quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Educação de Luto...

Faleceu a fundadora da primeira escola particular de Campo Maior a oferecer o ensino infantil, Judite Silva.
O Educandário Mamãe do Céu, localizado na Avenida Vicente Pacheco, foi a primeira escola particular a oferecer o ensino infantil para as famílias campomaiorenses. A escola foi fundada a 6 de março de 1966 pelas professoras Judite Silva e Sílvia Andrade. Foi idealizada pelo então Monsenhor Mateus Rufino. Judite Silva era irmã de um dos mais importantes jornalistas brasileiros de todos os tempos, Abdias Silva, que depois de trabalhar vários anos no Rio Grande do Sul, levado pelo escritor Érico Veríssimo, trabalhou também no Rio e em Brasília, onde morreu.
No destaque da foto, vemos a “Tia Judite” com amigas que alguns leitores certamente poderão identificar para todos do Bitorocara.



Fotos: MuseudoPaulo&Bitorocara - Maria Luselene

7 comentários:

zan disse...

A Dona Judite Silva era uma das pessoas mais bem humoradas que a cidade teve, um tipo de humor e irreverência semelhante ao de D. Sicainda, que parece que era parente dela. Quando eu era menino, ela era muito amiga de minha mãe, aparecia muito na minha casa e isso é a melhor lembrança que eu tinha dela. Anos depois, quando eu me envolvi numa confusão por causa dum artigo que escrevi no jornal A Luta, era fez uns comentários meios ofensivos a minha pessoa. Eu nunca mais consegui me reaproximar dela por conta disso, mas entendi que a reação dela foi em solidariede à pessoa que teria sido ofendida por mim. Era uma das pessoas mais queridas da cidade, durante muito anos, sem dúvidas.

João de Deus Netto disse...

Zan, o jornalista Paulo José Cunha, de Brasília, acabou de me mandar mensagem dizendo que o jornalista Abdias Silva, irmão da professora, dizia que ela respirava política.

zan disse...

Ela era aquele tipo de pessoa que talvez fosse percebida como política pelo que Abdias Silva achava que ela respirava, dentro daquela idéia de Petrônio Portela, que gostava de praticar o que chamava "intriga positiva". Ela se dava com todo mundo e era uma espécie de elo político entre os adversários ou pessoas que tinham diferenças ou não se falavam. Isso fazia dela uma pessoa especial. A Jesus Araújo e a Graçinha começaram a construir a Escola Alfabetoc a partir da experiência vitoriosa da Judite Silva e sua Mamãe do Céu...

Socorrinha Rufino disse...

Fiquei triste com a notícia sobre a Judite Silva. Ela era mesmo uma professora e tanto. Lembro-me quando inaugurou a escola Mamãe do Ceu e acompanhei durante um tempo a sua história. Como eu não vivia com meus pais em CM, era na companhia dela que eu ia para as festas do Campo Maior Clube, somente com ela!
Reconheci as pessoas que estão na foto com ela: Mocinha Paz (em pé) Glória, Regina e Rita Vale.

Anônimo disse...

a pessoa que está em pé é a Rosalina Paz

João de Deus Netto disse...

Parece demais com minha outra madrinha, a Petu, esposa do padrinho Lili, antigo comerciante do ramo de farmácia em C. Maior e que, há "séculos", mora em Fortaleza(CE), na conhecidíssima rua Agapito dos Santos, próximo ao DNOCS da Duque de Caxias; pais da Lúcia, do Carlos, do Edson Paz, e do agregado quase filho, Conrado; todos parentes próximos do Neville Paz.

Gracinha Torres disse...

Tem razão Netto, parece demais com a dona Petu senão a madrinha Diana do seu Zé Olímpio.
Sim recebi a revista que o Belchior
mandou para mim. Quero fazer assinatura, a mamãe adorou.
Eu fico muito feliz.
Saudades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...