quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher Campomaiorense


Sobre o apoio das mulheres de Campo Maior, escreveu um dos líderes do movimento, o Juiz de Fora, João Cândido de Deus e Silva: "As próprias mulheres não ficavam indiferentes: mandavam os maridos, os filhos, os irmãos para a guerra e a fim de que levassem munições e armas vendiam as jóias, se mais nada tinham a vender. A mulher piauiense mostrou, nessa ocasião, a grande fortaleza, o ânimo varonil de lendárias heroínas. Foi inexcedível de amor pelo triunfo completo da Independência - que abraçara, desde as primeiras proclamações."

Glória também aos vaqueiros e roceiros humildes, que lutaram sob o comando dos bravos Luís Rodrigues Chaves, João da Costa Alecrim, Francisco Inácio da Costa, Salvador Cardoso de Oliveira, Alexandre Nery Pereira Nereu, Pedro Francisco Martins e Simplício José da Silva. Eles permaneceram durante muitos anos no esquecimento. Apenas algumas toscas pedras marcavam o lugar das sepulturas com restos desses valentes, mortos sem que deixassem à posteridade ao menos os modestos nomes. A gratidão dos piauienses, porém, um dia se positivou neste Monumento do Jenipapo, na campina formosa - o lugar mais sagrado da história.


Fonte: Geração Campo Maior - Reginaldo Gonçalves

Um comentário:

zanzando na rede disse...

Se não houver motivo maior pra homenagear uma mulher campomaiorense no Dia Internacional da Mulher, basta reconhecer os méritos de terem de aturar um campomaiorense por vinte, trinta, quarenta anos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...