quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LOGRADOUROS

Militar e aviador campo-maiorense. Nasceu em Campo Maior a 25/01/1909 e faleceu em Curitiba [PR] em 17/11/1935, inubo, com apenas 26 anos de idade, em acidente aéreo, ao participar de acrobacias, quando pilotava uma aeronave durante uma solenidade pública na capital paranaense. Fez o primário em Campo Maior, o ginasial em Floriano e o secundário no Liceu Piauiense, ingressando em 1926 na Força Aérea Brasileira, na cidade do Rio de Janeiro, como cadete. Nos anos de 1930 e 1933, alcançou, respectivamente, as patentes de 2º e 1º Tenente. Pioneiro na implantação do Correio Aéreo Nacional nos Estados do Piauí, Maranhão e Pará. Foi comandante dessa região em 1934. Alcançou em 1935 o posto de Capitão, e morreu em 17 de novembro do mesmo ano. Foi sepultado em sua terra natal, no cemitério do centro de Campo Maior.
Capitão Manoel de Oliveira foi o primeiro aviador campo-maiorense e o primeiro a pousar uma aeronave em solo de “berço de heróis”. As suas chegadas a Campo Maior eram invariavelmente identificadas pelas estrepolias acrobáticas nos céus da cidade.
Eram seus pais, Antônio José de Oliveira e Maria Floresta da Paz Oliveira. Manoel de Oliveira inaugurou o Correio Aéreo no município piauiense de Piripiri no dia 20/12/1933 e o campo de aviação “Augusto Severo”, naquela cidade, com a presença do prefeito Nelson Resende, do também aviador José Macedo e de moradores da localidade.
Nota do Bitorocara+
Não tem jeito! O saudável e divertido bairrismo entre as Freguesias de Campo Maior e Piripiri é do tempo em que vaqueiro ia de cavalo pra feira no nosso mercado velho e, também, tinham-se notícias de grandes quantidades de vaga-lumes lá pras bandas do rio dos Matos na cidade do bairro Petecas. Pois não é que ao saber que a concorrente terra dos Resendes ia inaugurar um “moderno” Campo de Aviação, um gaiato campo-maiorense, pioneiro e arrojado piloto da Força Aérea Brasileira, se mandou de Curitiba e, pela primeira vez, tocou o solo da “moderna” pista de terra da vizinha cidade, manobrando um avião do Correio Aéreo Nacional.
Toma, João Cláudio! Que beleza!

Fotos: Arquivo BitorocaraNews - Infográfico: João de Deus Netto
Fonte: Geração Campo Maior – Reginaldo Lima

15 comentários:

DeAssis - da praça das Alma disse...

Pelo que tenho ouvido falar por aqui nesta época o bairro Petecas era o maior amontoado de cabaré por légua corrida que tinha nas estradas do Brasil. Hoje Piripiri é conhecida por causa dos umoristas e pela quantidade de viado e sapatão que aparece todo dia. Não eu não vou falar em chifre porque ficou pra trás. É os tempo moderno que eu que é lonjura.
Final do ano eu volto pra Teresina.

De Assis - da praça das Almas penada disse...

Quase que ia esquecendo de contar pro Judilão que diz que é crente. Jú os cabras aqui se juntaram com o padre e fizeram uma estátua da padroeira maior do que o relógio da rodoviária. Aí eles se ajoelham fazem promessa, pedem tudo em quanto agente já sabe da santa sagrada. Judilão a milagreira foi feita por um sujeito artista que só trabalhava se tivesse um litro de mangueira ali do lado e vez em quando ele sumia pra fumar um charuto da mardita. Todo dia eu escuto isso ali na praça da igreja contada por eles mesmo. Agueeenta povo abestado.

Phaela disse...

A rua capitão Manoel Oliveira fica aonde mesmo?

De Assis disse...

Tem jeito não esse esquecimento. O garçom da lanchonete da praça disse que o cara que fez a santa milagreira era imprialzin um desses cabras de regue da Jamaica. Misericordia meu Jesus.

Ze Devez disse...

De Assis, deixa os piripiri pra lá, ômi. Que qui tu tem a ver com o xifre e os gays deles? Essas estutas num faz mal e nem bem a seu ninga. Por isso são estautas, não se mexe, num fala, num enxerga, então deixa essa porqueira pra lá. Ai em Campo maior também num tem? Vamos falar de coisa de proveito. Tiaqueta.

zan disse...

A rua Capitão Manoel Oliveira começa na praça Rui Barbosa e termina na rodoviária, se não me engano, passando pelo cemitério antigo.

zan disse...

A fama de Piripiri ter muito cornos parece que está sendo superada por eventos do tipo Pirigay. Conheci uns dias atrás um cidadão dessas tribos aí que me falou muito animado disso aí. É o progresso, o progresso, gente...

Judilão disse...

Essa onda de viadagem só cresce no mundo...
É que nem tissunami...
A cada aumenta essa fulerage de parada gay, e agora tem pirigay, Altosgay...
Como tem viado...puta merda...como diz meu amigo Kazaka...
Zanfilas tem gente já inventando outro pra ti...ZanGay...É verdade isso ZanZim?
Vê se tu arruma uma foquite aí pra ti porque senão esse nome vai pegar...
RUUUUmmmmmmmmmmm!!!

zan disse...

Judilão, aqui tem um cara mostrando uma foto dum sujeito que ele diz que és tu, em situação de extrema vulnerabilidade, sendo possuido por um negão avantajado, com as bênçãos dum pastor que ele diz que é da tua igreja.

zan disse...

So quem não sabia que eu era viado era tu, Judilão. Meu viadômetro, porém, não me engana. És da tribo, o nome Judilão não engana ninguém, percebi desde o início. Para de enganar tua mulher, teus filhos, tua família e o pessoal da igreja. Assume, cara... Jesus não vai deixar de te amar por isso...

Judilão disse...

Eu um to dizendo que ele fica ZanGado...
ZanFilas, tu mesmo dixe...ZanGay, num foi?
Exi negócio de negão tu deve conhecer bem...é o negão da macaúba é?

zan disse...

O negão da foto tu é que tem que dizer quem é, cara...te orienta.

zan disse...

O pior, Judilão, é que ninguém aqui nem no resto do país acredita que eu sou gay... Principalmente a muierada...aumentou a procura, não tem jeito...

Judilão disse...

ZAN´- ZEFERINO ALVES NETO
ZanFILAS - FILÃO DE COMIDA...
ZanGADO - ???
ZanGAY - ????
ZanZIN - MENINO MALUQUINHO, BONÉZIN PRA TRÁS...ETC E TAL...
Zan, me falaram que tu anda com um patuá pendurado a tira colo, é verdade?
Zan eu nunca desconfiei da tua baitolage não, eu sempre soube...

zan disse...

Também digo o mesmo, Judilão, de tua baitolage, fica em casa, relaxa, temos pelo menos isso em comum...Agora, dá um tempo aí senão o pessoal dos bons costumes vai querer crucificar a gente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...