domingo, 22 de maio de 2011

As Quatro Estações... Num só dia!


O frio chegou mais cedo
Não pediu licença, não bateu na porta
Atacou com a mesma precisão do medo
Deixando minha alma nordestina quase morta

É que o frio chega antes em mim do que no mundo
O tremor do corpo prenuncia sua chegada
Nas articulações, nas juntas, no que há de mais profundo
Enquanto o povo desfila sem agasalho na calçada
 (Climério Ferreira)
 Dizendo o Joca Oeiras e ele, Climério, que este texto parece que foi feito pra mim, que vivo anunciando o Armageddon, quando inverno está chegando em Curitiba.
Serra Azul de Campo Maior emoldurada por um campo de carnaubais como se fosse um El Dorado
 Meu amigo Climério Ferreira é poeta e letrista da mpb, nasceu em Angical do Piauí, em março de 43. Publicou os livros de poesia: Memórias do Bar do Pedro & Outras Canções, Canto do Retiro, A Gente e a Pantasma da Gente, Essa Gente (c/Duarte), Artesanato Existencial, Pretéritas Canções, e Memorial de Mim.
Em 1977, gravou, juntamente com Clodo e Clésio, “São Piauí”, o primeiro disco do trio, produzido pelo compositor cearense Ednardo e que contou com a participação de Robertinho de Recife, Heraldo do Monte, Amelinha e Roberto Sion. A capa foi assinada pelo arquiteto e compositor Fausto Nilo.



21 comentários:

Ricardo Reis disse...

É isso aí, Netto. Vamos homenagear a prata da casa. O nosso querido Piauí, é berço de talentosos artistas, que precisam de espaço para mostrar a sua genialidade. Você é um deles. Finalmente começaram a lhe enxergar.
Abraços.

José Miranda Filho disse...

Acho engraçado quando, neste país tropical (Jorge Ben o disse), as pessoa vivem falando nas "nossas" quatro estações. Ah, chegou o outono! Porque a primavera está indo embora! Elas podem até ocorrer lá de Santa Catarina pra frente, mas subindo no rumo de cá, temos apenas dois períodos: verão (tempo sem chuvas) e inverno (tempo com elas). Outra coisa é pra rir. Vou, inclusive, imitar o João de Deus Netto em suas gargalhadas no seu Bitorocara (que também é nosso) - Quááááááá!

José Miranda Filho disse...

Não sei por que os bestas da Piemtur, da mídia e da elite "turística" só mencionam o Delta do Parnaíba, a Serra da Capivara, o Encontro dos Rios, a Cidade Histórica de Oeiras, Pedro II do frio, das opalas e da Serra dos Matões. Estão perdendo essa beleza de imagem, da mais pura realidade: a Serra de Santo Antônio, os campos verdes e as carnaubeiras cantantes. Eu daria tudo para escalar essa serra e nunca mais descer à planície. Viver, para sempre, usufruindo as delícias e maravilhas dessa natureza aí, longe desta civilização chata! Quem se atreve a me acompanhar?

Netto de Deus disse...

Realmente, Zé, aqui distingue-se com clareza todos os movimentos da natureza na separação das estações. E Curitiba se sobressai, sendo até motivo de "divertidas reclamações" por parte de outros sulistas, porque aqui chega a acontecer o fenômeno das quatro estações, num dia só! Com Vivaldi e tudo!!! E como estas paragens brasileiras deste lado são bonitas!
Ganhamos companhia de uma teresinense ex- moradora no Mocambinho, que pediu as contas da UFPI, logo que soube que passou no disputadíssimo (hoteis lotados de jovens) concurso do Ministério da Justiça, aqui no Paraná. A jovem e inteligente advogada piauiense (mais uma, aqui) foi jogada para uma cidade quase na fronteira com o Paraguai, na Região da bonita e desenvolvida Cascavel. Não satisfeita, fez outros movimentos e conseguiu transferência pra Curitba, tudo o que ela queria, mesmo lamentando a perda do visual de arrancar "Ôôs" e fôlego, que é uma viajem, mesmo cansativa, de ônibus atravessando este incrível Estado. Conheci a cidadezinha universitária que ela trocou por Curitiba; pra variar, tudo limpo, cuidado, organizado, parecendo aquelas cidadezinhas de filmes no interior dos EUA.
O porém de todos os cantões do Brasil, e aqui não fica de fora, é... A violência!!! Esta endemia que os pilantras do Congresso tanto amam. Praquê mexer em leis que podem ser usadas em membros de suas próprias famílias? E aí, não tem polícia que dê jeito.

Netto, de Deus disse...

Ninguém quer mais andar até à padaria; ninguém quer mais viajar de ônibus, a não ser que as distâncias não ultrapassem os 300km. Ou menos!
Quando a moça fez o trajeto de ônibus, abandonou o avião. O Paraná tem quatro cidades com aeroportos e voos diários pra Curitiba. E aí, vem a revoltinha "patriótica" e desprovida de qualquer bairrismo: Teresina não merece o aeroportinho rabo de cabra, casinha de pombo, que tem!!! Detona toda a imponência de bonita e moderna capital em que se transformou. Mesmo sendo uma ilha de prosperidade cercada por um oceano de carências. Todas são, umas mais, outras mais da conta.

Marcelo Bona disse...

Depois dos comentários acima, fica dificíl comentar mais alguma coisa!
"Rabo de cabra e pombal" caro amigo Netto,é elogio à este campo de aviação melhorado com pista asfáltíca!
Passam para embarcar neste terminal Governadores,Senadores, Deputados Federal e Estadual, Prefeitos, Vereadores,Presidentes de Partídos Políticos e grandes empresários em jatos particulares, ditos "influentes" e a única melhora que vemos, são as carnaubeiras com as bolinhas do cabritos adubando-as!
Notem que quem mais usa e se beneficia não cuida de melhorar as instalações deste campo de aviação melhorado os POLÍTICOS PIAUIENSES,que ficam refastelados na pseuda nababesca da salinha do Poty Hotel, com toda a mordomia incluídos aí, as passagens pagas por nós contribuintes!
Ao meu ver o que falta é empenho da autoridades constituídas para que Teresina tenha um aeroporta digno de sua altura como Capital do Estado!
Note também que a taxa de embarque, iguala-se ou quase, a aeroportos com melhor infraestrutura pelo Brasil a fora!
Vou ficar poraquí, se não vão já já dizer que é problema de falta de verba e, subirão já já estas taxas que já estão nas alturas assim como os aviões.
A falta é de vergonha!

zanzando na rede disse...

A pior experiência com frio eu tive em São Paulo quanto lá morei com uma curriola daqui, conforme uma foto célebre que circulou por aqui... Se não saio correndo há exatos 35 anos, me lembro que cheguei no finzinho de maio, teria morrido e sido enterrado por lá. O frio de Brasília eu suportei bravamente, a cidade me derrotou, graças a Deus...

Denerval (com N) disse...

Senhores Netto de Deus e Marcelo Bona, não os conheço pessoalmente mas me solidarizo a vocês pelos lúcidos e até indignados comentários sobre nosso prediozinho de Aéro Clube de cidade do interior de São Paulo, Paraná, Sta Catarina, R.G. do Sul e outras tantas do Sudeste. Primeiro: nos anos 90 um radialista famoso comentava sobre o "campo de aviação" de THE e falava pra toda a sua audiência que a pequenez do aeroporto era PROPOSITAL por uma razão muito simples estampada na cara e no comportamento desse time MEDONHO que o Sr. Marcelo citou. PAVOR DE EMBARCAR E DESEMBARCAR SEM SER NOTADO E ASSEDIADO PELOS REPÓRTERES DE MEIA TIGELA E LEGIÕES DE PUXA-SACOS.
Num aeroporto grande e bem estruturado, estaríamos livres dessas cenas, como acontece em aeroportos onde só desocupados de torcidas organizadas vão atrás dos portões por onde desembaracarão estas (ficar calado). Já trabalhei em campanha política num escritório de propaganda que tinha também a missão de catar gente nas pontas de bairros a dez Reais por cabeça, toda vez que estes (calado!) ligavam de Brasília dizendo que estava chegando tal hora e que avisasse aos repórteres fulano, beltrano, cicrano e mais um monte de... Entenderam? Pra organizarem a recepção. E aí todo mundo ver quando a multidão de imprestáveis babões e de necessitados se dirigem ao portãozinho por onde vai aparecer daqui a pouquinho o redentor do desenvolvido Piauí.
Só isto.
Gostei de mais este blog campomaiorense. Conheço o blog que tem um senhor com pinta de revolucionário dos anos 60 deitado numa rede. Muito bom também.

Horácio Lima disse...

Os curriolas o qual o Zan mencionou acima são: Horácio, Carlos Pinto (irmão do Luis panelada que trabalhou nos Correios) Miguel Abel, Sales Ibiapina e de passagem o Dora Ibiapina que veio a SP para transportar um caminhão para o Sr. Sigefredo Pacheco. Nos últimos anos já não faz tanto frio como fazia nos anos 70. Eu e Carlos estamos bravamente resistindo em terras paulistas há mais de treis décadas. Miguel Abel(aposentado) reside em Jatobá do Piauí, Sales Ibiapina retornou a C.Maior e faleceu em Barras e o Dora Ibiapina também já falecido. Temporariamente estou abandonando o kit inverno e me mandando dia 04/06 para o festejo de Sto. Antonio onde a temperatura na terra dos carnaubais oscila entre 33 graus um convite especial para degustar umas loiras lá Bona Primo.

Nos encontramos, até breve.


hlima
sp

Horácio Lima disse...

O qual, quiz dizer "os quais"

Elmar Carvalho disse...

Comunico aos amigos o falecimento do Sr. Gerson Marques, funcionário
aposentado dos Correios em Campo Maior, pai do professor Zé Francisco Marques.
Sou amigo do Zé Francisco e fui amigo de seu pai.
Meu pai foi colega e amigo do Sr. Gerson, que também foi comerciante e professor.

Dirleny Maria Divina disse...

AQUI TEM MAIS DO QUE PODÍAMOS IMAGINAR SOBRE A TRAMA DO KIT GAY QUE A GLOBO, AGORA ENRAIVECIDA DIZ QUE A DILMA TROCOU PELA ABSOLVIÇÃO DO PALOCCI.
ALÉM DE IMORAIS, SÃO CHANTAGISTAS. NÃO FORAM SÓ OS EVANGÉLICOS, A IGREJA CATÓLICA EM PESO ESTEVE JUNTA NESSA CRUZADA CONTRA A DEPRAVAÇÃO TOTAL COM NOSSAS CRIANÇAS.
COPIE, COLE NO "BUSCA" E ASSISTA SE TIVER CORAGEM.

http://www.folhagospel.net/portal/2011/05/indignao-filmes-do-kit-gay-vazam-no-youtube/

Leticia disse...

Gente Alexandre Frota e o travesti Bianca do Kit Gay estão simplesmente de provocar nausea, nojo, ódio até no último video que a Dirleni botou link aí em cima.. Graças a Deus não deixou a Dilma ser influenciada pela ganância política. Até onde vai isso meu Jesus.

Ana Carolina - Est. UFPI disse...

Que notícia alvissareira. Os alunos do colégio "Múltipla Escolha" da novela da Globo Malhação tem novo ponto de encontro: o recém inaugurado Shopping (no colégio) Grand Plaza. O empreendimento é localizado nas dependências da escola e conta com espaços inéditos onde acontecerão boa parte das aventuras da novela e trololó e blábláblá.

O que considero mais interessante nessa novela é que os alunos nunca aparecem estudando, somente "azarando", mas sempre sabem tudo na "ponta da língua" em sala de aula. E agora com esse shopping...Mas já foi pior. Teve uma temporada aí que a mãe teve um arranca rabo com o marido porque o antiquado não aceitou uma sugestão da adolescente levar o namorado pra dormir na casa dela, no mesmo quarto. E olha só que beleza de desculpa da mãe. Pelo menos ela não estará exposta a essa violência incontrolável deste país que parece mais uma selva. E aí?

Renato disse...

Impressionante também é que aqui os comentários não escolhem lugar pra ser publicado.

Dorotheia de Jesus Lima - Teresina(PI) disse...

Desculpe seu Renato mais numa hora dessa não dá pra escolher lugar pra esclarecer as tentativas de avacalhar com o Brasil e com as famílas. mas o que está em pauta não é só a questão da safadeza política e também religiosa, trata-se de IMORALIDADE. Kit Gay é de uma devassidão, baixaria e agressão que ao invés de debates, tinha que dá CADEIA para a tentativa de crime contra o menor (cadê o ECA?) o adolescente e principalmente a FAMÍLIA (ainda existe sabe?). Ainda tenho vontade de vomitar ao ver o video da (ECA) Bianca com a CELEBRIDADE do Alexandre Frota. Vou continuar fazendo a minha parte independente de religião, credo, raça ou crendiçe espirita. Pra mim o que interessa é a minha fé inabalável em Deus e na família.

José Miranda Filho disse...

Pois então, João de Deus, do Paraná descendo: as quatro estações.
Muito bem, Dorotheia, você, realmente, é de Jesus!
Abraços.

José Miranda Filho disse...

Agradeço, particularmente, ao amigo Zé Elmar a atenciosa comunicação sobre o falecimento do Sr. Gerson Marques. Conhecia-o. Lamentável perda. Por mais que se conviva com ela, ninguém se conforma - nunca - com essa hora dolorosa.

Dorotheia de Jesus Lima - Teresina(PI) disse...

Voltei ao tema porque custei a acreditar que até o sr. Zan que sempre aparece poraqui no Bitorocara acha o tal do Kit Gay um material didático. e acha também que a nogeira era uma tentativa de acabar com preconceito a imoralidade. Deve ser isso.
Perguntei se ele tinha visto mesmo o conteúdo deste lixo. Todo mundo na internet tem o mesmo pensamento sobre a a imoralidade a começar por inserir ator pornô chupando o picolé do Frota como referência para os nossos filhos. E é um dos pouco que acredita também que olhar para o pênis do vizinho é fatal pra pessoa se tornar um gay, bicha, trangêncio ou seja lá o que for. O pior é achar incrível a pesquisa sobre o tamanho que a língua pode chegar no esôfago de uma criança em um beijo gay. Toda essa imoralidade paga com dinheiro que poderia ser dado para tratar melhor os professores e as escolas como num todo.
A professora do Rio Grande Norte quando teve a audiência de milhões no Brasil todo se saiu melhor do que os defensores deste lixo pornográfico que seria empurrado de goela baixo dos pais e do povo brasileiro também. Aqui na minha rua só um gay achava isso e pelos motivos dele. Se arrependeu que nem quer mais falar sobre o assunto. Dizendo ele que quer é solução para o problema dele e não apanhar no meio da rua porque ele acha que isso estava era piorando para o lado dos gays. Mais sabe porque, porque as pessoa que são normais ou étera passaram a se sentir um trapo de gente de segunda categoria na escala humana. Como diz minha filha professora, que é uma inversão de valores.Só isso.
Agora é que eu passei a admirar mais a Dilma que é agredida o tempo inteiro por gente que chama tudo agora de preconceito.
Sinceramente.

L. F. de Souza Matos disse...

Vão refazer o Kit gay que terá assistência de técnicos (que tecnico?) e de profissionais da área. Deve ser do pessoal da Globo. Eu já estou querendo é que façam pra se ver o fogareu nos pátios das escolas. É só no que se fala até no colégio dos meus filhos que eu não direi o nome agora pra não atrapalhar o plano deles. Isso aqui no Piauí, eu fico imaginando nestes lugares mais explosivos como Rio São Paulo , Minas, e o resto do Brasil.
Gente refazer significa gastar mais do que já foi gasto. É o cúmulo do derrespeito com o povo e com os professores. Parece que não existimos. Estou ansioso pelo desenrolar.
Não deram a minima do que aquela professora falou e não estão nem aí se ainda existem milhares de escolas onde ainda não teve aula este ano. Eu dou o primeiro isqueiro. Né assim que querem empurrar?

Gerônimo disse...

A Dilma falou que o governo não deve se meter na educação sexual ou religiosa dos filhos dos outros. Mais e o ministro e o lourinho da lingua na garganta das crianças e o bixona Luis Motta da Bahia que nem trabalha mais na profissão pois vive as custas de passeatas gays em todo o Brasil? Ele tem uma ong que arrecada dinheiro pra fazer as passeatas que geralmente dão muito trabalho para a policia por causa de assaltos, gays passando mal e até morrendo por causa de drogas, agressões dos inconformados e da parte dos grupos nazistas. Ou seja, um inferno que quer ser patrocinado com dinheiro público. Só um desequilibrado e anarquista é contra o que a Doroteia escreveu aí em cima. Isso representa é o pensamento de milhões de brasileiros. E tem também os que são contra e tão caladinhos porque vivem as custas das tetas do governo em Brasilia. Quer dizer que só pensam neles porque no mínimo os filhos e os netos estudam em colégio onde este lixo não vai entrar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...