domingo, 7 de agosto de 2011

CAMPO MAIOR - 249 Anos

(clique para ampliar)
Por José Miranda Filho
Seu princípio vem da Bitorocara, da colonização empreendida pelo conquistador Bernardo de Carvalho Aguiar, ainda nos idos do Brasil colonial.

"Tem Sol mais brilhante" (*). Mais abrasador. A luz intensa amorena a tez. Provoca ebulição no sangue e escalda o coração. Atiça o ânimo. Conquanto, às vezes, possa dar sinais de esmorecimento, pachorra, vontade de deitar-se preguiçosamente. É o calor forte. Clima caloroso. Almas que acolhem os que chegam - "hospitaleira" (*). A abóbada celeste, escancarada, permite ver o predomínio do anil, com a despedida das chuvas para outras paragens, longínquas. Então, mostram sua força os ventos gerais. As pipas (papagaios) sobrevoam os telhados amarelecidos, colorindo a imensurável meia-lua cósmica.
"Tem campos, tem gado" (*). Os plainos ainda verdes, apinhados de bois, vacas, carneiros, bodes, que, tranquilamente, saboreiam o capim-mimoso. Exibindo variadas cores e maviosos cantos, propiciam maior encanto à paisagem, ao ambiente, canários, chicos-pretos, corrupiões, juritis, cabeças-de-bode, garças, marrecas, sabiás, anuns, nambus... O sopro dos ares assobia nas palmeiras. Verdadeiras florestas de carnaúba e tucum, alternando com as campinas e os capões nos quais prepondera a unha-de-gato, cujos espinhos arranham os gibões, as perneiras, o couro dos animais, nas labutas dos vaqueiros com o gado. Sim, "parece um jardim" (*). Natural, que não careceu dos cuidados humanos, mas lhe bastaram as mãos generosas do próprio Artífice Supremo. "Foi aqui que Deus fez o prodígio mais brilhante" (Moisés Eulálio). Contemplam-se as constelações com nitidez, ante a frouxidão das luzes artificiais, fazendo-se sobremaneira propicio, porquanto desprovidas da intensidade que caracteriza a iluminação nas cidades grandes. O céu noturno coruscando - numerosos e minúsculos pontos - sobre olhares descansados. Uma vez ou outra, estrelas cadentes tracejam dali para acolá, rompendo a admiração singela das crianças. A visão do semblante do amado ou da amada junto à Lua. Cadeiras convencionais nas calçadas, tamboretes nos terreiros - cidade e zona rural, num só tempo, os olhos alongados na mesma direção do infinito. "Tem céu (mais) estrelado" (*), pois não!?

LEIA MAIS...

6 comentários:

Anônimo disse...

Você é muito talentoso. Não se esconda no anonimato!Apareça para contribuir com a cultura de nossa terra!!!!!!

Horácio Lima disse...

Parabéns, terra abençoada, cheia de gente boa, agradável, Campo Maior é o berço que ampara seus filhos. Que os políticos pensem menos em benefícios pessoais e muito mais nos benefícios para seus cidadãos.


HL/SP

Milton - de Goiânia (GO) disse...

Huuuum... música ambiente ou rádio Bitorocara AM Ondas tropicais? De qualquer maneira muito boa com música de primeira.

João de Deus NETTO disse...

NOSSA RÁDIO ENCONTRA-SE EM FASE EXPERIMENTAL,DAÍ, ESTES APAGÕES TÃO INERENTES DESDE OS TEMPOS DOS TRANSMISSORES À VÁLVULA. NO CASO DA INTERNET, PROBLEMA COM PROVEDORES.
VALE A PENA ESPERAR, O REPERTÓRIO É IMPECÁVEL.
TÉ MAIS!

Dorotheia de Jesus Lima - Teresina(PI) disse...

Músicas maravilhosas e que eu deixo tocando mesmo indo fazer alguma digitação em outro programa do computador. Muito boa a novidade da Rádio Bitorocara.

Ana Elisa disse...

Doroteia fui na sua ideia e agora deixo a rádia (kkk) do Bitorocara ligada e ouço as músicas maravilhosas que parecem até as de filmes. Muito boa idéia. O seu Neto só faz coisas bonitas. Digo isso porque conheço os outros blogs que são simplesmente lindos. E feliz dia de todos os pais aqui do Bitorocara e de Campo Maior.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...