domingo, 30 de outubro de 2011

Caminhando contra o Tempo...

(clique e amplie)
A irreconhecível "esquina do Dr. Altivo" - à esquerda, pra igreja de Santo Antônio; pra direita, Praça José Miranda, jornal A Luta; Escola Maria Auxiliadora - das irmãs professoras Mulata - e as oficinas das bicicletas. Nas últimas portas coloridas do lado direito, funcionou uma "mega" sapataria, verdadeira fábrica de calçados do Sr. Josenias (Neném) Cruz.
Este centro nervoso de Campo Maior mexe com os nervos da população já há muito tempo ("adobe véi bom!). 
Toda vez que eu vou para as festividades de junho, evito o máximo  este cruzamento; pelas calçadas, nem pensar! De um lado e do outro, onde foi uma tipografia, as paredes estão esperando algum pedestre dar a primeira e inadvertida pancadinha (um cóqui) nestes amontoados de adobos (deve ser) quase debruçados para o meio da rua. 
Uma sobrenatural disputa de quem vai desabar primeiro, fazendo alguma vítima.


@@@@@@@@@@@@

Prezados amigos de Campo Maior

Estamos programando para o dia 06/11(próximo domingo) uma caminhada pelas ruas do centro antigo de Campo Maior, com o objetivo de levantarmos propostas para a preservação daquele centro histórico.

Saída do Bar santo Antônio (Antônio Músico) - 08:00hs.

Depois faremos uma mesa redonda em lugar ainda não definido.

Se possível, divulgue para outros interessados.

Aguardo confirmação
Abs. Olavo Pereira da Silva Filho

oberrante@ig.com.br


O lendário "Bar do Antônio Músico"

Foto/Arte: MuseudoPaulo&Blog Bitorocara

22 comentários:

zanzando na rede disse...

Nessa esquina aí, meu pai Oscar Duarte teve um comércio de atacado e varejo durante anos na década de 50; passo por ali quase diariamente e ainda consigo me lembrar desse tempo; do que foi aquela loja que pertecia na época ao Cel. Ovídio Bona, só resta uma parede ameaçando cair...

zanzando na rede disse...

Nessa esquina aí, meu pai Oscar Duarte teve um comércio de atacado e varejo durante anos na década de 50; passo por ali quase diariamente e ainda consigo me lembrar desse tempo; do que foi aquela loja que pertencia na época ao Cel. Ovídio Bona, só resta uma parede ameaçando cair...

José Miranda Filho disse...

O ZAN já disse o que eu ia dizer. Acrescentando apenas que, na época, o pai dele era um próspero comerciante da cidade; figura de relevo de nossa sociedade. Pelo que sei, ainda sem homenagem do poder público municipal. O que há por aí de homenagens... - e o que não há...!

Dulcinéia disse...

Não da para entender porque figuras ilustres que contribuiram com o crescimento econômico e esportivo da cidade como o senhor Oscar Duarte pai do Zan e o seu Luizinho pai do grande artista Amaral foram banidos do mapa histórico da cidade. É porque não tinham sobrenomes de Bona, Portela, Andrade e Castelo Branco?
Com a palavra os que se dizem donos da história e de Campo Maior.
Até a igreja na figura do Padre Mateus que no inicio foi humilhado quando chegou de fora e depois se uniu a essas oligarquias sendo até confundido com parentesco de sangue deles.
E tem muito mais gente se for fazer uma seleta pesquisa.
Pessoas que sumiram sem deixar vestigios e de repente ou de quando em vez aparecem aqui por causa da repercurssão deste blog Bitorocara pelo Brasil e até pelo mundo com o caso da filha do seu Neuto técnico de som.
E quantos milhares devem existir por aí.
Depois despejam seus ódios em cima do grande Lula e agora neste rapaz que ganhou a eleição e que deu uma sacudida nesta política campomaiorense de toma lá dá cá entre as mesmas familias propocionando a mesma miséria entre os mais pobres.

Moacir Ximenes disse...

Que ideia interessante. Creio que muitos(as) "reformadores(as)/demolidores(as)" aparecerão na caminhada.

José Miranda Filho disse...

Afastando-me desta postagem, eu me dirijo ao pessoal do esporte. Mas é que somente agora obtive mais identificações dos craques do time da 2ª foto do post UMA LONGA E ESPORTIVA JORNADA, de 4 de setembro de 2011. O mesmo comentário coloquei lá, no referido post. Estou transferindo para este porque imaginei que ele não seria visto pelos leitores do Bitorocara, dada a distância do tempo, de lá pra cá.
Foi o antigo goleiro do Caiçara e do Comercial, nessa foto na posição de técnico - Icade -, quem me informou atendendo meu pedido, uma vez que não tive muitas condições de fazê-lo.
O time é o Ipiranga, do Ginásio Santo Antônio, enxertado de alguns poucos de fora. Existiu na 1ª metade da década de 60. A foto foi feita no campo da Baixinha. Vamos lá. Da esquerda para a direita, em pé: Chico Alfeu, José Luís Machado, Benedito Macedo, Nonato Vieira, Diguda, Wilson Antônio, (?), José Luís Rufino, Franklin Castelo Branco, Martiniano, Roberto Lustosa, Bogó, Enildo Bona e ele (Luiz Cláudio - Icade); agachados: Bertim Bona, Carlos Lima, (?), Paulo Vieira, Cézar Melo, Sílvio Mendes, Capita e Decinho.

Gardênia disse...

Não precisa ir muito fundo na história não. Até dos Costa Araújo já nem se fala mais. Virou letreiro apagado em alguma casa que tá pra ser derrubada ou cair a qualquer momento. Nos anos 60 e 70 tinha uma casa pegada ao ginásio Santo Antônio que tinha um letreiro na fachada escrito RAIMUNDO DA COSTA ARAÚJO ou era MUNDICO, ali perto onde morou o finado Tatá e o finado Carrin até parentes dele.
Recentemente derrubaram a casa que foi dos pais da Sonia Cruz filha do seu Josenia que tinha aquela grande sapataria ali na foto das ruinas.
Existem mesmo famílias cujos nomes estão desaparecendo. Os próximos são estes aí que a dona Dullcineia citou.
Voltemos nossas orações ao maior de todos os presidentes para que o Lula fique curado logo com a ajuda de Deus Todo Poderoso e só Ele pode fazer milagres de vidas em abundancias para todos os brasileiros.

Moacir Ximenes disse...

Bem lembrado também entro na corrente de orações pela cura do Lula e de outras lideranças latino-americanas que não se deixam cair nas garras ideológicas, colonialistas e saqueadoras daquela terrível águia do norte e de sua OTAN.

Moacir Ximenes disse...

Dulcinéia! Parabéns pelo seu comentário. Amei. É verdade. Percebe-se que muitas pessoas que não foram adeptas de( adulismos, direitismo, sobservientismo de discursos) foram e são mesmo banidos da nossa memória. E os que destruíram a igreja original/antiga é/são pra lá de louvados. Ficando por fora, por exemplo: Ribamar Lopes e Francisco Pereira da Silva (que em 2010 e neste ano tem uma obra"Raimunda Pinto, Sim Senhor" no vestibular da UESPI). A eles em CM só conheço uma homenagem na ACALE ( são patronos de cadeira) e há uma escola em Nazaré com o nome de Ribamar Lopes. É merecedor. Já Francisco Pereira, pelo menos não conheço homenagem a ele por aqui. Alguém pode/poderá aumentar essa lista, por favor. Tem muita gente viva(merecedores também) com nome em bens públicos. O que não é permitido por lei federal de 1977 e pelo Artigo 8º inciso I da LOM ( lei orgânica municipal de C M).

Ana Carolina - Est. UFPI disse...

O ranço do lixo autoritário que vigorou e tá difícil de sair das cabeçinhas idiotas de um bando alienado que se julgam alguma coisa pelo carro que tem, são uzeiros destas homenagens com nome de bandido corruptos vivos em escolas publicas e ginásio(quadra coberta) de esporte. Rua então tem os montes de Atilas e Hugo Napoleão da vida pregeressa com Castelo Branco, outra famiação de quem que não se consegue ver nada fisico ou uma construção palpável que fizesse do Piauí um Estado desenvolvido aos olhos do Brasil.
Castelos Brancos são a cara das famílias decadentes e parasitas que vieram corridas por Napoleão com o rabo entre as pernas de Portugal, aquele paizinho ibérico de me... que está se acabando e pedindo pra ser anexado pelo Brasil que o grande Luis Inácio Lula da Silva criou.
O resto é só conversa de mesa de bar de piauiense. Babaquice e peças de carros misturados com chapinha, roupas, sapatos e botox.
Nem falei do estrago que o coronelismo com a igreja caótica fez a troco de favores e patentes. Bajuladores e serviçais.
Meus filhos(agora não) já viverão, com certeza) num país melhor, talvez até já sendo a 3ª economia do planeta. Viu FHCSERRA ! Escória com complexo de vira-latas. Os patrões delse do Norte estão ferrados e com vontade de arrastar o mundo.

Batista Piauiense do Bem disse...

O negócio aqui agora faz sentido depois de tanto tempo de conversinha chuchu banalidade e água com açúcar. Temos a verdadeira história com boa música e a arte incrivel do dono do blog. Cadê o zan? Vocês expulsaram os festeiro cabeça oca aqui do pedaço? Como diz o velho deitado que quem não tem competencia e nem argumento não se estabelece. Só se for na picaretagem conversando eguagem.
Vida longa para este espaço seu Neto.

Anônimo disse...

Sem querer entrar no mérito dos comentários acima, pois concordo plenamente com alguns e discordo em parte de outros. Venho na realidade externar minha indignação com poder público municipal que há décadas, digo décadas, não tem zelo por praças, ruas, calçadas, prédios, enfim, pelo patrimônio publico municipal. Mas, também não podemos de enfatizar o descaso dos proprietários destes salões em não ter o cuidado devido e colocar em risco nossa população. Conheço bem este local, e vejo que o poder municipal fecha os olhos para uma investida contra os proprietários que não estão nem ai para a observação do código de postura do município e muito menos com o que possa ocorrer num eventual acidente. Neste mesmo ponto da foto, só que do outro lado da rua, o caso é o mesmo. Salões quase desabando, calçadas esburacadas, até mesmo carcaças de geladeiras que impedem o transeunte de se locomover. È uma vergonha. Cadê a fiscalização do município? Ou será que não se pode desagradar àqueles que nos dão apoio mesmo que estejam totalmente burlando a lei?

Mariana Brito disse...

Batista Piauiense do Bem tem razão depois de ver no Biotorcara achei isso sobre nomes de Atilas etc (vivos) em Escolas e quadras... A Lei Federal de nº. 6.454, de 24 de Outubro de 1977, diz que “ é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente a união ou as pessoas jurídicas da administração direta (estados e municípios)”. Essa lei responde a pergunta feita na edição 04 da Revista Nossa Gente, na página 54, que indaga por que a reforma do ginásio poliesportivo de Campo Maior não constou mais com a antiga denominação “Ginásio Poliesportivo Gov Freitas Neto”.
Em Campo Maior essa lei - bem como o Art. 37, parágrafo 1º da CF - é desrespeitada, pois, existem vários bens públicos com denominação de pessoas vivas. A contar alguns, por exemplo: Auditório Avelina Rosa, Escola Municipal Mariema Paz, Escola Municipal Milton Soldane, Escola Municipal César Melo, Mercado Municipal Jaime da Paz, a quadra de esporte do recreio e algumas ruas e etc. Essa é uma prática comum as vezes creditada ao desconhecimento da lei 6.454/77, da Constituição Federal 1988 e da Lei Orgânica Municipal e as vezes não. No caso de Campo Maior a Câmara aprova leis nesse sentido, mas não é por desconhecer à legislação, visto que, a própria Lei Orgânica do Município (LOM), em seu artigo 8º, aponta que uma das proibições do município é justamente: “Dar nome de pessoas vivas a bens e serviços públicos de qualquer natureza” (Art. 8º, inciso I). E, a Lei Orgânica é de Abril de 1990 e, diga-se de passagem, é uma moderna lei orgânica. Muitos municípios estão revogando leis que homenageiam pessoas vivas, ou seja, estão desdecretando (tirando) nomes de vivos de logradouros e bens públicos. Os estados também estão revogando (diga-se anulando) tais atos jurídicos, como foi o caso do Ginásio Poliesportivo em Campo Maior. A Lei Brasileira rege que pessoa viva seja homenageada através de comendas, não com nome de rua, praça, auditório, escola, ginásio poliesportivo, etc.
O descumprimento acarreta na propositura de ação civil pública contra o município ou Estado e na responsabilização dos gestores públicos por ato de improbidade administrativa por violar os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade da administração pública.
(Adhysom Gerônimo, acadêmico de Direito). Texto para domínio público, ou seja, pode ser utilizado por quem quiser. (Tirada de:http://blog.clickgratis.com.br/almanaquecampomaior/370952/LEI+FEDERAL+PROIBE+NOME+DE+VIVOS+EM+BENS+P%DABLICOS.html). Obrigado Bitorocara.

Mariana Brito disse...

Fiquei feliz em ver gente minha nas charges do Bitorocara. Obrigada. Então. Vamos voltar ao assunto: Caminhada que será realizada no dia 06(domingo) pelo centro histórico(ou o que resta dele ainda) estarei todinha lá. Vi a palestra de Olavo Pereira na UESPI e fiquei preocupada com o patrimônio cultural edificado de Campo Maior. Então como pedagoga: DIA 06 ACONTECERÁ QUAL CAMINHADA?

João Alberto Rodrigues disse...

queridos amigos de Campo Maior
voces precisam conhecer muito mais
a vida e o trabalho de Mons. Mateus
Cortez Rufino, esses comentários violentos e desnecessário contra a Igreja e principalmente contra Mons. Mateus os padres não são Deuses ou santos sãos seres humano como todos nós com os mesmos direito a erros tenho certeza absoluta que o Mons. teve mais virtudes que erros e vamos respeitar os credos de cada um.

zanzando na rede disse...

Zan, o festeiro cabeça oca... Essa vai pra coleção... tem que rir... é o risco de aparecer por aqui... é só eu reaparecer, eles aparecem...

Blog Bitorocara disse...

PESSOAL, DESARMEM-SE, VAMOS CAMINHAR PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA CAMPO MAIOR, E APROVEITANDO, POR NOSSA SAÚDE TAMBÉM.
É NESTE DOMINGO, SAINDO DO BAR DO ANTÔNIO MÚSICO.

José Miranda Filho disse...

Ressaltei, neste post, a omissão das autoridades locais a respeito do cidadão Oscar Duarte. A minha intenção não foi disparar mísseis para todos os lados. E, desse modo, iniciar uma guerra, porque sou de paz, de paz absoluta. Coincidência ou predestinação, nasci uma quinzena antes de acabar a Segunda Guerra Mundial. Meu desejo também é de que este blog se perpetue.
- Adios, muchachos(as)!

Simão Pedro disse...

Para os que se exaltam com pouca coisa, recomendo Maracujina, para os mais enfurecidos receito umbigo de boi.Espero que entre mortos e feridos salvem-se todos. Caminhemos, respeito e prudência não faz mal a ninguém, aceitar provocação é buscar desequilíbrio. Não sou juiz dessa causa,mas a todos quero bem. Vamos conviver em paz.

JOÃO PEREIRA disse...

Nettão, não importa qual o tema do post, a negrada dá um jeito de falar sobre religião ou política.
Alguns misturam estultices com agressividade, desancando a igreja católica e o Papa, sem dó nem piedade.
Logo acima, a Ana Carolina chama Portugal de país de m... e atribui ao Lula a criação do Brasil que temos hoje.
Ora, o que somos hoje é o resultado de um longo processo de amadurecimento de nossas instituições e de nossa economia.
Para chegarmos até aqui, muito foi feito por outros presidentes. Para exemplificar, o Collor contribuiu para a abertura de nossa economia e para a significativa melhoria de nossos veículos.
No governo do FHC foi aprovada a Lei de Responsabilidade Fiscal; o sistema financeiro nacional foi saneado através do PROER; e empresas públicas ineficientes foram privatizadas, inclusive as de telefonia. Quem se lembra como era difícil e caro comprar um telefone?
Pode-se fazer uma analogia com uma corrida de revesamento, em que cada governante cumpre a sua trajetória procurando fazer o seu melhor, e entrega o bastão para o sucessor.
Lula recebeu o país em melhores condições que seus antecessores, e centrou os seus esforços em melhorar a distribuição de renda.
No governo Lula os programas sociais já existentes receberam novas denominações e foram ampliados, promovendo talvez a maior distribuição de renda da história do Brasil.
O resultado é que hoje o Brasil está muito melhor, com a economia mais forte e pujante com o ingresso de um grande contingente no mercado consumidor, ascendendo à classe média.
Lula realmente fez coisas extraordinárias, inclusive conduziu o país com grande habilidade, evitando que a crise econômica mundial se instalasse entre nós.
Todos nós somos luz e sombra, e o Lula não escapa a essa realidade. Se tem grandes feitos a exibir, tem também grandes falhas.
Ao longo de seus oito anos de mandato, Lula mostrou-se leniente com a corrupção de seus companheiros. Demonstrou um pragmatismo exacerbado, em que o mais importante era a governabilidade, dando pouca ou nenhuma importância aos desvios éticos ou ao passado sujo de seus correligionários e aliados. Resgatou do limbo, prestigiou, cevou a vitaminou o "incomum" José Sarney. Beijou as mãos do Jader Barbalho, que pouco antes tinham sido algemadas pela Polícia Federal.
Estou relembrando esses fatos para restaurar a dimensão humana do idolatrado ex-presidente. Lula é um ser humano, dotado de virtudes e defeitos como todos os demais.
Foi, sem dúvida, bem sucedido em seu propósito de melhorar as condições de vida do povo brasileiro, é um extraordinário comunicador, que fala diretamente com o povo brasileiro, sem necessitar de intermediários.
Mas os seus críticos têm razão quando dizem que ele não tem compromisso com a verdade, que diz o que o ouvinte quer ouvir, ou o que lhe seja mais conveniente.
Ainda é cedo para se saber qual o julgamento que a história lhe fará, mas dificilmente serão olvidados os casos de corrupção de seu governo, inclusive os que foram descobertos no governo Dilma, mas que deitam raízes na gestão anterior.
Como eu disse antes, a trajetória de um país não pode ser creditada a apenas um governante. Trata-se de um processo que se desenvolve ao longo do tempo. O Bastão agora está com a Dilma. A esperança é que ela mantenha o que de bom foi feito nos governos anteriores, e corrija as distorções éticas herdadas de seu antecessor imediato.

Natividade - Barra Funda - SP disse...

Tá vendo aí a diferença aí meus conterrãneos e chegados?
Negócio é que a molecada não tinha onde botar pra fora tantos séculos de massacre. Só que quanto ao telefone não tinha como evitar a melhora até porque a tecnologia foi dos asiáticos, dos escandinavos e dos europeu. O FHC pelou o porco e muita sorte que aconteceu no seu desgoverno. Agora quanto a dar para os seus amigos tipo mafioso Daniel Dantas(Brasil Telecom) e para o irmão do Jereissati (concidência?)com a Oi sendo o monopólio tipo Glopo da telefonia foi que enojou o desgoverno dele. Quanto aos programas socias foi pressão da finada esposa Rute e do finado Betinho que era amigo dele e ainda era de equerda coisa que o FHC nunca foi e era infiltrado jundo com o Serra no tempo do gope da ditadura. Se a dona Ruth tivesse morrido ainda no governo e a turma do marido tivesse ganho as eleições, aí meu caro tudo isso aí estaria destruido. É só ver o modelo que nós temos aqui em São Paulo onde eles a 17 anos travam tudo que vem do governo federal e ainda transferem a grana para os amigos. Estão privatizando aos pouquinhos a saúde e a educação está pior do que em todo o Brasil. Aqui é o terreiro do Paulo Renato e das grandes universidades pagas do Brasil. Tudo indica que a cidade vai mudar de mão porque nem os tucanos querem se espor ao vexame da surra que eles sabem que vão levar ano que vem com a ajuda partindo até de ex aliados.
Mas a discussão tem que ser assim espondo as ideias, não saindo na porrada via enternet.
O negócio também é que seu Zé Miranda de quem não lembro pois saimos com 12 anos vindo interior, vai logo tomando as dores da igreja que convenhamos, o mundo inteiro está cobrando seus crimes e mentiras e engodos com os poderosos. Sempre foi assim, é que não dava pra se saber. É a maravilhosa culpa da internet.
Mas vamos melhorar aqui o espaço.

Andressa Castro - BSB disse...

Portugal pode não ser para o senhor mais para Europa desenvolvida não é só Portugal, a Grécia, Turquia e os paizinhos que foram criados com a queda do muro, pra esta realeza são todos me.. que só pioraram as suas situações mesmo! Já senti o drama e não foi morando ou estudando em Portugal e Espanha ali colado não. Experimenta a França, Alemanha, e até a bos... da Itália tão idolatrada pelos paulistas. E agora estão todos na mesma mer... Pedindo ajuda do Brasil que o Lula reconstruiu e isto é fato! O povo é que sentiu na barriga e na cabeça com tanta humilhação durante séculos.
Pra ficar melhor tem também que acabar com este preconceito imbecil que chega as raia do absurdo de desejar a morte de quem trabalhou por todos os brasileiros inclusive para estes beócios que agindo assim só pioram pra eles mesmo. Aí é que nunca terão chance de ganhar eleições honestamente. O povo está sabendo do comportamento deles com o estadista mais reconhecido do mundo. Não sou eu que digo, é só ver o que todos os paises estão dizendo. Se só leem a Veja e não se informam, é problema e burriçe deles em jogar dinheiro no tietê.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...