quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Campo Maior Clube


Festa “afobada” nas dependências do Campo Maior Club? Ou um concorrido rega-bofe por conta do aniversário na residência de algum amigo? O que sei é que na foto de cima, reconheci o casal Zezé Cardoso e dona Mariá - como não reconheceria... Seu Zezé era um conhecido comerciante da cidade e pai de uma prole até considerável. Deixa eu ver: Vilma , Aldenora, Laura, Socorro, Edna, Lenise, Cardosinho, Gilvan, Valdinar, Zé Carlos...Faltou? Seu Zezé Cardoso teve mercearia no Mercado principal da cidade, durante muitos anos.
Na foto abaixo, dentre outros, o casal Aquiles do Brasil Rocha e dona Maria, pais de uma das minhas professoras inesquecíveis, Eidene Rocha, no Colégio Estadual, e de mais um time de “amazonas”, dentre elas, a irrequieta e brincalhona, Elusa, esposa do calmo Joaquim, filho do seu Joaquim Uchoa. Seu Aquiles era comerciante do ramo de farmácia.

Me ajudem aí, o blog é de Bitorocara, fiquem à vontade...! O problema é que já saí de Campo Maior há tanto tempo e por tantos anos, que a vontade e o prazer de fazer este trabalho, geram uma sobrecarga que as minhas duas únicas válvulas (é o novo!) não aguentam, aí tem que trocar os fuzíveis... Noossa, eu escrevi isso? E o que será isso?

Fotos: MuseudoPaulo&Bitorocara+

35 comentários:

Rui disse...

neto, meu amigo de colégio são francisco de teresina.lembra quando eu saia da casa do estudante pobre do piauí,cedinho para irmos ao colégio e paravamos nas lanchonete do centro para tormarmos um fraco café.
neto tenho aqui comigo uma foto de um jantar da maçonaria na antiga aabb,onde estão pessoaS DE CAMPO MAIOR QUE MUITOS VÃO GOSTAR DE VER.VOCE QUER EU MANDE PARA VOCE PUBLICAR ?

um cordial abraço rui lima,aquele que
até agua mineral faz mal.

João de Deus Netto disse...

Ruizão, meu mouse já tá se coçando pra publicar estas relíquias, meu amigo.

NEVILLE PAZ disse...

Netto, identifico nessa fotografia, além do casal Aquiles e dona Maria, O também boticário Antonio Nascimento (de óculos), por trás do casal, o Valdemar Higino e lá no fundo, o casal Zé Quirino. Abraços.

Silveira disse...

Uma coisa curiosa que se vê em fotos dessas épocas é que a presença do terno era obrigatória numa terra que sempre foi quentíssima.Era que nem as fardas dos colégios que muito antes das calças curtas azuis e camisa branca, eram igualzinhas a fardas militares. Meu pai diz que era de um tal de caqui, grosso e marron. Seria essas coisa uma penitência? E as mulheres cheias de panos.
Maravilhoso ver estes posts do Bitorocara.

NEVILLE PAZ disse...

Neto,
Com relação à primeira foto, além do casal Zezé Cardoso, consegui identificar o Alírio Paixão e ao fundo o Casal Josenias Cruz e Neusa. Acho que ambas fotografias foram feitas em festividades maçônicas, pois todos os retratados fazem parte da Arte Real.

zan disse...

O Belchior anda me sequestrando para os compromissos sociais de natal dele aqui (diz que quer me reinserir na sociedade campomaiorese, tou lascado...) e isso tem-me feito ficar mais tempo fora do aparelho do que antes...e aí o ZéNeville (tá usando uma franginha de personagem de novela, pode?) vem antes de mim e diz o nome do pessoal das fotos... aqui em Campo Maior ainda existe um cidadão que eu já abordei e perguntei o nome e recordei o tempo em que a gente jogava bola num campinho ao lado da casa do Olésio Coutinho, onde hoje é o mercado de carnes... ele me diz o nome dele mas eu digo pra ele que pra mim ele é o Neguin da Esmeralda... Esmeralda é o nome da esposa do sr. Alírio e mãe do Zé...da Esmeralda...

Simão Pedro disse...

Meu irmão Pinuca saia da toca, se misture mais e nos traga notícias.

zan disse...

Simão, vou te fazer uma visita antes do natal, pode esperar... realmente depois de um ano tou começando a me convencer que preciso realmente voltar pra cá...o diabo é que sair aqui signifca sair pra beber ou comer ou fazer coisa mais complicada, a tal da raparigagem, como diz um amigo aqui... tenho hábitos bastante domésticos, mas realmente fazer a revista do belchior tá me fazendo ter uma relação mais íntima com a cidade e isso é muito bom... aos 63 ainda me acho capaz de mudar, pra melhor, de preferência...se nosso pai de bondade me ajudar...

P. Afonso disse...

É assim que se fala papai noel!
Cê falou uma verdade e realidade absoluta aí em Campo Maior, tudo se resolve em volta de uma mesa com comida e cachaça. que pessoal de vida sedentária meu Deus. Aí é uma obesidade danada e tome de derrame(não de cachaça), também, as pessoas pedem pra morrer entupida de cachaça e comida. Pior é que tá uma praga no Brasil todo, mais aí no Piauí é demais

José Miranda Filho disse...

Reafirmo o que disse noutra matéria. Aquele Neville é, sem dúvida, perfeito ficcionista. O homem identifica com facilidade todos os rostos. Ao contrário de mim, que tenho imensa dificuldade em fazer o mesmo. Seu Zezé Cardoso, por exemplo, não o identifico. Ele é um senhor que hoje reside em Fortaleza/CE?
Seu Alírio (de Castro) Paixão. Diz-se que o seu "Paixão decorreu da data de seu nascimento - uma sexta-feira santa, não sendo, pois, o que se chama sobrenome. Eu o conheci quando se realizaram eleições, se não me engano, em 1966. O que aconteceu foi que votei, naquele distante pleito, pela primeira, e já estava indicado pelo juiz meu amigo - "mui amigo!" - Dr. Hilson Bona para secretariar a secção eleitoral, no Grupo Escolar Valdivino Tito. Acabrunhado, "macambúzio e sorumbático", além de irado, tive que comparecer. Era (é) dever de cidadão! Para minha sorte, meu pai me informou que o presidente da mesma secção era um conhecido dele, que ele já o colocara a par de que o secretário seria seu filho, estreante, bem como da minha óbvia condição emocional. Com efeito, seu Alírio (o presidente) me tratou muito bem, me concedeu o maior apoio, tendo, até, me auxiliado na elaboração da ata, função do secretário. Seu Alírio me deu uma grande amiga, colega de estudos, por quem tenho imenso apreço e quem faz bastante tempo não me tem dado a alegria de ver (parece-me que mora em Fortaleza) - Gracinha Castro. Gracinha, reaparece! Ela nem sabe que o Bitorocara existe...

zan disse...

Papai noel é como me chamam as criançinhas das periferias por onde passo na garupa de motos de amigos a procura de uma costureira para os figurinos das peças, ou de um ator que deixou de ir aos ensaios... um natal desses aí me fantasio de papai noel, aumento um pouco a barriga ... a barba já embranqueceu...

Simão Pedro disse...

Papai Noel é ótimo,é só trocar o chapéu pelo gorro vermelho, vá fundo amigo. Quanto a barriga não se preocupe com tanta comida a disposição é só uma questão de tempo.Quanto as primas, são personagens maravilhosas que tem muito a ensinar, a cachaça deixa para os afoitos. Não tente mudar nada em você,faça as coisas com amor e tudo vai dar certo.

Simão Pedro disse...

Ia esquecendo,hoje estive na casa de uma senhora na Vila Madre Teresa,ela foi colaboradora da Gracinha do Seu Alírio nas atividades domésticas do seu lar, ela me falou que a mesma está vindo pras festas de fim de ano, daqui irá a São Luis visitar o Zeca, vou falar pra ela sobre o Bitorocara e a oportunidade de reencontrar velhos amigos.

zan disse...

Simão Pedro Cephas Bar Jonas de Cafarnaum Andrade, como lhe chamava seu querido papai Turuka quando vc. era menino, nós sabemos que o Mestre Jesus volta e meia se envolvia não exatamente como eu me envolvo aqui com esse tipo de mulheres... Uma delas uma formosíssima dessas se aproximou dele para tentar seduzí-lo como mulher. Jesus não a repeliu nem recriminou-lhe a vida que levava. Ela se tornou sua discípula mui amada e junto com a mãe Maria tomou conta daqueles onze homens que ficaram órfãos... Comovo=me até hoje com a passagem do primeiro encontro de Jesus com Maria Madalena, como está escrito no livro de Ramatis, O Sublime Peregrino...

Pierina disse...

Quem diabo era Ramatis? Só para esclarecer a nós que adoramos Jesus e desconhecemos mais essa figura bíblica. Obrigada

José Miranda Filho disse...

Caro Simão, sou muitíssimo grato, pela parte que me toca, ao seu interesse em contactar a Gracinha do seu Alírio e informar-lhe acerca do Bitorocara, que seria uma via para reecontros, ao menos, verbais. Resta nos inteirarmos de que também será do interesse dela.

José Miranda Filho disse...

Pierina, você desconhece Maria Madalena ou Ramatis? Para quem ADORA Jesus, soou muito estranho a palavra DIABO para se referir a alguém, quem quer que seja. Pai, perdoai-lhe porque eles... ela não sabe o que faz... fala. É só uma paródia de quem está sem o que fazer.

Pierina disse...

Calma seu Zé, realmente eu errei em não pesquisar antes que que este tal ramatis é só mais um desses personagens que nem os santos dos católicos. Prefiro os fundamentos Bíblicos que trazem a Verdadeira Palavra do Todo Poderosos.
A Bíblia diz em Deuteronómio 18:9-12 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
O resto é porcaria.

zan disse...

A patrulha dos donos da verdade sobre religião tinha dado um tempo... aliviem pelo menos no Natal, rapaziada... fundamento bíblico é invenção de quem não tem o que inventar... A bíblia como qualquer livro, é passível de ser interpretado do jeito que cada um pode interpretar e isso não é crime, desde quando mesmo? Livre interpretação era uma das quantas teses mesmo que Lutero (ele mesmo, o que fundou o protestantiosmo sem ter idéia de que isso ia virar a cameloagem ideológica que virou antes das bestas apocalípticas engoliriem toda a farisaicada que anda por aí desfilando de ferrari...) pregou nas paredes de sua igreja, dando origem ao banho de sangue de entre quem se achava com procuração pra se intitular representante de deus na terra... Ramatis, pra poupar que gastem o precioso tempo em que poderiam "comer&morar" o Natal, foi um espírito contemporâneo de Jesus, que narra em alguns livros, o que viu naquele e em outros tempos...

zan disse...

Pra quem acha que espírito e satanás é a mesma coisa, tem que achar que Ramatis era o diabo... "Desconunjuro pé de pato, mangalô três vez..."

Dalva - de Teresina PI disse...

Espírito contemporâneo de Jesus, que narra em alguns livros...Que droga é essa? Onde tá escrito isso é no livro de algum sábio macumbeiro espiristista?
Agora danou-se porque a senhora Pierina se meteu a citar o Deuteronômio da Bíblia e mais do que depressa o infeliz do satanás fez o sr. Zan jogar a Bíblia na lata do lixo dos livros que ele lê.
Se Lutero tivesse tido uma internet naquele tempo aí sim essa treva já teria ido pro inferno a muito tempo.

Ana Lucia disse...

Zan, não entre nessa, deixa essas criaturas falarem, RAMATIS não é pra qualquer um, talvez um dia quem sabe... Imagina se todos conseguissem ler RAMATIS, seria muito bom.
Feliz Natal pra vc.

zan disse...

Falou Ana Lúcia, espírito de natal é isso aí... hô, hô, hô...

zan disse...

O Gênesis diz textualmente que Satanás é nosso irmão muito querido e amado de Deus Pai todo poderoso...deixem de ciumeiras inúteis...somos todos irmãos...

zan disse...

Sábios espiritistas macumbeiros são pessoas sem ódio e rancor...aprendamos isso com eles...

José Miranda Filho disse...

Eu sou quem diz, em letras de manchete: "CALMA, SUA PIÉ!!!" Nem necessita a senhora se me mostrar como sendo uma autêntica DECOREBA dos santos livros. Agora, minha cara senhora, o difícil - e a senhora me parece estar muitíssimo enquadrada aqui - é pôr em prática tudo o que já conseguiu decorar e o que a Bíblia orienta que se pratique. Um alegre Natal, são meus votos. Se acreditar nesta festa, vez que, por aqui, já vi alguém afirmar que o Natal não passa de invencionice da igreja católica...

zan disse...

Relaxa, ZéMiranda, é a ansiedade desses cristãos pensando nas rabanadas (sabes o que diabo é isso? é melhor nem saber...) da ceia de daqui pra mais cumpouca...

De Assis disse...

Vocês se aquiete senão eu mando o Neto pegar vocês de pêia com a censura. Mas será o benedito, ô xente. Vão tomar uma pra aquietá os nervos. Aprovetam que o natal de novo só para o ano que vem e quem garante que vocês vão tá aqui? O inferno tá pretin de gente como vocês que é só derrespeitado as coisas sagrada.
Boas festas pra vocês todos.

zan disse...

De Assis tu não alivia nem no Natal, meu irmão? Inferno, se é que existe, só na tua cabeça mesmo... Quem tá precisando de tomar umas é tu, pra fugir do teu inferno astral... deixa nós quieto...

judilão disse...

Eu tou só oiando essas asneiras de oces...

zan disse...

E fica quieto tu também aí, Judilão, que eu ainda não sei de quem vou filar a ceia de natal aqui, fica quieto, cara, tou te dizendo!!!

Judilão disse...

ZanFilas...
Vou cumer capote cum arroz abestado...
E tu?

José Miranda Filho disse...

Pronto! Relaxei, ZAN. É que eu, num lapso, esquecera a promessa de não mais intervir em assunto de religião. Entretanto, "deixem quem tá qu(i)eto", por caridade! Sou animal manso; só ataco depois de atacado.

zan disse...

Judilão, capote no natal é coisa de pobre, eu comi (filando, claro..) foi peru assado na casa de um amigo aqui que eu não digo quem é porque eu sei que tu vai morrer de inveja e tentar fazer intriga e fuxiquice... meu indulto de natal foi pra comer o que me servirem, sem essa de naturebice... daqui pra mais cumpouco vou filar almoço na casa de outro amigo... tu pensa que eu sou o desvalido que tu diz por ai que eu sou? (Gostou da inticação natalina, Paulinho?)

Anônimo disse...

jean para neto...Estou extremamente emocionado caro amigo neto, por ter tido a oportunidade de ver esta segunda foto, onde nela vir a imagem de meu avô Waldemar Higino do qual tenho poucas lembraças e fotos dele, por que quando se foi, eu era apenas um garotinho,acompanho diariamente seu blog e o acho muito interessante e ao mesmo tempo revelador de nossa historia, gostaria de aproveitar para parabeniza-lo pela sua criatividade e sensiblidade do qual trata nossa cidade..MUITO OBRIGADO!!, gostaria de pedir de você tivesse mais algumas fotos que teriam sua imagem seria muito grato.um abraço!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...