quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em Algum Lugar do Passado...

(Clique para ampliar)

TURMA DE PROFESSORES DO COLÉGIO BRIOLANJA OLIVEIRA
(Clique para ampliar)
Os leitores podem ficar à vontade para identificar estas "queridas mestras" e também o futuro aluno que está ali chutando a barriga da mamãe. Deve estar escutando a molecada fazendo a maior festa lá atrás, no cenário parecido com uma horta.

TURMA DR. DÁCIO BONA
O quarto, da esquerda para a direita, é o hoje, Dr. Everardo que, de volta para o futuro, fez o parto de minha filha Priscila Ravena de Deus, na Maternidade Sigefredo Pacheco, em 1988; Prof. Raimundinho Andrade e o Dr, Dácio Bona. Descendo os degraus, é com vocês.

Fotos: MuseudoPaulo&BitorocaraBlog

34 comentários:

Anônimo disse...

Na primeira foto, da direita para a esquerda: 1. Belinha Milanez; 2. (Zenita Pires?), 3. Almerinda Napoleão; 4. Nair Sá; 5. Iracema Melo; 6. Sílvia Portela Andrade. Não consegui identificar as outras, mas acho que uma delas é a Salete Sampaio Franco, mulher do Nonato Franco.

Na segunda foto, da esquerda para a direita: 1. Ione Maia; 2. Maria Áurea; 5. Dona Ditinha Azevedo.

Tuiuiú disse...

Na segunda foto tem: 1-Ione Maia,
2-Maria Aurea,3-não sei,4-não sei, 5-D. Ditinha Azevedo,6-Leda Pedro Bomba, Angélica esposa do Severo,7-não sei, mas é uma das Alvarenga...

Anônimo disse...

D. Maroca!!!!

Eita, o pão com doce, o pão com carne (que era feito pela D. Mirtes), a cocada de coco, goiaba e leite, o refresco(k-suk), pense , era bom demaisssss.
Ah, e o caderninho pra anotar o velho fiado, tempo bom eim!!
Maroquinha, Zé Candido, Conceição Reca. inesqueciveis....

zan disse...

Dessas figuras aí a que eu acho mais pitoresca mesmo era o ZéCândido. Baixinho, pequenininho, meio raivoso, quando botava os olhos encima de alguma aluno permbulando pelo pático, era confusão. Quando eu comecei a dar aulas no Ginásio Santo Antonio, fiz isso durante um ano, ele olhava pra mim e balançava a cabeça como quem dissesse:"O Pinuca professora..." Eu me aproximava dele querendo criar intimidade e ele me pedia um trocado para um cigarrinho... Já a Maroca, era uma espécie de avózona, mas tinha lá seus dias de mau humor, principalmente quando algum aluno queria comprar um lanche fiado, ela franqueava e o menino demorava a pagar...

marvinaandrade disse...

È verdade, Zan, seu Zé Cândido ficava com raiva quando os meninos passavam e puxavam a corda do sino que ele tocava quando a aula acabava e Dona maroca eu lembro da fila para comprar o pão com carne ou pão com doce de goiaba...era uma delícia!!!que tempo bom!

Anônimo disse...

O Zé Candido era uma figura. Como falou a Marvina, quando passavamos e tocavamos a "sua" sineta, era uma loucura, esbravejava, gritava reclamando. Mas, pra quem angariava sua simpatia esboçava um sorriso e sempre recorriamos a ele que com sua navalha bem amolada fazia eximiamente uma ponta de lápis.
A Maroquinha, sempre auxiliada pela Conceição, ficava agoniada quando os alunos ao mesmo tempo pediam a merenda, que sempre era a mesma: cocada de leite, de goiaba, e côco; pão cheio de carne; pão com doce de goiaba e refresco, era uma delícia.

Tuiuiú disse...

Marvina, voce gostava das cocadas da Dona Maroca?
Pois então vou te contar uma.
A família voltou a fazer aquelas cocadas anos atrás.
Se voce for em junho com certeza voce vai encontrar na casa que era dela e onde moram seus familiares.

Anônimo disse...

Tuiuiu você deu a melhor noticia do dia, vou procurar com verteza.

Anônimo disse...

Quero dizer com certeza.

zan disse...

Imaginemos, gente, na bitorofest, um momento teatro, com a cena aí encima descrita: a sineta do zécândido chamando o pessoal pra encostar na barraca com cocadas da Marocas... nego vai se envenenar tirando gosto de mangueira ou coisa pior com cocadas, né bom nem pensar a diarréia que isso pode dar no dia seguinte... vou dar a idéia pro meu amigo Capote fazer essa "instalação" na barraca dele na Bona Primo...

marvinaandrade disse...

Eu gostava mesmo era do pão com carne, tuiuiú, era uma delícia! mas já guardei a dica da cocada e quando for a campo-maior, vou lá comprar aquela delícia que ainda hje. sinto o sabor.

Alaila Resende disse...

Se alguem lembra, os da minha epoca,anos 70, eu fazia os cartazes das merendas em troca do maravilhoso pão com goibada,já treinava o dom das artes, por isso sou artista plástica hoje,meu pai(Luiz Godô) pagava por semana nossa merenda eu e minha irmã(Alvanira)elas abasteciam a cantina com aquelas maravilhosas gostosuras que hoje ninguém mas esquece.Sds!!!

Ana Lucia disse...

O pão com goiabada era tudo de bom, eita tempo bom!

Gracinha Torres disse...

A turma Dr. Dácio Bona. Eu reconheço todos alguns não lembro os nomes, que saudades!!!!!! Wilson, Cesar, Chichico, Manzinha, Amparo, Jesus, Gracinha irmã do Rogério. Certamente a Amparo deve saber seus nomes, gostaria lembrar de todos.
José fala alguma coisa.

Horácio Lima disse...

Em Algum Lugar do Passado, lembro com honradez as minhas professoras Belinha Milanez, Nair Sá e Zenita Pires Diretora ambas no Colégio Estadual, que saudades do tempo de rapaz.

Sr. Zé Cândido não cheguei a conhecê-lo, mas no Colégio Estadual tínhamos a presença controlativa do Sr. Cilopes que exercia a função com seu instrumento de trabalho o uso do seu pequeno sino de mão, dado o alarme, sinal de presença na classe. A simpatia do Sr. Cilopes estava diretamente ligada a sua maneira simples e delicada de tratar os alunos com naturalidade e satisfação.

Ana Lúcia, o pão com goiaba e as cocadas "é tudo de bom" pena que nos dias atuais não podemos exceder no açúcar, de vez em quando recebo de amigos do PI e MA doce de leite e a rapadura com farinha pra não perder os costumes. (risoss)

Abraços

horáciolima
sampa


hor

Ana Lucia disse...

Horácio, hoje digo "era tudo de bom", pois até o pão que adorava, hoje quase não como mais. Acho que em junho, poderíamos promover esses "lanches", só pra recordar, poderia ser servido na festa, vou propor aos organizadores da festa.

Ricardo Reis disse...

Já que estamos nos referindo a amigos(as)dos velhos tempos, estive em Campo Maior, na semana passada, e tive o prazer de encontrar por lá, o Rogério, da D. Mulata, pessoa querida que eu não via há muito tempo. Conversamos um pouco, e ele falou que vai estar na nossa cidade, durante os festejos. Com certeza, muitos amigos irão se reencontrar nesse período.

João de Deus Netto disse...

Ricardinho, taí uma coisa boa de Brasília: a facilidade de se chegar a Campo Maior em pouco tempo. Eu aqui fico só na vontade observando o amigo dizer que foi lá no mercado velho; tomou um cafezinho; caminhou na Demerval; encontrou o Rogerin; deu uma entradinha no Evilásio; pegou o Barroso, depois o avião, e ainda chegou a tempo de pegar no batente! Que beleza!

Josias Bona disse...

Ze Cândido, Dona Maroca, sempre ficaram na memoria de minha vida.

M Aurea disse...

A primeira foto é no Ginasio Sto. Antonio,na biblioteca,coroando e comemorando o aniversario de D. Maroca.Estar também Profa.Margarida Alacoque,D. Lina Bona,Lina Rosa Bona e Profa.Almerinda Napoleão.Na segunda foto estamos na entrada do Briolanja Oliveira,estar tambem Lourdinha Capucho,Inocencia e Dasdores.

Socorrinha Rufino disse...

Zé Cândido e Dona Maroca são pessoas que guardo na memória com muito carinho. Como era bom comer pão com carne na hora do recreio! E as cocadas? Eu comprava e levava para comer em casa à noite. Era uma delícia. A gente lembra até o gosto, não é? E o pior é que não há igual, então....fica na saudade.
Eu costumava visitar a Dona Maroca na casa dela e, quando chegava, tinha que me sentar na cadeira de balanço e tomar um cálice de licor de genipapo (que eu "detestava") mas com tanta gentileza eu me esforçava e tomava tudo! Imagina se eu ia fazer uma desfeita! E a gente conversava....São lembranças lindas (mesmo com o licor!)de um tempo maravilhoso.

Ana Lucia disse...

Socorrinha, eu lembro do licor da Dona Maroca, era tudo de bom, eu adorava, como adorava as cocadas e o pão com carne e pão com goiabada, que era o melhor. Realmente era um tempo maravilhoso. O Netto com o Bitorocara, nos deu a oportunidade de relembrarmos essas coisas maravilhosas!
Abraço,
Lúcia Araújo

Anônimo disse...

SERIA MUITO BOM SE A MARIA ÁUREA, QUE TEM UMA MEMÓRIA PRIVILEGIADA E CONHECE TODO MUNDO DAQUELA ÉPOCA, IDENTIFICASSE INDIVIDUALMENTE OS PRESENTES NAS TRÊS FOTOS.

Irene disse...

Que belas fotos! Lembro de todos. De alguns não recordo o nome.Dos homens: prof. Raimundinho,dr. Dácio Bona, Chichico, Cézar Melo, Everardo, Bertinho Bona. Das mulheres:Mazuza Paz, Gracinha Ibiapina, Gracinha Andrade(minha irmã),Mocinha Ibiapina, Amparo,Manzinha.Todas usando salto "menina moça".

M Aurea disse...

Na terceira foto:Gracinha Torres,Manziha,Gracinha Aragão,Gracinha Castro,Antonieta,Gracinha Andrade,Gracinha Ibiapina,Wagna,Jesus Paz,as duas perto do Dr. Dácio não lembro.

M Aurea disse...

Esqueci,perto da Gracinha Torres está José Miranda Filho.

Tantico disse...

Essa primeira da fila meio de lado cabelos meio longo não é a Leda do Pedro Bomba?

Pereba disse...

Perto da Gracinha Torre pra variá tá quem?

Bezerra - de Fortaleza (CE) disse...

A Maria Aurea não vai precisar nunca do famoso remédio Memoriol.

Ana Lucia disse...

Horácio, o Sr. Cilopes, era (não sei se ainda é vivo) uma pessoa maravilhosa, eu o conhecia, não do Colégio, e sei o quanto ele era legal. Taí Netto, vc poderia prestar uma homenagem a essas pessoas que cuidavam dos colégios e dos alunos, acho que eles merecem.

Zé Pedro disse...

O que que a dona Marocas era do professor Santana que foi prefito de Campo Maior em 1900 e não sei quando?

Tantico disse...

Por que tu quer saber Zé Pedro?
Vai cuidar da tua vida que é melhor.
Nós tamo em 2010 animalo...

Anônimo disse...

São muitas Gracinhas nessa turma: Gracinha Torres, Manzinha, Gracinha Paz,Antonieta, Gracinha Andrade, Gracinha Ibiapina, Wagna, Mazuza Paz , Gracinha Castro

Gracinha Torres disse...

Amigos. Eu não estou nesta foto. São parecidinha comigo mas não fui da "Tuma Dr. Dácio". E também o José não está ai, Pereba.
Saudades.
E parem de falar desta festa, pq vou enloquecer.
O Junior que também que não pode ir, deve estar cuspindo faisca.
Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...