quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A COLUNA PRESTES EM CAMPO MAIOR - II


Era o Major Lula - Luiz Rodrigues de Miranda (à direita, na foto) - o Intendente municipal (prefeito, na época) a 07-01-1926, quando ás 9:00h da manhã os revolucionários comunistas da “Coluna Prestes”, chefiados por João Alberto Lins de Barros (à esquerda, na foto) já como deputado constituinte, em 1934) Benício, Pretinho e outros entraram na cidade de Campo Maior. Após quatro dias de permanência no local, hospedados na quinta "São Joaquim", nas proximidades do Rio Surubim, o Major Lula pacificamente conseguiu a sua retirada. 
Luiz Rodrigues de Miranda faleceu em 1948, no exercício do mandato de vereador e lhe foram prestadas as homenagens de praxe. Posteriormente, a antiga Praça do Centenário e Floriano Peixoto passou a denominar-se Praça Luiz Miranda.


Foto do arquivo do escritor Marcos Vasconcelos, vendo-se a quinta/sítio, e o que restou da lagoa do São Joaquim, no final da Rua da Lagoa, próximo ao sofrido Rio Surubim, em Campo Maior.


@@@@@@@@@@@



PRESTES, O RETORNO - No dia 27 de julho de 1987 Luis Carlos Prestes "retornou" a Campo Maior, pois já tinha passado por aqui liderando a Coluna Prestes. Ao redor deste ícone da História do Brasil os universitários César Robério, Kleber, Windenberg (que aproveiou para autografar um livro sobre a Coluna) e Carlos Ivan(Carioca). Há vinte e três anos, do fundo do baú...


Fotos: Arquivo do Bitorocara - CPDOC/FGV - Baú do Prof. César Robério

3 comentários:

zanzando na rede disse...

Conheci gente que testemunhou o diálogo entre o comandante João Alberto e o Major Lula e não houve motivo para que nosso intendente fosse acometido de algum problema estomacal por conta do que teria ouvido do comandante... Seria bom se houvesse mais respeito com as pessoas da nossa história... Ou não?

João de Deus "Netto" disse...

Zan, deixarei os comentários abertos mas, por não ter tempo, terá uma pessoa sempre atenta pra deletar sumariamente estes bobos atentados ao conceituado Blog Bitorocara.

zanzando na rede disse...

...não pode dar mole pra turma que quer avacalhar quem quer construir alguma coisa seria por aqui...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...