quarta-feira, 11 de maio de 2011

Personagens da nossa história...


Simplesmente, Dodó!

Conhecida com o sobrenome de Portela, por ter aparecida em Campo Maior, trazida pelo Padre Benedito Portela no início do século (1904?). De origem maranhese (Picos, atual  Colinas-MA), supõe-se descendentes de escravos. Após o falecimento do padre, passou a morar alternadamente em diversas casas da sociedade campo-maiorense. Tornou-se figura muito popular e faleceu provavelmente com mais de 90 anos. A negra Dodó é citada em crônica do Irmão Turuka e no livro “Memória da adolescência”, de Francisco da Silva Cardoso.

Fonte: Geração Campo Maior – Reginaldo Gonçalves de Lima.

3 comentários:

zan disse...

Quem não se lembra da velha Dodó, ora mau humorada, ora dando um sorrizinho maroto e soltando um dito espirituoso...

Marcelo Bona. disse...

Tive, quando menino, o grande prazer de conviver com a Dodó, lá pelas casas do Tio Humberto, Aloisio Portela, na Esperança e por muitas vezes, sentada na porta do Seu Emiliano, observando tudo o que se passava nas festas do
Campo Maior Club!
As vezes nos lembramos destes fatos dizendo:
"tempos bons"!
Para mim, tempos maravilhosos!
Quando nós, aquele bando de estudantes, Entrávamos nos "maestros", cada parada um conserto , com "S" mesmo, os ônibus da Transbrasiliana, de Brasilia para
Teresina, pois, só ia até lá, nas férias de meio e fim de ano, era também, um grande encontro de confraternização feita por aquela que se dirigiam a sua terra e suas famílias que tantas saudades levavam em seus corações!
Praticamente a lotação do" maestro" era feita por nós!
Com todas as dificuldades, tempos maravilhosos!

M Aurea disse...

Dodó era uma figura,quando mais nova fazia crochê muito bem, e sempre usava pra dar como presente aos amigos,que nâo eram poucos,ia na casa de uns pedindo pra embrulhar de papel de seda amarrando com fita bebé,como usavanaqueles tempos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...