domingo, 11 de dezembro de 2011

Personagens da nossa história recente... 10

(clique e amplie)
Marcelo Bona

"Chiquito da Calçadeira"

Erivan Napoleão

"Edimundinho" Reis

“Edmundin” Reis é um desses “caras” unanimidade em sua cidade. Por outro lado, esta mesma cidade prefere não conhecê-lo! Digo, do "invisível" talentoso literato e letrista autoditada por excelência; bem informado e despojado de qualquer tipo de vaidade e rancores. 
Conheço o Edmundinho desde os tempos das “peladas” de futebol no campinho ali pras bandas da descida da baixa, pelo lado da serraria do Sales na Rua do Sol. Os “Reis”, vindos de Nazaré, moraram ali perto do mercado novo e do Ginásio Santo Antônio, depois moraram próximo à Praça Rui Barbosa, numa grande casa que foi até sede dos bons tempos do Comercial, se não me engano, ao lado do que sobrou do Novo Hotel. 
Outra coisa interessante é o tema interminável que serve de combustível para a discussão em torno da dúvida sobre a existência - ou não! – do purgatório(?), entre ele, Edmundinho, o monsenhor Alberto, Neguin do Cartório, o Zacariinha - um antigo “rebelde da motocicleta”-, e um bem atento e seleto  público que não se manifesta por absoluta falta de coordenação na fala e tropeços nas palavras.
E olha que este “Concílio” já dura um tempão ali naquele templo próximo ao antigo armazém do finado (ôps!) Valdeck Bona. 

@@@@@@


Façam comentários, mandem mensagens para estes personagens da nossa história recente, todos pessoas da nossa melhor estima; "tutti buona gente"; "all good peoples"(Gilmar Mello); "cabras véi pai déguas !" (Zé da Égua).


19 comentários:

Horácio Lima disse...

Marcelo Bona, só conheço através dos comentários neste blog.

Chiquito, só conheço à distância, foi uns dos pioneiros na venda de calçados, empresário sucedido neste ramo, estabelecido até hoje alí na Demerval Lobão, figuraça, extrovertido em bailes da cidade com seu gincado e rebolado (com todo respeito) incorporando o John Travolta, conforme presenciei na festa dos campomaiorenses.

Erivan Napoleão, por coincidência fazendo escala de Brasilia a Teresina, conheci o seu filho Plinio (advogado) batemos um longo papo. Conheci pessoalmente o Erivan na festa dos campomaiorenses.

Abraços,


sp,

João de Deus Netto disse...

E não adianta me esperarem neste final de ano. porque farei diferente; vou curtir mais frio no Ubzerquistão... Quááá!!!

Anônimo disse...

Amigo Netto, agradeço pelos elogios feitos ao meu querido irmão Edmundo: culto, de boa conversa e excelente desenhista, que por questões pessoais, preferiu ser simplesmente um cidadão comum. Edmundo é grande conhecedor de "causos" envolvendo muitos dos nossos conterrâneos, e um dos principais "atletas" do "time" do alberto. Quando estou em Campo Maior, eu jogo na reserva. Marcelo, Chiquito e Erivan, são bons amigos, a quem envio um forte abraço. Netto, faço uma pequena correção no texto, com relação aos locais em que moramos. Inicialmente, residimos ao lado do Novo Hotel , e no final da década de sessenta, mudamos para a Praça Bona Primo. Em 1971, fomos morar próximo ao Ginásio Santo Antônio e, em 1976, mudamos, para a casa em que vivemos até hoje. Bons tempos, em que tivemos excelentes vizinhos, e fizemos muitos amigos(as). Aproveito a oportunidade, para enviar um grande abraço a todos, e pedir para que Deus nos abençoe, para que no Natal e no Réveillon, possamos brindar com familiares e amigos, e agradecer ao Criador, por mais um ano neste plano, pedindo, humildemente, que Ele nos ajude a ter equilíbrio e serenidade, para que em 2012, a paz possa estar presente em toda a humanidade, e o amor habite nos corações de todos. Felicidades.

Ricardo Reis disse...

Netto, por descuido não citei meu nome no comentário anterior. Abraços. Ricardo Reis.

Simão Pedro disse...

Velho Edmundo,um grande amigo, tomamos juntos um bocado de meiotas.Tem por mim uma grande consideração,outro dia recebi dele uma garrafa de mel de presente, fiquei muito feliz pela lembrança.

Marcelo Bona disse...

Rapais, Homi seu mininu,
Tú tá igualim Santo Antônio!
Tá se tornando milagoso nesta coisa de fazer caricaturas!
Tú conseguiu um verdadeiro feito milagroso, um verdadeiro milagre!
Me fazer melhor na caricatura do que em carne e osso!
Amigo é amigo não tem jeito, melhora no papélu o que a natureza trouxe estragado!
Valeu Fiê brigadú!
Bração!

Ricardo Reis disse...

Amigo Netto, agradeço pelos elogios feitos ao meu querido irmão Edmundo, homem culto, de boa conversa e excelente desenhista, que por razões pessoais, preferiu ser apenas um cidadão comum. Edmundo é conhecedor de muitos "causos", envolvendo pessoas que fizeram e que fazem a história da nossa cidade. De agradável companhia, é um dos "atletas" do "time" do Alberto. Quando estou em Campo Maior, eu jogo na reserva. Marcelo, Chiquito e Erivan,são bons amigos, a quem envio um grande abraço. Netto, faço uma pequena correção, no texto, com relação aos locais onde moramos. Inicialmente, residimos ao lado do Novo Hotel (Praça Rui Barbosa). No final dos anos sessenta, mudamos para a Praça Bona Primo. Em março de 1971, fomos morar próximo ao Ginásio Santo Antônio e, em 1976, definitivamente, fixamos residência na casa onde vivemos até hoje. Bons tempos, em que conhecemos excelentes vizinhos e fizemos boas amizades. Aproveito a oportunidade, para pedir que Deus nos abençoe para conquistarmos equilíbrio e serenidade, e aproveitarmos o Natal e o Réveillon, para brindarmos com familiares e amigos(as), agradecendo ao Criador por mais um ano neste plano. Que em 2012, a humanidade faça a opção pela paz, e que o amor faça morada em nossos corações. Felicidades a todos(as).

zanzando na rede disse...

Marcelo Bona me liga do Rio de Janeiro e eu atendo pensando que é meu irmão Isac, é meu amigo aqui depois da internet ligar a gente; Chiquito é tão meu amigo que me vende até fiado... Erivan, que eu conheço desde quando era menino, andando às voltas com o Ernane; Edmundin, conheci agora ali pelo boteco do Bispo Alberto, irmão do Ricardim e do Francisco Euripedes... Tudo gente boa, realmente...

Anônimo disse...

Edmundim Reis, maior colocador de apelidos nos frequentadores do Bar do Monsenhor Alberto.Mas terminou sendo apelidado de CACHORRO SEM DONO, pois todo carro que para e chama ele pra entrar e dar volta, ele vai. kkkk

Marcelo Bona disse...

Nettão,
Homi seu mininu, tú tá milagreiro igualim a Santo Antôim!
A caricatura que tú fez ficou miô doque o cabra originalu, de carne e osso!
Brigadú pela melhora, talvez agora arrangue alguns suspiros lá pelas bandas do mercado e das churrascarias!

Feliz Natal irmão.

Forte abraço.

Marcelo.

zanzando na rede disse...

O apelido que eu ouvi do Edmundin, no boteco do bispo Alberto foi outro:BURREGO DESMAMADO...

Marcelo Bona disse...

Êita mania danada de rebaixar o Homi!O homi é Papa e não Monsenhor!
Monsenhor é quando a cerveja dele tá quente.Como nunca tá, ele é Papa!Vocês ficam chamando o Homi de Monsenhor, já já ele se dana!
Edmundo meu fiê, êche Zé Parente vai te matar!Se aparta dele logo fiê!Erivan, um dos grandes idealizadores do Bitorofest!Não tenho muito contato com o Chiquito, mas assisiti três shows dele, dois no Iate(Bitorocara e Lions) e La Emi!Cabra bom de dança!
Ao Ricardo Reis, retríbuo o abraço e para economizar correio e cartão, desde já deixo aqui meus votos de um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS CAMPOMAIORENSES RESIDENTES EM CAMPO MAIOR, ASSIM COMO AOS ESPALHADOS POR ESTE MUNDÃO DE MEU DEUS, DIGO, NOSSO DEUS!

zanzando na rede disse...

Marcelão, quem primeiro chmou D.Alberto de bispo, foi eu... na frente do Netto, nos últimos festejos, lá no antro abominável...tudo bem, eu estava quase bêbado, mas lembro bem...

Marcelo Bona. disse...

Tão chamando o Homi é de Monsenhor seu Zan!Daqui a pouco ele começa a contar aqueles acunticido e esbravejar aquelas coisas; a Claudete ouve e espalha, o Henrique fala prá siaquetá e o Zacariinha começa a butá as cruz na testa dos camarada que estão no mural!
Ai, baudiou o café da cega!Assim mermu!
E mais uma vez, para economizar correio e cartão, desde já deixo aqui meus votos de um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS RESIDENTES EM CAMPO MAIOR, ASSIM COMO AOS ESPALHADOS POR ESTE MUNDÃO DE MEU DEUS, DIGO, NOSSO DEUS!

Antonio de Souza - De Cuiabá disse...

A família Reis, sem dúvida, tem história em Campo Maior. Tanto tempo já passou, que, às vezes, a memória falha, nos meus cinquenta e poucos anos.
Alguém poderia esclarecer: o Francisco Eurípedes, não é irmão do Edmundo e do Ricardo (desse eu lembro muito bem)? Com o Eurípedes eu tinha afinidade, sobretudo, nos tempos de "rachas" (os "treinos" vespertinos) da gloriosa Baixona: o garoto jogava um bolão, era estiloso...
Por onde anda ele?
Quanto ao Edmundinho Reis, a biografia que o Netto faz me leva a uma grata conclusão: Campo Maior tem a fama de dar filhos ilustres que se dedicam à Letras. Um grande exemplo é um juiz Elmar Carvalho, meu velho colega de banco escolar, no Colégio Estadual. Esse nasceu para dominar como ninguém o vernáculo. Não à toa, é um dos grandes magistrados do Piauí, terra que também tem dado ao país e ao mundo uma plêiade de juristas.

Rui disse...

NETO,voce não pode imaginar,como é bom a gente rever os nossos amigos e conterraneos,neste espaço,mesmo que seja com estes trejeitos,ao velos me vem no mais intimo do meu ser, um sentimento de alegria,por saber que todos,estão bem de saúde,acredito que também espiritualmente,pois.,SEM EXCEÇAO,tenho todos eles em meu coraçao,em minha biografia de vida e mais ainda boas lembranças de quando pude ter a felicidade de conviver com ele.
há muito tempo que eu não os vejo pessoalmente,com exceção do meu ESTIMADO AMIGO ERIVAN,pois o ERIVAN, esteve aqui em MARINGÁ,hospedado na suite presidencial da MANSAO, do JUNIOR DO CHICO ARAÚJO.
quando o ERIVAN,esteve aqui,passei momentos de muita alegria ,fraternidade e de muita felicidade,pois o ERIVAN, é daqueles campomaiorense,que amam a sua terra,além de ser muito atencioso e gentil,com todos nós que fazemos parte do seu ciclo de amizades, me sinto muito honrado em ser seu amigo.
Espero econtrar, O MARCELO BONA, que está parecidissimo com o pai,o CHIQUINHO,que está super conservado,o EDMUNDO REIS,cada dia mais culto,O CELSO GORGE,para poder dar um abraço de amigo e conterraneo em todos.

desejo a todos muita paz no coraçaõ,saude e alegria.

nazaré neta do seu zacarias disse...

Rui saraiva, fui sua vizinha na rua ANTONINO FREIRE. Já faz muito tempo que não nos vemos, mas lembro-me de todos voces com saudades.pures

Edmar disse...

Nazaré que bom saber notícias suas. Graças à Deus você superou tudo o que passou.torço muito por você. Abraços.Edmar
haria

Erivan Napoleão disse...

Netto
Fiquei muito lisonjeado com sua lembrança para comigo. Obrigado. Ao amigo Rui Lima agradeço pelas palavras ao meu respeito e que a admiração que tenho por ele e sua familia é muito grande. Obrigado a todos e um fraternal abraço (desculpem o atraso em minha manifestação).
Erivan

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...