sábado, 15 de outubro de 2011

Vale a pena ler de Novo - 3 ... 28/01/2007

 AOS AMIGOS NO FACEBOOK :Minha página foi invadida por um Spam maligno que me forçou a fazer outra, por isso estou   reenviando pedidos de "amizades". 
Refazer Álbuns de Fotos é que vai demorar um bocado! Fim de ano, trabalhos... Mas, vamos nessa!!!


@@@@@@@@@@@@@@


Base Aérea Americana em Campo Maior


(clique e amplie)
Postagem reeditada em decorrência do grande aumento de novos leitores.
"Muito thank you" pra vocês. Sejam bem "Welcome!".

Quando eu era criança, a voz corrente que tinha origem na boca de um tal “menino lá na esquina”, era de que os americanos tiravam areia monazítica da Serra de Campo Maior e levavam para o fabrico de bombas atômicas, nos Estados Unidos

Era tanto, o vai e vem de aviões "Fortalezas voadoras" (affe!) e helicópteros levando a tal carga, que corria o risco da serra desaparecer antes que a fita quebrasse! Eu acreditava, afinal, estávamos à beira de uma guerra contra os comunistas "comedores de criancinhas" (tiscunjuro!), e, pra militarizar mais o cenário, Campo Maior tinha um quartel do Exército Brasileiro!!! 

O cenário era perfeito para “um filme de verdade”; mas confesso que eu nunca vi os tais aviões e nunca escutei o barulho de um helicóptero sequer!!!

A propósito: o que foi feito da pista de pouso ou das instalações dessa verdadeira base aérea americana em pleno sertão do Piauí?...Hein, “menino?

- O mato comeu!”. 

E lá se foi o "menino" pedalando sua bicicleta de marca irreconhecível, sem para-lamas e movida a energia... Não! Nuclear, é sacanagem!!!

O tal "menino" até hoje anda perambulando pelas esquinas da cidade semeando suas bombas de areia monazítica com destruidoras ogivas de boatos.

João de Deus Netto - Designer Gráfico, caricaturista, blogueiro e chegado a um bom filme de ação, como esse que quase detona  a nossa bonita Serra Azul do cenário de Campo Maior!

4 comentários:

Helmo Andrade disse...

E ai grande Neto!
Rapaz também me lembro como se fosse hoje os comentários a respeito da "invasão americana" na serra grande e no riacho do jenipapo para "roubar" nossa areia monazitica. Lembro também dos famosos "rabo de burro" que atacavam as pessoas na noite - forma que nossos pais encontravam para nos manter em casa à noite, pois nos causou grandes medos.Um grande abraço.

Horácio Lima disse...

Confesso que eu tinha pânico de avião, porque na cabeça da molecada significava guerra. Lembro da primeira vez em Campo Maior quando um avião cruzou os ares da cidade nos anos 60 e pousou no campo de aviação do outro lado do açude, parece que havia alguma comemoração militar na cidade, mas, a curiosidade era tanta, eu e um bando de moleques saimos em disparada e rumamos para observar este monstro roncador, para nós foi curiosidade minuciosa total.


sp, 15 de outubro de 2011, São Pedro neste momento resolveu lacrar as torneiras, o que caiu de água.....

Hamilton disse...

Rabo de burro seriam os estupradores, mas na verdade mesmo era pra manter o controle da população. Coisa típicamente de ditaduras que quando pegavam algum suspeito de pensar errado contra o regime ou ser contra a igreja católica, ou ser ateu, já ia direto para a tortura no pau de arara, choque nos testículos, vaginas,, afogamento em tambores de água. E aí cadê testemunha que viram a pessoa ser presa? Não tinha ninguém nas ruas.
Tem uns estúpidos que gostam de falar asneiras ao defender estes crimes que só fizeram foi piorar o Brasil.
Acabou-se os tempos das trevas para estes demônios.

José Miranda Filho disse...

É, mas essa foto me deu a ideia de uma base dos norte-americanos na Oceania, pra lutarem contra os japoneses, na 2ª Grande Guerra... "Fogo!"
No sério, a tal riqueza de Campo Maior, que "tiraria sua barriga da miséria", o uránio, não passou de mais uma ilusão, frustração, etc. etc.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...