quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FORÇA, GENIAL, INCANSÁVEL E INEXPLICÁVEL, CHICO ANYSIO!!!


Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, é humorista, ator, dublador, compositor, pintor e torcedor do América Futebol Club do Rio de Janeiro. É filho de Francisco Anysio de Paula, um dos homens que foi dos mais ricos do Ceará, e de dona Haidé Viana de Oliveira Paula.
Sua mãe era especialíssima, e embora tendo um problema grave no coração, morreu aos 89 anos de idade. O pai tinha uma enorme empresa de ônibus, que um dia pegou fogo, e ele foi dormir rico e acordou pobre.
Chico Anysio nasceu na cidade de Maranguape, no dia 12 de abril de 1931. O pai de Chico foi casado quatro vezes (está explicado) e teve 17 filhos, dos quais só uma morreu. Aos oito anos o garoto foi com a família para o Rio de Janeiro e já começou a imitar as pessoas, e para ir ao cinema ou ao futebol, economizava o dinheiro do bonde, indo a pé para o colégio.
Com 14 anos começou a ir aos programas de calouros do Rio e depois de São Paulo, e ganhava todos. A ponto de não o aceitarem mais. Foi ao Programa Ary Barroso, à Hora do Pato, ao Trabuco do Vicente Leporace, em São Paulo. E logo Renato Murce o aproveitou para um show. Ia fazer suas imitações nos clubes do Rio e ganhava seus cachês. Estudou para ingressar na Faculdade de Direito, passou, mas não cursou. Foi contratado para o rádio e depois de 15 dias, já tinha quatro profissões: era ator, locutor, redator e comentarista esportivo.


Na época, gostava de tudo e fazia tudo perfeitamente bem. Era a Rádio Guanabara. Foi galã de novelas, mas logo preferiu a linha de shows e de comédias, ao lado de Grande Otelo, Chocolate, Luiz Tito. E foi se multiplicando, sem nem mesmo ele saber como.
Chegou um momento, porém, já na televisão, que achou que devia escolher uma estrada para ele. E escolheu ser vários. E isso passou a ser o seu diferencial. Pensava: Se um personagem cansar, ele sai, e fica outro. “Foi ele que cansou, não eu”. Às vezes eram tão diferentes umas das outras, que nem mesmo ele entendia. Chegou a fazer 207 personagens na televisão.
Chico Anysio chegou a comandar 3 programas por semana. Começava, então, a história do maior humorista que o Brasil já teve.
Chico Anysio ainda é escritor. Tem quinze livros lançados e doze à serem editados. Escreveu mais e melhor do que muitos “imortais” da Academia que um dia teve o fundador Machado de Assis.
E é pintor. Faz uma média de 300 quadros por ano, e está na fase Marinha. Vende seus quadros, vende seus livros, e consegue sucesso em tudo o que faz. Trabalhador incansável dorme apenas quatro horas por noite e, sua explicação para tanta vitória, é o que um amigo lhe disse: “Não sou ator. Sou Médium”. Essa afirmação ele faz, num tom entre a brincadeira e a reflexão, e se pode ver em seus olhos, uma luz de gratidão, pois nem Francisco Anysio consegue explicar o inexplicável, que é Chico Anysio.
Fontes: O dilema foi compilar tanta informação da NET sobre o mais genial artista da TV brasileira de todos os tempos.
Caricaturas: João de Deus Netto - nettocampomaior@gmail.com 

12 comentários:

Anônimo disse...

Ouvi sempre que o o pai do Chico Anysio, o Sr. Oliveira Paula, como era chamado, tinha negocios por estas bandas do Piauí. Ele esteve presente de alguma maneira que não sei detalhar, na construção da estrada de ferro Teresina - Fortaleza.
Lembro-me bem que em algumas umas oportunidades num dos programas humorístico do brilhante Chico Anysio, a Esolinha do Professor Raimundo, o Lúcio Mauro soltou piadas a respeito da cidade de Cocal de Telha, se referindo a passagem da família Oliveira Paula por aquela cidade (antes municipio de Campo Maior).


Helmo Bona Andrade

De Assis do Pio XII disse...

Na TV Ceará em preto e branco no televisor Colorado RQ de pernas de palito e esse chão com piso feito do famoso taco. Seu Netto acho que essa foto aí foi feita lá em casa.KKK!

Benedito Bandeira da Silva disse...

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Meus amigos,

Comunico-lhes que minha mãe faleceu no dia 28, às 14:45hs e que a missa de sétimo será oficiada na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Teresina-PI, às 18:00hs do dia tres de janeiro.

Agradecemos as manifestações de pesar e a solidariedade já demonstradas por muitos e àqueles que residem em nossa Capital e possam comparecer à Missa, ficaremos mais uma vez sensibilidados.

Um grande 2012 para todos.

PS; desculpem se deixei de responder alguma msg. Nestes últimos dias pouco tenho acessado a NET
Abraços de
Benedito Bandeira skype: benybandeira

Moacir Ximenes disse...

Meu tio-avô, Joaquim Ximenes (único ainda com vida; 96 anos) fala de uma contrutora "Oliveira paula" que empreitou serviços de aterros na construção da então ferrovia: Estrada de ferro Central do Piauí.

Simão Pedro disse...

Passando pela Miguel Rosa nesse mesmo dia Benedito, vi um dos seus irmãos na porta de uma funerária,fiquei imaginando o que teria acontecido, mas resolvi seguir em frente.Que Deus conduza seu pai nessa nova caminhada,meu abraço a toda a família.Era um homem de bem.

José Miranda Filho disse...

Beny, receba minha palavra de solidariedade nesta hora de dor. Somente quem já perdeu os pais, como eu, conhecem a dimensão da angústia ao se perder um desses entes queridos. Abraço você e, por seu intermédio, Washington e Edgar (por favor, lhes repasse).
O Pai, nos momentos de transe, está presente para confortar. Espere, confie n'Ele. Seu Benedito foi, realmente, um homem de bem; portanto, tenha certeza de que ele está bem.

Nonatinho disse...

Meu amigo Benedito Bandeira, através deste meio de comunicação, quero enviar meus sentimentos de pesar a toda família.
Fiquei bastante triste com informaçao do falecimento de sua mãe, pois sei que era uma super mãe e a quem eu tinha bastante consideração e apreço.
Um forte abraço amigo e que Deus dê conforto ao seus familiares.

José Miranda Filho disse...

Beny, perdão pelo equívoco, pois fiz alusão ao falecimento de seu pai, uma vez que sua mãe é quem faleceu. Vi seu comunicado e, ao digitar a mensagem, cometi o lapso de forma inexplicável.
Abraço.

Horácio Lima disse...

Bordão para o primeiro personagem.




"É mentira Chico?

zanzando na rede disse...

Chico Anísio realmente é gênio, sem dúvidas, mas vê-lo tentando fazer a gente ri com aqueles personagens da Escolinha, é meio deprimente... A melhor fase dele, nos anos 70, com o programa Chico City, quase todos aqueles personagens criados por Chico eram realmente coisa de gênio. Baiano e os Novos Caetanos, Pantaleão, Lingote, Coalhada, Tavares e outros que não lembro o nome, realmente marcaram a vida da gente e vale, realmente, a pena, ver de novo...

zanzando na rede disse...

O pai do Chico Anísio tinha negócios com meu pai, que era atacadista e comprava por atacado muita coisa que revendia, do Sr. Oliveira Paulo. Era menino e ouvia sempre se falar dele ali pela loja da meu pai na rua Senador José Euzébio, isso nos anos 50. Chico Anísio virando Chico Anísio, Oliveira Paulo virou apenas o pai dele... Naqueles tempos era um dos homens mais ricos do Ceará...

zanzando na rede disse...

Meu pai, para os mais novos, se chamava Oscar Duarte e é lembrado pelos mais antigos da cidade e aqui converso muito com o meu querido amigo Augusto Pereira, que foi seu empregado nos anos 50, sobre ele e seu tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...