domingo, 11 de outubro de 2009

Notre - Dame

Zan, o que restou mesmo daquela igrejinha do Rosário, além do prédio 60% reconstruído? Quando criança eu sempre via que aquilo lá não se parecia em nada com aquelas igrejinhas de Ouro Preto (ô coitada!) densamente ornamentadas com estátuas barrocas, castiçais, bonita mesa de altar, um coro à altura dos cânticos, enfim... Era de um vazio franciscano, de arrepiar. Difícil entrar gente lá; saia muito era morcego ao cair da tarde. Nos festejos, o pároco de plantão dava uma caiada na parte externa do templo com apenas uma lata de querosene "jacaré", com água e cal pra igreja inteira e “tamo” conversado. Ele tava certo: o pessoal só ia pra namorar, comer alguma coisinha pouca que alguém se atrevia levar pra vender no caderno (brincadeira) e, no mais, era a constatação do desprezo da enteada pobre pela madrasta rica que morava tão suntuosamente perto. Sempre tive curiosidade por igrejas antigas na expectativa de charfurdar algum porão; encontrar catacumbas, portas secretas e rangentas que dessem saídas em algum jardim abandonado há séculos, depois do rio Surubim, no local onde foi encontrado o santinho Antônio; escadarias que levassem à torre sinária abandonada, onde o Quasímodo fazia morada. Tudo fantasia incentivada pelo Cine Nazareth. Ainda bem que eu desisti quando, de cara, não vi o órgão trazido da Europa - no mesmo galeão do sino - pelo porto fluvial de Estanhado, há léguas de distância do imenso e vazio quadrilátero que era a praça da igrejinha do Rosário.

93 comentários:

zan disse...

Dia desses saí por esses becos desertos aqui pros lado do cemitério velho e dei com os costados la na praçinha do igreja do Rosário; fui chegando pra perto e atraído pelo barulho de um leilão realizado na frente da capela; chegando mais perto fiquei espantado com a quantidade de gente que tinha lá: muito pouca. Fiquei tão constrangido com a cena que preferi não ser visto pelas pessoas que lá estavam. Escorreguei ali pela parte de trás da capela, peguei a Av. ZéPaulino e voltei pela Siqueira Campos. Tinha ouvido falar que tinha barraquinhas e muita gente: devo ter sonhado e misturado realidade com fantasia. Vou hoje à noite lá e faço uma reportagem completa com fotos pra compartilhar isso com os amigos do blog.

zan disse...

Vou ficar devendo aos frequentadores do blog as fotos e informações sobre os festejos da praça do Rosário. Ontem à noite estive ali por perto e fiquei sabendo que os festejos encerraram pelo meio da semana.

Judilão disse...

No próximo tu vai lá mais cedo infeliz, daí tu bate as fotos.
Eu desconfio é que tu não encontrou ninguem pra filar as fotos por isso tu inventa essas desculpas...
ZanFilas, presta atenção no serviço, senão tu não vai ter matérias pro teu blog...
Aliás, como eu faço pra ver esse teu blog?

Lucia Damasceno de S. Bernardo. disse...

A Ruzaro é a enteada lascada e a Fátima e a Conceição são as filhas ricas do coração, e como tudo é só estória pra boi dormir, isto tá parecendo a Gata Borralheira. E como hoje é o Dia da Criança, outra balela, é bem melhor contar a estorinha pros meninos, se bem que menino quer mais é computador pra ver sacanagem ou o Orkut marcar encontro com pedófilos, pessoas que não são nada daquilo que eles mostram que são no perfil. Uma arapuca. No fim, estamos vivendo uma enorme mentira. Salve-se se puderem. O texto da igrejinha está uma beleza.

Milton - de Goiânia disse...

O IBGE aponta Goiânia como a capital mais evangélica per capita do Brasil. A cidade cresce muito e não é com favelas se espalhando não, é progresso mesmo. Coincidência seu Zan? Aqui na minha rua só de vizinhos, por hora só tá escapando eu, a mulher e o cachorro, meus três filhos, dois tem suas famílias em São Paulo e o caçula estuda na federal do Rio. Os vizinhos são ótimos, educados e vivem rindo agora, rapaz. Seu Alcindo do bar da esquina disse que não sabe que está acontecendo. É porque um pinguço de cair aqui pelas calçadas, ex-bancário e seu genro, Adolfo se converteu que não pisa nem no bar, do lado da casa. Diz ele que é o fim do mundo! Estou também desconfiado com uma cidadã advogada que vive aqui em casa com sua filha adolescente e crentes. Eu vou resistir até enquanto eu puder tomar mais umas, depois tenho mais é que ir na onda. Até meu peritônio já dá sinais de a solução só Deus mesmo. Mal é que não faz, e eu estou vendo no comportamento dos crentes aqui da rua. Imagina se não estivesse acontecendo isso, a quantidade de bala perdida estaria entrando até pela caixa de gordura da minha cozinha, por causa do tanto de jovens se acabando na maldita drogas. Zan, meu cachorro é da marca Pastor Alemão! Eu não tou cercado? rs rs rs ...
Paz do Senhor, irmão também de banco, Zan!
Vou já ali tomar umas em homenagem a padroeira e aos meus netos lá de Sampa.

Trancoso disse...

Falando dessa lambança religiosa vc viram, o governado eo vice se picaram pro feriadão no exterior a custa dos bestas e deixaram o presidente da assembléia no cargo. O babaca ao invés de ir pra sua baita fazenda foi pra procissão da Apareceida e na missa o palco desabou e feriu um bocado. Que santa que nada o que vale é pegar grana e curtir.

Trancoso disse...

Esqueci de dizer que foi lá pras bandas de Santa catarina. É tanta santa e depois ainda acontece isso. E se a santa quebrasse, quem que ia pagar um artista pra remendar? O povo que ficou lá sendo abestado podendo, ficar em casa no feriadão porque dinheiro pra viajar necas.

Cordeiro disse...

Êita Zan, este aí é uma mistura de De Assis, Zé Devez e Judilão. Fazer o que, este é um país democrático, né não?
Acuda aqui São José de Jaquerimbora. Tem este santo seu Zé Miranda?

Simão Pedro disse...

Uma igreja com uma história desconhecida,sem vida,largada no tempo.De pé ainda pelo esforço que fez o Antônio Músico que patrocinou as latas de querosene jacaré e cal.Foi dele também o esforço para levantar a torre destruida.Sempre vi aquela igreja como o retrato do abandono,ainda criança questionava o porque de tanto descaso.Aquela igreja serviu de cenário para uma história de amor nascida no início da década de 40,ali nas sombras dos oitizeiros,em frente a casa do Funileiro Camerino Olegário de Andrade(meu bisvô),recostados no oitão da igreja,um casal costumava se encontrar pra namorar e fazer os planos de uma vida a dois; Turuka e Raimundinha passavam horas ali sentados em conversações e outras coisas mais que não posso narrar,pois não estava lá.Mas, sou a prova viva de que algo rolou pois estou aqui pra contar.

Artur disse...

Mas o Quasímodo não sabe onde está o badalo do sino... dizem que quando a torre ruiu (aliás, antes era uma só torre, agora são duas), o Otacílio Eulálio escondeu a peça com medo de furtarem-na. Só que ele morreu e o segredo parece ter ido junto.

José Miranda Filho disse...

Cordeiro: sem comentário, sem resposta vai permanecer sua perguntinha. ZAN: os festejos na Igreja do Rosário nunca tiveram grande público. Por isso, não é de estranhar o número de fiéis no pequeno leilão. Quem sabe, talvez na novena pudesse ter tido mais. Não se sabe ao certo quem e quando foi erguida a Igreja do Rosário. Mas está na sua história que ela se encontrava destruída, até fins do século IX. Vinha sendo trazida de uma quinta situada nas cercanias da cidade e, do largo onde hoje é a Praça Bona Primo, certa senhora enxergou o templo em ruínas. Então, fez, ali mesmo, a promessa de que, se fosse curada de uma enfermidade que lhe causava grande sofrimento, reerguiria o templo. A promessa foi dirigida, portanto, a Nossa Senhora do Rosário. Conclusão: súplica atendida, promessa cumprida. A ireja foi reconstruída e inaugurada em 1893. O sino foi adquirido em Portugal pela mesma pessoa. Veio pelo porto de Amarração, hoje Luís Correia, depois pelo rio Parnaíba até Estanhado, atualmente União, e de lá até Campo Maior, transportada por uma carroça. Seu primeiro toque fúnebre, outrora usual, foi exatamente para a reconstrutora da Igreja do Rosário, Dona Virgilina Rosa de Miranda.

zan disse...

Judilão, meu blog é menos acessado que o do Netto, mas já tem uma lixeira do Judilão esperando teus acessos. Milton, essas histórias dos teus crentes de Goiania msão demais, se eu for contar as minhas vai falta espaço. A mais engraçada foi a de uma senhora com quem eu dividia uma carona num carro pequeno em Brasília e que a certa altura, era o auge das denuncias do chamado Mensalão, quando eu comparei o Lula com Jesus Cristo, a mulher quis me bater com uma bolsa... Aqui já ouvi histórias escabrosas acontecidas nas imediações ou dentro da capelinha do rosário, mas não dá pra contar...

Judilão disse...

ZanFilas, não tem jeito mesmo né cabra...
Tu sempre filando tudo mesmo, até carona tu filas...
Tu é o cabra mais manso que eu já ví terra...
E tu ainda pega AR quando eu te chamo de ZanFilas...
ZanFilas, com relação aos crentes, ou evangélicos, eu sou evangélico e não concordo com certo comentários pesados com relação ao papa bento 16. Quem somos nós pra julgarmos quem quer que seja?
Não julgueis pra não ser julgado...
Cada um faça a sua parte, se o papa é o demonio, deixe que ele se vire quando tiver o julgamento final.

zan disse...

Socorro, Netto, o cara, além de tudo, me leva a sério...

Judilão disse...

ZanFilas, tu és meu garoto...
Tu és gente da melhor qualidade abestado...
Rummmmmm!!!!!

zan disse...

Num tou dizendo que eu mereço?

Antonio - De Cuiabá disse...

A revoada dos morcegos, ao cair da tarde, sem dúvida, virou uma atração. Pior mesmo era o mau cheiro que exalava do local. Nada disso, no entanto, empanava o brilho de nossa pelada diária, nas tardes, num campo improvisado entre a Igreja do Rosário e a enorme caixa-d'água, ao lado.
A turma da Rua Pará se juntava para jogar contra o pessoal do Zé Bodinho (por onde anda?), que morava na rua atrás da casa de Otacílio Eulálio, com a turma da área do baixo meretrício (Zabelão)... O "poderoso" time da Rua do Vela Branca (onde eu morava), ficava esperando a sua vez. Era sensacional a disputa.
O abandono dessa igreja, quando nada, reflete o extremo descaso do Poder Público e dos próprios cidadãos para com a preservação do Patrimônio Público. Não tem Secretaria de Cultura ou coisa do gênero em Campo Maior? Para que servem os "nobres" vereadores? E a própria Igreja Católica, que mais parece preocupada em amealhar apenas patrimônio imobiliário?

zan disse...

Antonio, a bem da verdade, a capelinha do Rosário não está abandonada. Sou do tipo que quando entro numa igreja pra assistir uma missa, a missa acaba em seguida (aconteceu recentemente). O Dom Abel, um bispo conservador mas muito gente boa, fui amigo dele enquanto morei por aqui nos anos 70, quando criam a Diocese. O homem deixou igrejas construídas por toda a paróquia. Desde essa época, pelo que eu sei, a Capelinha do Rosário vem se mantendo bem conservada. Quando tiver oportunidade tiro fotos e mando pra cá ou ponho no meu blog.

Luzia disse...

Zan, não é conservada, é caiada e fechada o tempo inteiro. Eu não sei nem se tem sino ou se tem alguma coisa lá dentro que dê pra fazer missa, ou é a igreja católica que já tá se rendendo e fazendo missa como os cultos mussulmanos, todos sentados no chão em cima das pernas e batendo com a testa no chão. As outras igrejas tem e tem também missa.

Hamilton Fellipine disse...

Uma sugesta: pois que se preserve o prédio pra servir de museu para as futuras gerações conhecerem como era o catolicismo no Brasil e na sua Campo Maior, quando eles eram supremacia e ditavam a consciência das pessoas. Na antiga União Soviética, que também desmoronou - se arrependimento e ódio matassem os russos -, eles preservaram as catedrais justamente pra isso. Mesmo em países de primeiríssimo mundo e de maioria luterana, as igrejas são cuidadas como obras de arte. Não sei se é o caso dessa igrejinha da antiga foto na cidade de vocês.
Ia passando e dei de cara com este blog, muito bem intencionado no que pese a preservação dos costumes das gerações. Bacana isso.
Abraços

zan disse...

Nos festejos que teve agora na capelinha teve pelo menos novena, missa não sei. Agora fiquei curioso de ver como é que tá aquilo lá. Renovo a promessa que fiz de ir lá tirar fotos e mandar aqui pra vocês.

Lourenço disse...

É verdade mesmo essa preocupação da igreja dos santos. Aqui em S, Bernardo na missa da manhã da santa Edwiges tinha 6 gatos pingados. Na parada do ônibus comentaram muito. Uma senhora disse que a noite a igreja ia se manifestar no jornal Nacional e em outros jornais aumentando o número de pessoas pra invés de 6 pra 6 mil.
Isso não convence mais niguém não.

Osvaldo disse...

Moço ou você corre atrás do prejuizo ou o bicho te pega. Vê se tem cabimento eu dar meu suado dinheiro pra santa de quem quer que seja. Coisa mais cretina.
Que fé que nada, isso é ingnorância.

Auxiliadora disse...

A culpa é do Lula, quem manda ele melhorar a vida dos endividados? rs rs rs Na igrejinha aqui de santa Edwiges perto de onde moro aqui em Duque de Caxias, a baixada fluminense inteira corria pra lá a uns dez anos atrás. Ficava mais gente de fora assistindo a missa do que dentro. Agora dá dó. ô gente malagradecida.

José Miranda Filho disse...

Lendo os comentários aí de "riba", apontou-se algo, realmente, errado, que foi sobre como essa gente é "malagradecida" e "ingnorante". Porém uma coisa positiva, então, aconteceu - as súplicas foram atendidas! Até a postagem de um comentário desses, só "6 gatos pingados" ainda não tinham sido atendidos. Talvez, dúvida na fé. Como eu não quis incomodar a santa, estou muito mais endividado no governo do "Seu" Lulinha... Portanto, pessoal: viva, Santa Edwiges!!! Sobre multidões, quem as viu nas recentes festas de São Francisco, Nosse Senhora de Nazaré (Círio de Nazaré, em Belém/PA) e Nossa Senhora Aparecida? Igreja decadente! Quanto a dar dinheiro pra "santo de quem quer que seja", continuo achando que é preferível dar aos santos (que, na realidade, não é para eles, mas para a Igreja de Cristo e as suas obras sociais, e essa contribuição é bem menor que o dízimo dos crentes) a contribuir com a engorda das contas bancárias de pseudo-pastores evangélicos a troco de milagres. Olhem, uma amiga me contou que, em face da falta de pagamento do dízimo que ela não estava podendo pagar, o pastor lhe disse que "não pagar o dízimo é o maior pecado que um cristão pratica contra Deus"!!! E é porque outra crente me disse que para Deus não existe pecadão nem pecadinho, todos pesarão igualmente no juízo final. Pode haver tanta contradição e tamanho disparate? Ouvi, em conversa de rua entre amigos, um senhor dizer que sua irmã havia chegado em casa toda contente porque "agora iria possuir seu carro, velho sonho, pois entrara para uma igreja evangélica. Mas que, depois de muito tempo, nada do carro. Já estava mesmo desiludida. Tenho na minha caixa de e-mail uma matéria sobre o palácio onde reside o bispo Dom Edir Macedo. Igual a ele, nenhum bispo católico, no mundo inteiro, possui. Olhem que talvez nem o Vaticano dos papas, que é mais um enorme casarão desprovido da soberba riqueza do palácio que citei. Quem desejar ver, se manifeste, que darei um jeito de enviar. Quanto a imagens e esculturas em igrejas evangélicas, desde anjos, o próprio Jesus, os fundadores do protestantismo, até leões conduzidos em procissões, basta ver o site caiafarsa.wordpress.com/imagens-em-templos-protestantes/. Quem quiser ver o que se diz sobre o fariseísmo de hoje, é só buscar, pelo google mesmo, sepulcros caiados. Ali encontrei desde críticas à globalização do neoliberalismo capitalista dominante nas nações de maioria evangélica, engolindo as menores (coitadas! são mais católicas) até uma matéria da autoria de um missionário evangélico, em que critica o catolicismo (o que é natural, partindo de um crente, pois não é o que vivem a fazer?), mas também os erros cometidos nas próprias igrejas protestantes. E sabem que ele não exclui nenhuma?

Lúcia Damasceno disse...

Vocês sabiam (o sr. Zé sabe)que existe um tal de são Longuinho?!!! E que esta figura descobre qualquer coisa que estiver escondida pra você? Desde que você fique pulando que nem um idiota até ele, a estátua, achar o desaparecido. Claro que não aconselho ninguém a se fazer de bobo pra satisfazer os caprichos imbecís da igreja. Li e ri demais sobre esta "divindade"(misericórdia) numa matéria da católica e endireitona, Folha de São Paulo. Aconteceu esta palhaçada com um time de futebol do interior paulista que foi lá na igrejinha onde só tinha o sacristão (o padre mora na cidade vizinha)pedir ao santo pula-pula pra ele revelar onde diacho tinham escondido a taça que eles nunca mais tinham ganho. Pularam duas horas e meia, foi preciso o sacristão chamar o padre por telefone pra ir acabar com aquela doideira que eles mesmos inventam ao longo dos séculos.
Ah, pessoal, domesticar dinossauro é impossível!
E também não sou evangélica e nem boçal. Se algum dia tiver que escolher, claro que ficarei ao lado de que estiver com o Único Deus! Essa coisa de pular quem faz bem é a Padre Marcela Rossi. Cadê ele?

José Miranda Filho disse...

"Pelo amor dos meus filhinhos!" - como diz um notável locutor esportivo diante de lances incríveis num jogo de futebol. Sílvio Luís, não é este, caros esportistas? Pois bem. Essa garota, senhora, logo abaixo do meu nome, aliás, espremida entre dois despretensiosos comentários meus, protagonizou num desses lances de chamar atenção. "Misericórida", exprimo eu, dona. Jamais imaginei que expressões minhas fossem causar tamanha revolta em alguém, especialmente alguém que assegura nem ser evangélica. Desde menino que conheço São Longuinho. Mas lhe confesso que os "pulinhos" dos pedintes de milagres eu ignorava. Dona menina, na Igreja há também muito de popular, cultura do povo, gente simples. A torcida do time interiorano é um exemplo. Você nunca ouviu falar sobre as torcidas do Flamengo, do Corinthians, etc., que rogam aos santos podroeiros dos seus respectivos clubes? Entre os citados, pela ordem, São Judas Tadeu e São Jorge? É o povão brasileiro, dona. Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil perdia da Espanha, por 1x0, e um torcedor desesperado correu até a igreja cujo padroeiro é Santo Antônio, em minha cidade (desconheço a sua, nem sei se é piauiense, nordestina...), para suplicar pela Seleção. Pois não é que esta virou o jogo, vencendo-o por 2x1? Milagre? Coincidência? Melhor técnica brasileira? Vai-se pensar no quê? Você leva isso a sério mesmo, dona menina, pela razão de sua mentalidade ser realmente de uma menina? O clero desaprova promessas, sabe? Eu mesmo, na adolescência, fazia uma e outra promessinhas, como, por exemplo, para ser aprovado no final do ano... Então, certo dia escutei da boca de um padre, desses de postura ilibada (há os que não são, claro, em tudo existem os maus e os bons), cujo nome omito para não metê-lo nesta nossa discussãozinha besta, que não se deve fazer promessas a santos, nem mesmo a Deus. Promessa é fazer negociata, tal qual se pratica na politicagem, exemplificando - o toma lá, dá cá tão conhecido nosso. Você, porventura, já fez negociata com Deus, dona? Então, desde aquele dia nunca mais fiz promessa a quem quer que fosse. Na sua interessante narrativa, percebeu - ou não?! - que o sacristão providenciou junto ao sacerdote para pôr fim àquela "doideira", não foi? Então, este se dirigiu ao templo, e pronto! Viu como o clero não inventou nada de promessas, que você é que está criando minhoquinhas nessa cabecinha? (Como não coube tudo, continuarei logo em seguida.)

José Miranda Filho disse...

Prossigo.
Quanto aos "pulinhos" do Padre Marcelo Rossi, que ressentimento enorme é messmo esse que você carrega no coraçãozinho contra aquele conhecido, querido, respeitado homem de Deus? Já assisti a várias missas celebradas por ele e nunca o vi saltitando. Já o vi pulando, sim, mas em seus shows, pois ele é também cantor. Na Igreja Católica há padres que são bons cantores, como, além do Rossi, Antônio Maria, Fábio de Melo, Zezinho, que também é compositor consagrado internacionalmente. Então, por exigência da própria música, o padre dança, pula, etc. Agora, ninguém ainda pôs em dúvida a sexualidade dele. Por que você o trata por "a Padre Marcella Rossi?" Tem que haver um motivo muito forte. E a galera toda gostaria de saber qual é... Dona, primeiro, você está suspeitando da sexualidade de um homem, o que é gravíssimo; segundo, para quem pretende ingressar numa igreja evangélica, seu sentimento é bastante impróprio, incoerente. Antes, a ira é um pecado que leva aos abismos infernais, reprovado por Deus com todas as Suas forças; depois, o julgamento de outrem, outro gesto condenado por Jesus, e está lá nos Evangelhos, que você demonstra tanto conhecer. Você leu meu comentário anterior; por isso a razão dessa fúria tenebda. Mas já buscou na internet o que indiquei? Embora tenha lido, suponho que não mudará de opinião, pois é totalmente favorável ao protestantismo. Está nas suas entranhas. Não perca mais tempo; se procura uma religião, corra para lá, onde será acolhida com júbilo. São os crentes como você, ferrenhos inimigos do catolicismo, que eles mais dão guarida. Logo, será uma "obreira". Em seguida, uma pastora completa. Só uma sugestão: procure uma igreja/seita já existente; não crie outra, porque mais uma - conforme se diz - "ninguém merece". Afinal, uma vez que o protestantismo "é que é o favorito de Deus", qual a razão de se viver desacreditando nas igrejas/seitas que já estão na praça e abrindo novas? A irmã se dirigiu pessoalmente a mim. Eu me dirijo pessoalmente à irmã. Estamos conversados. Fraternal abraço.
Sr. Zé

Auxiliadora - coincidência seu Zan disse...

ACHEI LÚCIA E SEU ZÈ, o papa deve ter muita raiva da internet.

Há uma crença popular no Brasil, de que São Longuinho acha objetos perdidos. É só repetir:
São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos e três gritinhos (Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho.)
Isso aqui tem som de viadagem.

Sobre CRENÇA
A Bíblia diz que ele (o coisa ruim) cegou o entendimento dos incrédulos (II Coríntios. 4:4).

O único poder que PODE libertar verdadeiramente o ser humano é a verdade ATRAVÉS DO EVANGELHO DE CRISTO, pois ELE mesmo disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João. 8:32).

O resto é doença mental carcomida pelo fanatismo às coisas do cramulhão, seu Zé.
TÁ NA BÍBLIA, Não é invenção como esse tal longuinho dos pulinhos. Ponto final.
Mas será o "zé pretinho", gente. Que teimosia mais endiabrada.

zan disse...

Volta e meio os caras me metem nessas querelas, ô destino!

Judilão disse...

ZanGão, faz o seguinte. Manda cada um desse povo pegar sua fé e se juntar, daí eles juntam todas as fézes deles e vão dar lição de moral religiosa uns aos outros no inferno...
Ô povo mediocri...

Cleonice - de Barras PI disse...

Ontem passou no SBT, O Advogado do Diabo. Lembrei do seu Zé Miranda.
A Bíblia desse moço deve tá do lixão pruma banda.
Pra ele todo mundo que não acredita na fábrica de santo do Vaticano é crente. É não seu Zé, não sou é burra de deixar de crer em Deus todo poderoso pra me ajoelhar e pedir graças a pedaço de madeira trabalhada por algum artesão? Meu Pai, que é isso? O seu Zan também é crenteque nem o seu Judilão , ô nome esquisito.
Fiquem na paz.

zan disse...

Eu sou espiritualista, nasci católico, fui kardecista, nuca fui crente, quer dizer, evangélico, tenho minha visão de Deus e do universo baseada num filósfo italiano chamado Pietro Ubaldi; quem quiser conhecer as idéias do cara tem sites na internet com a íntegra das obras dele. As religiões, no meu modo de ver, são visões parciais feitas a partir da limitação absurda do ser humano em entender Deus e o Universo. As querelas religiosas pra mim são formas mais ou menos inconscientes de cada crente ou adepto demonstrar essa incapacidade e não passam de briguinha paroquial, um nível um pouco acima da discussão de criança sobre futebol de botão.

Elmira Santiago - Bauru(SP) disse...

Marrôtro!
Vê se eu preciso de filósofo pra me ensinar como é Deus, se eu tenho o mais poderoso livro já escrito. Atual, a Bíblia tem explicação pra tudo, ele só é mexido pelos católicos na vã tentativa de se "divinarem". Todo dia a própria internet joga no lixo teorias de filósofos, cientistas, psicólogos, teólogos, antropólogos e o diabo a 6664 que achavam já ter determinado tudo. Vejam o exemplo dos livros didáticos: milhões deles virando papel branco de novo. E a Bíblia tá lá, firme, Rocha(Deus).
Que porcaria de homem que nada. O super-homem do Nietzche morreu louco, de cócora no canto de um quarto fechado, qual uma animal acuado. Vão no Google, já não digo mais nem na biblioteca, que me doi, como professora.
Fala sério.

José Miranda Filho disse...

Aprovado, ZAN. Não dá pra debater contra cabeças moldadas, bitoladinhas da silva, que teimam em afirmar que católico possui outro evangelho que não aqueles constantes na Bíblia, isto é, de Mateus, Marcos, João e Lucas. Já disse por aqui que em minha casa há 3 desses livros, sendo 2 católicos e 1 evangélico, doado por um amigo crente. Entre os católicos e o evangélico, se apresentam diferença, ainda não encontrei. Portanto, senhores, não adianta teimar que católico tem mais de um deus, que "adora boneco de pau", etc. Ponto final! Quem aceitar debater sobre futebol de botão, estou aqui; era uma das minhas paixões; hoje, com a idade, está esquecido. Mas posso trazer de volta. Tenho todos os meus times guardados. Aliás, conforme meu entendimento desse jogo, atualmente considerado esporte, a sua denominação de "futebol de botão" é errada. Por isso, na minha antiga Liga, seu nome era "jogo de botão". Que se apresentem os interessados.

De Assis disse...

Dona Elmira num foi que dixe não, foi o Zan e o seu Zé,

Devez disse...

Se seu Zé Miranda é o advogado do satanás (sai bixo fei)o Zan deve ser o auxiliar da defesa. O cramulão é forte mesmo.
A dona menina Elmira aí é boa no argumento e fala logo detonando até o super homem, batman e o cacete a 5.

zan disse...

A religiosidade é uma experiência tão pessoal que eu tenho até vergonha de dizer como é que é meu jeito de ser religioso, mas já disse, deixa pra lá. Não adianta ficar dizendo ah, pra que filósofo, pra me explicar Deus, se tem um livro aí que me explica tudo... Filófos há em todos os credos, no cristianismo, inclusive, Jesus Cristo pra mim é mais filósofo do que outra coisa, quer dizer... Fique cada um com seu jeito de viver sua religiosidade e deixe-se de lado essa tendência infantil de querer converter os outros à nossa forma de viver sua religião, simplizinho assim...

José Miranda Filho disse...

Puxa! "Misericórdia!" A Tia Elmira Santiago (tem o nome de um santo: São Tiago, fiel apóstolo de Jesus, que colaborou na propagação do pensamento filosófico/teológico de Jesus por esse mundo afora) acabou com vários cursos: Filosofia, Teologia, Psicologia, Antropologia e mais um tal de "diacho, melhor, diabo 6664" (que curso é este, gente?!) Tia, a senhora é professora de que mesmo? Matemática, Física, Química, Biologia (também tem contradições, e como tem!), Geografia (também tem muitas contradições), História (idem), Português... gramáticos vivem digladiando-se. Aliás, há discussões em tudo. Mesmo assim, as igrejas evangélicas, não apenas a católica, têm suas instituições destinadas ao ensino de Filosofia e Teologia para os seus pastores. A leitura da Bíblia não é tão fácil, como a senhora diz, não, Tia. Há muitas passagens, bastantes textos complexos para nós, leigos. Milhões de pessoas não sabem interpretar um simples bilhete... Para um profundo estudo bíblico e, consequente preparação para transmitir aos outros, é que existem a Fisolofia e a Teologia. Tia, a disciplina que a senhora leciona está sendo devidamente ensinada aos seus alunos, atualizada, sem contradições científicas...? Tia, é melhor que a senhora se aposente ou se demita da profissão de instruir.

Stella Bianchinne - Barueri(SP) disse...

Falar no filme Advogado do Diabo, com estupenda atuação de Al Pacino convencendo como é mesmo o diabo, sem chifre e rabo como sempre mostrou a igreja secular e decadente do Vaitecão, esta comentada produção também escancara que o antigo anjo de Deus sempre se veste e se adapta com atuação perfeita, de acordo com a época: agora veste roupões com um cone na cabeça, um tridente disfarçado e um sapato afeminado de cor prada (o Papa veste Prada!).
E tal qual o filme, usa e abusa do excelente advogado, gente boa e embevecido pela profissão. O Dr. Devil aí de C. Maior se agarra em argumentos estúpidos pra mostrar porque é devoto de todos os diabos que estão espalhados pelo mundo, travestidos de todo tipo de gente, inclusive com atuações que não lhe dará trabalho nenhum da sua cria: padres, papas, pastores, "espiritistas", macumbeiros, krishnas, zoológico de "deuses" e outras perverssões religiosas, como pedir graças aos pés de estúpidos pedaços de madeira esculpido em forma de algum humano que desapareceu e cujo vertígio são só bactérias, carbono, ou alguma ficha com todo tipo de sacanagem que o Vaitecão, literalmente, queima. Embora isso pertube intimamente o Dr. Devil de vocês, o dinossauro, irá, de piçarra, até o ocaso, mesmo sabendo que a "era glacial" da maior seita da história humana está chegando ao fim.
Dr. Devil, claro que o sr. não sabe que a hora de Deus não tem pressa, mas o mais importante é que já começou. E que bom presenciar milhares de pessoas aceitando Deus e seu filho, e centenas se convertendo em absolutamente nada, em Zumbi,insensíveis, atoas, por culpa de vocês.
Fim, fine,نهاية , fin...

Nestor disse...

Zan e Zé Miranda esse negócio já tá começando é me dá medo. Daqui a pouco este blog tá chei de cramulhão atazanando a vida de quem não tem nada a ver com essa guerra de vocês. Xô satanás. Eu vi o filme gostei do jeito que o ator passa como é o diabo. Rapaz então em Campo Maior tá lotado. E já tem é gente lá de São Paulo se metendo pra alertar a gente como funciona isso. Ainda bem que eu tô longe.
Fiquem com a gororoba de enxofre de vocês. Fui!

José Miranda Filho disse...

Eita, Bitorocara, tu já estás longe! Barueri/SP?!
Stella Bianchinne (deve pertencer a uma daquelas famílias que vieram lá de pertinho do Vaitecão, para se arranjarem no Brasil. Pelo que
entendi, sua opinião é desfavorável tanto a católico, quanto ao universo de igrejas/seitas evangélicas. Ela diz: "... e centenas se convertendo em absolutamente nada,..." Sei que, consoante afirmações dos próprios"crentes", só quem se converte são eles. "Para entrarem no Reino dos Céus os católicos terão que se 'converter' a uma de suas igrejas/seitas."
Se cuide, Stella, porque a qualquer hora de uma destas madrugadas tenebrosas, o "Dr. Devil" de C. Maior poderá voar, com suas asas de fogo, até aí e dar-lhe um tremendo susto, com o molestador tridente dele nos... calos dos seus pés.

zan disse...

Satanás é a metáfora do mal, não é uma personalidade, como os anjos são do bem. Antropormofizar ou personalizar esses mitos é analfabtismo cultural ou mental e demonstra o nivel de quem usa expressões como cramulhão ou coisa do gênero, mesmo de forma jocosa. Acredidtar em satanás em pleno século XXI é, no mínimo, absurdo, do meu ponto de vista. Considerando o índice de indigência mental da humanidade, por outro lado, é até compreensível que as igrejas estejam abarrotadas de crentes na existência real de satanás. Demonizar o que não compreende é reação típica de quem não percebe que é mais igonorante do que aparenta, isso em nome de deus... Eu digo que Deus e Jesus Cristo são as personalidade mais caluniadas da história da humanidade. O que se atribui a esses dois cidadãos, não é normal... Se Deus e Jesus Cristo não fossem infinitamente induslgentes com seus "seguidores", a humanidade já teria sido exterminada...

Judilão disse...

ZanZim voce disse tudo agora...
Voce com esse comentário ferrou um monte de abetado que fica falando de DEUS como se fala de uma coisa qualquer...
Faço minha suas palavras...
Tu tava inspirado hoje pra fazer esse comentário hein ZanZim?
Tu namorou essa noite foi?
Putz...

Trancoso disse...

Toda vez que o homem se depara com aquilo que foge da sua compreensão, a primeira merda que vem na boca dele é que Deus não existe! É só ver (se tiver estômago) comentários de astrônomos, biólogos ou da cambada de filósofos e pensadores que já encheram de vaidades milhares de livros, desde antes de Cristo, e que quando muito, transformou a humanidade nessa beleza que somos hoje. Outro dia vi uma frase relâmpago num filme, de que uma das maiores façanhas do "satanás" é fazer com que as pessoas pensem que ele não existe. É por isso que as carniças dos papas e falsos profetas se estrepam sempre. Antes de irem pro inferno, passam primeiro nas putas que os pariram, onde já se encontram os filósofos e pensadores, numa espécie de ante sala que os católicos descaradamente chamam de (vou vomitar) "purgatório"... estou mesmo é cagando pra isso.

JOÃO PEREIRA disse...

O Trancoso literalmente "cagou" pela boca.
Quanta ignorância, agressividade e intransigência com quem pensa diferente.
Neste assunto de fé, a única certeza que temos é de que só conheceremos a verdade quando passarmos para o mundo espiritual. Antes disso, temos apenas a crença de que estamos pensando e agindo corretamente.
Portanto, crianças, mais respeito com a diversidade de peensamento.

zan disse...

Judilão, tu na frente de Trancoso é anjo pintado de verde-amarelo... Deixa minha vida sexual de mão,que não é da tua conta, saliente...

zan disse...

Dar espaço democratica e generosamente a todo tipo de descompensado sexual, financeiro, afetivo, espiritual, cultural, social, filosófico, religioso, esportivo, político, estético, só é perdoável deixando eles se autopunirem escancarando sua boçalidade, burrice, ignorância, mesquinhez, feiura, analfabetice, fanatismo e obscurantice através de seus comentários.

Trancoso disse...

Se vocês disserem que existe purgatório é porque vocês, definitivamente, estão merecendo um litro daqueles que se enchia com guabiraba cheio de píula conta pra tomar com carrapicho de boi e cristelo de creolina.
Enquanto isso a àfrica a América central, o Nordeste brasileiro e o Piauí dão show de degradação humana com índices de miséria, escória política e catolicismo de revoltar qualquer um que tenha um tiquinho assim de dignidade.
Zan e Pereira. só os santos feito com barro liguento, por enquanto, tá de bom tamanho (por hora), espíritismo só é divertido em filme.
Parodiando Eça de Queirós: eu quero é que o último cura seja morto enforcado nas tripas do último bispo pelas trevas que suas mentiras teem causado a Portugal.
A Portugal?

zan disse...

Trancoso, teu ódio e tua intolerância são as coisas mais parecidas com satanás que eu já vi... Vade retro...

Horácio Lima disse...

Rapaz, eu não tinha lido essa coluna, o bicho tá pegando, eu heim? Vou ficar em cima do muro só cutucando bicho pra num cair.

O Judilão, já tem um nome sugestivo, gosta mesmo de judiá do seu amigo fiel Zan, judia de mim, judia, se eu não sou merecedor desse amor...

Anônimo disse...

ZanZé, o papa abriu as pernas pros irmãos brigados deles lá da inglaterra que romperam com a filial de lá porque agora aceitam padre viado e lésbicas. Rapidinho o cramulha do vaticão disse que eles seriam benvindo depois de 800 anos. Vale tudo ZanZé, o negócio tá feio. Os caras vão levando 800 mil fiéis. 800 mil os crentes converte só num mês aqui no Brasil. Eles podem ficar casado , óia, só não pode é ser bispo. Caraca mano nem a fábrica de boneco não tava dando jeito.
Essa briga é ingloria, como já dizia a madre superiora do convento das carmelitas ali de barbacena, é florida, pra não dizer outro nome.

De Assis disse...

Cês querem deixar dessa cachorrada religiosa senão eu chamo o pai de rocês. Esses traste de igreja não tem nem aí pra vocês e vocês ficam nesse forrobodó injuado.
Eu quero é ver mais um pio.

José Miranda Filho disse...

Acho que estou entrando na linha do "velho" Horácio de guerra, isto é: muro, pra que te quero? Um Mandamento de Deus manda que não chamemos em vão o seu Santo Nome. Portanto... Porque o bicho aqui está feio! A guerra religiosa na Irlanda do Norte é (foi, parece que nem mais existe) só uma briguinha de compadres, comparada com a guerra no Bitorocara, que se tornou o campo preferido do deus Marte.
Eu agora só vou cantar:
"Minha terra tem palmeiras (carnaúba, tucum...),
Onde canta o sabiá
(também canário, nambu),
As aves que aqui gorjeiam
(em Portugal, de onde vinha
o cantor Gonçalves Dias,
quando sua caravela naufragou),
Não gorjeiam como lá (em Caxias/MA (e também em Campo Maior!)."
Viva o canto!
viva o cantor!
Abaixo o debate!
Abaixo o debatedor!
Ainda mais quando se enfrenta
Gente de insano furor!
ZAN e ZéMiranda, "dois capetas dos abismos infernais". Logo nós, que não matamos nem barata. Se lembra, ZAN, tu retirando baratas da mala, dizendo: "Sai, irmã."
O que é isso, pessoal?! Somos todos irmãos, criados por um só Criador. Rapaz, as expressões desse contador de histórias de Trancoso me saiu pior do que Átila, rei dos hunos, de cognome "Flagelo de Deus". E Jesus disse que o que se faz com os seus irmãozinhos faz a Ele... Do que Nero, que ateou fogo na grande Roma só para pôr a culpa nos primitivos cristãos. Do que o rei Herodes, que mandou assassinar inocentes criancinhas com menos de 2 anos de idade, com o propósito de matar, entre elas, o recém-nascido Jesus. Se esse cidadão fosse maometano (dos maus, pois há muitos bons), pleno da insana ira, do que é rico, já teria coberto o próprio corpo com artefatos explosivos, entrado num templo católico e feito um estrago danado. Ele é a fúria encarnada. Mas sua ira, pelo que entendo, é só contra o catolicismo. Sua língua é diabólica. E ainda acusa os papas de malignos. Contemporâneos meus, vocês devem lembrar-se daquele xote do Jacson do Pandeiro que diz: "O diabo, quando não vem, manda o secretário." Esse Trancoso bem que poderia ser apenas o secretário, mas que nada, ele é o próprio diabo! Passa direto pelo purgatório, do que tanto falas, e toma o caminho direto do lugar "onde há fogo e ranger de dentes", oh, indivíduo! Perdi o espírito olímpico.

José Miranda Filho disse...

De Assis, não desconfiei, quando estava digitando o comentário anterior, do teu pedido. Depois que fiz a postagem e conferi se estava realmente inserto, é que dei de olhos com o teu. Do contrário, eu teria desistido, principalmente, depois que li também a lengalenga de mais um Anônimo. Com gente sem registro em cartório não converso mais. Vamos ter que apelar ao João de Deus Netto para deletar o dispositivo do anonimato no seu blog. Mas talvez nem adiante, pois há a opção pelos apelidos, pseudônimos, etc. Ressalto que ZAN não é apelido, mas apenas as letras iniciais de um nome. Até já bastante conhecido por todos. Deixem-me ver, antes de postar, se não há outro comentário... Conferi; tem não; portanto, lá vai... Sim, De Assis, vou dizer só pra ti, diante dessa informaçãozinha que há acima de ti e que já conheço também. Que beleza de gesto do papa, não? De braços abertos para os
anglicanos, como o pai que acolheu o filho pródigo. É a compreensão humana, em que não persiste o desentendimento. Aliás, sabem como se criou a igreja Anglicana? Zanga do rei Henrique VIII, da Inglaterra, porque o papa da época discordou do seu casamento não muito... Simples birra de monarca todo-poderoso.

zan disse...

Trancoso é o meu satanás preferido deste blog... haja enxôfre...

Horácio Lima disse...

Oh! Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós, Jesus, Maria, José, protegei nossas famílias, aqui na terra a coisa tá ficando branco.

Camila disse...

Há semanas venho acompanhando este embate desmiolado aqui neste blog. De um lado, uma pobre alma já pagando por aqui as maléficas curumiolas que o Xamã do (como é?) Vaiticão (credo!) botou na cabeça dele e de milhões, pelo mundo; do outro, malucos tentando converter este pobre discípulo do coisa ruim (qual deles?)Zé, na marra sem antes conveçê-lo a ler a Biblia - difícil, o grau de idolatria pelo Xamã já é terminal. E ainda tem os explícitos gozadores de plantão sendo moderado por um entusiasta de filósofos, Castanhedas e personagens Ghosts nessa cruzada do funkeiro doido!
Divirtam-se ou stressem-se à toa.

galera disse...

Essa doeu.
E aí?

Amanda Monteiro - de Teresina PI disse...

SUDÁRIO DE NELSON
Um grupo de cientistas italianos afirmou hoje, em nota, que se trata de mais uma evidência de que o sudário é uma falsificação produzida na Idade Média. Em 1988, pesquisadores usaram datação por radiocarbono para determinar que a relíquia havia sido produzida no século 13 ou 14.
Me lembrei de Campo Maior porque estes cientistas e sentem ameaçados pelos tarados da opus dei de que a mentira é dels. Deve ser algum parente do Zé.
Liga aí na rádia acabou de dar.

Anoin - das Taboca disse...

E tome de mentira, Amanda. Estou vendo no G1 site da católica Globo que este pedaço de mulambo de propriedade do Vaticano, é mantido numa câmara especial da catedral de Turim, e raramente é exibido em público. A última apresentação foi no ano 2000, quando atraiu mais de 1 milhão de visitantes. A 10 dólares o ingresso, já pensou? A próxima está prevista para 2010. Corram bando de abestado.

Cordeiro disse...

A pobre dessa igrejinha vai acabr sendo destruida de vez.

zan disse...

Escrevo enquanto lá atrás um som fajuto grita Simpaty for the devil... E se eu botar a letra traduzida alguém aí estoura os miolos?

zan disse...

Simpaty for the devil
Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto
Estive por aí por muitos anos
Roubei a alma e destino de muitos homens.

Estava lá quando Jesus Cristo
Teve seu momento de indecisão e dor.
Certifiquei me de que Pilatos
Lavasse suas mãos e selasse seu destino

Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo

Estava por perto em São Petersburgo
Quando vi que estava na hora de uma mudança
Matei o Czar e seu ministros
Anastazia gritou em vão

Montei em um tanque
Mantive a posição de General
Quando a guerra relâmpago enfureceu
E os corpos fediam

Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está te intrigando
É a natureza de meu jogo


Assisti com alegria
Enquanto seus Reis e Rainhas
Lutaram por dez décadas
Pelos Deuses que criaram


Gritei alto
"Quem matou os Kennedys?"
Quando, no final das contas,
Fui eu e você


Por favor, deixe-me apresentar
Sou um homem rico e de bom gosto
Deixei armadilhas para os trovadores
Que acabaram mortos antes de alcançar Bombay


Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo



Assim como todo policial é um criminoso
E todos os pecadores são santos
E cara é coroa
Simplesmente me chame de Lúcifer
Porque preciso de algum nome

Então se encontrar-me
Seja cortêz,
Seja simpático e tenha bom gosto
Use de toda etiqueta que conhece
Ou então tomarei sua alma


Prazer em conhecê-lo
Espero que adivinhe meu nome
Mas o que está o confundindo
É a natureza de meu jogo

zan disse...

A letra acima é da dupla de satânicos roqueiros: Keith/Jagger, a tradução não sei de quem é. Faça bom proveito.

Amanda Monteiro - de Teresina PI disse...

Então é esse o hino que rola o tempo inteiro na radiola de vocês por causa do Ralouin? Agora assumiram geral. Santo Antoin deve tá correndo no mundo só de cueca com as malas na cabeça. Quem que não fica com medo?

zan disse...

Amanda, quem tá com Ele do lado não tem medo de nada...

José Miranda Filho disse...

Nossa! Quanta gente estressada! Até me parece que as frustrações, os complexos e os traumas estão sendo lançados mundo afora, por intermédio deste blog. A coitada da igrejinha não vai cair não, ela está bem fincada no chão... Santo Antônio deve estar compadecido com tanta falação exdrúxula sobre ele e sua igreja, que eu é que estou começando a ficar com medo de tal linguagem, aliás, "digna" de constar nas melhores coletâneas literárias...

zan disse...

Santo Antonio é tão paciente e tolerante quando Deus, Zé Miranda, esquenta não... Quando eu era menino, minha tia Liú, lembra dela? tinha uma pilha de santinhos, isso mesmo. Um dia eu encasquetei que queria que ela me mostrasse um santinho de Deus... Deixei a véia aperriada... Hoje, pra mim Deus é a tela do computador que escrevo, tres gatos me aperriando por atençao, um cabo de vassoura pedindo pra eu limpar o aparelho... Deus é tudo o que existe, teólogos de meia tijela... Durmam com um barulho desses!!!

Ester disse...

Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.”
A freira irmã de Catarina, ali no Memorare, pelo visto, nunca ouviu falar nisso. Claro, tá na Biblia!
Ela se matou ontem com as própias veste. Essa coisa de freira, clausura é outra estupidez inventada, como milhares dela.
A Biblia diz que isso é ASSASSINATO! Se cuidem ZanZé. Olha o marzão de enxofre. Dextá.

zan disse...

Ester, tu tá precisando é de outra coisa, mulher... Deixa esse negócio de enxofre de mão, criatura, deixa a pobre da freira que se matou em paz... Tem compaixão de outro ser humano pelo menos uma vez na vida...

José Miranda Filho disse...

ZAN, eu num ti dixe, ômi?! Quano me prometo largá este bate-boca, o diabo me manda um(a) secretário(a) pra me atazaná o isprito! Ô Jaiqueson do Pandêro, pru modi quê tu foi me fazê êxe xote, seu minino, meu bixim?! Tá veno? Inté meu jeito de falá mudô! Parece qui já tô possuído pela alma dum danado, chei de inxofre, certamente, a alma penada dum crente (FALSO), que descobriu, finarmente, que tava todo equivocado quando era gente aqui na terra. Ester, que, decerto não é a rainha Esther, do Antigo Testamento, que "era mansa e humilde de coração". Tu és é muito furiosa e vaidosa de coração, que deve ser feito de pedra. Tuas palavras cospem enxofre para tudo quanto é lado, criatura. Tu pretendes dizer que já estás com um lote te aguardando no céu? Não aguarda tua pobre alma um caldeirão transbordante de água fervente? Lá naquele lugar onde (Jesus disse) há "fogo e ranger de dentes"? Vocês "crentes" vivem mandando católico ler a Bíblia, mas parece que vocês é que não leem, conduzindo-a embaixo do braço (Santo Livro, como diz o Padre Zezinho numa de suas inigualáveis canções cristãs, molhado de suor faltoso de um bom shampoo) rua acima, rua abaixo, transpirando fariseísmo barato. Esqueceu que está lá, nos 4 Evangelhos - Marcos, Mateus, Lucas e João -, "não julgueis para não serdes julgados?" "Fariseu hipócrita, tira antes a trave do teu olho para poderes ver o cisco no olho do teu irmão"? Quantos e quantas "crentes" já se mataram, mesmo sabendo que cometiam pecado, mas só veem suicídios de católicos, pecados somente de católicos! Nossa Ester dos séculos XX e XXI já está, até, ATÉ, presumindo a causa do suicídio da freira. Tenho quase certeza de que tinha ela menos pecados do que tu tens! De que ela entendia muito mais de leitura religiosa, bem orientada por entendidos na matéria, na íntimidade de sua clausura - qual é o problema, foi opção dela, mas que pode ser também de qualquer um de nós, mesmo sem que sejamos freira, frei, padre, etc. -, do que tu que vives zanzando por aí, espreitando a vida dos outros, para julgá-los a teu modo satânico, e soletrando os textos biblicos, compreendendo-os com a limitação do teu cérebro. Olha! Vê se separa: ZAN é um e Zé (Miranda) é outro, apesar de bem próximos por laço de sangue e de alma. Aqui não há ninguém chamado ZanZé, Isté! Vai pra casa do Seu Mané, tirá o bixo do pé, pra tumá cum café, muié! Além da leitura bíblica, tenta melhorar, pelo menos um pouquinho, o teu bê-á-bá. E vê se, na(s) próxima(s) vez(es) esquece, omite, meu nome, que ele não é para a tua pena!

zan disse...

Relaxa, ZeMiranda, relaxa, Deus e Santo Antonio sabem de que lado nós estamos...

Lúcia Damasceno disse...

Tem jeito não.
O diabo da idolatria é entranhada no maldito DNA desses hereges que toda vez que algum filho de Deus(único) fala da Palavra, eles rebatem com padre zézinho, joãozinho, marcelinho, enrustidinho, pedofilinho, frei longuinho, mais cumpridinho, vossa senhora (que nunca quis essa idolatria escabrosa). Falar sério não é e nunca será o forte dessa espécie em extinção. Por isso que estão nessa situação romana, bizantina... Babilônia, adeus.

zan disse...

Num tou falando... Eles vão mas voltam...

José Miranda Filho disse...

ZAN, eles são verdadeiros aluviões, abantesmas, espectros, seres obscuros de outros mundos. Voando, voando, pairando nos cantos escuros, assombrando incautas e sossegadas criaturas, que já têm suas crenças definidas e que jamais serão alteradas por lenga-lemba de quem não sabe nada de Bíblia, de idolatria e outras coisas. A donzela aí de cima cita que NOSSA SENHORA (aceite-a como tal por ser ela a mãe de NOSSO SENHOR) não pediu escabrosa IDOLATRIA. Nem ela nem os santos, minha prezada. Cabe a nós reconhecer o que realizaram pelo Cristianimo, amando-os, admirando-os, respeitando-os. Isto se chama idolatria? Onde está essa massa cinzenta? Recebeu lavagem do Macedo (do palácio), do Miranda (dos dólares norte-americanos), ete., etc., etc.? Também elas se referiu a padres, sacerdotes católicos, como se sua seita e dezenas delas (o imaginário "evangélico" é tão contraditório, que volta e meia criam-se mais e mais seitas), não tivessem o que intitulam de "pastores"...

zan disse...

Dá-lhe, ZéMiranda, dá-lhe...

Anisan disse...

Conheci a terra dos meus pais a dois anos atrás e estive também aí em Campo Maior onde meu pai Abdalatif (Ex-José)estudou num colégio Estadual, perto de um bonito lago. Vimos e entramos na igreja do Antônio. Muito bonita e eu e meus pais comentamos que, por Allah, ainda vamos viver para ver esse templo transformado numa imensa mesquita que nem a que nós vimos lá em Istambul num lindo passeio naquele país muçulmano. Na imensidão do templo nosso grupo viajou no tempo que ela foi da Sofia da mentira papal, depois passou a ser islâmica (vai acontecer aí no Nordeste, com fé em Allah (Deus) e só depois virou museu.
Num futuro próspero não ha lugar pra tanta heresia ao nome de Allah. Meu pai é piauienses de Alto Longá, minha mãe Aixa (ex Maria Conceição)é de Beneditinhos, eu e minhas três irmãs somos paulistanas e a familia toda congrega na Mesquita do Brás, bairro onde recém chegamos, vindo de S. Bernardo. Meu nome de Maria do Socorro Souza passou a ser Aanisan-Al-Aziz "Serva Do Clemente" (Deus).
Allah Akbar (Deus é Maior), campomaiorenses.
Felicidades.

José Miranda Filho disse...

Anisan, você - ou seus pais - acha necessário mudar de nome - e que nomes! são brasileiros, de língua portuguesa! - para se converter a uma religião qualquer? Não basta que a mudança deva operar-se no campo espiritual? Anisan, você sabe que o seu deus é o mesmo Deus do judaísmo e do catolicismo, apenas com denominações diferentes; um, Alá, e o outro, Jeová, Javé? O Deus de Abraão, Isaac e Jacó, e também de Ismael, filho bastardo de Abrão, com a escrava egípcia Agar, e o pai do povo muçulmano? O Senhor, que é pai de Jesus Cristo, o Messias prometido para a redenção da humanidade, mergulhada na devassidão do pecado? Este Jesus, que também é Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo? Então, veio Maomé, que alterou os rumos intencionais de Deus, fundando o Islamismo. Mas muito bem, uma religião que é opção de milhões, respeitados na sua fé. Mas, lamentavelmente, de milhares de seguidores - desculpe dizer - que são propagadores do nefasto terrorismo no mundo ocidental, por este professar outra crença. Isto, também, com a justificativa de que setores do ocidente criaram e protegem o Estado de Israel. Que, como Egito, Líbano, Iraque, Jordânia e outras nações mouras, merece, igualmente, um lugar ao sol. Convenhamos. Anisan, isto é, Maria do Socorro, você aspira muito alto, seu sonho é visto lá naqueles dois planetas recentemente descobertos, fora do nosso sistema solar. A igreja de Santo Antônio, que você visitou e achou belíssima, jámais será para "o bico de árabe", uma mesquita, templo do seu "Allah" (escreva em português, indivíduo; uma matuta de sangue piauiense já compenetrada de idioma de carcamano! É Alá! O islamismo jamais será predominante no Brasil. Aliás, retrocedendo na minha assertiva, pode até ser que sim. Sabem de que modo, senhores e senhoras, pelas armas. Talqualmente, fizeram no passado assombroso, em Portugal, na Espanha, em muitos lugares. E no presente, o perigo tenebroso dos mísseis do Irã. E da maluquice dos homens e mulheres-bomba. Quem sabe se a Maria do Socorro não se transformará numa?! Enquanto Jeová, Jesus e o Espírito Santo (a Santíssima Trindade, que é um só Deus) desejam ardentemente a paz, a vida, entre os povos, o tal "Allah" (é por isso que as palavras árabes, do Ali Babá e os Quarenta Ladrões têm muitos aaaaaaaaas) incentiva a guerra, a morte, a própria morte de seus servos através do suicídio, e suicídio brutal, matando terceiros. Será que vocês é que não são vítimas de mentiras, das mentiras "aiatolais"? Seu Deus é também o Deus dos cristãos, minha carinha inocente e desconhecedora da verdade. Maomé inventou outro livro sagrado para provocar o desentendimento entre os adoradores do mesmo Senhor - o Senhor de Moisés. Pura rixa, despeito, ciúme, inveja. E o Deus do cristianismo - que vocês querem que seja outro - também é o maior! DEUS SEJA LOUVADO!
Felicidade para você, igualmente; não lhe quero mal, nem teria entrado em conflito com você se não houvesse se expandido tanto na sua mensagem, sabe a que refiro, não é? Pois bem, e lhe desejo muitos e muitos anos de vida - multiplique isto - para presenciar a "vitória islâmica no Brasil! Como se não bastasse a outra história, a de que este País está "viranda a folha", e logo mais será evangélico...

zan disse...

O terreiro aqui é tão ecumênicamente animado que baixa até muçulmano... sem querer explodir nada nem ninguém... Ave Cristo!!!

Aanisan-Al-Aziz disse...

O nosso Deus até que poderia ser o mesmo dos cristãos católicos, mas por uma questão de escolha, o Deus de Abraão (líder de todos e pai da Fé única em Deus) foi descartado da preferência romana, por adorações à figuras e santos. Os cristãos evangélicos, nesse ponto, são mais fiéis, mais coerentes no que está escrito e falado por Allah (Deus). Quer seja no Alcorão (a palavra nos é passada em forma de poesia, por isso quer dizer Recitação); quer seja na Bíblia (Livro). Outra coisa importante entre nós, os judeus e os evangélicos, é que respeitamos profundamente a Palavra do Deus único. O resto é terrorismo, idolatria e charlatanismo.
Allah Akbar (Deus é Maior)!

zan disse...

A pior ofensa que se possa fazer a Deus é dizer que ele é cristão, muçulmano, judeu, budista ou de qualquer outro agrupamento que se diz religioso. Amesquinhar Deus dessa maneira é dar atestado cabal de não entender Deus senão pela ótica de sua miopia, ignorância, mesquinhez e ameaçar toda a humanidade de ontem e de hoje com essas guerras ditas santas. Podem jogar pedras, bandos de infiéis, mas eu proclamo daqui deste blog que não tem mais nada anti-religioso neste planetinha de merda do que esssa religiões que existem por aí. Crentes e igrejas são tentativas vãs de projetar Deus à imagem e semelhança de suas imperfeições e limitações.

zan disse...

Essa história de deus único é a maior charlatanice histórica que a humanidade já presenciou desde os seus primórdios. A religião sempre foi utilizado desde o início da dita civilização, como forma de manipulação política. Desde as castas de sacerdotes mesopotâmicos e egípcios, passando por todo tipo de sinédrios, cúrias, conselhos de anciões, papas, bispos, pastores e imãs e rabinos, toda essa camarilha não fez outra coisa na vida do que manipular os outros seres humanos e enlouquecê-los através de um temor de deus que os leva ao fanatismo e à crueldade. Comparado com isso, o resto da história da humanidade é desenho animado de televisão.

zan disse...

Só muita cobiça e sede de dominação é capaz de justificar querer transformar deus em instrumento de transformação de mentes incapazes de enxergar um palmo além do nariz e querer transformar o Cristianismo, por exemplo, em ideologia de "prosperidade". Não tem nada mais anti-cristã do que esse tipo "prosperidade" propagandeado por algumas seitas evangélicas, mostrando casais que não tinham nada e de repente têm "tudo"... Não é à toa que esses pobres coitados quando têm suas casas e propriedades destruidas por alguma catástrofes dizem que perderam "tudo"...

Alceu disse...

Zan enquanto vc fala essas sabedorias de escritores e de best seler, os muçulmanos já são o maior grupo religioso do mundo e os protestantes da Europa e da América já se espalham levando a verdadeira Palavra pelos cantões de miséria fomentados pelas curriolas franciscanas, jesuitas da vida cristã católica. Deus não existe?
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.”. 2 Corintios 4:3. Este versiculo nos mostra que o deus desse século, (com letra minúscula), cegou o entendimento das pessoas para que não vejam a Gloria de Deus (com letra maiúscula).
As escamas dos olhos de vocês vão cair, não há super bonder que resista a realidade de Deus.
Gostei do papo por aqui

Ester disse...

Não adianta vir com argumento de filosofia barata fabricadas por editoras e por falsos sábios ao longo dos séculos. A Bíblia destrói todos e se mantém com respostas para tudo, desde 3 mil anos atrás. Falei da verdadeira Bíblia, sem os famigerados apócrifos!

zan disse...

Vocês não passam de cegos guiando outros cegos e, como dizia o Mestre Jesus, vão cair todos no mesmo buraco. Esse meu mestre aí não é o mestre de vocês, Jesus odiava hipócritas e indtolerantes como vocês. Vocês pararam no Velho Testamento e do Novo o que vocês mais observam é a pregação dum ex-rabino judeu chamado Paulo de Tarso, que judaizou o Cristianismo pra sobreviver politicamente, o que historicamente, ajudou o Crstianismo a não passar de uma obscura seita de pescadores galileus.

zan disse...

Ester, a tua Biblia é mau conhecida por um terço da humanidade. Na Índia e na China, com dois terços da população da terra, não existe um porcento de cristãos ou judeus. Verdadeiro e apócrifo são adjetivos que cada um usa do jeito que quer. São meras subjetividades que só encantam os parvos e tolos como você e sua laia de retardados.

zan disse...

Cristo só sobreviveu à tentativa das igrejas de transformá-lo num lider religioso, porque sua palavra é univesal e entendida pelos que buscam não verdades ou caminhos, mas viver na retidão de uma vida voltada para Deus pelo que fazem no seu cotidiano, não para religiões e igrejas, onde se cultiva hipocrisias e falsas moralidade que iludem todo mundo, menos Deus.

Judilão disse...

الله أكبر...
Vocês أثم دائما باستخدام اسم الله لكن دون جدوى...
تنظيف الآفة الأولى FALAR قوة الله...

TRADUZINDO...

DEUS É GRANDE...
VOCES ESTÃO PECANDO SEMPRE USANDO O NOME DE DEUS EM VÃO...
LIMPEM-SE PRIMEIRO PRA PODER FALAR DE DEUS...

Alceu disse...

"Mera subjetividade". Tradução: Mentira que usa sapato prada e mora num castelo cercado de corvos poliglotas e que também pode ser chamado de Vlad VI o empalador germânico de idólatras e simpatizantes.

Anoin - das Taboca disse...

Toma! Vê quem cospe aqui antes do tridente entrar no peidão.
Terminar vai todo mundo tomar banho com sabão. Já tão tudo cheio de lama e cocô. O pai de rocês chegar eu vou contar tudin.

zan disse...

Valei-me, gente, haja estômago...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...