para cada indivíduo, quando da passagem para o mundo espiritual.
Então, Judicão e Zé Mirinda, fiquem cada um com a sua fé, e respeitem a fé do outro.

zan disse...

O assunto religião é sério, seriíssimo, mas pelo amor de deus, não cometam o pecado de se levarem muito a sério... ZéMiranda, pelo que eu sei dele, eu não se sei se chamaram ele de ZéMirinda de propósito ou não, gosta mesmo é de Fanta Uva ou Coca-cola, Kuat, não...

Anônimo disse...

Zan,
Cada um tem a religião que merece, compatível com seu estágio evolutivo.
O que não pode é faltar com o respeito, ser agressivo com quem pensa diferente.
Não é, Judicão?

Anônimo disse...

Judicão, vê se guarda a peixeira.
O que é que o cú tem a ver com as calças?
Onde é que entra nessa discussão tola sobre religião o amor platônico do Zémiranda pela Gracinha Torres?
Qual a razão para tamanha agressividade?
Vamos manter o respeito necessário a uma boa convivência! Vamos falar de Campo Maior, que é o elo que nos une.

Zé da Intam disse...

O João Pereira tem razão com relação a fé do Zé Mirinda e a fé do Judilão.
Agora peço um grande favor aos bitirocarenses. Deixem o Judilão e o Zé Mirinda juntarem as fézes deles e que se lasquem no inferno...

zan disse...

Mais respeito com o meu amigo ZéMiranda, senão eu entro na briga e não deixo pedra sobre pedra... manera, aí... Não pode se usar o pretexto de discutir religião pra desrespeitar os outros, devagar com a louça aí...

Rapha disse...

Tou vendo hora o delegado Tenente Sebastião fechar essa igreja aqui.
Vamos falar de coisa mais amena. Vamos falar dos árabes e os judeus... rsrsrsrs

De Assis disse...

Rapha, pelo nome é um garoto, cuma é que tu conhece o tenente Sebastião?

Rapha disse...

De Assis, é simples, sou da linhagem dele.

Zé da Intam disse...

O delegado Ten. Sebastião não por favor, ele joga pesado...
Só se for pra prender o Zé Mirinda e o ordinário do Judilão...
Tem algum juiz que possa julgar esse caso?

José Miranda Filho disse...

Alguém ao meu lado está me dizendo que, com tantos problems exigindo soluções, eu perco tempo com tolas discussões sobre religião. Capto, então, duas questões. Percebi que nenhum católico enterveio nessa "tola discussão" Estão certos; eles não têm nada que discutir sobre auas conviccões; eu é que estou, realmente, gastando tempo e saliva (escrevendo?) E quanto a solução de problemas, alguém me indica um templo da igreja Universal? Sim, porque na Católica só há "cruz, dores, desventuras". Ninguém aguenta mais isso!
Só uns recadinhos.
Xará, Zé é um bonito nome, não? Agora, meu sobrenome Mirinda é bem mais parecido com sobrenome de gente, basta trocar uma letra, ao contrário de Intam. Que diacho é isso?! Quanto à tua estória de fezes misturadas no inferno, lá todas as fezes serão iguais, aliás, a diferença estará na espécie de alimentação que nós todos vamos comer, né? Ah! espírito ca... isto é, defeca?
Agradeço ao Anônimo a intervenção a meu favor sobre minha intimidade, meus sentimentos. Mas ponha seu nome, não se esconda nesse anonimato quando tiver que me defender novamente.
Josélia: Naria respondeu ao anjo anunciador da sua maternidade divina: "Eis aqui a escravaa do Senhor." Com essa mentalidade, teria a vaidade para ter querer honrarias? Nós, reconhecedores da sua excelsa missão é que fazermos questão de fazê-lo, mas tenha mais sensibilidade cristã ao se pronunciar, pois bem sei que, nas entrelinhas, você quis dizer "idolatrar", o que não é.
Agradeço a Miriam os parabéns pela minha leitura da Bíblia. Mas estimular os outros a fazer o mesmo, acho que seja intromissão na vida alheia, não? Os católicos não são muito disso, feliz ou infelizmente, sobretudo quanto a religião. A missa, Miriam, não se dá como um culto evangélico, que se restringe à leitura da palavra, pregação desta e cantos, havendo em alguns a evocação destinada às curas de fiéis enfermos presentes. Na missa se memoriza a paixão, morte e ressurreição de Jesus e, especialmente, celebra-se a Eucaristia, repetindo-se o gesto Dele na última Ceia Pascal, o que Ele mesmo pediu que se fizesse pelos séculos, em substituição ao antigo rito judaico, em que a páscoa era comemorada com o cordeio, pão sem fermento e ervas amargas: a Páscoa passava ser com o próprio Cordeio Deus, o Pão descido do céu. Dogma esse condenado pelo evangelismo, embasado na ciência materialista seguundo a qual é algo absolutamente inviável que o Corpo e o Sangue de Cristo possam ser transformados daquela partícula de pão (a hóstia) e do vinho. Mas deixe-se pra lá. O que contém o livrinho, um jornalzinho, que você, pejorativamente, denomina panfleto, são trechos das Escrituras Sagradas, orações e cantos especiais para determinado dia e cada etapa do culto. É algo perfeitamente coordenado conforme o calendário litúrgico da Igreja, com base nas grandes datas da vida terrena de Jesus. Apesar de criticada por isso, a Igreja não faz a missa aleatoriamente, de improvisos. Tudo é devidamente organizado segundo a Teologia fundamentada na Bíblia. Se você foi uma católica desmotiva, à força, pela família (expressão que você empregou, certamente só comparecia à missa, não participava dela efetivamente. Bate-papos com as amigas ao lado, atenção voltada para o vestuário das outras... Por isso, nada entendia, talvez nem fizesse questão de.
Raphaela, "imagem de São Paulo em Roma, feita em bronze, muito beijada, desbotada". Quando se pode beijar pessoalmente, e no caso ai é absolutamente impossível, beija-se a imagem. Depende de cada sentimento, de cada pessoa. Eu mesmo nunca beijei imagem nenhuma. E a fotografia do seu esposo, ou namorado, como será que anda? No seu caso, isso pode ser procedido pessoalmente, não é? Em síntese, só há beijo quando há amor. O povo ama o grande apóstolo de Jesus. Amar é idolatrar, tornar um ser em Deus?

José Miranda Filho disse...

Pessoal, os meninos são bons, não cansam. Vocês acreditarão se lhes disser que, enquanto eu digitava o último comentário, eles estavam se antecipando, atirando mais flechas em mim? Acreditem. O ZAN já vinha defendendo minha participação consciente neste debate. Agora, ele interveio com ira; posso sentir pelo seu tom. Obrigado, ZAN, mas sei me virar sozinho dessa turbamulta.
Elvira Barrymore (?) me induz a pensar que se converter numa igreja evangélica é mais árduo que ser freira (noiva de Jesus). Irmãzinha, que mal há em ir pra balada? Dependerá do que fará num evento desses. É bagunceira, drogueira, alcoólatra, veste roupas muito avançadas, agarra a garotada (masculina, é claro) com unhas e dentes, da forma como não deve? Ou se comporta decentemente, como deve proceder uma cristã, católica autêntica ou evangélica? Continue nas baladas, nos shows. Você percebe pecado na dança? A dança, a festa em si, faz parte da vida, do lazer, da cultura, da satisfação em viver de todos os povos, de todas as religiões. Nunca viu, nem na televisão, no cinema, judeus dançando alegremente? E a dança do ventre árabe? É uma arte, até cultivada por uma das maiores religiões do mundo, a islamita. A proibição imposta aos evangélicos, essa indução na mente dos fiéis pelos pastores de que isso é pecado, consiste em puro fariseísmo moderno. E se diz que os católicos é que são hipócritas, que por fora são paredes caiadas, mas por dentro só há podridão...
Arlinda, você disse tudo: "Manifestação de adoração, devoção e respeito às pessoas", ratificando expressão da minha autoria. É isso mesmo... Você deve nutrir iguais sentimentos por alguém (ao menos, um alguenzinho; não é possível que uma "crente" tenha o espírito, o coração... pétreo. A propósito de "boneco católico", lhe confesso que eu gostaria de conhecer pessoalmente ou por fotografia essa "boneca que você deve ser". Desculpe-me o bom humor, da mesma forma que tenho misericórdia da sua bem-humorada personalidade.
Bernardo, que besteira é a sua de que "católicos andam invocado" ainda com essa história de crentes? Não há ninguém invocado aqui, não, meu prezado. Estou é me divertindo com tudo isto. A católico formado e convicto daquilo em que crê nada atinge. Nem o transforma. É somente perda de tempo e de papo.
Quanta piada de mau gosto! Prisão é para quem calunia, De Assis. O que ainda não escreveu a minha pena de ouro. Entretanto, a sua... De Assis, quem parece não ter medo de pegar a gripe suína é você. Mas seria uma bela punição por tamanha tolice com a estória da santa, que narrou neste conceituado e sério blog. Porém se cuide, porque, com tanta asneira que sai da sua garganta, ela se torna vulnerável, e o vírus mortal da suína facilmente penetra. Atenção: é aconselhável permanecer em silêncio quando não se entender do riscado. Em boca fechada não entra... vírus. Continue vivo, desejo.
Deoclécio, toma esta do intelectual (atributo que me deu o Juditão). Este adjetivo "arretado" - católico - é um adjetivo mesmo. Derivado de catolicismo. Significa: universal. Portanto, Igreja Católica (Universal). Certo?

João Pereira disse...

Zé Miranda, desculpe-me pelo erro de digitação no seu nome, no post anterior. Não quis faltar-lhe com o respeito.
Cordiais saudações!

zan disse...

Vamos esclarecer alguma coisa antes que alguém me chame de Tenente Zan Sebastião (nada contra a criatura, só que ele e/era outra pessoa...,claro) Quando eu digo pra respeitar quem quer que seja, o que eu quero dizer é o seguinte: vamos discutir, vamos defender nossos pontos de vistas, sejam políticos, religiosos, futebolísticos, o que for, mas de forma respeitosa, sem querer desmerecer pessoalmente ninguém... Vamos tentar isso, nós conseguiremos...

Milton - voltei pra Goiânia. disse...

Né nadica de nada disso seu Zé Miranda.
Se o papa fosse querido mesmo, porque diacho anda naquele tanque a prova de bala? Infelizmente não avisaram praquele turco que só bala de prata mata vampiro e enviados do cramulhão. O tal do papa João de Deus era outro salafrário dissimulado.
Os católicos vão pra missa pra dormir e olhar pro relógio de quando em vez. Como o sr. seu Zé, quer que eles se manifestem aqui nesta tribuna? (falei bonito, Miriam?)
O medo que dá dessa debandada dos chatólicos é por causa do ruzaro de mentira do Vaticano (a Bíblia prova) é que metade desses enganados ao invés de procurar Jesus, não procuram é nada. Viram ateus! Mais outro dano provocado por esses queimadores de gente viva.
E que disse pro sr. que essas pessoas que escrevem aqui são crentes? Passam é longe. É que aqui finalmente encontramos um espaço pra soltar da garganta tantos séculos de engodo, mentira fábrica de santo, analfabetismo, miséria, conchavo com os Hitler da história.
E finalmente, é bom ver o tamanho dos Seminários de hoje e ver ali na subida frei Serafim qual era o tamanho dos Seminários da degradante Igreja Chatólica do passado lá no Piauí.
Quer saber? Tá provado. Quanto mais miserável a Região, mais católica ou de outra seita ela é.

Judilão disse...

Valeu Milton, concordo com voce. O Zé Mirinda disse que nenhum católico se manifestou comentário sobre isso. Mas é claro, eles vão comentar oque?
Não tem opinião sobre religião, sobre nada.
O Zé Mirinda só sabe falar do Edir Macedo, que eu acho um tremendo de um pilantra, e ele pensa que todos os evangélicos são da Universal.
Zé Mirinda, no dia quando voce começar a ler a Bíblia na integra, vode vai começar a ver a igreja católica com outros olhos.
Milton, os católicos esqueceram de INQUIZIÇÃO. Por eu ser evangélico não posso beber minha dose de cachaça, isso não tem nada a ver, pois não conheço nada que proíba.
Zé Mirinda ve se tu te manca dono da verdade...

zan disse...

Reunir numa polêmica só o pessoal que a matéria ensejou reunir, só me resta uma alternativa, a pilatiana. Lavo minhas mãos impuras do sangue desses malucos. Vade o resto...

Antonio disse...

BRAVO!!!
Show de matéria histórica. O catolicismo está se redendo à verdade da Palavra de Deus.
Parabéns por este Blog.

Pr. Marcus Paixão disse...

Muito boa a matéria sobre Joaquim Bostoque. Gostaria apenas de corrigir alguns detalhes, pois estou escrevendo a história dos batistas em Campo Maior, que deverá circular em 2010 em nossa terra.
Os trabalhos evangélicos tiveram início com Joaquim Bostoque mais ou menos por esse tempo, talvez um pouquinho antes de 1915. Foi o missionário de teresina e futuro pastor Teófilo Dantas quem o evangelizou, junto com o missionário americano Adolfo Terry. Bosroque é avô de Iracema (mãe Irá) e não pai dela. Os pais de iracema são: Ana Lima e Sr. Deusdedith Costa Araújo, este sim, filho de Bostoque. A mãe de Joaquim Bostoque foi dona Gertrudes e o pai foi esquecido da memória da família. A história da perseguição é correta e bem mais ofensiva do que o que foi relatado. O padre clarindo se envolveu com sua prima-sobrinha e foi excomungado pelo bispo D. Otaviano Pereira em 1918.
Parabéns pelo resgate histórico. Na foto abaixo você tem certeza que é Joaquim Bostoque? E a burrinha e a pessoa que está em cima dela, quem é? Quanto a informação que o padre foi a Piripiri, não sabia que tinha sido esse o paradeiro dele.

Jacinto - de Sobradinho DF disse...

Pr Paixão, a burrinha e o padre vc pode ter certeza que são eles, agora o Sr. Bostoque, só o pessoal deles podem dizer. Os católicos são assim mesmo. Hipócritas todos e pedófilos sob a batina.

José Miranda Filho disse...

Jacinto: estude um pouco mais para poder expressar-se melhor. Você, por exemplo, não emprega corretamente o artigo. É claríssimo que todos os católicos e, especialmente, padres, no mundo inteiro, não são o que você afirma. Pela própria natureza do sexo masculino. Eu mesmo conheço muitos, a imensa maioria, que contrariam sua assertiva. Eu próprio, que confesso abertamente, sem nenhum acanhamento, ser católico, apesar de cheio de falhas, as quais são inerentes ao gênero humano - parece-me que você se exlui delas -, embora criado à imagem e semelhança do Criador, só gosto mesmo é de mulé, muié, meu caro Jacinto. Portanto, quando você não quiser generalizar, evite o artigo... Assim: "Católicos são pedófilos.""Padres gostam de... crianças." "Católicos são hipócritas." Exemplificando, posso dizer que: "Evangélicos (e não "os") também fazem coisas erradas, porque já tomei conhecimento disso, incluindo-se "donos" de seitas." "Evangélicos, igualmente, podem ser hipócritas - e como podem! -, vivem de mãos para os céus, bradando: aleluia! aleluia!, a Bíblia embaixo da axila (sovaco) pra cima e pra baixo, a fim de demonstrar sua imensa religiosidade." Tive um colega, Jacinto, que, pertencente a uma dessas igrejas ou seitas que dizem ser evangélicas, levava a Palavra de Deus para o trabalho, guardava-a na gaveta e só a abria quando precisava retirar de dentro dela algum papel, o talão de cheques, os cartões da loteria. Nos finais de semana, dava sua voltinha, bebia sua cervejinha, - sabe como? - escondidinho para não ser flagrado. Outra "irmã", amiga de minha família, de certas posses financeiras, é incapaz de abrir a carteira para, ao menos, emprestar a juros um dinheirinho a um amigo necessitado desse eventual auxílio. Os católicos - aqui posso usar o artigo, Jacinto, pois estou generalizando, - estes, sim, é que não têm nada de hipócritas, falsos puros, atuais fariseus, uma vez que agem de todas as formas erradas que a gente possa imaginar. Veja-os nos jogos (jogos, para "os" crentes, são pecados grave, até futebol de botão, como no caso de amigos meus que não tinham nem essa brincadeira porque os pais crentes os proibiam), nas "baladas", nas farras, nas boates, nas "zonas...", na gandalha, nas brigas, nas confusões de rua, etc., etc., etc. A propósito, não encontro explicação concreta para tantas criações de igrejas e seitas evangélicas. Há dezenas delas, não é mesmo? Sabe-se que o protestantismo foi fundado por Martim (também Martinho) Lutero, na Alemanha. Mas, desde aquela reforma até os dias atuais, inúmeras ramificações surgiram. Eu só posso presumir que seguidores de tais igrejas e seitas estão, de tempos em tempos, apresentando descontentamentos com a prática de sua religião. E haja divergentes afastando-se delas e criando outras formas de professar sua fé evangélica.
Ó, Jacinto, um abraço frateral.

Anônimo disse...

Zé Miranda,
A razão para a criação de tantas igrejaas evangélicas e puramente comercial, pois o propósito de quase todos esses pastores empresários é arrecadar, como fazem prova a chamada igreja universal e a do bispo Estevão, em São Paulo.
Como diz o dito popular, não há nada mais sujo que passado de crente.

José Miranda Filho disse...

Obrigado por sua intervenção corretíssima, caro Anônimo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...