quinta-feira, 25 de março de 2010

SEMANA SANTA - "O Encontro"...

Irmão Turuka

Das festas religiosas, as mais impressionantes eram as da Semana Santa, que se realizavam todos os anos com grande piedade. Quase toda gente se confessava para comungar na Quinta-Feira Santa e muitas jejuavam.
O “jejum” constava de tanta comida ao meio dia, quando a matraca tocava, e na consoada, quando íamos para a mesa resolvidos a dar cabo das sobras do almoço, e mais de um prato grande de arroz de leite, da tigela de coalhada, dos pratinhos de canjica, café com cuscuz, milho cozido, e de tanta gulodice que aparecia, que era impossível enumerar.
Noutros lugares há costumes de dar presentes pelo tempo da páscoa. Aqui era na Semana Santa que a gente recebia e retribuía tantas coisas gostosas de comer. Amigos traziam da roça macaxeira, milho verde, abóboras, melancias, ovos e queijos frescos, que nós, os das cidades, retribuíamos com bacalhau, sardinhas e macarrão. Até as pessoas mais humildes traziam um molho de cheiro verde e pimentas.
Nos “dias grandes” crianças pobres pediam de porta em porta: “uma esmola pra mamãe jejuar hoje”. Para os pobrezinhos também “jejuar” significava “comer”. Abstinência para os pobres sempre foi o “pão de cada dia”, aqui, como em todo o mundo. As procissões eram duas: a dos Passos e a do Enterro. Na quinta-feira da semana da Paixão era o dia da “fugida”. A imagem do Bom Jesus era levada à noite, sem luzes e em silêncio, da Matriz para a Igreja do Rosário, de onde deveria sair a procissão dos Passos, no dia seguinte.
A Maria Beú, vestida de branco e com a cabeça coberta com o cró vinha no meio da ala, acompanhada do menino que carregava a cadeira de cima da qual ela cantava em cada um dos sete passos. O encontro do Bom Jesus com Nossa Senhora era tocante e o sermão, indispensável. A imagem da Virgem ficava escondida numa ruazinha perto do local previamente escolhido, até o momento em que o orador dava o sinal para ela aparecer. Então começava o sermão que muitas pessoas piedosas ouviam com lágrimas nos olhos.
Era costume enfeitar-se o altar – o Passo – com flores de papel, cartuchos de castanhas assadas, pencas de cajus, frutas gostosas, como goiabas, que depois eram dadas como lembranças aos visitantes.
A procissão do enterro era feita à noite, e o silêncio apenas quebrado pela marcha fúnebre que os músicos tocavam atrás dos andores. Espalhado no ar, misturado ao incenso, havia um cheiro gostoso de manjericão e limãozinho machucados.

UMA PEQUENA ORAÇÃO

E como estamos nos aproximando da Semana Santa Cristã, vamos relembrar o ano de 1970 e comungar nesta canção dando graças ao amor, dita em “I Say a Litlle Prayer” (Eu Disse uma Pequena Oração), bem no centro das nossas lembranças com o Maior Encontro de campomaiorenses no BitoroFEST.



Aretha Franklin, a Rainha do Soul, uma das melhores vocalistas da história da música - também com Blues, Jazz e até com Ópera -, e que (en)cantou o mundo com esta bonita canção de forte influência com sua raiz evangélica na Igreja Batista Novo Tempo, de Los Angeles, Estados Unidos.

Neste mesmo ano, Roberto Carlos grava, de Erasmo Carlos, um de seus maiores sucessos: Jesus Cristo. A música do ídolo da Jovem-Guarda tornou-se um hino da Igreja Católica, no Brasil.

38 comentários:

De Assis - da Tabula disse...

Com todo respeito mas não tou escutando falar da cachaça. A história tá falando de jejum impamturrado de comida dos ricos e da igreja, mas cadê a cachaça nossa de cada dia que a gente toma msis do que nos outro dias. Eu sou um e não nego porque feio é quem esconde para aparecer certinho e anjo. Anjo é uma pinóia vai ter muito é comida e mé.

Antonio Soares de Brito. disse...

Essa mesa ai tá só o filé de coisa boa que faz tempo que não sei o que é com o tempero das nossas comidas. Aqui em São Paulo tem tudo isso aí mas o poblema é o tempero que só nosso povo sabe fazer. Aqui uma coisa dessa acaba é ficando com gosto de palha apesar deu nunca ter sido obrigado a comer palha que eu não sou burro.
Prossisão também é dificil de se ver. Meu sobrinho tá se abrindo aqui.

Pereba disse...

De Assis tá faltando destantin pra prosissão ser acompanhada pelo trio elétrico com a banda de forró em riba no lugar da banda de musica tocando os hino. Diz nada não, rapaz se não cuidar vira esculhambaçaõ com falta de respeito. Tomara que o bispo fique de olho nisso.

Rozário Lemos disse...

Parece com as histórias que minha mãe contava da sua infância. No meu tempo aí em Campo Maior esta época também era a época dos banhos em todo canto, menos nas sexta-feira, que a tradição da igreja dizia que era arriscado a gente ficar cabeluda dos pés a cabeça, como se fosse um lobizomem. Hoje vemos que eram costumes belíssimos onde havia respeito mútuo e muita paz.

Milton - de Goiânia disse...

João de Deus, inspirado ou não o Sr, você agora foi longe e bem do fundo do baú dos clássicos da música mundial, nos traz esta preciosidade com a Aretha Franklin, uma das mais bonitas músicas da maravilhosa cantora negra da música Gospel e esta sua inesquecível I Say a Little Prayer. Onde andará meu grande amor desta época no Recife.
Ouçamos mais uma, duas, três vezes.

Bezerra disse...

Netto, bateu saudade do Barril 1800ou do macarrão no Ap da Izilda Possi (lembra ainda dela?), meu camarada? Admiro este teu faro pela boa música que a internet esconde. Estes dias que vem por aí só lembraremos que é semana santa por causa do feriadão, como diria nosso amigo Pedrosa: tão demodê. Bonito blog e excelentes posts. Estou agora no Cosme Velho, farei contato.
Valeu.

Bezerra disse...

Esquecí: o Pádua está morando agora aonde? Foi-se do Rio? Por e-mail te mando meu endereço e tel. pra quando tu vier por aqui nós darmos um rolê pra ver a rapaziada, tudo pai e alguns já vovôs.
Valeu.

Dodó Macedo disse...

Bitorocara nota dez, Netto. Os campomaiorenses com certeza acrescentam: com louvor!
Grande abraço.

Simão Pedro disse...

Os costumes de uma época perdida no tempo e no entendimento.A fartura nas mesas de pobres e ricos,a troca de gentilezas entre famílias,a demonstração de Fé, nossa cultura revelada e demonstrada por artistas desconnhecidos que marcaram época.

Simão Pedro disse...

A procissão seguia de forma ordeira e sob a vigília do Padre Mateus; durante o percurso ele vinha de uma ponta a outra fiscalizando se todos estavam cantando o hino em homenagem a Nossa Senhora. Quando ele passava e já ia bem longe, algumas mulheres paravam de cantar e começavam a fofocar.Quando ele já tava voltando alguém avisava: "Padre Mateus está chegando." Só que, num destes avisos a surpresa foi grande, uma das senhoras que estavam conversando, retoma o canto do hino num tom estridente, justamente na estrofe que saúda a santa. O susto foi grande, até o sacristão deixou cair a sineta no chão.A pobre da Dona Louza,a mulher mais feia da cidade, se assusta com a chegada do Padre, escancara a boca rasgada e recomeça a cantar por demais desafinada: "AvééÉÉÉÉ,AvééÉÉÉ..." A correria foi grande, depois do berro emitido,muitos corriam e choravam, o assombro era grande, hove até quem dissese que era o Cão se soltando.

Ana Lucia disse...

Simão, adorei essa sua historinha sobre a procissão, fico aqui imaginando o Padre Mateus, ele era uma figura única.

Simão Pedro disse...

Até o U foi engolido no "HOVE" do comentário acima.Esta historinha eu ouvi quando criança,imagine você Ana Lucia como a confusão foi grande, só o Padre Mateus pra botar ordem no povo e organizar novamente a procissão.

Horácio Lima disse...

Simão Pedro, confesso que até eu me assustei com as trapalhadas da dona Louza, com certeza era desdentada.

Narrar histórias e fatos são fontes maravilhosas de experiências, é o prazer ou emoções que as histórias proporcionam, nas tramas e personagens, são aquelas pessoas que marcam passagens definitivas na nossa vida, relembrar o passado, reviver tradições é dividir histórias, Padre Mateus, com ele não tinha sopa de minhoca, marcação acirrada.


HL/SP

Simão Pedro disse...

Consigo me transportar e vivo a história como se lá estivesse. É gostoso escrever,melhor ainda é reviver um passado feliz onde a maldade não existia no coração de ninguém.

Ana Lucia disse...

Outro dia estava lembrando da procissão das carreiras, o Padre Mateus ia na frente, no comando, era ele que dizia qual rua entrar e tinha rua que ele dava sinal que ia entrar a direita e todo mundo corria, de repente ele virava pra esquerda, era uma confusão danada, era um atropelo de gente, uma confusão danada, era muito engraçado.

Pierina disse...

Depois se sentem ofendidos e saltam com bobagens que tem provodao esta debandada de fiéis católicos. Eles mesmos se traem. Agora um padre se derrama todo dizendo que o feitiçeiro (tá na Bíblia em Deuteronômio) Chico Xavier exalava amor pelos poros. Mais uma jogada da Globo por causa de mais um filme sobre este tema de macumbeiros falando com mortos e que vai render mais milhões para os cofres deles, às custas desses incautos manobrados por toda sorte de heresia. A páscoa deles virou outro natal com direito até a panetone de novo, ovos de chocolate de 50 reais recheados de BRINQUEDOS. O que isso tem a ver com a Páscoa da Palavra de Deus que está na Biblia? Qual é mesmo a cara da igreja católica além destes escândalos de pedofilia, homossexualismo e adoração a estátuas? Eu sei e seu Zé Miranda já disse aqui que é a CARA DO EVANGELISMO ÔCO QUE NEM OVOS DE PÁSCOA DE FÁBRICAS MILIONÁRIA.
Ponto final, é perda de tempo falar de Deus pra quem adora o coisa ruim do Vaticano e a deusa Globo.

Desterro disse...

Agora o siribolo deles é lá com os Judeus porque um padre falou besteira (novidade) na missa da páscoa do Vaticano. Adivinha que o chefões da igreja disseram que não sabiam disso. A única coisa que sabem mesmo é que o papa é representante de Deus (Misericórdia) aqui na terra e que as estátuas é que fazem milagres.
Tá tudo descontrolado porque uma mentira não se sustenta muito tempo irmã.

Ana Lucia disse...

Pierina tua idiotice é uma coisa fora do comum, coitada de ti, eu vejo teus comentários e só tenho dó de ti e fico aqui rindo da tua bosalidade, é muita idiotice pra uma pessoa só. E lave a sua boa quando falar de Chico Xavier! Mesmo sem te conhecer, e só pelos teus comentários idiotas, sei que tu não tens nenhuma moral pra falar de um espírito iluminado como co Chico Xavier

Ana Lucia disse...

Desterro, vá aprender a palavra de Deus, pois acho que vc não entende nada do que lê na Bíblia.

Nascimento - do Gama disse...

Sra. Lúcia, porque não te calas, a sra está fazendo o jogo dessas mulheres que pelo visto sabem mais do assunto que a sra. Não fale da Biblia a que não conhece. Está piorando mais ainda nossa situação delicada do momento que passamos na Santa Madre Igreja. Não basta o que estão fazendo nas camadas supeiriores? Ou a irmã católica não é chegada a leituras? Só repete.
Segure suas bobagens. Nós mesmos nos afundando agarrado por estes comportamentos. Que Deus te abençoe. Soucatólico e estou falando assim coma irmã porque me causou profunda decepçã o fato da irmã católica acreditar nas visagens destemperadas, alucinosas do feitiçeiro do Chico Xavier. Não entre nessa ou então não fale no nome da nossa Igreja Católica.
Pierina e Desterro vão caçar cão pra atentar.

Ana Lucia disse...

Sr. Nascimento, quem te disse que não conheço a Bíblia? E é exatamente por conhecer a Bíblia e acreditar em tudo que Jesus Cristo falou, que sou ESPÍRITA e não me venha falar em destempero de Chico Xavier, quem dera que vc tivesse um mínimo do que ele teve em conhecimento, bondade, amor ao próximo e caráter. Aproveite e vá ver o filme dele, depois me diz o que achou.

Ana Lucia disse...

E quero lhe dizer também, que minha mãe era extremamente católica e tenho padres na família, inclusive um no vaticano e é uma pessoa maravilhosa e de um caráter exemplar e sempre respeitou a minha opção e nunca fez nenhuma crítica a minha escolha pelo espiritismo.
Fique com Deus.

Nascimento - do Gama disse...

A sra. não entendeu, não estou falando de conhecer o livro ou a capa do livro de longe em cima de algum móvel da casa, estou falando de ler e procuara entender. Já ouvistes falar de Deuteronômio, Gênesis, logo no início? Tenho um amigo de faculdade e médico que por conta própria sai pelas ruas lá de São Paulo procurando quem no meio dos drogados quer ajuda pra sair daquele sofrimento, por outro lado tem um primo adolescente traficante procurado pela polícia. Este seu parente padre do Vaticano de certo conhece a Bíblia, só que é forçado a desobedeçê-la, cumpre ordens canônicas, regras. No entanto sra. Lúcia, veja a quantidade absurda de padres gays (e velhos) estuprando crianças e adolescentes pelo mundo. Ou isso é recomendação da Bíblia que eles estudaram nos vazios seminários? No final a sra. mesma fala que é de família religiosa. Que tal se deixasse essa religiosidade e se dedicasse a adorar a Deus e aceitar Jesus como único e verdadeiro Salvador? Está lá na Bíblia que a sua religiosidade proibe por motivos óbvios, mas faz pacto com feitiçeiros, idolatra mortos e falsos profetas (a Bíblia condena), e liga Jesus ao charlatanismo, homossexualismo e vaidade (Chico Xavier). Taí a fórmula que está destruindo a igreja e disseminando o ateísmo na mesma proporção dessa ligação bizarra e herege. Recentemente aconteceu um fenômeno em Arapiraca (AL) que a sra e seus amigos espíritas não gostarão, todas as igrejas fecharam e abriram vazias. Outra: repare aí onde a sra mora (se tiver)nas hordas de crianças, jovens e adolescentes que invadem os Shoppings aos domingos logo cedo? Ou estes pais religiosos os levaram na missa das cinco da madrugada? Esta sua Bíblia é muito estranha, é típica dos neo-catolicista, quando liga Deus com charlanismo, enganação. Se a sra acha que pessoas que falam assim só podem ser evangélicos, então amiga, viva a eles e acabe-se logo de vez com a nossa igreja, será menos ofensas a Deus.

Milton - de Goiânia disse...

Os padres, coitados, além de não poderem constituir famílias, ainda são transformados em LADRÕES DE PARÁBOLAS!!! Tem gente aí que entendeu o que digo.
Nascimento assisti ontem na Record o episódio de Arapiraca. O Cabrini já tinha feito a matéria no SBT logo quando os coroínhas botaram a boca no mundo cansados de serem estuprados e obrigados a fornicar com aquele monsenhor velho safado de 83 anos. As igrejas abriram com meia duzia de parentes e amigos de imoral.
Mais isso aí já virou rotina e estafante. Deus morreu pra essa gente. Agora o Xavier voltou do túmulo. Que falta de vergonha, ou será que ESTRUPÍCIO!
Sou mais assistir o filme GHOST americano, que além da bonita música, a gente sabe que é uma ficção e bem feita. Assistir essa porcaria da desacreditada Globo e ser chamado de idiota logo na bilheteria né comigo não.

Ana Lucia disse...

Sr. Nascimento, o senhor é que não entendeu nada, a Bíblia eu conheço e nela só o que me interessa é o que Jesus falou, o resto pra mim, é resto mesmo, é História. Só o que me interessa é o que Jesus falou, amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, a Bíblia pra mim é isso, o resto é HIstória, deu pra entender? Quanto aos padres que cometeram crimes de pedofilia, o problema é deles, eles é que responderam a Deus por isso, e não é problema de ensinamento e sim de caráter, conheço vários tipos de pastores, tenho amigos pastores que sei que são íntegros e conheço outros que são uma verdadeira vergonha, e daí? É questão de caráter e não de religião, deu pra entender? A sua religião não me interessa e nem quero saber o que você pensa de espiritismo, o seu pensamento não tem a nemor importância pra mim, deu pra entender? Vou falar só uma coisinha pra vc, se em todas as religiões tivesse um Chico Xavier, o mundo seria bem melhor, acredite.
E me faz um favor? Não se dirija mais a mim, não quero "ouvir" as suas bobagens.
Fica com Deus!
Lúcia Araújo

Simão Pedro disse...

Frase de Chico Xavier: Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo´

Ana Lucia disse...

Obrigada Simão pela frase do Chico Xavier, eu já tinha "recebido" um recado me chamando a atenção pela minha falta de tolerância, acho que vc foi um mensageiro! Vou tentar não me envolver mais em polêmicas religiosas
Fica com Deus!
Lúcia Araújo

Socorrinha Rufino disse...

Ana Lúcia e Simão

Essas histórias sobre a procissão de Santo Antonio são mesmo muito engraçadas! Sempre pensei que por trás da aparência brava e sisuda do meu tio havia um temperamento brincalhão. E que ele deixava à mostra naquele dia! Até hoje nunca vi nada igual! Estou adorando acompanhar as conversas aqui no blog. Em pouco tempo (desde o dia em que soube da sua existência por uma feliz indicação de um amigo de CM)fiquei sabendo onde andam muitos dos meus amigos daquela época. Estou vivendo em Brasília, ainda, e queria muito fazer contato. Meu e-mail: maria.rufino2008@yahoo.com.br Há alguns dias postei um comentário que, infelizmente, não foi publicado.
Quero destacar que apoio plenamente o que vocês falaram sobre Chico Xavier. Não há como deixar de reconhecer que foi um homem extraordinário. Sou católica praticante, mas não deixo de valorizar o que existe de bom nas demais religiões e respeitá-las.
Seria bom que as pessoas se dessem conta disso, não é?
Inclusive Simão, eu respeitava muito o seu pai( meu tio também) e sua irmã Amparo era da minha turma e uma amiga muito querida.
Abraços.

Simão Pedro disse...

Socorrinha fico feliz por suas palavras, passe por aqui quando puder,é um grande prazer para nós.Vou falar pra Amparo sobre nosso contato.Um grande abraço e votos de muita paz.

Ana Lucia disse...

Socorrinha, acabei de enviar um e-mail pra vc, mas infelizmente ele voltou, pois não identificou o endereço que vc deu. Depois vc confere por favor!
Um abraço,
Lúcia Araújo

Socorrinha Rufino disse...

Ana Lucia

O endereço de e-mail é esse mesmo.
Pode estar acontecendo algo com a página do yahoo. Desde cedo estou tentando acessar a minha conta e não consigo. Continue tentando, tá?
Aconteceu com o endereço da Gracinha também. Várias vezes enviei uma mensagem e voltava sempre. O que será?
Abraços

Ana Lucia disse...

Socorrinha, vou continuar tentando, mas caso não consiga, vou pedir pra Fátima da d. Laura pra conseguir o seu telefone com a Cosma, pode ser? E vc já tá aposentada? Se estiver, aproveita e venha fazer teatro comigo, é lá na Casa d'Itália, no Teatro Goldoni, toda terça e quinta-feira, das 9h as 11hs, é uma maravilha.
Um abraço,
Lúcia Araújo

Simão Pedro disse...

Ei, essa Cosma aí é a Cosma do Vale?

Socorrinha Rufino disse...

Conferi o endereço: maria.rufino2008@yahoo.com.br Claro que pode falar com a Cosma! É até bom porque faz tempo que não a vejo.
Aposentei-me como professora mas continuo trabalhando no MEC, o dia todo. Muito obrigada pelo convite. Adorei. Pena que é em horário de expediente. Essa coisa de vício de trabalho é fogo! Há tanta coisa que gostaria de fazer. Quem sabe um dia desses passo lá e vejo você representando? E quem sabe assim eu resolvo largar tudo e simplemente curtir a vida? Simão, é a Cosma Vale, sim. Ela é prima do meu ex-marido e irmã do Chico Vale "Biba", meu querido colega de ginásio, que, se não me falha a memória, morava com sua família. Sempre estive em contato com eles aqui em Brasília. Agora, depois dos filhos crescidos, casados, a gente quase não se vê. Infelizmente é assim: a gente vai deixando a vida nos levar e não se dá conta do quanto está perdendo.
Abraços

Ana Lucia disse...

Socorrinha, que bom saber que vc trabalha no MEC, me faz um favor? descubra como posso conseguir SOROBAN pra a ADVC de Campo Maior? Lá eles precisam muito de soroban, reglete, punção e papel pra braile, fico aqui rezando pra que vc consiga alguma coisa.
Um abraço,
Lúcia

Simão Pedro disse...

Socorrinha, a Cosma é minha prima,sua Mãe é irmã da minha.O Maninho( Chico)morou lá em casa e a Cosma também.Quero muito bem a este povo são como irmãos para mim.A Cosma conhece o Bitorocara, mando sempre pra ela notícias daqui.

Ana Lucia disse...

Socorrinha, descobri que a Cosma se aposentou e que minha amiga Fátima não tem o telefone dela, portanto, não tenho como "achar" vc, e como não consigo enviar e-mail pra vc, vou enviar o meu, quem sabe vc pode se comunicar comigo.
melo.analuciaaraujo@gmail.com
Um grande abraço,
Lúcia Araújo

Ana Lucia disse...

Simão, peça pra Cosma ir pros festejos tb, e que ela leve a Socorrinha, acho que elas irão gostar muito.
Um abraço,
Lúcia Araújo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...